sábado, 11 de maio de 2024

CAÇA DE GUERRA OU CAVALO SELVAGEM? O MUSTANG FAZ 60 ANOS. Por Luiz Carlos Secco*

A Ford comemorou os 60 anos de lançamento do Mustang em todo o mundo, inclusive no Brasil, com o anúncio do lançamento de uma edição especial limitada de apenas 1.965 unidades e com itens exclusivos, homenageando o primeiro ano-modelo oficial do veículo.

inspirada no clássico original, será lançada durante o segundo semestre, com a denominação de Mustang 60th Anniversary, e terá como base o modelo GT Premium 2025, com motor V8 5.0, e estará disponível nas versões cupê e conversível, com transmissão manual ou automática.

Com certeza, o novo modelo será um sucesso mundial, como se transformou nesses 60 anos, símbolo de desempenho, de estilo de vida e do espírito de liberdade. Mas o interessante para quem tem menos de 50 anos é conhecer e entender como o Mustang nasceu e o momento importante que envolvia os Estados Unidos no final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960.

Era uma fase pós-guerra, de importantes transformações na sociedade e de retomada da economia. Naquela época, os Estados Unidos viviam um novo momento com seu povo procurando esquecer os resquícios da guerra e sob um clima de expectativa e disposição das pessoas, vivendo ansiosas para descobrir o caminho para equilibrar seus muitos e novos sonhos com o trabalho pesado.

Para a Ford, assim como para outras empresas, a economia deveria retomar seu nível normal, mas o país estava em transformação e mudança e era preciso criar um automóvel que agradasse o público, especialmente uma juventude, empolgada e entusiasmada com uma nova fase de progresso em clima de paz.

O otimismo motivava a nação na trilha de John Kennedy, que tomou posse em janeiro de 1961 e tornou popular o refrão de "Em vez de perguntar o que o país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer para ajudar o país".

Nesse cenário, o jovem Lee Iacocca, gerente-geral da Ford foi designado para ir à Alemanha para inteirar-se da produção de um Volkswagen compacto, que a Ford denominou como Cardinal, com lançamento previsto para o final de 1962.

Lee Iacocca voltou aos Estados Unidos com a certeza de que o novo produto era bom para mercado europeu, mas muito pequeno para os consumidores jovens dos Estados Unidos. Muito diferente do que Iacocca imaginava e, em sua opinião, seria outro fracasso como ocorreu com o Edsel, no final da década de 50. Iacocca considerou o automóvel muito pequeno e sem espaço no porta-malas e, embora fosse econômico, não tinha estilo atraente.

O voo para o conhecimento do carrinho alemão deu a Iacocca a certeza de que convenceria a diretoria a lançar o Mustang. O estilo do carro de sonho de Iacocca tinha como características básicas o capô longo e a traseira curta, que transmitiam o aspecto de energia e capacidade e, na visão de Iacocca, era isso que as pessoas desejavam além de estilo esportivo, com toque de nostalgia e que, para Iacocca, era isso o que as pessoas esperavam.

Iacocca e a equipe de produção do automóvel estabeleceram que ele ficasse pronto em abril de 1964 e organizaram uma competição entre os melhores designers da empresa que em duas semanas apresentassem suas propostas.

O vencedor foi o projeto de Dave Ash e quando o chefe do estilo convidou Iacocca para apresentar o design, o idealizador do automóvel exclamou que, embora estivesse no chão do estúdio, dava a impressão de um felino, que parecia estar se movendo e, por isso, foi chamado de Cougar.

Cougar? O nome foi outro grande desafio da equipe de Iacocca. A escolha do nome do novo automóvel foi decidida em uma reunião estratégica entre quatro opções: Monte Carlo, Mônaco, Torino e Cougar. E o grupo preferiu Torino.

Mas quando estavam na campanha promocional para o Torino, receberam telefonema do principal executivo de Relações Públicas da empresa com a recomendação de excluir o nome Torino porque Henry Ford II estava se relacionando com Cristina Vettore Austin, uma italiana jet-set que conhecera em uma festa em Paris e alguns assessores comentaram que dar um nome italiano ao novo carro poderia provocar uma publicidade desfavorável e criar embaraços para Henry Ford II.

Então, a equipe de trabalho recorreu à agência J. Walter Thompson, que possuía um especialista em nomes, chamado John Conley, a quem foi pedido para ir à Biblioteca Pública de Detroit para procurar nomes de animais. Conley, depois de um exaustivo trabalho, sugeriu seis nomes: Bronco, Puma, Cheetah, Colt, Mustang e Cougar.

Reparem que desses seis, quatro se transformaram em modelos da Ford.

Como o nome Mustang era o de um dos protótipos do carro, foi aprovado por todos, inclusive pela agência de publicidade, por ser excitante e americano.

Apesar de o emblema do Mustang ser de um cavalo selvagem, a origem do nome não fazia referência aos cavalos selvagens das pradarias do Oeste, mas a um avião de combate da Segunda Guerra Mundial.

Para conquistar os americanos, o comitê de lançamento dedicou especial atenção ao seu interior que deveria ser comparado às versões de luxo e de alto desempenho, com itens como bancos reclináveis, revestimento em vinil, rodas cobertas e acabamento de padrão elevado.

Antes do lançamento, a Ford promoveu uma série de pesquisas para conhecer a expectativa do público. Em evento com 52 casais residentes em Detroit, proprietários de carros standards, todos da faixa média de rendimentos e que não eram candidatos a um segundo carro, a fabricante incluiu uma pergunta sobre o preço do carro e a maioria chegou a indicar um valor pelo menos mil dólares a mais que o preço fixado pela Ford.

No dia 9 de março de 1964, o primeiro Mustang saiu da linha de montagem e a Ford havia decidido produzir 8.160 carros antes do dia do lançamento para que cada revendedor do país tivesse pelo menos uma unidade no showroom.

No dia 17 de abril, todos os revendedores estavam lotados de clientes, como em dia de festa nacional e grande parte deles tiveram que trancar as portas porque o número de interessados foi grande demais. Em Pittsburgh, o revendedor informou que os clientes invadiram a loja a ponto de ele não poder tirar o carro da área de lavagem e, em Detroit, o proprietário informou que tantas pessoas chegaram para ver o Mustang que o estacionamento ficou parecendo um desfile de carros estrangeiros.

Nos meus tempos de Ford, pude conviver, mesmo que em poucas oportunidades, com Henry Ford II e com Lee Iacocca. Confesso que, nos relatos de Iacocca em seu livro, percebi uma diferença no diálogo com Henry Ford II, o que me causou estranheza. Considerei que houvesse ocorrido um desgaste no relacionamento entre esses dois grandes empresários industriais.

Posteriormente, lembrei de outro fato surpreendente. Por ocasião de uma visita de Lee Iacocca ao Brasil estranhei o pedido de Henry Ford II da gravação do discurso de Lee Iacocca, realizado em São Paulo, que naturalmente atendemos prontamente.

Algum tempo depois, em 1978, Lee Iacocca foi demitido por Henry Ford II, mas rapidamente recebeu convite para a presidência da Chrysler, onde notabilizou-se por ter colocado a empresa em plena recuperação de seu prestígio no mercado, por intermédio de um empréstimo feito pelo governo.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

CUMMINS BRASIL PROMOVE SOLUÇÕES DE MOTORES, EIXOS E TURBOS PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO.

Na 11ª edição da AUTOPAR – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, encerrada neste sábado (11) no Expotrade Pinhais, em Curitiba (PR), a Cummins Brasil apresentou seu portfólio de peças de reposição genuínas de motores, eixos e turbos dedicadas ao segmento de veículos pesados.

Além de expor os turbocompressores Holset da Cummins Turbo Technologies, a líder em tecnologia de energia exibiu o consagrado motor ISF 3.8 e apresentou o kit reparo dessa motorização, cujo objetivo é oferecer ao mercado de reposição uma solução para minimizar os custos e a complexidade de manutenção.

Já a Cummins Meritor, líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, levou ao evento o eixo MS-18X HD, evolução do atual modelo MS-18X, aplicados em caminhões, além das peças de reposição da Unidade de Aftermarket. Ao todo foram mais de 3 mil itens ativos, incluindo linha completa de itens para diferencial, rolamentos, componentes de cardan, amortecedores e óleo para diferencial.

As peças da Cummins Meritor são projetadas para oferecer melhor desempenho e maior vida útil, além de atender às expectativas de performance de todas as marcas de veículos, com níveis comprovados de qualidade e valor. Já o eixo que foi exposto, o MS-18X HD, é dedicado para veículos 6x2 estradeiros, desenvolvido para atender às necessidades do mercado em proposta mais avançada, com design moderno do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações.

Esse produto conta com inovações que resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas no design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.

Cummins Brasil - Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Clique aqui para mais informações.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

HORSE FORNECE MOTOR A DIESEL PARA MONTADORA TURCA HABAŞ

A HORSE, líder global em sistemas de transmissão inovadoras e de baixa emissão, assinou acordo plurianual para fornecer motores a diesel, potentes e eficientes, à montadora turca HABAŞ.

O acordo com a HABAŞ representa a primeira grande parceria da HORSE com um fabricante de automóveis fora da sua relação de propriedade existente (com a Renault). Esta parceria se soma a outros vários contratos bem-sucedidos no mercado sul-americano.

A expertise da HORSE na fabricação de motores eficientes a diesel fez do seu turbo diesel M920 RWD de 2.0 litros uma escolha natural para a HABAŞ, que irá utilizá-lo em seus primeiros veículos comerciais leves. Os motores serão fornecidos para a nova unidade de produção da HABAŞ em Manisa, na Turquia.

“O primeiro grande acordo com uma nova montadora é um marco significativo para a empresa e realça a nossa ambição em fornecer motores de baixas emissões, líderes em seu segmento, a clientes em todo o mundo. A presença global da HORSE, incluindo suas instalações em Bursa, na Turquia, nos tornou o parceiro ideal para satisfazer as necessidades da HABAŞ, à medida que eles estão aumentando a produção dos seus novos veículos comerciais leves”, destaca Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Tecnologia diesel avançada

O motor de quatro cilindros e 2.0 litros proporciona potência máxima de 170 CV (125 kW) a 3.500 rpm, enquanto o binário máximo de 380 Nm é entregue a apenas 1.500 rpm para uma excelente dirigibilidade e eficiência de combustível, sob todas as cargas e condições de estrada.

A unidade turbo diesel apresenta tecnologia inovadora, incluindo injeção Common Rail operando a 2.500 bar para fornecimento preciso de combustível e eficiência, bem como um turbocompressor de palhetas variáveis, que resulta em resposta excepcional em todas as velocidades do motor.

Este motor de última geração também cumpre os rigorosos regulamentos de emissões totais Euro 6d+e, sendo adequado para todos os mercados europeus. Ele também foi projetado para usar o mais recente diesel B10, que contém 10% de biocombustível para reduzir a pegada de carbono.

Grupo HABAŞ

A HABAŞ foi fundada por Hamdi Başaran, em 1956. Hoje, liderado pelo presidente Mehmet R. Başaran, o Grupo HABAŞ cresceu e se tornou uma das maiores empresas de produção e exportação da Turquia, especializada na produção de gases industriais e médicos, produção de aço, geração de energia, fabricação de máquinas pesadas, produção de motocicletas, construção naval e serviços bancários.

A HABAŞ entrou no setor automotivo com a introdução de uma linha de ônibus, micro-ônibus e caminhões elétricos e movidos a diesel, produzidos de acordo com padrões internacionais e utilizando a mais recente tecnologia. A HABAŞ também adquiriu a fábrica de produção da HONDA Turquia com a intenção de produzir automóveis de passageiros.

HORSE

A HORSE é uma fornecedora global de soluções energéticas inovadoras. A companhia acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, investe em tecnologias voltadas à indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável.

Com décadas de know-how industrial herdado do Grupo Renault, a HORSE desenvolve, produz e fornece motores híbridos, híbridos plug-in e a combustão altamente eficientes e com tecnologias de ponta.

A companhia conta com oito fábricas em sete países, três centros de Pesquisa & Desenvolvimento e sede em Madrid, na Espanha, e produz 3,2 milhões de unidades por ano para seus clientes em todo o mundo.

Com 9.000 funcionários em sete países, a HORSE está sediada em Madrid, na Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D em todo o mundo: Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia), em parceria com a Oyak.

Horse
Grupo Printer Comunicação

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EVENTO VIRTUAL GLOBAL “SIMULATE AT THE SPEED OF DESIGN”

As inscrições estão abertas para o evento global virtual “Simulate at the Speed of Design” da Altair, líder mundial em inteligência computacional, que será realizado no próximo dia 16 de maio, às 11h (horário de Brasília). O evento tem como foco os benefícios e vantagens que a utilização das tecnologias de simulação CAE e FEA no início do processo de concepção tem para acelerar a criação de produtos eficientes, de alto desempenho e lucrativos.

Um dos destaques do evento “Simulate at the Speed of Design” 2024 será a apresentação de um case brasileiro sobre o uso da solução para Fundição – Altair Inspire Cast, da FAI Fundição de Aço Inox.

“Para nós, da Altair Brasil, é um orgulho contar com um case brasileiro nesse importante evento global pelo potencial que a Inspire Cast tem de aplicação em todo o setor de fundição do País”, comenta Valdir Cardoso. Segundo ele, em torno de 90% das fundições brasileiras não fazem uso de simulação e o Inspire Cast, além de ser acessível a essas empresas, ao contrário dos concorrentes existentes no mercado, promove o aumento de produtividade e a otimização do uso de matéria-prima.

Destinada para simular virtualmente o processo físico de fundição de peças metálicas e não-metálicas, sua aplicação permite prever e analisar o comportamento da peça ao longo do tempo e de sua utilização, como durabilidade, fadiga, vida útil e desgaste, entre outros. Também é possível visualizar defeitos típicos de fundição, como aprisionamento de ar, porosidade de contração, junta fria ou degradação do molde, e corrigi-los, minimizando possíveis defeitos nas peças produzidas e evitando correções posteriores dispendiosas.

Entre as grandes vantagens da solução Altair Inspire Cast estão a precisão nos resultados, a facilidade de uso, o suporte técnico e treinamento oferecido, além de ser acessível comercialmente.

“A evolução da tecnologia e o elevado padrão de qualidade exigido pelos clientes fez com que a FAI decidisse pela aquisição de um software de simulação e solidificação. Optamos pelo Altair Inspire Cast porque se apresentou um produto viável, do ponto de vista técnico e econômico, além de termos recebido um atendimento rápido e eficaz durante todo o processo de adoção da solução e após a sua implantação", destaca Gilberto Francisco Jorge, gerente de engenharia da empresa.

O “Simulate At The Speed Of Design” vai reunir engenheiros de CAE, de processos de engenharia de projeto, manufatura e de ferramentaria, profissionais, gerentes e chefes de departamento que usam CAD/CAE e dependem das equipes de CAE e FEA para suas decisões ou que terceirizam serviços de simulação de CAE e FEA, além de analistas e líderes do departamento de CAE. Terá apresentações de pequenas e médias empresas ao redor do mundo que vão demonstrar como efetuaram ou estão fazendo a transição da Simulação incorporada ao CAD para integrar efetivamente a simulação CAE e FEA em seu processo de desenvolvimento de produtos.

“Cada vez mais as tecnologias de simulação estão colaborando para que novos produtos sejam lançados mais rapidamente, com menores tempo e custos de desenvolvimento e, o mais importante, sem falhas ou problemas que acabam sendo descobertos somente após sua chegada ao mercado”, destaca Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil. “A eficácia da aplicação das soluções de simulação está conquistando as empresas ao redor do mundo pelas vantagens competitivas que proporcionam”, finaliza o executivo.

As tecnologias de simulação (CAE, FEA) já são adotadas pelas organizações de grande porte há anos por aumentar a eficiência e eficácia no desenvolvimento de produtos. Agora, as de pequeno e médio portes passaram a adotar as soluções de simulação (combinação de software, suporte e experiência) da Altair (CAE, FEA) como Altair® Inspire™, SimSolid®, SimLab® para minimizar os riscos e custos associados a mudanças tardias de projeto e fabricação.

Entre os temas abordados estarão o Design generativo, desenvolvimento de conceito, otimização topológica ou design para manufatura no Altair® Inspire™; Análise estrutural rápida no Altair SimSolid® para peças ou montagens grandes; Drop Test, Análise Térmica, CFD, Fadiga ou Análise Multifísica combinadas no Altair® SimLab®, e Viabilidade de fabricação, simulação de processos com o Inspire Cast, Inspire Form, Inspire Mold, Inspire Extrude ou Inspire Print 3D.

A FAI Fundição de Aço Inox foi fundada em 1999 e tem sede na cidade de Arujá, no Estado de São Paulo. A empresa é especializada na fundição estática (peças) e centrifugação (tubos) e exporta para países como Argentina, Chile, México, Estados Unidos, além de países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

FIAT APOIA O ENCONTRO MUNDIAL SOBRE A FRATERNIDADE HUMANA COM SUA FROTA ELETRIFICADA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A Fiat orgulhosamente anuncia seu apoio contínuo ao Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana (WMHF) pelo segundo ano consecutivo. Organizado pela Fundação do Vaticano “Fratelli Tutti” sob o tema #BeHuman (Ser Humano), em Roma, nesta sexta e sábado, este encontro tem como objetivo promover o diálogo e a cooperação entre especialistas de todo o mundo e de diversas áreas para abordar desafios sociais urgentes.

O ponto central do envolvimento da Fiat nesse evento é sua dedicação à gestão ambiental e às práticas sustentáveis. Como parte de seu compromisso, a frota de veículos eletrificados da Fiat, que conta com o Fiat 600, incluindo a estreia da versão híbrida, garantirá uma mobilidade eficiente e ecologicamente correta para os participantes. Essa demonstração da tecnologia eletrificada de ponta da marca ressalta sua abordagem proativa para promover uma mobilidade mais sustentável.

Durante o encontro, personalidades ilustres de todo o mundo se reúnem para explorar caminhos para a fraternidade humana e o bem-estar coletivo por meio de uma série de discussões dinâmicas em 12 mesas temáticas. Em especial, uma das principais discussões do encontro, com foco na sustentabilidade, contará com a presença do CEO da Fiat, Olivier François, reforçando a dedicação da marca ao compromisso e às iniciativas sustentáveis. Sob o tema "Sustentabilidade e Empresa: ser bom compensa", esta sessão vai avaliar o papel da fraternidade como catalisador de práticas sustentáveis no setor corporativo. Ela defenderá um novo foco no bem comum, na coesão social e na ação colaborativa para redefinir a qualidade de vida - um desafio fundamental enfrentado pelas empresas modernas.

O evento deste ano marca o segundo encontro após a histórica Declaração da Fraternidade assinada em 10 de junho de 2023, ressaltando o compromisso contínuo dos líderes globais em promover um mundo mais interligado e compassivo.

A Fiat tem a honra de contribuir para o Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana, reafirmando sua dedicação em impulsionar mudanças positivas e promover os valores compartilhados de sustentabilidade em escala global.

Clique aqui e acesse a Mesa Redonda Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana.

Fiat
Stellantis

TOTAL EXPRESS AVANÇA NA PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE NO SETOR LOGÍSTICO

O setor logístico no Brasil tem apresentado crescimento contínuo nos últimos anos, fortemente impulsionado pelo aumento do comércio eletrônico, pela globalização e pela demanda por cadeias de suprimentos eficientes e responsivas. De 2022 a 2026, estima-se que o setor privado invista R$ 124,3 bilhões em transporte e logística, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Além do crescimento do mercado, outra característica notável da atividade no Brasil é a operação realizada majoritariamente por figuras masculinas. No entanto, essa realidade tem mudado ao longo dos anos. Números mais recentes sobre a presença de homens e mulheres no segmento logístico apontam um alto volume de contratação de mulheres no país com alta de 229% no número de vagas ocupadas por elas, se comparado com 2020, segundo a Gupy, plataforma de tecnologia para recursos humanos.

Somente a Total Express, player no setor de logística no Brasil, possui mais de 1.500 mulheres, o que representa 43% da equipe de profissionais, e reforça a importância da presença feminina com mão de olha qualificada em cargos e funções estratégicas e operacionais no setor. 

Um exemplo da força e do talento que as mulheres têm para oferecer é Ana Gabriela Martins, Head de Planejamento de Operações e Transporte na Total Express. A profissional compartilhou sua jornada profissional e os desafios enfrentados ao longo dos 12 anos de empresa, quando ingressou como trainee, percorrendo diferentes etapas até alcançar sua posição atual.

Ana Gabriela Martins

Sua rotina como Head de Planejamento envolve o dimensionamento de recursos, análise de demanda, compra de insumos e controle de gastos, especialmente no setor de frete. A responsabilidade de equilibrar qualidade de serviço e resultados financeiros também são destacadas pela especialista. No entanto, há diversas conquistas significativas nesse processo, como a promoção de colegas de equipe e o sucesso de projetos de otimização que contribuíram para o crescimento exponencial da Total Express.

Ana Gabriela gerencia uma equipe de mais de aproximadamente 400 pessoas e ressalta o desafio de conciliar a operação diária com a entrega de resultados planejados e a vida pessoal e maternidade. Pontua a evolução da empresa em relação à diversidade e inclusão, reconhecendo avanços significativos. "Na Total Express, buscamos remover barreiras e promover um ambiente mais acolhedor às mulheres, especialmente em relação à licença maternidade e reintegração ao trabalho", afirma a executiva. Atualmente, a empresa oferece às funcionárias 2 meses a mais de licença maternidade do que prevê a lei. Nos últimos 5 anos, foram mais de 200 licenças-maternidade concedidas.

Quanto ao futuro, Ana Gabriela expressa o desejo de seguir crescendo dentro da carreira executiva, permanecendo no universo da logística e contribuindo para o crescimento internacional da empresa. 

Mulheres na Total Express

Além de possuir quase metade do quadro de colaboradores formado por mulheres, 973 mulheres (63%) se autodeclaram negras (pretas ou pardas). Atualmente, são 17 mulheres transexuais e 229 pertencem ao público LGBTQIAPN+. Falando especificamente sobre liderança, as mulheres representam 35% do total de líderes (140), com 49% das mulheres negras ocupando cargos de liderança (69).

"À medida que o setor logístico avança no Brasil, a presença feminina se estabelece como um fator fundamental e significativo na transformação e no aprimoramento das operações logísticas em todo o país, contribuindo assertivamente para um mercado ainda mais inovador, resiliente e sustentável. Essa é uma mudança necessária que não traz benefício apenas para os negócios, mas para toda a sociedade", afirma Paula Cavalcante Castelo Branco, Diretora Executiva de Gente e Gestão da Total Express.

Total Express

Atuando no ramo de logística há 30 anos, a Total Express possui uma alta capacidade de entregas em 100% do território nacional, trabalhando com opções rápidas e otimizadas de entrega e retirada de produtos, a empresa possui uma estrutura robusta com mais de 16 HUBs com malhas regionais e mais de 120 bases last mile espalhados pelo país, sendo os dois maiores da empresa localizados em Jundiaí (SP) e Barueri (matriz da companhia), região metropolitana de São Paulo. Com muitas soluções e inteligência embarcadas na operação, a Total Express possui capacidade de processar mais de 1 milhão de volumes por dia.

Total Express
LLYC

sexta-feira, 10 de maio de 2024

O CAMPO DE PROVAS QUE VENCEU O TESTE DO TORNADO. Por chicolelis*

Corria o ano de 2005. Era o dia 24 de maio. No Campo de Provas tudo corria bem. Às 17 horas os funcionários do turno do dia deixaram suas ferramentas, recolheram os veículos em teste e dirigiram-se aos ônibus que os levaria para suas casas. Sorte deles, pois o tornado passou pelo Campo de Provas cinco minutos depois, deixando um rastro de tragédia, destruindo veículos, laboratórios, quebrando máquinas e instrumentos de seus trabalhos.

Sorte também dos que chegaram para o turno da noite, que já estavam fora da rota do tornado e não foram pegos no caminho para suas áreas de trabalho.

O vendaval, com a velocidade de 251 km/h e 200 metros de diâmetro, segundo informou a Concessionária Rodovia das Colinas, não fez vítimas humanas, salvo pequenos ferimentos em um ou outro funcionário, mas, os laboratórios de Testes Estruturais, Segurança de Veículos, e Ruídos e Vibrações foram destruídos, perdendo talhados e parte das estruturas. Todos eles empenhados no trabalho de homologação da última geração do Vectra para as entidades federais.

Imagem da Câmera de Segurança da Concessionária Rodovia das Colinas

Luciano Santos, então diretor do Campo de Provas, estava em reunião com engenheiros da fábrica no Escritório Central. Começaram a ouvir um barulho muito forte. Todos pensaram tratar-se de um avião que se aproximava, talvez porque o piloto, ao avistar uma das pistas de testes, confundiu-a com a do Aeroporto de Viracopos, a menos de 10 km de distância do Campo de Provas.

Quando o teto do escritório começou a tremer, foram até a porta e avistaram tetos dos laboratórios voando, carros virados e muitos destroços, sentiram temor por suas vidas.

- Nossa preocupação – conta Luciano – era que a caixa de água caísse, (o que não aconteceu) pois ela balançava fortemente. Olhando para a Portaria, ela já não existia e no dia seguinte recebemos a visita de um vizinho, distante cerca de 500 metros, contando que a estrutura de ferro da Portaria estava lá no seu terreno.

Abel Santiago conta que muitos carros, estacionados na área externa do Campo foram deslocados e outros encontrados com rodas para o ar. Um clima de destruição, comentou ele.

A mesma reação teve Gerson Borini, à época engenheiro no Campo de Provas, que viu carros arrastados por mais de 100 metros ou capotados. Conforme salientou “felizmente ninguém se feriu”.

José Carlos Lindor, escapou por pouco de ser levado pelo tornado. Ele se dirigia à Portaria para pegar um carro. Ia aproveitar para colocar sua Meriva, que acabara de comprar, sob a cobertura de motos que havia no estacionamento.

- Dei sorte – conta ele – porque antes de chegar à Portaria, o vento movimentava meu carro. Me prendi no cinto de segurança sai quando o vento havia passado e levado o teto da Portaria.

Sidney Nascimento, foi outro que a providência salvou. Trabalhando na Engenharia e Validação de Projetos, deixou o laboratório junto com alguns colegas. Ouviram o enorme barulho e viram o tornado se aproximando. Começaram a correr, mas o vento era mais rápido que eles e mais ainda que ele, que foi ficando para trás. Vendo que não conseguiria chegar a um lugar seguro como seus colegas, deitou-se ao lado de uma parede e dali viu tudo acontecer: carros sendo carregados, pedaços de tetos, peças, equipamentos.

- Depois – conta ele – andei pelo Campo vendo a destruição. E não podíamos voltar para casa porque a estrada estava tomada pelas árvores e postes derrubados.

Enquanto isso, Júlio Stellute, engenheiro de Segurança de Veículos (que está completando 38 anos de trabalho na empresa), atuava no Laboratório, preparando o Vectra para testes a serem enviados ao Denatran. E viu tudo ir pelos ares, literalmente nos três laboratórios, Segurança Veicular, Ruídos e Vibrações.

Levantar a cabeça

Desolação foi o que deixou para trás o tornado. Laboratórios destruídos, chegou a hora da verdade. Havia um tempo para apresentar os testes às entidades governamentais mas os meios para realizar esses testes estavam destruídos.

O que fazer? “Levantar a cabeça e começar a trabalhar” foi a fala de Luciano Santos. Em duas semanas foi possível retornar aos testes, inclusive o crash test, feito a céu aberto, já que o teto fora levado pelo tornado.

Enfim, o Campo de Provas da Cruz Alta, da GM em Indaiatuba (SP), passou pelo teste do tornado.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

RANDONCORP DIVULGA RESULTADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

A Randoncorp encerrou o primeiro trimestre de 2024 com receita líquida consolidada de R$ 2,5 bilhões. No período, o EBITDA somou R$ 346,9 milhões, com margem EBITDA de 13,7%. Já as receitas no mercado externo, que contabilizam as exportações a partir do Brasil com as operações em outros países, totalizaram US$ 92,5 milhões.

Entre os destaques dos negócios da companhia, a retomada na produção de caminhões reverteu cenário negativo do ano passado e impulsionou as operações da vertical Autopeças. Para este ano, as principais associações do setor apontam crescimento importante nos volumes no comparativo com 2023. A vertical Controle de Movimentos, que reúne as operações da Frasle Mobility, registrou resultados estáveis na comparação anual, e acompanha o bom momento do mercado de reposição automotiva.

"Nestes três primeiros meses do ano, observamos um ambiente de negócios positivo, com a retomada no segmento de caminhões e continuidade do bom nível de demanda de peças de reposição e de semirreboques. No entanto, nesse período realizamos movimentos importantes em governança e reorganização fabril, que reduziram os dias trabalhados, afetando nossa performance no trimestre, mas que são fundamentais para o futuro da companhia", avalia o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.

"Os resultados demonstram a importância da nossa estratégia de diversificação nos negócios, em que o desempenho positivo da maior parte das operações atenua o impacto de um trimestre desafiador e com aspectos particulares", reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Principais números do trimestre

* Clique aqui e acesse o portal de Relações com Investidores da Randoncorp

Solidariedade

Neste momento, a companhia dedica esforços nos cenários associados à situação de calamidade vivida no Rio Grande do Sul, estado-sede da Randoncorp, e que concentra a maioria das operações industriais e administrativas do grupo. Após um período de suspensão temporária em parte dessas operações, a empresa está mobilizada no apoio necessário aos funcionários vítimas das chuvas e às comunidades impactadas por esta tragédia. Em uma rede de solidariedade promovida junto ao Instituto Elisabetha Randon, que envolve também comunidade, funcionários, parceiros, fornecedores e clientes, a Randoncorp está contribuindo com doações para as vítimas.

Informações para participação nesta corrente solidária
Chave PIX: ier@randon.com.br
Destinatário: Instituto Elisabetha Randon
CNPJ: 05.768.706/0001-11
Agência: 0606 / Conta corrente: 06.110990.0-6
Banco: Banrisul (041)

Randoncorp
ANK Reputation

FUNDAÇÃO MARCOPOLO DESTINARÁ R$ 5 MILHÕES PARA O RECOMEÇO DO RIO GRANDE DO SUL

Atenta à grave situação pela qual passa a sociedade gaúcha devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Fundação Marcopolo destinará R$ 5 milhões de recursos próprios para atendimentos das famílias atingidas pelas enchentes. Para amplificar o impacto da ação, a Fundação convida outras instituições, empresas e a comunidade em geral a se unirem ao movimento. Doações podem ser feitas via PIX (contato@fundacaomarcopolo.com.br) e serão acrescidas ao valor original.

Apostando na esperança como inspiração para a vida dos gaúchos neste momento tão difícil, os recursos desta ação serão direcionados para o atendimento das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, com base nas necessidades apontadas pela Defesa Civil e outras instituições, com o objetivo de viabilizar o recomeço das famílias mediante projetos estruturantes e emergenciais. A Fundação Marcopolo também instituiu um programa chamado "O Futuro que Queremos" para propor, debater e inspirar soluções inovadoras para problemas crônicos por meio de simpósios e consultorias focadas em questões de sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade urbana e social.

"É preciso pensar no agora, no emergencial, mas também, definir o futuro que desejamos. Um futuro que coloque o planeta em primeiro lugar e que pense em cidades, estradas e ruas que nos levem a esse futuro sustentável. Precisaremos tornar possível o que deve ser feito", diz Luciano Balen, coordenador da Fundação Marcopolo.

A aplicação dos recursos da Fundação Marcopolo poderá ser acompanhada de forma transparente pelo site da Fundação Marcopolo, onde a instituição demonstra os seus 35 anos de compromisso com o Rio Grande do Sul. Atenta à importância da transparência, a Fundação Marcopolo implementará diversas medidas para garantir o uso responsável dos recursos doados, incluindo Comitê de Compliance, Política de Governança, auditorias internas e externas, além da supervisão do Ministério Público.

"Atuar como uma aglutinadora de esforços e recursos para atender os anseios e necessidades dos cidadãos sempre foi um dos norteadores das ações da Fundação Marcopolo. Assim, nesse momento de calamidade em nosso Rio Grande, com essa doação e os nossos esforços, pretendemos trazer um pouco de alento e esperança aos afetados e também inspirar e conclamar outras instituições para que façam o mesmo", afirma Maurício Castilhos, diretor da Fundação Marcopolo.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CARLOS FRAGA ASSUME O CARGO DE DIRETOR DE MARKETING E DESENVOLVIMENTO DE REDE DA IVECO PARA A AMÉRICA LATINA

As áreas de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina têm novo comandante: Carlos Fraga, que atuava no pós-venda da montadora desde 2021. O executivo reportará diretamente para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

“Me sinto lisonjeado de estar a frente de uma equipe altamente talentosa que trabalha para manter a IVECO em um crescimento sustentável nos últimos anos. Atualmente, vivemos um momento único no segmento de transportes com pilares como sustentabilidade, conectividade, servitização e inovação fazendo parte do presente e fomentando o futuro. Estou confiante de que manteremos a montadora entre os grandes players do mercado e alinhada com os cenários que se desenham para o setor”, afirma Fraga.

Com formação em Engenharia Elétrica e Telemática, Carlos acumula 18 anos de experiência no setor automotivo e utilizará seu conhecimento a favor de desafios como a descarbonização no segmento e a ampliação da capilaridade da marca na região.

Para Marcio Querichelli, a chegada de Fraga no comando do Marketing e do Desenvolvimento de Rede impulsiona os setores que são chave para a estratégia da marca a longo prazo. “Não tenho dúvidas que o Carlos irá implementar uma gestão arrojada que trará muitos resultados positivos para a IVECO”. 

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CHOVE LÁ FORA, E AQUI. Por Marli Gonçalves*

Chove lá fora, e chove de um tudo, muito além da água que inunda um Estado inteiro. Nossos olhos chovem incontroláveis vendo as cenas da tragédia no Sul. Mas chove também preconceito, tirania, violência, mentiras e incompreensão.

Uma chuva para a qual não adianta abrir guarda-chuvas, porque não existe nenhum tão grande e forte que nos resguarde de tantos acontecimentos que, pasmos, assistimos nos últimos tempos molhados e escaldados pós-pandemia, aquela que acreditamos severamente que mudaria o mundo para melhor. Piorou. E parece que muito.

Guerras se multiplicam e permanecem, e os que as promovem mantêm seus ouvidos moucos a qualquer apelo de cessar fogo, acordos, tentativas de mediação de nações e organismos internacionais cada vez mais fracos. Vencem os senhores da guerra, os donos das armas.

Não são os alquimistas que estão voltando. São os moralistas e hipócritas haja visto a impressionante avalanche deles que, por exemplo, sucedeu o show de Madonna, inundando, sim, todas as redes sociais, e com comentários inacreditáveis em pleno 2024. Pior, os chatos foram quem botaram galochas para fazê-los, alguns muitos anônimos; outros, infelizmente, entre nossos próprios grupos e amigos, o que foi mais terrível constatar, apareceram mostrando a verdadeira cara. Há muito não lia tanta hipocrisia, moralismo barato, desconhecimento, maldade, absurdos e bobagens como nessa semana, ultrapassando qualquer limite. Nunca tinham visto, talvez, um espetáculo livre de amarras, curtido um rock, ido a um teatro, lido um texto forte de tantos autores que temos, e não é de hoje, odeiam a arte. Ah, também não fazem sexo; Oh! – mas o que é isto? Não têm prazer, nem admitem que exista, que há quem goste, que a diversidade abriu as portas, escancarou as janelas.

Até parece. Santos do pau muito oco. São os mesmos que alimentam a audiência absurda de sites e perfis pornô, e nem se fala mais no escurinho do cinema. Ficaram mais incomodados ainda porque o espetáculo passou também na tevê, além daquele um milhão e meio de pessoas registrado nas areias de Copacabana, e que tudo correu em paz, ao contrário do que eles previam e até apostavam contra. Aliás, eles também assistiram, alguns até pessoalmente, como a turma da extrema direita captada mexendo os pezinhos com a música e que depois correram para se explicar para seu grupo maldito. Um deles ousou dizer que foi ao show de Madonna porque ela é "amiga de Israel".

Chove ignorância. Chove preconceito, e no caso também mais uma mostra do etarismo que condena as mulheres – Madonna, 65 anos, quase 66! Nem viram nada quando ela chegar aos 80 rebolando mais que Mick Jagger quase com 81, ambos leoninos da gema.

Chove, acima de tudo, negacionistas, uma enchente. Negacionistas, não só de mudanças climáticas, embora já claramente as estejamos vivendo. Negam tudo que não seja para eles. Gostariam que o mundo regredisse ao estágio que sonham ainda poderiam controlar, e que nos tiraria os direitos tão duramente conquistados. Se aproveitam inclusive da liberdade, que conquistamos, pela qual tantos morreram, para espalhar sem limites as mentiras, o ódio e a tirania, as malditas divisões que promovem.

Essa chuva de horror tem de parar, para evitar novas tragédias que nos enlameiem ainda mais enquanto sociedade civilizada.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


FERRARI ROMA SPIDER DESEMBARCA NO BRASIL

A Ferrari Roma Spider, o mais recente modelo de Maranello, foi revelado nesta sexta-feira (10) no Brasil, em evento exclusivo realizado no showroom Ferrari São Paulo. Com seu alto desempenho e elegância atemporal, o carro é a interpretação contemporânea do elegante estilo italiano dos anos 1950 e 1960.

Com as mesmas proporções, dimensões e especificações do bem-sucedido conceito V8 2+2 da Ferrari Roma, o modelo Spider se torna marcante, único e icônico por trazer uma capota flexível, solução que marca 54 anos após o 365 GTS4 de 1969, o glorioso retorno da capota flexível a um carro Ferrari com motor central dianteiro.

A interpretação moderna da capota dá ao carro um caráter forte graças às numerosas possibilidades de personalização oferecidas pelos tecidos refinados e a possibilidade de selecionar costuras contrastantes. 

Em termos de desempenho, destacam-se o curto tempo de abertura e fechamento do teto (13,5 segundos) em velocidade máxima de 60 km/h. Para redesenhar o teto, que é bastante íngreme na traseira, foi necessário repensar no desenho da janela traseira acomodada por baixo da capota traseira, quando o teto está recolhido.

A Ferrari Roma Spider mantém as excelentes características dinâmicas da Ferrari Roma, com a melhor relação peso-potência de sua categoria, graças não apenas ao teto, mas também ao chassi de alumínio e ao motor V8 de 620 hp da família de motores premiada como “Motor Internacional do Ano” em quatro edições consecutivas. O motor é acoplado a caixa de câmbio DCT de 8 velocidades da Ferrari, conhecida por suas trocas de marcha extremamente rápidas, conforto excepcional e eficiência mecânica.

Incrivelmente fácil de dirigir, a Ferrari Roma Spider conta com uma excelente capacidade de resposta ao volante, o que a torna a companhia perfeita tanto para viagens de fim de semana quanto para viagens mais longas. Sempre com a emocionante paisagem sonora do V8 da Ferrari ao fundo, é claro.

Uma série de novidades foi desenvolvida para tornar esse carro versátil, incluindo um compartimento de bagagem topo de linha que inclui uma escotilha no encosto do banco traseiro para transportar itens maiores, além dos assentos aquecidos ergonômicos ajustáveis em 18 opções, que também estão disponíveis com um aquecedor de pescoço opcional para os dias mais frios.

Grupo Via Italia - Importador oficial das marcas Ferrari, Maserati, Lamborghini e Rolls-Royce no Brasil. Sediada em São Paulo, a Via Italia atende com exclusividade a todo o país, entregando uma experiência única dentro do showroom e em seu pós-venda com um centro técnico completo, capacitado e homologado pela própria montadora. Além disso, é responsável pelos lançamentos oficiais das marcas no Brasil, bem como eventos, passeios e atividades internacionais.

Grupo Via Italia
Textofinal de Comunicação Integrada

AUDI DO BRASIL ANUNCIA NOVOS A4 QUATTRO® E A5 QUATTRO® NO PAÍS

A Audi do Brasil anuncia a chegada dos novos A4 e A5 ao país equipados com a consagrada tração quattro® com tecnologia ultra, que proporciona mais eficiência aos veículos 

A5 quattro®

Os modelos receberam novos equipamentos, retoques visuais e estão com um desempenho ainda mais vibrante. No caso do A5, haverá a introdução da versão advanced do modelo. Os veículos já estão disponíveis na rede com mais de 40 concessionárias da marca no país.

“Queremos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência ao volante em termos de performance, conforto e segurança. Nesse sentido, a consagrada tração quattro® vem mostrando nos últimos 40 anos que é possível oferecer uma dinâmica de condução única em todos os tipos de terrenos. Estamos muito felizes em trazer essa tecnologia aos modelos Audi A4 e Audi A5”, destaca Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

A5 quattro®

As novidades integram a série de lançamentos da marca da quatro argolas em celebração aos seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro, celebrados em 2024. Além dos novíssimos Audi A4 e A5 com tração integral quattro® com tecnologia ultra, que serão lançados em breve, a fabricante já lançou no primeiro trimestre deste ano os modelos Audi SQ8 e-tron, Audi RS 6 Avant Performance e Audi RS 6 Avant Legacy. No segundo semestre, está prevista a chegada do Audi Q6 e-tron, que inaugura a nova geração de elétricos da marca.

A tração integral quattro® surgiu oficialmente em 1980, no Salão de Genebra (Suíça). O primeiro Audi quattro estreou naquele ano com sua tração permanente nas quatro rodas que oferecia um conjunto leve, compacto e eficiente. Assim, o sistema de tração foi o primeiro nas quatro rodas permanente construído em volume adequado para carros rápidos e esportivos.

A5 quattro®

Desde então, ela vem contribuindo para a marca das quatro argolas conquistar inúmeras vitórias nas pistas de competição, além de ser continuamente aprimorada e incorporada à linha de veículos da fabricante. Atualmente, já são mais de 10 milhões de veículos comercializados em mais de quatro décadas da tração quattro® em todo o mundo. No Brasil, a tecnologia é oferecida em praticamente toda a linha de veículos da fabricante, sendo adotada nos veículos SUV, Sportback e elétricos.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

FESTIVAL INTERLAGOS JÁ TEM 13 MONTADORAS CONFIRMADAS

Maior evento de experiência motor do mundo, consolida-se também como formato de exposição, lançamentos e negócios no setor automotivo. 

Confirmado para 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o evento já conta com participação de 13 montadoras.

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados pelo mundo do automóvel, o Festival Interlagos 2024 celebra a assinatura do 13º contrato de participação de montadoras, além de outros 40 expositores que integram a fauna automotiva do país, como empresas de acessórios, autopeças, lubrificantes, blindagens, seguros e diversos outros tópicos. O evento reúne test-drives, carros expostos, entretenimento, negócios (venda de veículos, produtos e serviços), lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões, onde só havia a exposição de novos veículos.

Já estão confirmadas as seguintes marcas para o evento deste ano: Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat. Outras 14 marcas continuam em negociação. Todas elas de olho na expectativa de público para a edição 2024: 120 mil visitantes.

De acordo com Marcio Saldanha, idealizador do evento e CEO do Festival Interlagos, as edições se tornaram únicas no mundo por oferecerem verdadeiramente uma experiência para o visitante. "Mais do que a experimentação de produtos, o Festival realiza sonhos de apaixonados por automóveis ao colocá-los na pista. O engajamento e o recall do público com o evento são altíssimos", explica. "Batemos 96 mil km rodados na edição de 2023, mas estimamos que, neste ano, salte para mais de 150 mil km".

Sócio de Saldanha, Edu Bernasconi, que é jornalista e influenciador do setor automotivo há 30 anos, celebra a forte adesão das marcas. "Não foi só no Brasil que os eventos tradicionais de exposição de carros desapareceram. Isso ocorreu no mundo todo. Criamos o Festival Interlagos pegando esse vácuo. E já podemos afirmar que ele entra para a história global do setor, tanto no número de expositores como na presença de público. Ele mostra as tendências aspiracionais desta indústria e é um evento que impulsiona negócios, além de despertar a paixão por carros nas novas gerações", comenta.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028. Saldanha ainda ressalta: "Não era a volta de um salão que o Presidente da República chegou a mencionar em uma coletiva de imprensa? Pois o Festival Interlagos 2024 será muito mais do que isso", diz.

Festival Interlagos
Assessoria de Imprensa
> Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
> Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
> Rodrigo Samy
rodrigosamy@gmail.com
> Sara Puerta
sarapuerta@gmail.com

quinta-feira, 9 de maio de 2024

FENATRAN 2024 SERÁ MAIOR QUE A EDIÇÃO ANTERIOR

A FENATRAN, principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, será ainda maior em sua 24ª edição. O evento, que ocorre entre 04 e 08 de novembro, vai ocupar todos os pavilhões do São Paulo Expo. Serão mais 100 mil m² dedicados a reunir 600 marcas com as principais inovações dos segmentos, o que representa um avanço de 20% em relação a edição anterior, realizada em 2022.

Além de preencher todo o ambiente interno do maior centro de exposições do país, uma das atividades interativas, FENATRAN Experience, será realizada mais uma vez na área externa. O projeto vai promover 2.500 tests drives em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de  conhecer de perto os produtos e tecnologias da Addiante e da Eaton, que são as empresas patrocinadoras da ação.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da feira, esse avanço comprova a importância do evento para todo ecossistema do transporte rodoviário. "A FENATRAN atrai cada vez mais expositores por ter como vocação principal a geração de negócios. Esse aumento de espaços apenas comprova que a feira está consolidada e qual a sua importância para o mercado", explica.

Realizada a cada dois anos pela RX Brasil, a FENATRAN espera receber 66 mil pessoas entre os cinco dias de duração. Para proporcionar uma melhor experiência a seus visitantes, o Pavilhão 8 vai sediar o Espaço de Conteúdo: um ponto de encontro para quem busca o desenvolvimento profissional e networking com muitas horas de palestras e painéis sobre temas relevantes para os setores de transporte e logística.

Com acesso gratuito, a programação especial começa no dia 05 com a Rota Fenatran. O Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, será no dia 06 e debate temas de ESG no segmento e mobilidade. Já o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro, traz exemplos práticos da redução da desigualdade de gênero que proporcionam mais diversidade para as empresas.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, centre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

FENATRAN

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. Clique aqui para mais informações.

FENATRAN 2024
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