segunda-feira, 20 de maio de 2024

CNH MOBILIZA A CADEIA DO SETOR AGRÍCOLA E DE CONSTRUÇÃO PARA APOIO AO RIO GRANDE DO SUL

Em meio à devastação no Rio Grande do Sul e em solidariedade aos clientes, concessionários e a toda população afetada pelas inundações, a CNH estabeleceu rapidamente uma rede humanitária e logística com atuação em diversas frentes que vão desde empréstimo de máquinas, arrecadação de doação, campanhas junto à sociedade até liberação de recursos.

A empresa mobilizou toda sua rede para o envio inicial de 11 máquinas, entre elas retroescavadeiras, pá carregadeiras, miniescavadeiras, tratores de esteiras e motoniveladoras, que apoiam a Defesa Civil e as autoridades na desobstrução de estradas e em operações emergenciais.

Para fornecer assistência eficaz, a empresa destinou parte do seu fundo global de desastres para apoiar as operações de socorro e tem incentivado a todos a contribuir diretamente com a Cruz Vermelha. Para isso, tem realizado campanhas de divulgação em seus canais de comunicação nas redes sociais e internos.

O monitoramento em tempo real junto à Cruz Vermelha e acompanhamento de perto da situação tem direcionado todos os esforços da CNH para o apoio contínuo às comunidades.

Rafael Miotto, presidente da CNH na América Latina, reforça o compromisso da empresa com a solidariedade e o apoio mútuo, destacando a importância de unir forças para superar os desafios presentes. “Neste momento, a solidariedade e o apoio mútuo transcendem qualquer barreira. Estamos empenhados, assim como todo o país, em unir forças para apoiar a região e contribuir para a superação desse cenário de destruição”, diz.

Mais de 25 toneladas de doações

De forma complementar, a empresa viabilizou em suas fábricas e unidades por todo o Brasil – em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso – diferentes pontos de coleta para doações de colaboradores, fornecedores e da comunidade. Há também campanhas de divulgação de incentivo à sociedade para a união de esforços. Até o momento, mais de 25 toneladas de doações já foram arrecadadas nas plantas, entre água, alimento, produtos de higiene e limpeza, roupas e calçados.

Além disso, ciente de que a região vai enfrentar ainda um rigoroso inverno, a CNH já se prepara para uma nova fase da campanha, focada na arrecadação de cobertores, agasalhos, toucas e luvas. Reforçado, sempre, o envolvimento de seus colaboradores em ações de solidariedade para levantar doações em apoio às comunidades afetadas.

Apoio à rede de concessionários e clientes

Com forte presença na região e ciente dos impactos que a sua rede de concessionários também vem sentindo diante deste momento, a CNH e reforça a prestação de todo suporte direto às suas equipes e comunidades.

Dentre as ações para atender concessionários e clientes atingidos, o Banco CNH está intensificando suas ações de apoio na região, facilitando o processo de abertura de sinistros e indenização de máquinas e equipamentos segurados. Além disso, a equipe de cobrança da instituição está atuando de maneira diferenciada junto aos clientes que sofreram impactos financeiros e possuem contratos de financiamento vigentes.

Mobilizados pelo futuro

A CNH reconhece a gravidade da situação e está atenta às discussões sobre impactos na sociedade e nos mais diversos setores, dentre eles o do agronegócio, máquinas e de transporte logístico. Neste momento desafiador, a empresa reforça sua dedicação em apoiar a recuperação da região, trabalhando lado a lado com entidades, parceiros e toda a cadeira de fornecedores, associações não governamentais, colaboradores e seus familiares para superar os obstáculos e reconstruir juntos um futuro mais resiliente. 

CNH Industrial (NYSE: CNH) é uma empresa de equipamentos, tecnologia e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da Companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Hemisphere, líder em design e fabricação de tecnologias de posicionamento e direção, baseadas em satélites de alta precisão; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Clique aqui para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes.

CNH Industrial
Rede Comunicação de Resultado

STELLANTIS ANUNCIA R$ 14 BILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA O POLO AUTOMOTIVO DE BETIM

Em encontro realizado nesta segunda-feira (20) no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e anunciou um aporte de R$ 14 bilhões em investimentos de 2025 a 2030. O maior investimento da história do Polo Automotivo Stellantis de Betim.

e/d: Romeu Zema e Emanuele Cappellano

Também foi confirmada a expansão da linha de motores, que produzirá as motorizações dos futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo os produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. Os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.

“Prestes a completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma trajetória marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram os seus segmentos no Brasil. Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos", afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

O ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul é o maior da história da indústria automotiva na região. O montante impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios. Com isso, a Stellantis caminha para ser a protagonista da mobilidade segura, sustentável e acessível.

Stellantis América do Sul é referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid

A nova linha de motores amplia a capacidade de produção do Polo Automotivo de Betim para 1,1 milhão de motores por ano, e foi planejada para produzir motores flex de alta eficiência, baixas emissões, e que serão associados às tecnologias de hibridização, consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid. Para a implantação foram investidos R$ 454 milhões.

As novas tecnologias Bio-Hybrid foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa. Trata-se de uma oportunidade para o fortalecimento da engenharia brasileira e da indústria nacional. Com aplicação flexível, as tecnologias podem ser utilizadas em diferentes modelos produzidos pela Stellantis em todos os Polos Automotivos da região.

Stellantis

CASE IH APRESENTA TECNOLOGIAS COMO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING NA AGROBRASÍLIA.

A Case IH, marca da CNH, participa da nova edição da AgroBrasília, feira realizada de 21 a 25 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Censi, na capital federal. Na ocasião, a marca apresenta, juntamente com a sua concessionária na região Pivot, máquinas e soluções pensadas para o produtor da região.

“A AgroBrasília é uma feira que tem crescido muito ao longo dos anos. A organização escolheu como mote de 2024 ‘O agro do futuro a gente cultiva hoje’. Isso se encaixa muito com a visão que a Case IH tem, oferecendo o que há de mais tecnológico para o produtor rural, e que ele poderá ver exposto durante a feira”, comenta Denny Perez, diretor Comercial da Case IH Brasil.

Entre os destaques está o mais recente lançamento da Case IH, a Axial-Flow Série 160 Automation. Com 60% do maquinário renovado, a nova colheitadeira de grãos tem como destaque o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. Por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação. Com 12 sensores que coletam dados do sistema industrial para então se autorregular, a máquina controla automaticamente 90% das operações, podendo realizar até 1.800 intervenções diárias durante a operação de colheita, número que o operador não seria capaz de realizar sozinho.

Um outro ponto forte da Série 160 é o novo sistema de peneira nivelante, o X-Flow, que possui um sistema de vibrações laterais que compensam inclinações em até 12 graus, além de ter uma área de limpeza de 5,3m², benefícios que atendem as condições de colheitas mais desafiadoras.

Em comparação com a série anterior, a Série 160 pode alcançar um aumento de 10% no rendimento operacional, além de economizar até 11% de combustível. Isso é possível tanto pelo Automation, que otimiza o uso da carga do motor, quanto pelo novo sistema de transmissão eletrônica, que torna mais eficiente o deslocamento da máquina.

O conforto também é destaque da nova série. Com nova cabine, que oferece ar-condicionado e sistema de som para o operador, a área interna teve aumento de 10% e uma área envidraçada com maior visibilidade, além de 30% a mais de luminosidade para trabalho noturno.

Outra novidade que estará na feira é o Drone de Pulverização Case IH. Esse pré-lançamento foi apresentado, durante a Agrishow, e possui importação e distribuição no Brasil pela marca. Como uma solução para complementar o portfólio de pulverização da Case IH, o drone será oferecido em dois modelos, de 30 litros e 70 litros – esse último o de maior capacidade disponível atualmente do mercado.

E quem for visitar o estande da Case IH na AgroBrasília poderá ver também os tratores Farmall, Puma, Magnum AFS Connect e Steiger AFS Connect; a plantadeira Fast Riser 6100; o pulverizador Patriot 250; e a colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation.

Agricultura Digital

Sempre à frente dos avanços da Agricultura Digital, a Case IH leva também um espaço dedicado às soluções tecnológicas. Dividida entre os quatro pilares essenciais para a Case IH: conectividade, inteligência artificial, autonomia e eletrificação, o local oferece uma jornada de demonstrações e experiências divididas em estações, para que o público possa conhecer de perto como a Agricultura Digital está no dia a dia do campo e o seu potencial.

Entre as atrações está a experiência virtual e imersiva para conhecer cada detalhe das máquinas e soluções da marca, e o Case IH Connect Room, sala de operação da ferramenta de gestão e monitoramento de dados, em tempo real. Há ainda um espaço dedicado para o e-commerce de peças da marca e para um conjunto de soluções digitais para todas as etapas do ciclo do cultivo, como o FarmXtend (solução de agrometeorologia ultralocalizada) e o XactPlanting (solução que garante uma distribuição de sementes sem falhas).

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações clique aqui.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

CHEGA AO MERCADO NOVO SUPERÔNIBUS DA VOLKSWAGEN

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar o Volksbus 22.260 S, também conhecido como o superônibus VW, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro, transportando até cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros. Já sucesso em sua versão anterior, o novo chassis VW chega ao mercado com mais de 100 unidades encomendadas por diferentes clientes pelo Brasil.

“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta graças a uma configuração que entrega os anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Equipado com motor D08 calibrado com uma ampla faixa de torque máximo, o veículo proporciona a performance adequada para a operação, com uma economia de combustível que pode atingir 8% com a nova configuração do trem de força. Um dos grandes trunfos do modelo é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação, entregando mais eficiência para o aplicação.

Já em conforto, um dos principais atrativos é a suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além de diminuir o custo de manutenção. E, como em toda a nova linha da VWCO, esse Volksbus traz vantagens como o novo volante multifuncional com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor. Tudo isso aliado a uma nova posição do motorista que permite melhor ergonomia e maior campo de visão.

A alavanca do câmbio está reposicionada no painel para tornar a direção muito mais fácil e ergonômica e os demais componentes do cockpit também foram repensados para favorecer ângulo de visão e conforto para o motorista. O novo sistema de direção, por sua vez, reduz em até 30% o esforço nas manobras, estando ainda mais preciso.

O Volksbus 22.260 S também está mais tecnológico: o painel de instrumentos agrega mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia, como informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.

As evoluções da mais moderna linha de chassis VW também entregam mais segurança ativa e estão presentes no novo Volksbus 22.260 S, com um pacote de soluções de série que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são exemplos da inteligência embarcada nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

DAIMLER TRUCK E VOLVO PRETENDEM FORMAR JOINT VENTURE PARA PLATAFORMA DE VEÍCULOS DEFINIDA POR SOFTWARE

As duas companhias pretendem se tornar líderes no desenvolvimento de uma plataforma de veículos pesados definida por software, que vai incluir software e também hardware, fornecendo a base para diferenciar recursos de veículos digitais

Como duas companhias líderes na indústria de veículos comerciais, a Daimler Truck e o Grupo Volvo compartilham a ambição de liderar a transformação digital quanto a veículos comerciais pesados definidos por software. Para reforçar esse empenho, ambas chegaram a um acordo preliminar visando estabelecer uma joint venture para desenvolver uma plataforma comum de veículos, a ser definida por software e um sistema operacional dedicado para caminhões, fornecendo a base para futuros veículos comerciais definidos por software.

A intenção é tornar a nova joint venture uma líder no desenvolvimento de hardware e software padronizados. Esta base técnica permitirá então que a Daimler Truck e o Grupo Volvo e potencialmente outros parceiros forneçam recursos de veículos digitais diferenciados para seus produtos, melhorando, em última análise, a eficiência e a experiência do cliente.

As duas companhias pretendem ser sócios 50/50 nessa joint venture, que vai operar como uma entidade independente, com a Daimler Truck e o Grupo Volvo continuando a ser concorrentes em todas as outras áreas de negócios. No contexto dos investimentos pesados que visam a transformação rumo às tecnologias de propulsão livres de emissões de CO2, a parceria no desenvolvimento da tecnologia digital se tornou ainda mais vital para melhor atingir os objetivos de desenvolvimento e expectativas dos clientes dentro de um prazo viável.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Exatamente tão importante quanto a transformação rumo a tecnologias de propulsão livres de emissões de CO2 é a digitalização do veículo. O desenvolvimento de uma plataforma de veículo definida por software comum com o Grupo Volvo vai nos capacitar a transformar os nossos veículos em dispositivos programáveis. Isso nos permitirá conceber recursos diferenciais de veículos digitais com ainda mais rapidez e eficiência para nossos clientes de caminhões e ônibus no mundo todo. Junto com o Grupo Volvo, nós poderemos desenvolver marcos de progresso no sistema operacional de caminhões e estabelecer um padrão para o setor”.

Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo: “O Grupo Volvo e a Daimler Truck são duas grandes companhias individualmente. Agora estamos reunindo nossas forças para acelerar os benefícios aos clientes que uma plataforma de caminhões definida por software vai trazer. Dada a rápida transformação de nosso setor industrial, faz sentido colaborar para acelerar o desenvolvimento, aumentar os volumes e compartilhar os custos. Os caminhões pesados definidos por software representam uma mudança de paradigma na transformação de nosso setor. Fazer com que o caminhão se torne um dispositivo programável, com hardware padronizado e sistema operacional para possibilitar rápidas atualizações de produtos, vai viabilizar para ambas as companhias a oportunidade de agregar valor para nossos clientes e seus clientes por meio de serviços e soluções digitais diferenciadas. A parceria é realmente a nova liderança”.

A joint venture terá sede em Gotemburgo, na Suécia, incorporando os ativos e recursos já existentes de ambas as companhias na nova organização. A meta de ambos os acionistas é estabelecer o padrão da indústria para um sistema operacional de caminhão e oferecer seus produtos a outros players também. Para tanto, a joint venture irá fornecer uma plataforma comum de desenvolvedor como serviço, sobre a qual os clientes poderão construir camadas diferenciais de software.

A Daimler Truck e o Grupo Volvo, portanto, continuarão concorrentes, diferenciando-se no mercado com suas ofertas de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais. As companhias fornecerão seus próprios aplicativos para os usuários finais, construídos sobre a plataforma, a fim de oferecer recursos digitais de veículos a seus respectivos clientes.

O acordo preliminar assinado agora não é vinculativo. Um contrato final deverá ser realizado ainda este ano, visando fechar a transação final no primeiro trimestre de 2025, estando sujeito aos exames e às aprovações necessárias pelas respectivas autoridades.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

FENATRAN DESTACA A PRESENÇA FEMININA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Fórum de Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre dentro do evento, debate a importância da equidade no setor e reúne painéis, palestras e cases de sucesso sobre o tema

Responsável por movimentar 65% dos bens e mercadorias no Brasil, o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) é ainda dominado pelos homens, que representam 85% da força de trabalho. As mulheres inseridas nesse segmento estão em sua maioria em cargos administrativos em níveis iniciais de liderança, como supervisão, sendo que apenas 3% atuam na condução dos caminhões ou em cargos de alta liderança.

Com o objetivo de alterar esse contexto e ampliar a participação feminina, a FENATRAN, maior encontro para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, promove a 3ª edição do Fórum de Mulheres no Transporte e Logística. O evento ocorre na quinta-feira, dia 07 de novembro, das 14 às 17 horas, dentro da programação da 24ª edição da feira e reúne painéis, palestras e cases de sucesso que promovem a equidade no TRC e na logística.

Segundo Thiago Braga Ferreira, gerente da FENATRAN, os participantes terão a oportunidade de conhecerem e aprenderem mais com ações que transformam a cultura interna das empresas. "Vamos reunir exemplos práticos que reduzem as desigualdades de gênero e trazem mais diversidade para as organizações ", afirma.

Na curadoria do Fórum estão três projetos voltados para a inclusão de mulheres: o Movimento Vez & Voz, iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP); o Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz do Brasil; e o Movimento Rota Feminina, organização sem fins lucrativos que busca a equidade de gênero no ecossistema logístico.

Os projetos

Criado em 2022, a proposta do Movimento Vez & Voz vai além de inspirar as mulheres a atuar e conquistar seu espaço num setor predominantemente masculino. É mostrar ao mercado que é necessário desenvolver políticas para essas profissionais, promover debates, criar e desenvolver ações efetivas para originar um universo mais diverso e inclusivo.

"Temos obtido bons resultados por meio desse movimento, que incentiva a troca de ensinamentos para potencializar a capacitação das mulheres para o mercado de trabalho. Nossa pretensão é deixar claro que as iniciativas privada e pública devem caminhar juntas para que ocorra a transformação social pretendida dentro do nosso segmento", afirma a presidente executiva do SETCESP e idealizadora do movimento, Ana Jarrouge. "No final, quem ganha com todo esse movimento, é o setor, que se torna mais diverso, inclusivo, que terá mais mão de obra especializada, e evoluirá a partir dessa equidade", completa.

O sindicato também realiza anualmente a pesquisa Vez e Voz Índice de Equidade, que avalia as políticas e ações das empresas para garantir a igualdade de oportunidades para homens e mulheres. Em 2023 a nota geral do setor foi 37 (de um total de 100) e em 2024 subiu para 40. "Mesmo que discreto, temos que comemorar este resultado, pois é uma mudança cultural e este tipo de transformação leva tempo. O papel do movimento é guiar as empresas nesta jornada e ajudá-las nesta transformação cultural, então estamos conseguindo atingir nosso propósito", comemora Ana Jarrouge.

A Voz Delas é outro movimento que participa do Fórum de Mulheres no Transporte e Logística. A iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil busca conscientizar a sociedade por meio de parcerias sobre a importância das mulheres que estão nas estradas e suas necessidades, tanto as condutoras de caminhões com as cristais, como são conhecidas as companheiras dos caminhoneiros. Criado em 2019, faz parte da agenda de ESG da Mercedes-Benz do Brasil que investe em diferentes ações junto a empresas do ecossistema do transporte para melhorar a segurança e a infraestrutura, promover treinamentos, custeio de CNH e cursos de habilitação profissional.

"Participar de mais um ano da FENATRAN para nós, é incrível, pois conseguiremos mobilizar e conscientizar as pessoas para ter um olhar voltado a essas mulheres e unimos forças junto a outros movimentos para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser e que a nossa jornada por uma transformação no cenário do transporte para elas será permanente", explica Ebru Semizer, Gerente sênior de pós-vendas e idealizadora do Movimento.

O Movimento Rota Feminina também parte do mesmo princípio e busca contribuir para a evolução da diversidade de gênero no ecossistema logístico. Criado por Suzana Soncin, CEO da i9Exp com 30 anos de experiência no mercado, e Fernanda Sarreta, CEO da FS Consultoria, foca na capacitação e no desenvolvimento profissional, promovendo ações de mentoria, workshops, cursos e eventos, entre outras iniciativas para preparar a entrada de mulheres nos segmentos de transporte e logística como um todo.

"Nosso propósito é sair desses encontros com ações práticas que valorizem a mulher para que ela conquiste seu espaço. Mas para que esse objetivo seja atingido, contamos com a participação dos homens em nossos eventos. Não queremos ser o Clube das Luluzinhas. Mulheres e homens podem – e devem – atuar juntos para desenvolver suas competências e, com isso, todos se beneficiam", afirma Suzana Soncin.

"Ter um sponsor como a FENATRAN e trabalhar em um evento com essa dimensão fortalece, contribui para que esses movimentos continuem evoluindo", conclui Fernanda Sarreta.

O Fórum de Mulheres no Transporte e Logística é uma das ações do projeto Com Elas na FENATRAN. Lançado na edição passada, em 2022, tem como objetivo tornar o evento cada vez mais representativo e inclusivo para as mulheres do segmento.

O evento

A 24ª edição da FENATRAN, que ocorre entre 04 e 08 de novembro no São Paulo Expo, é uma realização da RX Brasil e reunirá mais de 600 marcas de toda a cadeia do transporte, como montadoras, fabricantes de implementos rodoviários, empresas de intralogística e de tecnologia para armazéns.

A exibição tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

FENATRAN
SD&Press

domingo, 19 de maio de 2024

TOYOTA CELEBRA EXPORTAÇÕES RECORDE DE 700 MIL VEÍCULOS

Veículos produzidos pela Toyota no Brasil são exportados para 22 países da América Latina e Caribe

A Toyota do Brasil celebra um marco significativo em sua trajetória: a exportação de 700 mil veículos. O primeiro capítulo dessa história remonta aos anos 70, com o Toyota Bandeirante nacional. Mas as exportações ganham força a partir de 2012, impulsionadas pela produção de novos modelos na planta de Sorocaba e pela introdução de tecnologias de eletrificação.

Atualmente, a Toyota lidera as exportações no mercado automotivo brasileiro, tendo enviado 82.419 carros, o equivalente a 40% de sua produção, para 22 países da América Latina e do Caribe em 2023. O SUV Corolla Cross foi o carro mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. Esse feito ressalta a competitividade regional do parque tecnológico e da produção brasileira.

"A Toyota celebra orgulhosamente a marca de 700 mil veículos exportados, resultado da forte presença da marca na América Latina e Caribe. Esse feito é resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente. Além disso, ao exportar tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade da região", afirma Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe.

Como a principal exportadora de veículos do Brasil, a Toyota tem contribuído significativamente para a economia do país. Recentemente, anunciou um investimento de R$ 11 bilhões para a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores, além da introdução de dois novos modelos híbridos, que contribuem para a empresa manter o seu protagonismo em eletrificação e exportações.

A oferta de veículos híbridos produzidos no Brasil para o mercado da América Latina e Caribe não só contribui com a descarbonização da região, como também reforça a pauta de tecnologia nas exportações da indústria brasileira e a atração de investimentos em toda a cadeia de valor.

"A ampliação de nossa capacidade produtiva e a oferta de novos modelos e tecnologias demonstra o quanto acreditamos no Brasil como base exportadora para a região. Com novos investimentos, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda no país e fortalecendo a indústria automotiva nacional", destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Uma história de sucesso e crescimento sustentável

A trajetória de exportações da Toyota do Brasil começa em 1971 com o utilitário Bandeirante, enviado para países da América Latina e utilizado até mesmo em missões de paz da ONU. A inauguração da planta de Indaiatuba, em 1998, marca o início da produção do Corolla, ampliando a influência da Toyota além das fronteiras nacionais.

Em 2002, a nova geração do Corolla inicia uma era de sofisticação e desempenho, levando a marca a entrar em novos países. A estratégia de crescimento continuou em 2012, com a inauguração da fábrica de Sorocaba e o lançamento do Etios, permitindo a empresa expandir ainda mais suas exportações na região.

Seguindo seu DNA de inovação, a Toyota lançou a 12ª geração do Corolla em 2019, com motorizações híbridas à gasolina e flex, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2021, o Corolla Cross, o único SUV híbrido produzido no Brasil, abriu novos mercados na região.

A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O investimento de R$ 11 bilhões no país até 2030 ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca, visando consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações. 

Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 66 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 70 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas ("Happiness for All") e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

sábado, 18 de maio de 2024

MERCEDES-BENZ ANUNCIA NEUTRALIDADE DE CO2 NAS UNIDADES DA ARGENTINA

Iniciativa inclui o Centro Industrial Juan Manuel Fangi, que produz todos os veículos Sprinter comercializados no mercado brasileiro

No contexto da comemoração do Dia Internacional da Luz, celebrado no mês de maio, a Mercedes-Benz Argentina anuncia que todas as localizações da empresa no país são agora neutras em CO2. Desde 2022, o Centro Industrial Juan Manuel Fangi, onde são fabricados todos os veículos Sprinter comercializados no Brasil, é neutro em CO2 e, agora, a Sede Central localizada em Munro e o Centro de Treinamento em Malvinas Argentinas também atingiram este marco.

A Mercedes-Benz segue uma estratégia global chamada "Ambition 2039", que busca preservar os recursos junto com a proteção climática e a qualidade do ar em todas as suas operações. Além disso, medidas de proteção ambiental são implementadas em toda a cadeia de valor e parcerias são estabelecidas com seus membros para cumprir os objetivos definidos. Dessa forma, se torna possível alcançar o triplo impacto positivo buscado que inclui os aspectos social, ambiental e econômico.

Em todas as plantas da Mercedes-Benz no mundo, o programa “Green Production” é implementado, focando na eficiência no uso de energia, água e tratamento de resíduos. Esses objetivos definidos pela Matriz estão se tornando cada vez mais desafiadores e, em 2022, a Mercedes-Benz Argentina já havia alcançado a neutralidade em CO2 na fábrica. No entanto, neste ano, alinhando-se à política de eficiência energética, foi alcançado que toda a energia elétrica que alimenta os escritórios de Munro e o Centro de Treinamento também provenha de fontes renováveis, tanto eólica quanto solar.

Esse gerenciamento foi possível graças ao trabalho conjunto das Áreas de Compras, Jurídico e Facility, que permitiram cumprir com os compromissos assumidos pela organização para ser neutra em CO2 em todas as localizações.

A proclamação do Dia Mundial da Luz é um evento que surgiu a partir de uma iniciativa internacional promovida por vários países e respaldada pela UNESCO. Este dia comemora e celebra a importância da luz em diversos aspectos da vida diária e seu impacto em múltiplas esferas da sociedade, desde a ciência até a cultura.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

MITSUBISHI MOTORS APOIA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA INÉDITA DA VOZ DOS OCEANOS

Por terra, a tripulação formada exclusivamente por mulheres estará a bordo da picape L200 Triton Sport Outdoor GLS0

Sempre atenta a tudo aquilo que envolve a vida no fora de estrada, a Mitsubishi Motors anuncia o apoio ao projeto Voz dos Oceanos (Voice of the Oceans), que inicia neste mês de maio uma jornada de 70 dias por cerca de 20 cidades litorâneas de Santa Catarina ao Pará.

A expedição inédita guiada por uma pesquisa científica em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) será amplamente divulgada nas redes sociais da Voz dos Oceanos e terá o apoio terrestre da Mitsubishi Motors. A bordo da picape L200 Triton Sport Outdoor GLS, a tripulação, formada exclusivamente por mulheres, estará dividida na missão de coletar bivalves para o estudo, ao mesmo tempo que registram e divulgam projetos socioambientais, cultura regional, atrações turísticas e gastronomia sustentáveis.

Liderada pela família Schurmann, que celebra 40 anos de aventuras pelo mundo, a Voz dos Oceanos busca apresentar ao fim da jornada um diagnóstico de microplásticos em organismos marinhos, abordando, inclusive, a preocupação crescente com a segurança alimentar derivada da exposição humana por meio da ingestão de alimentos de origem marinha.

Por mar e terra, a Voz dos Oceanos segue adiante com a missão de conscientizar a sociedade sobre a invasão e poluição dos resíduos – incluindo plástico e microplásticos – no oceano, além das consequências da crise climática. Mobilizando pessoas, empresas e governos para a mudança de hábitos, a iniciativa vem desenvolvendo ações baseadas nos pilares Arte, Ciência, Educação e Inovação.

HPE Automotores No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores

RÁPIDO SUMARÉ RECEBERÁ PRIMEIROS 55 ÔNIBUS DA IVECO BUS

Cada vez mais ativa no transporte urbano das cidades brasileiras, a IVECO BUS foi escolhida pelo Rápido Sumaré, operador do Estado de São Paulo, na renovação da frota de transporte urbano. A empresa do Grupo Belarmino, um dos maiores conglomerados de transporte do Brasil, está recebendo as primeiras 55 unidades do chassi BUS 17-280, como parte de um fornecimento que inclui a entrega de outros novos ônibus ao longo do ano. O concessionário Mercalf realizou a negociação.

O BUS 17-280, encarroçado pela Mascarello, estreia a nova identidade do transporte coletivo de Piracicaba, no interior paulista, com visual inspirado nas cores da bandeira do município. 

Além de Piracicaba, a Rápido Sumaré, com a marca MOV, opera em diversas cidades do interior paulista, como Paulínia, Nova Odessa, Vinhedo, Várzea Paulista e São João da Boa Vista. Este considerável fornecimento confirma, mais uma vez, a competividade e a eficiência do chassi da IVECO BUS, produzido no Brasil com foco nas necessidades do cliente local.

Pensado para rentabilidade máxima no transporte de passageiros, o BUS 17-280 é a escolha ideal para quem prioriza um ônibus de alto desempenho. O chassi na faixa de 17 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, oferecendo o melhor consumo de combustível da categoria, segundo os próprios clientes da IVECO.

“O BUS 17-280 é um dos nossos carros-chefes, desenvolvido conforme as necessidades do operador brasileiro. O modelo produzido em Sete Lagoas (MG) assegura robustez para encarar os desafios da operação diária, com alta capacidade de transporte, maximizando os resultados dos sistemas de transporte”, aponta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Ampla faixa de torque com redução de consumo

Com base no conceito de downspeeding, o motor FPT N67 Euro 6 do BUS 17-280 opera com baixas rotações e ampla faixa de torque máximo, resultando em menos trocas de marchas, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor. São 280 cavalos a 2.500 rpm, maior potência do segmento, com turbointercooler, injeção eletrônica Common Rail e torque de 950 Nm, na faixa de 1.250 rpm a 1.970 rpm. A transmissão ZF é manual, de seis velocidades.

O sistema de pós-tratamento SCR (Redução Catalítica Seletiva) com Arla 32 dispensa o uso de EGR (Recirculação por Gases de Escape). Conjunto suspensão e freios de alta tecnologia oferecem mais estabilidade e segurança, menor custo de manutenção e maior rentabilidade.

A configuração do BUS 17-280 permite carrocerias para até 59 passageiros + o motorista, para transporte urbano, rodoviário e fretamento.

“Sermos escolhidos por um grupo tão sólido como o do Rápido Sumaré confirma que estamos no caminho certo para aumentarmos nossa participação no mercado de ônibus no Brasil”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina. “Estamos prontos para atender a demanda de grandes clientes como o Grupo Belarmino, com soluções e produtos competitivos, sempre próximos”.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO RAIL APRESENTA PROSPER HYBRID NO SEMINÁRIO VLT - MOBILIDADE E REQUALIFICAÇÃO URBANA

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de Trens, participou nesta semana do Seminário VLT - Mobilidade e Requalificação Urbana, promovido em São Paulo pelo Instituto de Engenharia, e apresentou o seu mais recente produto em desenvolvimento, o Prosper VLT Hybrid. O novo veículo surge como uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades e une a eficiência dos motores diesel e elétrico para oferecer melhor desempenho na operação, com preservação ambiental e sustentabilidade.

"A Marcopolo Rail tem capacidade para desenvolver e produzir localmente modais ferroviários adequados à potencial demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Existem diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, entre outras, estudando a implantação de novos ramais ferroviários, bem como a revitalização de ramais existentes. Ter à disposição um produto moderno, sustentável e produzido no Brasil é muito importante para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento no País", comenta Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

O Prosper Hybrid é um produto versátil, que oferece conforto e segurança aos usuários, com design moderno e baixos custos de implantação e operacionais. Possui powertrain híbrido, com motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de Lítio, conversão de tração e motor diesel, com pós-tratamento dos gases de exaustão.

Pode operar de forma bidirecional, com embarque em plataforma de 1,1m de altura e pode ser produzido nas bitolas métrica, standard e larga, de acordo com a demanda do cliente operador. Para maior conforto e segurança dos usuários, possui sistema de ar-condicionado com refrigeração e aquecimento, poltronas internas ergonômicas e uma completa gama de opcionais.

O Prosper Hybrid pode ser operado de três formas: utilizando apenas o motor elétrico, usando apenas o motor diesel e com a combinação dos dois sistemas. Para isso, o seu powertrain possui um motor diesel, de 315 kW de potência (a 1.800 rpm), com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR, com tanque de ureia, e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.

O veículo conta com um gerador de partida especialmente desenvolvido, que pode ser usado como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia da bateria para o motor/gerador e vice-versa, permitindo que o modo de operação seja adaptado ao perfil da via a qualquer momento. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria. Esta energia armazenada, será reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, Carros de Passageiros, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização de sistemas já existentes.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CHEVROLET E RENAULT CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL INTERLAGOS 2024

O evento que será realizado entre 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, agora conta com participação de 15 montadoras.

Os organizadores do Festival Interlagos 2024, maior evento de experiência motor do mundo, anunciam que outras duas montadoras de peso confirmaram participação no evento, que acontece entre 8 e 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo: a Chevrolet e a Renault. O evento já tem a confirmação de 15 marcas: Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat, além das que acabam de assinar os contratos.

"A participação da Chevrolet no Festival é uma oportunidade para interações com o consumidor, reforçando nosso novo momento de marca e produto. Vamos promover experiências com nossa nova linha de veículos, que está sendo completamente renovada", diz Guilherme Arruda, diretor sênior de Marketing e Marca da General Motors.

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados pelo mundo do automóvel, o evento terá outras atrações além das montadoras. Serão cerca de 40 expositores que compõem a cadeia automotiva do mercado nacional, com destaque para acessórios, autopeças, lubrificantes, blindagens, seguros e diversos outros tópicos. O evento reúne test-drives, carros expostos, entretenimento, negócios (venda de veículos, produtos e serviços), lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões, onde só havia a exposição de novos veículos.

Com público estimado em 120 mil visitantes, o Festival Interlagos 2024 continua negociando com mais 11 montadoras. Marcio Saldanha, idealizador do evento e CEO do Festival Interlagos, garante que a edição 2024 do Festival terá um ingrediente que vai fazer com o que o público se lembre dos antigos eventos do setor. "Será justamente a presença maciça das montadoras. Já são 15 marcas e estamos nos empenhando para levar as demais ao evento. Claro que o formato inovador, com toda a experiência proporcionada ao visitante, será o maior diferencial do Festival Interlagos 2024", resume.

Festival Interlagos
Assessoria de Imprensa
> Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
> Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
> Rodrigo Samy
rodrigosamy@gmail.com
> Sara Puerta
sarapuerta@gmail.com

VIAÇÃO SANTO ANTÔNIO DE TURISMO ADQUIRE NOVOS ÔNIBUS BUSSCAR

 Empresa paulista investiu em três El Buss FT

A Viação Santo Antônio de Turismo – Visatur, com sede em Americana (SP), está recebendo três El Buss FT Busscar, montados em chassi Volkswagen 17.230. Os veículos entregues em maio apresentam ar-condicionado, sensor de estacionamento e itinerário eletrônico.

O salão de passageiros é composto por 47 poltronas Class Soft com tomada USB, cinto de segurança de três pontos retrátil e apoio de braços e pés. Os assentos ainda dispõem de conjunto de porta copos individuais e porta pacotes com luz de leitura.

A poltrona do motorista conta com amortecedor pneumático, apoio de cabeça e cinto de segurança três pontos. O revestimento interno do veículo é composto pelas cores azul, vermelho e cinza.

A Visatur – Viação Santo Antônio de Turismo, é uma das mais tradicionais operadoras de fretamento contínuo e eventual da região metropolitana de Campinas, atendendo empresas de vários segmentos. Desde 1980 no mercado de transportes, a Visatur atua em viagens de curtas distâncias dentro do estado de São Paulo e promove roteiros turísticos por todo o país.

Busscar


sexta-feira, 17 de maio de 2024

NÃO É SÓ DE ÁGUA QUE ESTAMOS "POR AQUI". Por Marli Gonçalves*

Foto: Daniel Pinheiro - Coletivo Água Até Aqui.

Estamos todos por aqui, até aqui, transbordando, mais do que água, por decepções em série. Lembro de uma comediante de origem francesa que dobrava o "r", e que agora diria "Estamos porrraqui" e para muitas coisas, que a lista é bem grande.

Um grupo de jovens gaúchos que moram em São Paulo criou um coletivo muito interessante e puseram em prática uma ideia boa e simples como forma de chamar a atenção para a tragédia que se desenrola no Rio Grande do Sul, para que se tenha noção de até onde a água chegou, dois, três ou mais metros em alguns locais. Não só, mas também para alertar sobre a gravidade cada vez mais próxima das catástrofes, das emergência climáticas e a necessidade de preparo antes que aconteçam. Espalharam na Avenida Paulista e em outros centros de atração da Capital adesivos "Água até aqui", que grudaram bem alto, em vários locais, justamente mostrando a altura de até onde a água chegou, soterrando praticamente cidades e vilas inteiras no Sul do país, com milhares de desabrigados, mais de uma centena de mortos e, ainda , de outra centena de desaparecidos. Pretendem com isso que sintamos e nos coloquemos no lugar dos gaúchos, compreendendo como seria uma inundação como aquela se tivesse ocorrido, por exemplo, aqui em São Paulo. Se bem que já experimentamos umas boas noções a cada chuva mais forte.

Não dá pra deixar de pensar na continuidade dessa ideia com tantos problemas que transbordam diante de nossos olhos, e alguns adesivos teriam de ser afixados não só no alto, mas também até em bueiros. Nos caminhos percorridos pelos poderosos, em seus elevadores, no espelho de seus banheiros, nas etiquetas das roupas que compram. Na caneta com a qual assinam barbaridades. Ia faltar adesivos.

Os gaúchos tornaram real uma vontade que acalento desde que adotei a hashtag #ÁrvoreNãoÉLixeira, uma luta inglória e solitária que encampo contra – e são muitos - quem usa as árvores da cidade para depósito de todo tipo de lixo, ou mesmo aqueles que tentam envenená-las por conta das coitadas espalharem suas folhas, ou atrapalharem a visão de seus letreiros ou garagens. Já vi de um tudo, e nem conto as bobagens ou desculpas esfarrapadas que ouço quando confronto os responsáveis. Pensei há algum tempo se funcionaria um adesivo para protegê-las.

Mas esse é outro assunto. Voltando ao tanto que temos de temas que estamos "por aqui", enumeramos as tentativas insanas de acabar com direitos adquiridos após tantos anos de luta, as barbáries perpetradas diariamente contra as mulheres, contra a comunidade LGBTQIA+, o racismo, a violência policial. A falta de atitudes reais.

Repararam? – e apenas um fato entre tantos – repare só: quase todos os motoristas flagrados em acidentes cada vez mais mortais de que temos notícia não só estavam embriagados, como muitos curtindo "rachas", mas sobretudo sem qualquer habilitação e há muitos anos, colecionando multas, claro que não pagas, andando por ai colocando todos nós em perigo? Só eu e você sabemos disso? Os locais de encontro dos irresponsáveis são públicos e notórios, mas... Há algumas blitzes; sempre vejo uma que ocorre na Avenida Europa, nos Jardins, em geral no domingo, hora do almoço, tudo marcadinho e não sou só eu que sei disso, eles também. Ok. Quando os policiais viram as costas, todos voltam com seus possantes numa espécie de desfile, barulhento e muito perigoso, alta velocidade, pista de teste de Ferraris e quetais, acompanhadas por carros mais simples, com motores mexidos. Virou lugar "turístico" e os apreciadores vêm de longe, em grupos, trazem até cadeirinha de praia, se instalam por todo o percurso da avenida.

Estamos por aqui também de tantas mentiras oficiais. Muitas, toda hora, de todas as esferas de poder. E as não-oficiais. Muitas. Fake news pavorosas que já desenham no ar o que será a peleja das próximas eleições. Na área do Judiciário sambam em nossas cabeças, que abaixamos por conhecermos o poder que dali emana, a força daquela mão que pode nos calar, e de vez, como cala muitos setores da imprensa, sinto dizer, infelizmente.

Vão faltar adesivos na praça se essa moda pega. Ficaremos cansados também se, além dos adesivos, começássemos a demonstrar que estamos por aqui, até aqui, ó! usando aquela espécie de continência torta que podemos fazer batendo em nossas testas com a mão reta, mostrando que está ultrapassada a nossa paciência, acima de nosso nariz, do que nossos olhos presenciam, nossos ouvidos tomam conhecimento.

Transbordamos todos os dias, e em todo o país.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


MERCEDES-BENZ SPRINTER É REFERÊNCIA EM SEGURANÇA E APOIA A CAMPANHA MAIO AMARELO

A Mercedes-Benz destaca o pioneirismo da linha Sprinter durante a campanha nacional do Maio Amarelo que ocorre neste mês para conscientização sobre segurança no trânsito. Equipada com itens de segurança de série em toda a linha, a Sprinter oferece o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e o ESP Adaptativo 9I® mais completo da categoria, evidenciando a importância do investimento em tecnologias que colaboram para um trânsito seguro.

A linha Sprinter oferece o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), que detecta obstáculos à frente, alerta o motorista e inicia a frenagem de forma autônoma, caso o motorista não atue. A marca conta ainda com o ESP Adaptativo 9I® mais completo da categoria, com 15 assistentes agindo simultaneamente para oferecer maior estabilidade e diminuir consideravelmente as chances de possíveis tombamentos do veículo em manobras bruscas.

“Reforçamos o nosso comprometimento com um trânsito mais seguro durante o Maio Amarelo oferecendo aos nossos clientes o produto mais seguro da categoria. O bem-estar dos nossos motoristas, passageiros e também dos pedestres é uma das nossas prioridades e, por esse motivo, investimos continuamente em tecnologias inovadoras de segurança ativa que visam evitar que os acidentes ocorram, proporcionando uma experiência positiva em todos os aspectos”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Aline Rapassi

Para proporcionar ainda mais conforto e segurança em longas distâncias, a Sprinter também traz como tecnologia de série o Assistente de Vento Lateral, que ajuda a manter o veículo em sua trajetória, mesmo sob influência de fortes rajadas que tendem a desestabilizar o veículo. Além disso, o produto vem equipado com o Alerta de Fadiga, sistema capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoros e visuais, a necessidade de realizar uma pausa.

Todos esses equipamentos de segurança ativa funcionam com o propósito de minimizar significativamente situações de risco e acidentes. Entretanto, em caso de ocorrências, a linha Sprinter também oferece itens de segurança passiva como airbag duplo, além da estrutura do veículo ser projetada para sofrer possíveis deformações, gerando menos impacto em seus ocupantes com o intuito de preservar a vida de todos.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil