segunda-feira, 3 de junho de 2024

IVECO BUS E VIA ANUNCIAM A ASSINATURA DE DOIS MEMORANDOS DE ENTENDIMENTO PARA EXPLORAR SOLUÇÕES PERSONALIZADAS DE TRANSPORTE SOB DEMANDA

IVECO BUS e Via anunciam a assinatura de dois memorandos de entendimento. Esses acordos, assinados respectivamente com o Politecnico di Milano e o Humanitas, referem-se à implementação de projetos-piloto para oferecer soluções de transporte personalizadas e flexíveis que atendam à demanda de empresas privadas.

No âmbito da longa parceria entre a IVECO BUS e a Via, dois memorandos de entendimento foram assinados para explorar soluções de transporte sob demanda que combinam o uso de veículos IVECO BUS, como micro-ônibus movidos a energias alternativas, com o aplicativo de software, o design de serviços e a experiência operacional da Via.

O primeiro memorando se refere ao projeto com o Politecnico di Milano que visa a implementar uma nova solução de transporte sob demanda para estudantes e docentes a fim de facilitar a mobilidade. O segundo foi assinado com o Humanitas para promover uma mobilidade acessível e conveniente a colaboradores e estudantes do hospital.

O objetivo é oferecer uma solução de mobilidade inovadora e flexível por meio de uma oferta fácil de implantar e personalizar. Esses dois casos de uso e os dois parceiros específicos foram identificados em conjunto com o Laboratório de Economia Circular, uma parceria entre a Cariplo Factory e o Intesa Sanpaolo Innovation Center.

Marco Franza, head do Bus Customer Service, afirma: "Estes acordos demonstram a ambição da IVECO BUS de ir além na oferta de serviços e de explorar uma estratégia integrada de soluções de transporte. Com a Via, trabalhamos para oferecer aos passageiros serviços de suporte inovadores que proporcionarão uma experiência melhor de mobilidade."

"Estamos muito felizes em trabalhar com a IVECO BUS, o Politecnico di Milano e o Humanitas para levar inovação em transporte às comunidades do Politecnico di Milano e do Humanitas", complementa Anthea Greco, gerente nacional da Via na Itália, na Espanha e em Portugal. "Juntos, utilizaremos nossa experiência e tecnologia de ponta para atender às necessidades de mobilidade de estudantes, docentes e colaboradores do Politecnico di Milano e do Humanitas, reduzindo o congestionamento, melhorando a qualidade do ar e aumentando a acessibilidade geral na cidade. Esta iniciativa marca o início do que consideramos ser uma série de projetos marcantes que visam a aprimorar o transporte urbano e corporativo."

Via

Fundada em 2012, a Via foi pioneira na categoria TransitTech ao usar novas tecnologias para desenvolver sistemas de mobilidade pública, otimizando redes de ônibus, serviços de traslado, veículos compatíveis com cadeiras de rodas, ônibus escolares, além de veículos autônomos e elétricos em todo o mundo. Ao desenvolver a rede de transporte mais eficiente, igualitária e sustentável do mundo para todos os passageiros, como pessoas com mobilidade limitada, quem não tem smartphone e comunidades sem conta bancária, a Via trabalha com parceiros para reduzir os custos do transporte público e oferecer opções de transporte que se equiparem à conveniência de um carro pessoal e reduzam os efeitos sobre o meio ambiente. Entre os setores de transporte e tecnologia, a Via é uma líder de mercado visionária que combina inovação de software com design de serviço sofisticado e experiência operacional para melhorar profundamente a maneira como o mundo se move, oferecendo tecnologia em 700 comunidades e em mais de 35 países.

Laboratório de Economia Circular

O Centro de Inovação Intesa Sanpaolo, por meio do Laboratório de Economia Circular (a iniciativa de inovação decorrente da parceria com a Cariplo Factory para disseminar novos modelos de agregação de valor de interesse coletivo, acelerando a transição para modelos de economia circular), desempenhou um papel crucial no apoio à IVECO BUS ao identificar casos de uso e parceiros estratégicos para o desenvolvimento conjunto e a implementação de projetos de mobilidade com o uso da tecnologia de transporte responsivo conforme a demanda. Por meio de mapeamento preciso e envolvimento direcionado em nível nacional, a CE Lab identificou as universidades, instituições e empresas mais adequadas para colaborar na criação de soluções inovadoras de mobilidade digital.

Politecnico di Milano

O Departamento de Engenharia Mecânica (DMEC) do Politecnico di Milano promove e desenvolve a cultura, a pesquisa e a inovação em busca de soluções futuras de transporte com o objetivo de incentivar mudanças de comportamento rumo a uma mobilidade mais sustentável. O DMEC ajudará na identificação de casos de uso de possível interesse para estudantes e docentes.

IRCCS Istituto Clinico Humanitas

O HUMANITAS é um hospital e centro de pesquisa e ensino altamente especializado, que abriga a Humanitas University, um instituto acadêmico dedicado às ciências médicas. Construído ao redor de centros de prevenção e tratamento de câncer, doenças cardiovasculares, neurológicas, autoimunes, inflamatórias e ortopédicas, com um Centro Oftalmológico e um Centro de Fertilidade, o Humanitas também opera um Departamento de Emergência altamente especializado e o Hospital de Emergência 19, dedicado ao tratamento de doenças infecciosas. O Humanitas é o primeiro hospital italiano com certificação de qualidade da Joint Commission International desde 2018 na categoria Hospital acadêmico. O Humanitas é credenciado pelo Serviço Nacional de Saúde da Itália. Nomeado como um IRCCS pelo Ministério da Saúde (um credenciamento no sistema italiano que reconhece instituições dedicadas à excelência em atendimento clínico e pesquisa), o Humanitas é um centro de pesquisa conhecido internacionalmente e concentrado em doenças relacionadas ao sistema imunológico. O Humanitas Research Hospital é o carro-chefe de um grupo hospitalar também presente em Milão, Bergamo, Turim, Catânia e Castellanza (Varese).

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

MARCOPOLO RAIL AMPLIA CAPACIDADE PRODUTIVA E LANÇA NOVOS PRODUTOS, FOCADA NO CRESCIMENTO DO SETOR FERROVIÁRIO.

Unidade de negócio investe em modernização e tecnologia tanto em nível industrial como em novas opções de propulsão

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, amplia sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área total, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. No espaço, serão produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que vão atender às diferentes demandas por transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina, além de contar com a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos.

Entre os modelos que serão fabricados pela unidade está o recém-apresentado ao mercado, o Prosper VLT Hybrid. "O veículo híbrido é voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2", destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

A ampliação da estrutura fabril deve melhorar a competitividade da unidade, pois além de possuir equipamentos de ponta, conta também com uma equipe de produção altamente especializada, com capacitação constante de seus profissionais. O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.

Para a criação do novo espaço, foram feitos investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria. Combinado a tudo isso, a Marcopolo Rail está localizada em um espaço que permite a sinergia com outras áreas da Marcopolo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados.

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

Formação de mão de obra especializada

A Marcopolo Rail investirá também na formação de equipes de engenharia, para atuar no desenvolvimento de projetos para o segmento ferroviário. A iniciativa permite que a companhia esteja preparada para desenvolver veículos cada vez mais personalizados, de acordo com os diferentes desafios do setor de transporte sobre trilhos no país, além de contribuir com a valorização dos profissionais brasileiros.

"Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda temos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, no Brasil e no exterior, tornando o Brasil uma referência em soluções em mobilidade", conclui Petras Amaral.

Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CUMMINS BRASIL E INSTITUTO TRATA PROMOVEM CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS (SP)

Na Semana do Meio Ambiente, a partir desta segunda-feira e até 6 de junho, a Cummins Brasil e o Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que luta pela conscientização da importância do acesso ao saneamento básico, promovem o projeto “Brincar para Sanear” em três escolas públicas de Guarulhos (SP). Esta ação educacional, que prevê impactar mais de 880 estudantes, tem como objetivo sensibilizar não somente os alunos(as) como também os demais profissionais das instituições de ensino, por meio de atividades lúdicas, sobre o papel crucial do acesso água e dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para a qualidade de vida.

O “Brincar para Sanear” integra as ações do Cummins Water Works (CWW), programa estratégico global para fortalecer comunidades por meio de água sustentável e para discutir a crise hídrica global que tem efeitos negativos diretos na saúde, educação, igualdade de gênero e no crescimento de economias inteiras. “O Brasil está entre os países prioritários para o CWW e o “Brincar para Sanear” nesta agenda representa um importante passo para avançarmos”, afirma Soraia Senhorini Franco, gerente executiva de Responsabilidade Corporativa da Cummins.

O papel da conscientização sobre a importância do saneamento é crucial para munir os jovens na luta pelo avanço dos serviços básicos. Nesse sentido, ações de educação ambiental, como o “Brincar para Sanear”, visam transformar os estudantes em multiplicadores do conhecimento junto aos seus círculos familiares e sociais diante do cenário nacional que aponta mais de 32 milhões de habitantes sem acesso a água potável e cerca de 90 milhões convivendo sem o saneamento básico.

As atividades do projeto em Guarulhos (SP) serão promovidas nas escolas E.E Vitor Civita, E.E Comandante João Ribeiro de Barros e E.E Sebastiao Walter Fusco, por meio de 11 apresentações realizadas pelos funcionários da Cummins (colaboradores voluntários) e pela equipe da Trata Brasil.

Cummins Water Works 

Implantado no Brasil em 2021, o CWW é impulsionado na região por meio de parcerias com duas ONGs especialistas nestes grandes temas sociais: a The Nature Conservancy (TNC) e a Water.org, empenhadas em enfrentar as crises mais urgentes juntamente com as ações lideradas pelo time de colaboradores voluntários. Nestas parcerias, o investimento social é realizado pela Fundação Cummins e cada ONG possui suas metas, além de trabalharem de forma diversa. A Water.org, por meio de microfinanciamento, é responsável por levar água às comunidades mais carentes, ou seja, o foco é no usuário final. Já a TNC foca diretamente na conservação de nascentes e mananciais para redução de erosões e maior retenção de água.

Este programa, chamado “Fundo de Água de São Paulo”, também conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global e da Water Resilience Coalition (WRC) visando assegurar a segurança hídrica nas bacias prioritárias que apresentam forte escassez na região metropolitana da cidade. A iniciativa promove a conservação e restauração florestal, melhores práticas no uso do solo e saneamento rural em áreas prioritárias nas bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), Alto Tietê e Paraíba do Sul (parte da porção paulista).

Desde a implantação no Brasil, as ações da Cummins juntamente com a Water.org beneficiaram mais de 300 mil pessoas por meio de 85 mil microcréditos liberados e aproximadamente 1200 estudantes engajados com temas de conscientização ambiental. A parceria entre TNC promoveu a restauração de 31 mil hectares, com foco na preservação de mananciais, ação que inclui plantio de árvores, instalação 105 fossas sépticas para melhora na preservação das nascentes, resultando na conservação e benefício em torno de 352.000 m³ de água.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação. O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos. Para mais informações, clique aqui.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

EMTEL ADQUIRE 91 DAILY E 23 TECTOR EM NEGOCIAÇÃO COM A IVECO PARA ATENDER DEMANDA DA COPASA-MG

A IVECO concluiu a venda para a EMTEL, empresa locadora com sede em Belo Horizonte (MG), para o fornecimento de 91 unidades do Daily 35-160 e 23 unidades do Tector 9 toneladas. Esta negociação tem como objetivo atender à crescente demanda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em suas obras e serviços de manutenção.

Os caminhões adquiridos pela EMTEL possuem implementos específicos com foco nas necessidades operacionais da Copasa-MG. Os veículos Daily estão equipados com carrocerias de carga seca de metal, enquanto os caminhões Tector contam com carroceria de madeira e caçamba, adequadas para diferentes tipos de transporte e uso em obras de saneamento.

"Esta venda, resultado de uma licitação pública de locação, fortalece a parceria entre a IVECO e a EMTEL, que já é um importante parceiro de negócios da montadora e possui diversos modelos da marca em sua frota", afirma George Carloto, gerente Comercial da IVECO. O financiamento foi realizado por meio da IVECO CAPITAL, braço financeiro do Iveco Group, garantindo condições especiais para a aquisição dos produtos.

No portfólio completo da IVECO, dos leves aos pesados, destaque para a linha Daily, primeiro veículo leve com transmissão automática fabricado no Brasil e líder absoluto no segmento de chassi-cabine, e para a gama Tector, que tem a versatilidade como ponto forte com modelos que atuam entre 9 e 31 toneladas. Ambos proporcionam o melhor TCO do mercado de transportes para autônomos e frotistas.

O CEO da EMTEL, Luciano Miranda, destaca a parceria com a IVECO, o concessionário DEVA e o IVECO CAPITAL na negociação. Na visão de Miranda, o Daily e o Tector atendem muito bem ao que foi exigido no edital. O atendimento e o pós-venda da marca também contribuíram para que o cliente alcance o seu objetivo. "Para nós este fornecimento é extremamente importante e demonstra o cumprimento do nosso planejamento, além de firmar ainda mais a parceria com a IVECO", comenta Miranda.

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, a relevância desta transação está não apenas no número de veículos envolvidos, mas também na cooperação entre empresas de diferentes setores para atender às demandas de infraestrutura e serviços públicos, promovendo o desenvolvimento regional e a eficiência operacional.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CORTECO NA OFICINA É A NOVA WEBSÉRIE DA MARCA COM DICAS TÉCNICAS PARA REPARADORES

Para apoiar os profissionais da reparação com informações técnicas e dicas sobre aplicações da sua linha de produtos, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, está lançando a websérie “Corteco na Oficina”.

A primeira temporada da “Corteco na Oficina” conta com 10 episódios. Os primeiros vídeos já foram ao ar e, semanalmente, a empresa publica um novo, sempre abordando algum produto da linha leve, pesada ou motocicleta. Nesta etapa inicial, o time da Corteco está diretamente envolvido na apresentação do conteúdo, alternando a participação entre os seus executivos, Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações; Alexandre Morselli, gerente de Produtos; e Eduardo Diniz, engenheiro de Aplicação.

“O nosso objetivo é fornecer informações rápidas e com agilidade sobre os itens do nosso catálogo. Entendemos que a rotina dos reparadores é bem dinâmica e, muitas vezes, surgem dúvidas que, com uma consulta ao conteúdo, podem ser esclarecidas. Valorizamos muito essa aproximação com os profissionais, com iniciativas que também fortalecem a nossa marca, tradicionalmente conhecida pela qualidade e alta tecnologia alemã empregada nas nossas linhas de reposição seguindo as mesmas diretrizes das linhas fornecidas diretamente às montadoras”, ressalta Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Para dar sequência, a Corteco já está planejando os vídeos da segunda temporada, que deverá contemplar de oito a dez conteúdos distintos. “Nosso calendário está correndo a todo vapor e estamos avaliando, inclusive, parceria com alguns influenciadores para as próximas produções”, complementa Estela.

A websérie “Corteco na Oficina” pode ser acompanhada pelos canais da empresa no YouTube, no Facebook e no Instagram. 

Corteco
Essência Comunicação

THYSSENKRUPP ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 120 MILHÕES EM SUAS OPERAÇÕES AUTOMOTIVAS NO BRASIL

A thyssenkrupp, líder global em engenharia e tecnologia industrial, anuncia um investimento de aproximadamente R$120 milhões em suas operações automotivas no Brasil. Esse montante estratégico tem como principal objetivo aprimorar as capacidades das plantas locais da empresa para atender à crescente demanda das montadoras que operam no país.

Diante dos recentes anúncios de montadoras de investimentos que somam cerca de R$ 100 bilhões, com foco principalmente no desenvolvimento de novas plataformas para veículos híbridos e elétricos, o aporte da thyssenkrupp é fundamental. 

"Essa cifra possibilitará a expansão da nossa produtividade e capacidade, implementação de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil", diz Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp América do Sul.

A alocação de investimentos inclui, entre outras medidas, a expansão da capacidade de produção na planta de Poços de Caldas (MG), na qual a empresa fabrica eixos de comando de válvulas, além do aumento do conteúdo local na unidade de produção localizada em São José dos Pinhais (PR), onde a companhia produz sistemas de direção.

"Esse significativo valor que estamos investindo reafirma o compromisso da thyssenkrupp com a indústria automotiva brasileira, visando fortalecer sua posição como parceira-chave para as OEMs em toda a região", explica Paulo Alvarenga.

Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil têm componentes da thyssenkrupp

As operações automotivas da thyssenkrupp são um dos segmentos mais significativos e impactantes para a empresa na América do Sul. Notavelmente, 9 em cada 10 veículos fabricados no Brasil incorporam componentes produzidos pela thyssenkrupp, destacando o protagonismo da companhia no setor automotivo.

O portfólio automotivo da thyssenkrupp engloba componentes desde o motor, como eixos de comando de válvulas, virabrequins e bielas, até componentes de suspensão e chassi, incluindo sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras, entre outros. 

A empresa opera seis fábricas automotivas no Brasil, sediadas em Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo. No ano fiscal de 2022/2023, o segmento Automotive Technology da thyssenkrupp registrou 7,9 bilhões de euros em faturamento global. 

thyssenkrupp
RPMA Comunicação

domingo, 2 de junho de 2024

ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS 2024: PREMIAÇÃO E HOMENAGEM NO 3º DIA DO EVENTO.

Mais de 600 veículos expostos passaram por avaliação de um júri especializado

Cord L29 1930

A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindoia, o maior da América Latina, realizou na noite de sábado, 01 de junho, a tradicional premiação dos modelos que mais se destacaram no evento. “Tivemos a tão esperada batalha dos construtores também, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional”, disse Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

As premiações são feitas por categoria e são mais de 600 veículos expostos e avaliados. As homenagens foram aos 60 anos do Mustang e aos 50 anos do Alfa Romeo. O clube destaque, que trouxe o maior número de veículos ao evento, foi o Clube Bizorrão, que comemorou o seu jubileu.

Os principais destaques foram o Packard Derham Limousine, 1947, de Luiz Goshima; o pré-guerra Cord L29, 1930 (imagem de abertura), de João Alexandre; e o Cadillac Monocilindrica, 1906, do Dream Car Museum.

Packard Derham Limousine 1947

Cadillac Monocilindrica 1906

A detailer Carla Prado escolheu os três vencedores da competição Em Busca do Brilho Perfeito. O primeiro lugar foi do Mustang FastBack, 1965; o segundo lugar o Opala SS, 1977 e o terceiro foi o Impala, 1961. Os carros são avaliados em relação à integridade e brilho de suas pinturas, cromados, rodas, partes externas e internas, painel, tapeçaria etc. “O evento mais uma vez reconhece o esforço dos proprietários e colecionadores de autos antigos em manter viva e brilhante a história automobilística”, afirmou Carla.

A Batalha dos construtores homenageia como destaque os projetos customizados e seus construtores. Ganhou esse ano em primeiro lugar o Ogros Garage, Ford 1932; em segundo, Robson Felício, Ford 1930 e o terceiro lugar ficou com Anderson Trevisan, Oldsnobile Cutlass.

Em uma área de quase 70.000 metros, a pequena cidade do interior de São Paulo recebe o maior evento do antigomobilismo brasileiro. É no EBAA, que automóveis antigos  ornamentam os jardins da Praça Adhemar de Barros. Uma grande exposição a céu aberto, reúne veículos de colecionadores e clubes de automóveis antigos do país inteiro. O evento foi encerrado às 18h deste domingo, 2 de junho.

Fotos: Leonardo Figueira

9º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)
Betini Comunicação

CONCEITO BMW SKYTOP: POTÊNCIA, PRECISÃO E HABILIDADE COMBINADAS EM UM VEÍCULO ABERTO DE DOIS LUGARES PARA VIAGENS DE LUXO.

O BMW Group está mais uma vez trazendo um veículo excepcionalmente elegante e único para o Concorso d'Eleganza Villa d'Este deste ano, o concurso anual de beleza para carros e motocicletas históricos realizado às margens do Lago Como. Trata-se do BMW Concept Skytop, um carro aberto de dois lugares se assemelha a uma escultura, meticulosamente trabalhada, com uma elegância esportiva e fluida que complementa sua postura atlética e musculosa. O interior e o exterior do carro-conceito apresentam cores quentes e monocromáticas, combinando materiais exclusivos com o artesanato tradicional.

Proporções atléticas, carroceria orgânica

O exterior limpo do BMW Concept Skytop foi projetado para inspirar o desejo de viajar. Suas superfícies musculosas e esticadas são definidas por algumas linhas precisas que direcionam o volume do veículo para a traseira.

De cima, o capô proeminente e arrebatador, o icônico design de nariz de tubarão da BMW com grade em forma de rim iluminada e a seção traseira retraída chamam a atenção. As referências ao lendário roadster BMW Z8 foram cuidadosamente escolhidas. Particularmente notável é a ranhura pronunciada que se estende do capô, passando pelo interior, até um acabamento de alumínio posicionado na porta traseira, enfatizando o fluxo dinâmico da silhueta.

O design harmonioso dos faróis combina detalhes altamente complexos com o conceito geral. As unidades de LED, posicionadas em suportes de alumínio fresado, foram desenvolvidas sob medida para o BMW Concept Skytop, utilizando a mais recente tecnologia e design para faróis automotivos com o perfil mais fino disponível atualmente. O design limpo e purista permite que todas as funções de iluminação sejam consolidadas em um único espaço de instalação. A forma plana e definida das lanternas traseiras complementa a aparência geral do BMW Concept Skytop.

A barra de proteção contra capotamento com acabamento em couro atrás dos dois assentos do BMW Concept Skytop é combinada com aletas laterais no pilar B e uma janela traseira totalmente retrátil. As duas partes removíveis do teto, também com acabamento em couro, podem ser armazenadas em um compartimento especial no espaço para bagagem.

O esquema de cores garante uma transição suave do interior para o exterior, independentemente de o teto estar aberto ou fechado. Na seção traseira, o tom marrom-avermelhado do teto flui para o prata suave com efeito de sombra cromada da pintura externa. O gradiente de cores tecnicamente elaborado foi criado por um experiente mestre pintor na fábrica do BMW Group em Dingolfing.

Superfícies de couro no estilo brogue caracterizam o interior

Os assentos de couro no interior apresentam detalhes com recortes e perfurações no estilo brogue. O tom marrom-avermelhado das superfícies cria um esquema de cores consistente que dá a todo o interior uma sensação de luxo e espaço. Aplicações de cristal estão artisticamente embutidas no cockpit, aumentando a impressão geral. As superfícies internas do BMW Concept Skytop foram trabalhadas na tradicional selaria da fábrica do BMW Group em Dingolfing.

Há também semelhanças nas variantes de motor com o BMW Z8. Assim como o lendário roadster, o BMW Concept Skytop também vem com o motor V8 mais potente do portfólio de trens de força da BMW.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

sábado, 1 de junho de 2024

LEXUS ES 300H E NX 350H APRESENTAM NOVIDADES NA LINHA 2025

Luxo e sofisticação: ES 300h é equipado com motorização híbrida

A Lexus do Brasil, pioneira por ter todo o seu line-up eletrificado desde 2020, anuncia a chegada da linha 2025 do sedã ES 300h e do SUV de luxo NX 350h. Mais equipados e modernos, os modelos incorporaram a nova estratégia comercial da marca, focada em entregar experiências personalizadas para cada cliente.

Disponível exclusivamente na versão Luxury, com um dos preços mais competitivos do segmento premium: R$ 360.990, o ES 300h 2025 apresenta importantes aprimoramentos que elevam ainda mais sua excelência. Destacando-se entre as novidades, está o novo Sistema de Áudio Premium Mark Levinson, composto por 16 alto-falantes e um subwoofer, proporcionando uma experiência sonora imersiva e de alta fidelidade tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Além disso, visando oferecer o máximo conforto, a Lexus equipou o sedã com um carregador por indução, convenientemente instalado no console central. Internamente, o modelo mantém o conhecido sistema de infotainment, com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.

Sedã de luxo recebe novo sistema de áudio premium

Assim como em todo o seu portfólio, a Lexus aplicou em cada detalhe a tradicional qualidade artesanal que só os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem imprimir, respeitando os princípios do Omotenashi, que traduzem o espírito japonês de hospitalidade de antecipação às necessidades das pessoas.

Os detalhes de acabamento sofisticado continuam no volante, revestido com couro, e manopla do câmbio. Assim como nos demais modelos, a Lexus utiliza couro ecológico premium nas portas, painel e console central, o que dá ao ES 300h um tom de requinte aliado à modernidade. O banco do motorista dispõe de regulagem elétrica com 10 posições, enquanto o do passageiro é dotado de oito opções de ajustes.

Sob o capô, o Lexus ES 300h é equipado com motor a combustão de 2.5L de ciclo Atkinson, de quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, entregando 211 cv de potência. Outro ponto a ser evidenciado é a presença da transmissão Hybrid Transaxle, reconhecida pela sua contribuição para uma aceleração linear, eficiência de combustível e uma experiência de condução mais confortável.

Segurança é ponto alto

No quesito segurança passiva, o sedã conta com 10 airbags, sendo quatro laterais (motorista, passageiro dianteiro e traseiros), dois frontais, dois de cortina e dois de joelho para os passageiros da frente, além de controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas.

Ao falarmos em segurança ativa, o Lexus ES 300h ainda é equipado com o sistema LSS (Lexus Safety System), que dispõe de:

Sistema de Saída de Faixa (LTA): pode ser acionado pelo condutor e entrar automaticamente em ação, avisando o motorista com sinal sonoro e vibração no volante e corrigindo o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista se as setas não forem ativadas.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego.

Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

Farol Alto Adaptativo (AHS): Um aprimoramento do farol alto automático, pois usa uma câmera localizada na parte frontal do veículo para ativar e desativar de forma inteligente os LEDs individuais em cada farol para controle preciso sobre a distribuição da luz.

NX 350h - SUV de luxo mais comercializado da Lexus

O luxuoso Lexus NX 350h apresenta importantes atualizações para o ano de 2025, especialmente nas versões Dynamic e Luxury. Na versão Dynamic, destaca-se a adição da abertura elétrica do porta-malas e o sistema "hands-free", que permite ao usuário abrir o compartimento passando o pé sob sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro. Além disso, inclui Alerta de Ponto Cego (BSM), rodas de liga-leve aro 20" e Câmera 360º, recursos que também estão disponíveis na versão Luxury.

O painel em tela TFT colorida traz informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio, entre outras. O motorista tem ainda à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção diretamente no para-brisa.

Versões Dynamic e Luxury recebem importantes alterações de conforto e conveniência

O NX apresenta um sistema de ar-condicionado digital de duas zonas, proporcionando controle preciso tanto de resfriamento quanto de aquecimento, juntamente com um sensor de umidade e o sistema S/Flow, que inclui a função Concierge. Este último vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos de acordo com as preferências de temperatura do motorista ou dos passageiros.

Destacando-se como o primeiro modelo da Lexus a incorporar a tecnologia E-LATCH em todas as suas versões, o novo NX oferece uma experiência de abertura de portas sem precedentes. Este recurso permite que as portas sejam abertas suavemente com um simples toque de um botão, tanto para entrar quanto para sair do veículo. Ao acionar o interruptor correspondente, o sistema efetua a abertura das portas por meio de um motor elétrico, proporcionando praticidade e conforto.

Motorização

O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, uma fusão de desempenho e eficiência. O propulsor a combustão de 4 cilindros DOHC 16V, VVT-i, oferece 192 cv a 6.000 rpm e um torque de 22 kgf.m a 5.200 rpm. Além disso, conta com dois motores elétricos: um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgf.m e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgf.m. Juntos, estes propulsores geram uma potência total de 246 cv, proporcionando uma experiência de condução dinâmica com emissões reduzidas.

Aprimorando ainda mais essa experiência, a transmissão Hybrid Transaxle oferece uma aceleração suave e linear, ajustando continuamente as marchas para proporcionar alto torque em baixas rotações, mantendo o controle da condução e maximizando a eficiência de combustível.

Estão disponíveis para o veículo quatro opções de modos de condução, incluindo o modo EV (puramente elétrico), modo ECO (que prioriza economia de combustível), modo NORMAL e também apresenta o modo SPORT (proporcionando respostas mais rápidas, de acordo com a preferência do condutor).

Além disso, o NX 350h vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time, que distribui automaticamente a força para as quatro rodas, garantindo uma condução suave em qualquer tipo de terreno.

LSS (Lexus Safety System)

O NX 350h possui tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System:

- Sistema de Saída de Faixa (LTA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

- Sistema de mudança de Faixa (LCA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.

- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

- Farol Alto Automático (AHS) para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.

- Alerta de Ponto Cego (BSM) para todas as versões: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.

- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) para todas as versões: utiliza laser, radar, câmeras ou desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego.

- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) para todas as versões: sistema opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com sete airbags – um de joelho para o motorista, 2 laterais (cortina), dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, controle de tração e estabilidade e assistência ao arranque em subidas. Completam o pacote o farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS), luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15km/h, e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA).

Preços NX 350h:
Lexus NX 350h - Dynamic - R$ 385.990
Lexus NX 350h - Luxury - R$ 409.990
Lexus NX 350h - F-Sport - R$ 447.990

LexusCare

A marca uniu todos os seus diferenciais exclusivos em um conjunto abrangente de serviços e benefícios padronizados, uma iniciativa pioneira no Brasil, elevando a experiência oferecida aos clientes para um patamar ainda mais excepcional e exclusivo.

Por meio do LexusCare, a marca de luxo do grupo Toyota se destaca como a única no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de uma garantia de oito anos no sistema híbrido. Essa iniciativa reitera o compromisso da companhia em proporcionar confiança, qualidade e segurança aos proprietários de seus veículos.

Como outro pilar do serviço, a Lexus oferece os preços mais competitivos do segmento premium quando o assunto é pacote de revisão. Com isso, os clientes da marca podem usufruir de uma manutenção de alta qualidade a preços justos.

Além disso, a Lexus oferece a mais abrangente assistência 24 horas do mercado de luxo. Esteja o cliente onde estiver, em caso de qualquer contratempo ou pane no veículo, podem contar com a experiência e o suporte imediato do LexusCare, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Concessionárias

Os dois modelos estão disponíveis nas dez concessionárias da Lexus no Brasil, localizadas em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), duas em São Paulo (SP) e a recém-inaugurada no Distrito Federal.

Lexus

Desde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

NOVO POLO ROCK IN RIO: A VERSÃO ESPECIAL DO LÍDER DE VENDAS NO BRASIL

O best-seller pronto para o festival! 

Em homenagem aos 40 anos de história do Rock in Rio, a Volkswagen anuncia o Polo Rock in Rio. A versão exclusiva terá produção limitada e carrega itens inéditos para o modelo que é líder de vendas no Brasil em 2024.

"Com o desempenho de vendas do Novo Polo neste ano, não poderíamos ter escolhido um modelo melhor para celebrar os 40 anos de Rock in Rio. O Polo Track Rock in Rio carrega tudo que um fã de festival precisa, principalmente quando falamos de som de qualidade, além de reforçar a presença da Volkswagen na história do festival e no território da música", comenta Roger Corassa, Vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

O Polo Rock in Rio, produzido na planta de Taubaté (SP), é baseado no Polo Track equipado com o consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Essa será a terceira edição especial já feita com o Polo no Brasil, começando com o Polo Beats em 2019, passando pelo Polo Track First Edition em 2023 – edição numerada para o lançamento do modelo no mercado nacional.

Para a versão especial do Rock in Rio, o Polo Track traz roupagem exclusiva focada no estilo e na música. No exterior, as três cores disponíveis – Branco Puro, Cinza Platinum e Vermelho Sunset, - recebem acabamentos em Preto Ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e faixa que cruza a tampa traseira do modelo.

Ainda traseira, o adesivo com nomenclatura Track dá espaço ao nome do festival, assim como o capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado do direito. Nas laterais, adesivo com design exclusivo do Rock in Rio percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras.

No interior, ouvir música é prioridade. No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10" polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes para ouvir as principais playlists do festival.

Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo para os quatro ocupantes. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano, inédito na linha Track.

Edições Especiais Rock in Rio

O Polo Track Rock in Rio não será o primeiro modelo a receber uma edição especial para a Cidade do Rock. Ao longo dos mais de 13 anos de parceria entre a marca alemã e o festival brasileiro, quatro modelos já receberam edições especiais.

Os primeiros foram Fox e Gol em 2011, na primeira edição patrocinada pela Volkswagen. Ambos com três opções de cores exclusivas - branco, azul e vermelho, - estavam equipados com rodas escurecidas, acabamentos em vermelho no interior, sistema de som e volante multifuncional.

Já em 2013, na segunda participação da Volkswagen, o Fox voltou como estrela do show, agora com revestimento de bancos exclusivos, soleiras exclusivas e retrovisores em acabamento fosco para contraste com a pintura.

Os headliners aumentaram em 2015, Saveiro, Gol e Fox receberam edições exclusivas do Rock in Rio. Pela primeira vez, a Saveiro, baseada na versão Highline Cabine Dupla, foi equipada com os revestimentos exclusivos do evento, faixa alusiva na lateral e lanternas escurecidas. No interior, sistema de som mais potente com volante multifuncional acompanhavam as pedaleiras esportivas e os detalhes em vermelho no painel.

Volkswagen e Rock in Rio

Além de ser a fabricante de automóveis oficial do evento pela quinta vez, a marca também é co-patrocinadora da Rota 85, área temática no festival. Para a edição especial de 40 anos, pela primeira vez, serão seis dias de show (13, 14, 15, 19, 20 e 21 de setembro de 2024) na estrutura construída para receber os fãs dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ).

Para a celebração, 500 horas de experiência estão programadas para os sete palcos da Cidade do Rock, que ocupará uma área de 385 mil m². O Rock in Rio já tem estrelas nacionais e internacionais confirmadas como Travis Scott, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, Katy Perry, Shawn Mendes, Mariah Carey e muito mais."

O Rock in Rio é dos mesmos produtores do The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que teve sua primeira edição em 2023 e alcançou público de 500 mil pessoas ao longo dos cinco dias na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos. A edição da capital paulista também contou com patrocínio da Volkswagen do Brasil e edição especial T-Cross The Town, SUV mais vendido do Brasil.

Clique aqui e saiba mais no site oficial do Rock in Rio.

Volkswagen do Brasil

sexta-feira, 31 de maio de 2024

PORSCHE: T-HYBRID APRIMORA SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO

A Porsche atualizou incisivamente o icônico esportivo 911

911 Carrera GTS

O novo 911 Carrera GTS é o primeiro 911 destinado às ruas equipado com um sistema híbrido de desempenho superleve. O sistema de motorização inovador recém-desenvolvido, com 3,6 litros de cilindrada, proporciona um desempenho de condução significativamente aprimorado. O 911 Carrera GTS Coupé acelera de zero a 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. 

O 911 Carrera também estará disponível imediatamente no lançamento do novo modelo. Ele é alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros ligeiramente modificado, que é mais potente que seu antecessor. O novo 911 também apresenta um design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida.

Com o relançamento de seu modelo icônico, a Porsche modernizou quatro de suas seis linhas de modelos em apenas alguns meses: Panamera, Taycan, Macan e 911. "Nosso portfólio de produtos é mais jovem do que nunca e altamente atraente", diz o CEO Oliver Blume. "Oferece aos nossos clientes ainda mais opções de personalização e experiências exclusivas."

Inspirado nas pistas: híbrido de desempenho inovador

Para os novos modelos 911 Carrera GTS, os engenheiros da Porsche utilizaram conhecimentos adquiridos no automobilismo como base para o design do sistema híbrido. "Desenvolvemos e testamos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adequaria perfeitamente ao 911. O resultado é uma motorização única que se encaixa no conceito geral do 911 e melhora significativamente seu desempenho", diz Frank Moser, Vice-presidente para os Modelos 911 e 718.

O sistema T-Hybrid é leve e poderoso. Possui um turbocompressor elétrico de gases de escape recém-desenvolvido. Um motor elétrico integrado, colocado entre o compressor e o rotor da turbina, acelera instantaneamente o turbocompressor. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como gerador, gerando até 11 kW (15 cv) de potência elétrica. Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. O turbocompressor elétrico sem válvula de alívio permite o uso de apenas um turbocompressor em vez dos dois anteriores, garantindo uma entrega de potência mais dinâmica e responsiva.

Turbocompressor elétrico

O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado na nova e mais potente transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (PDK). Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor boxer com torque adicional de até 150 Nm e fornece um aumento de potência de até 40 kW ou 54 cv. A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruta) e opera a uma voltagem de 400 V. Para um peso otimizado, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio leve para o sistema elétrico de bordo de 12 V.

O coração do sistema T-Hybrid é um motor boxer de 3,6 litros recém-desenvolvido. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissão por correia seja eliminada, tornando o motor muito mais compacto. Isso cria espaço acima da unidade de potência para o inversor de pulso e o conversor DC-DC. Um diâmetro de cilindro de 97 mm e um curso de 81 mm aumentaram a cilindrada em 600 cm3 em comparação com seu antecessor. O motor possui controle de comando de válvulas VarioCam e acionamento de válvulas com balancins. Ele mantém a proporção ideal de mistura de ar e combustível em todo o mapeamento (lambda = 1).

Motor boxer de 3,6 litros

Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer entrega 357 kW (485 cv) e 570 Nm de torque. No total, a potência do sistema é de 398 kW (541 cv) e 610 Nm. O aumento de potência em relação ao seu antecessor é de 45 kW (61 cv). O novo 911 Carrera GTS também supera seu antecessor na aceleração de 0 a 100 km/h, especialmente na partida. O híbrido de desempenho eficiente alcança características de condução altamente dinâmicas, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2 com diminuição significativa de peso extra em comparação com veículos híbridos plug-in. O aumento de peso em relação ao seu antecessor é de apenas 50 kg.

O 911 Carrera possui motor boxer de 3,0 litros biturbo. Este motor também foi completamente reformulado. Entre outras coisas, ele agora adota o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Os turbocompressores do novo 911 Carrera equipavam anteriormente os modelos GTS. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente uma redução nas emissões e um aumento de potência para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.

Suspensão otimizada e aerodinâmica ativa

A suspensão do 911 Carrera GTS também foi completamente revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante é um item de série. Ela aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de giro. A Porsche integrou o opcional sistema de estabilização anti-rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do híbrido de desempenho. Isso permite o uso de um sistema de controle eletro-hidráulico, que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm proporcionam uma condução característica dos modelos GTS.

911 Carrera GTS

Diferentes designs de rodas 20/21 polegadas estão disponíveis para o novo 911. Disponíveis pela primeira vez no 911 Carrera estão as opcionais rodas Exclusive Design com lâminas de carbono que reduzem o coeficiente de arrasto e, portanto, aumentam a eficiência. Os modelos 911 Carrera GTS apoiam-se sobre rodas de 21 polegadas com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira como padrão. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala. Em linha com o desempenho significativamente aprimorado, a maior largura dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e a tração do novo 911 Carrera GTS.

Exterior esportivo e aerodinâmico

A Porsche aprimorou o design exterior do 911 com atualizações cuidadosamente direcionadas à aerodinâmica. A maioria dessas medidas aperfeiçoa o desempenho do carro. As mudanças incluem novos para-choques específicos do modelo. Pela primeira vez, a Porsche também integrou todas as funções de iluminação nos faróis de LED matrix, agora itens de série no 911, com seu design característico de quatro pontos. Isso possibilita a omissão das luzes de condução dianteiras e cria espaço para maiores entradas de ar de resfriamento na frente do carro.

Nos modelos 911 Carrera GTS, a parte frontal possui cinco abas ativas de ar de resfriamento, dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. Pela primeira vez no 911, esses elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos no subchassi, que são controlados junto com as abas de ar de resfriamento. Esses elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário: quando os requisitos de potência são mínimos, as abas fechadas otimizam a aerodinâmica. Quando a demanda de potência é alta – por exemplo, em situações de pista – as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa de licença.

911 Carrera GTS

Opcionalmente, a Porsche oferece os novos faróis com uma função LED matrix HD com mais de 32.000 pontos de luz. O farol alto ilumina a estrada a uma distância de mais de 600 metros. Ele também oferece funções adicionais inovadoras, como luz de curva dinâmica (cornering lights), iluminação de faixa, luz de detecção de obras ou restrições na pista – ela ilumina o caminho a ser seguido – e um farol alto antiofuscante preciso até o pixel.

A faixa de luz redesenhada com um arco integrado e logotipo "PORSCHE" faz com que a parte traseira do 911 pareça mais profunda e larga. Uma grade traseira redesenhada com cinco aletas por lado se conecta ao vidro traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde no spoiler retrátil. A placa de licença está posicionada mais alta, com um para-choque traseiro claramente estruturado. Sistemas de escape específicos do modelo são elegantemente integrados nas aletas do difusor. Um sistema de escape esportivo está disponível opcionalmente para os modelos 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS vêm de série com um sistema de escape esportivo específico para essa versão.

Um kit aerodinâmico opcional aprimora ainda mais o desempenho do 911 Coupé. Ele inclui um para-choque dianteiro SportDesign com um spoiler dianteiro exclusivo, painéis de saia lateral correspondentes e uma asa traseira fixa mais leve. Esses componentes reduzem a sustentação e melhoram a aderência do carro esportivo.

Cockpit totalmente digital e conectividade expandida

Nas variantes coupé, a Porsche projetou o interior do novo 911 como um dois lugares padrão. Uma configuração de assento 2+2 está disponível como opção sem custo adicional. No cockpit, a Porsche combina o DNA de design familiar do 911 com tecnologia moderna: o conceito de controle Porsche Driver Experience foca no eixo do motorista e na operação intuitiva e mais rápida. Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor dele. Estes incluem o seletor de modo de condução padrão, a alavanca de sistemas de assistência ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botão de partida – à esquerda do volante, naturalmente. No compartimento de armazenamento do console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento indutivo.

Pela primeira vez, o 911 possui um painel de instrumentos totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas se encaixa elegantemente no novo conceito de controle e exibição e pode ser amplamente personalizado. Ele oferece até sete visualizações, incluindo um display Classic exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.

O sistema Porsche Communication Management (PCM) ainda é operado através do display central de alta resolução com tela de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistência ao motorista foram significativamente aprimoradas. O 911 atualizado também possui novos recursos de conectividade. O Apple CarPlay® está mais profundamente integrado ao carro. Se desejado, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veículo diretamente no ecossistema da Apple®, por exemplo, através do assistente de voz Siri®.

Os novos modelos 911 Carrera e 911 Carrera GTS serão oferecidos no Brasil nas carrocerias Coupé e Cabriolet, com tração traseira. Preços, especificações e data de abertura das pré-vendas no Brasil serão comunicados futuramente. As primeiras entregas no país são esperadas para 2025.

Porsche Brasil

GRUPO RENAULT E GEELY ANUNCIAM A CRIAÇÃO DA “HORSE POWERTRAIN LIMITED”

Após os acordos celebrados em 11 de julho de 2023 pelo Grupo Renault e a Geely e após a obtenção da aprovação das autoridades competentes, nesta sexta-feira, 31 de maio de 2024, foi criada oficialmente a HORSE Powertrain Limited. Cada grupo detém 50% de participação na nova empresa.

O Grupo Renault e a Geely acreditam que é necessária uma combinação de várias tecnologias de motorização – incluindo motores de combustão interna (ICE) altamente eficientes, combustíveis sintéticos de baixo carbono e hidrogênio – para atingir uma descarbonização bem-sucedida, pois está previsto que mais da metade dos veículos produzidos no mundo até 2040 ainda serão incluídos com motores a combustão.

Um novo player para mudar as regras do jogo de forma disruptiva, abrindo caminhos para tecnologias de combustão e híbridas de baixíssimas emissões

A HORSE Powertrain Limited vai conceber, desenvolver, produzir e comercializar todos os sistemas e soluções de motorizações a combustão e híbridas com tecnologias de ponta, incluindo motores, específicos, sistemas híbridos e baterias.

Graças a este projeto, tanto o Grupo Renault quanto a Geely se beneficiarão de um efeito de escalada imediato e da otimização da cobertura de mercado. Graças à transferência de Propriedade Intelectual do Grupo Renault e da Geely, agora a HORSE Powertrain Limited tem autonomia total no desenvolvimento das futuras tecnologias de motorização, sendo capaz de atender todas as expectativas do mercado, principalmente na área de combustíveis alternativos, como metanol verde, etanol e hidrogênio. A complementaridade do portfólio de produtos da joint venture e a presença regional podem oferecer soluções para 80% do mercado global de motorizações a combustão e híbridas, que não para de crescer.

A HORSE Powertrain será fornecedora de vários montadores de automóveis, incluindo o Grupo Renault, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors Corporation. A empresa está pronta para trabalhar com clientes e parceiros em todo o mundo, para apoiá-los com soluções de ponta a ponta em tecnologias de motorizações, estando aberta para acolher parceiros para fortalecer ainda mais a cadeia de valor.

A partir do primeiro dia de sua criação, a HORSE Powertrain Limited é líder mundial em soluções de motorizações a combustão e híbridas, com:

- 17 fábricas globais

-  9 clientes em 130 países

-  5 centros de P&D

-  Aproximadamente 19 mil colaboradores

-  Previsão de receita anual de aproximadamente 15 bilhões de euros

-  Previsão de produção anual de aproximadamente 5 milhões de motores

- Todos os tipos de soluções híbridas cobertas – híbridos completos e híbridos plug-in de grande autonomia –, assim como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos, como etanol, metanol, GLP, gás natural veicular, hidrogênio, etc.

Estrutura de Governança

O Grupo Renault e a Geely, como acionistas fundadores da empresa de motorizações, aprovaram uma estrutura de governança global, bem como as nomeações estratégicas da HORSE Powertrain Limited.

- Matias Giannini é nomeado CEO da HORSE Powertrain Limited.

- Lee Ma e Juan Ferrera são nomeados respectivamente CFO (Chief Financial Officer) e CHRO (Chief Human Resources Officer) da HORSE Powertrain Limited.

Permanece inalterada a gestão dos dois subgrupos Aurobay e Horse, reunindo o know-how industrial e os ativos de ambas as empresas:  Ruiping Wang como CEO da Aurobay, sedeado na Baía de Hangzhou (China), Patrice Haettel como CEO da Horse, sedeado em Madrid (Espanha). Os dois executivos vão se reportar diretamente a Matias Giannini.

O Conselho de Administração da HORSE Powertrain Limited é formado por seis membros

- Três diretores da Geely: Daniel Li (vice-presidente do Conselho da Geely Auto e CEO da Geely Holding) será presidente do Conselho de Administração, Jerry Gan (CEO da Geely Auto Group) e Joe Zhang (CFO da Geely Holding).

- Três diretores do Grupo Renault: François Provost (Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer), Gilles Le Borgne (CTO, Chief Technology Officer) e Denis Le Vot (CEO da Dacia e Chief Supply Chain Officer).

A partir deste 31 de maio de 2024, a Horse e a Aurobay, unidades operacionais da HORSE Powertrain Limited, serão respectivamente desconsolidadas do Grupo Renault e da Geely.

Renault do Brasil