sexta-feira, 7 de junho de 2024

AUTOVEÍCULOS: EFEITO RIO GRANDE DO SUL AFETA PRODUÇÃO EM MAIO. PORÉM, MÉDIA DIÁRIA DE VENDAS E NÍVEL DE EMPREGO ANIMAM O SETOR.

O ritmo de crescimento da produção foi interrompido em maio pelos reflexos dos alagamentos no Rio Grande do Sul. Fábricas pararam ou tiveram seu ritmo reduzido não só naquele estado, mas também em outras regiões do país, dada a importância estratégica de vários fornecedores gaúchos.

De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção de autoveículos em maio fechou em 166,7 mil unidades, queda de 24,9% na comparação com abril. Greves de algumas fábricas e a operação-padrão de funcionários do Ibama e do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), responsáveis por liberações ambientais de veículos e contêineres de componentes, também tiveram efeito negativo sobre a produção.

A produção de pesados, ao contrário da de veículos leves, trouxe boas notícias em maio. A de caminhões superou a marca de 50 mil unidades no ano, com elevação de 30% sobre os primeiros cinco meses de 2023. Já os mais de 12 mil ônibus produzidos no período representam o melhor resultado acumulado para o segmento desde 2015.

Embora os números absolutos de emplacamentos tenham apresentado retração em relação a abril, este foi o melhor maio em média diária de vendas desde 2019, com 9.250 unidades emplacadas por dia. Isso apesar da queda de 64% no Rio Grande do Sul, que representa 5% do mercado nacional, e do feriado prolongado nos últimos dias do mês. As vendas totais foram de 194,3 mil unidades, 12% a menos que o ótimo abril, mas 10% a mais que maio de 2023. No acumulado do ano, já são 930 mil unidades emplacadas, 15% a mais que nos primeiros cinco meses de 2023.

Outra boa notícia para o setor em maio foi o nível de empregos diretos nas fábricas de autoveículos. Em maio, o número de vagas diretas chegou a 103.299, um crescimento de 1,3 mil empregos em relação a abril e de 3,1 mil sobre maio de 2023. “Esse é o melhor nível desde novembro de 2022, indicando os primeiros reflexos positivos dos investimentos anunciados pelos fabricantes desde o ano passado”, comemorou o Presidente Márcio de Lima Leite, destacando o poder de geração de empregos indiretos na cadeia automotiva, da ordem de 10 para cada vaga direta.

Balança comercial

O crescimento das importações continua sendo um ponto de atenção para o setor automotivo brasileiro. O volume de emplacamentos de autoveículos vindos de outros países já chegou a 160 mil unidades de janeiro a maio, 44 mil a mais do que no mesmo período de 2023, uma alta de 38%. Os modelos elétricos e híbridos de origem chinesa, ainda usufruindo de um Imposto de Importação abaixo da média de outros veículos, representaram 82% desse crescimento das importações no ano.

No sentido contrário, as exportações continuam muito abaixo das expectativas. O desaquecimento dos mercados da América do Sul persiste, bem como o crescimento da presença de produtos asiáticos nesses países. Em maio, foram embarcadas apenas 136,3 mil unidades. No acumulado de janeiro a maio, as 193,8 mil unidades exportadas representaram recuo de 29,7% sobre igual período do ano passado. 

ANFAVEA

ACCELERA BY CUMMINS, DAIMLER TRUCK E PACCAR CONCLUEM TRANSAÇÃO DE JOINT VENTURE E ANUNCIAM A AMPLIFY CELL TECHNOLOGIES

A Accelera by Cummins, unidade de negócios de emissão zero da Cummins Inc.; a Daimler Trucks & Buses US Holding LLC, empresa do Daimler Truck Group; e a PACCAR concluíram a formação da joint venture, agora conhecida como Amplify Cell Technologies. 

Esta nova empresa visa a produção de células de bateria e o fortalecimento dessa cadeia nos Estados Unidos. Essa colaboração estratégica impulsionará a tecnologia de emissão zero para veículos comerciais elétricos e aplicações industriais. A Amplify iniciará em breve a construção de uma fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) no Condado de Marshall, em Mississippi, com potencial para expansão adicional conforme a demanda crescer. A fábrica deve criar mais de 2 mil empregos na indústria dos EUA e tem como meta o início da produção em 2027.

A Amplify Cell Technologies nomeou Kel Kearns como o novo CEO. Kearns liderará a Amplify na produção de células de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) diferenciadas, que criam valor para os clientes de veículos comerciais na América do Norte. A carreira de Kearns abrange várias décadas, ocupando diversos cargos nas indústrias automotiva e de manufatura, com sua responsabilidade mais recente focada na fabricação de veículos elétricos em larga escala.

A Accelera, a Daimler Truck e a PACCAR possuem cada uma 30% do negócio. A EVE Energy atua como parceira de tecnologia com 10% de participação e contribui com seu design de célula de bateria líder do setor e experiência em fabricação para o empreendimento. A EVE Energy é líder global em tecnologia na fabricação de células de bateria LFP para a indústria de veículos.

“As soluções de energia da Cummins estão no centro da economia e temos a responsabilidade de descarbonizar de uma forma que atenda às necessidades variadas de nossos clientes enquanto eles navegam na transição energética”, disse Jennifer Rumsey, presidente e CEO da Cummins Inc. “A Amplify Cell Technologies permitirá que a Accelera by Cummins e nossos parceiros avancem com células de bateria desenvolvidas para as aplicações comerciais e industriais, atendendo às necessidades em evolução de nossos clientes. Este é um passo significativo à medida que continuamos liderando nossa indústria para uma nova era de energia mais inteligente e limpa.” 

“A Amplify Cell Technologies permitirá que a PACCAR ofereça aos clientes motores elétricos de bateria de qualidade premium e econômicos, que atendem às suas necessidades operacionais e de sustentabilidade”, disse Preston Feight, CEO da PACCAR. “Estamos satisfeitos em iniciar este empreendimento emocionante com esses parceiros de classe mundial.”

Para John O'Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America, “o foco em custos e alocação inteligente de capital são as principais alavancas para ter sucesso na trajetória do transporte verdadeiramente sustentável. Esta parceria permite economias de escala e é uma peça-chave da nossa estratégia de industrialização de baterias, garantindo acesso à tecnologia de célula de bateria certa pelo custo certo e no momento certo para nossos clientes.”

A Accelera by Cummins, a Daimler Truck e a PACCAR estão liderando a transição do setor de veículos comerciais para tecnologias de emissão zero. Os parceiros estão comprometidos em reduzir as emissões de carbono de acordo com o Acordo Climático de Paris.

A Accelera™ by Cummins fornece um portfólio diversificado de soluções de emissão zero para as indústrias economicamente mais vitais do mundo, capacitando-as a acelerar a transição para um futuro sustentável. A Accelera, um segmento de negócios da Cummins Inc., é fornecedora e integradora de componentes, focada em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, transmissão de tração e eletrolisadores. A Accelera atualmente tem operações na América do Norte, em toda a Europa e na Ásia. Para saber mais sobre a Accelera by Cummins, clique aqui. 

A Cummins, líder global em tecnologia de energia, é uma corporação de segmentos de negócios complementares que projeta, fabrica, distribui e faz a manutenção de um amplo portfólio de soluções de energia. Com sede em Columbus, Indiana (EUA), a Cummins emprega aproximadamente 73.600 pessoas comprometidas em impulsionar um mundo mais próspero. Ela opera uma rede robusta de distribuição e suporte em mais de 190 países e territórios. A Cummins faturou cerca de US$ 2,2 bilhões em vendas de US$ 28,1 bilhões em 2022.

A Daimler Truck Holding AG ("Daimler Truck") é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, com mais de 40 locais principais e mais de 100 mil funcionários em todo o mundo. As atividades comerciais da Daimler Truck são divididas em cinco segmentos de relatórios: Trucks North America (TN) com as marcas de caminhões Freightliner e Western Star e a marca de ônibus escolar Thomas Built Buses, Trucks Asia (TA) com as marcas de veículos comerciais FUSO, BharatBenz e RIZON, Mercedes-Benz (MB) com a marca de caminhões de mesmo nome e Daimler Buses (DB) com as marcas de ônibus Mercedes-Benz e Setra. O quinto segmento é a Daimler Truck Financial Services (DTFS). Além da venda de veículos comerciais novos e usados, a empresa também oferece serviços de pós-venda e soluções de conectividade e investe em tecnologias avançadas, como emissão zero, hidrogênio, infraestrutura de carregamento e direção autônoma

A PACCAR é líder global em tecnologia no design, fabricação e suporte ao cliente de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. Os veículos da PACCAR combinam motores a diesel de última geração e com zero emissão com soluções de carregamento e suporte de infraestrutura abrangentes da PACCAR. A PACCAR também fornece serviços financeiros e tecnologia da informação e distribui peças de caminhão relacionadas ao seu negócio principal.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

VOLVO MARCA PRESENÇA NA BAHIA FARM SHOW 2024

Volvo VMX MAX 360 6x4 com implemento espalhador de calcário

A Volvo estará presente em mais uma edição da Bahia Farm Show, com a exposição de caminhões e máquinas para o agronegócio. Considerada a maior feira de tecnologia rural do nordeste brasileiro, o evento acontece entre 11 e 15 de junho em Luís Eduardo Magalhães (BA). A nova carregadeira elétrica L25 é uma das principais novidades da marca.

Em conjunto com a Gotemburgo Veículos, concessionária Volvo na região, a marca terá diversas atrações em seu estande. Estarão expostas unidades do FH 540 6x4, caminhão mais vendido do Brasil nos últimos anos. Destaque também para o VMX MAX 360 6x4 com implemento espalhador de calcário, um veículo que vem sendo altamente demandado em diversas aplicações do agronegócio. “Participamos da evolução do agro nacional com caminhões de alta tecnologia, que apoiam atividades desde a lavoura até a entrega do produto final”, diz Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

Carregadeira elétrica

Uma novidade Volvo é a carregadeira elétrica L25, com zero emissões. Com peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 tonelada é um equipamento indicado para várias das tarefas diárias do campo, como o transporte de ração, fertilizantes e outros insumos. “Além de não emitir CO2, essa máquina elétrica é totalmente silenciosa, ideal para áreas sensíveis ao ruído como granjas, currais e todas as atividades de trato com animais, mantendo-os sem estresse”, assegura Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob da Volvo CE.

A Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo Volvo, também participa da feira com sua equipe especializada em financiamentos, seguros, consórcio e locação. Durante o evento, haverá condições exclusivas para aquisição e locação dos produtos da marca.

Bahia Farm Show

Realizada desde 2004, a Bahia Farm Show se destaca entre as três maiores feiras do Brasil, em volume de negócios. Em sua última edição, atingiu a marca histórica de R$ 8 bilhões em faturamento e contou com a presença de 100 mil visitantes e 420 expositores.

Grupo Volvo América Latina

POINT S ABRE PRIMEIRA LOJA NO MARANHÃO E A TERCEIRA NO NORDESTE DO PAÍS

A Point S está inaugurando nesta sexta-feira (7) seu primeiro ponto de vendas em Imperatriz (MA), a Point S Bonfim Auto Center. Maior rede de centros automotivos do mundo, com atuação em 52 países e mais de 6 mil pontos de vendas, a empresa também é referência global em vendas de pneus, com mais de 20 milhões de unidades vendidas ao ano. No Brasil, a Point S está expandindo rapidamente sua atuação com o sistema de franchising: é a terceira loja na região Nordeste e a quinta no país.

A empresa desembarcou oficialmente no Brasil em abril de 2022 e já conta com duas lojas no Recife (PE), uma em Vitória (ES) e uma em São Paulo (SP). Tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões. "Com esse formato de franquia, a Point S tem agradado a dois tipos de empreendedores: o empresário que já atua no aftermarket automotivo e quer dar um up-grade em seu negócio e o investidor puro, aquele que está em busca de franquias atrativas. Os serviços de pós venda só crescem no Brasil e a Point S é a maior rede mundial a atuar nesse segmento", explica o diretor geral Marco Moretta.

O diretor revela a satisfação por estar chegando ao Maranhão. "Vamos construir de forma consistente a nossa rede no país, aplicando a experiência global nos negócios locais. Nosso trabalho está apenas começando", afirmou, ressaltando que, em breve, a Point S vai inaugurar outro ponto de venda, em Uberlândia (MG). 

"Esperamos chegar a dezembro com 25 lojas no país", disse Moretta.

O maior diferencial da Point S é executar os serviços com metodologia que foi desenvolvida ao longo de décadas, e em dezenas de países, até chegar à maturidade dos processos adotados hoje. "A experiência do consumidor com oficinas independentes não é das melhores. Nosso papel é criar uma alternativa consistente, séria e profissional no aftermarket, sem abrir mão de preços competitivos", explicou o executivo.

Com 400 metros quadrados de área construída, a nova unidade maranhense é sediada à avenida Pedro Neiva de Santana, 1900. Esse novo ponto de venda da Point S tem estrutura para atender a 420 passagens de oficina por mês. Operando sob franquia, a nomeada é a empresária Debora Cristina Melo Bonfim que ficará à frente da loja e garantirá os padrões da marca.

Point SFundada em 1971, a Point S é líder mundial em pneus e manutenção de automóveis. Graças à força de sua marca, a Point S oferece uma plataforma de marca com 50 anos de história e um conceito de varejo implementado em quatro continentes. Com mais de 6.000 Pontos de Venda, a empresa está presente em 52 países ao redor do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas. O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e tem vendas consolidadas no varejo de mais de € 5 bilhões.

Point S BrasilFiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), iniciou suas operações no Brasil em 2022 e hoje possui cinco pontos de vendas no país – dois no Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e São Paulo (SP). A empresa tem como meta desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos 5 anos, com investimento de R$ 175 milhões. Visite o site.

Point S Brasil
Assessoria de Imprensa
Eduardo Pincigher 
eduardopincigher@hotmail.com

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DOS TRANSPORTES: Representantes do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) se reúnem com ministro Luiz Marinho

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu nesta semana com executivos de empresas que fazem parte do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) para conhecer o estudo 'Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade'. O levantamento identifica o enorme potencial do país para liderar globalmente o processo de transição energética com seus reflexos na mobilidade, assegurando a geração de emprego e renda. O documento foi encomendado pelo MBCB e elaborado pela LCA Consultores e MTempo Capital.

O estudo mostra que a rápida implementação de diferentes rotas tecnológicas para a descarbonização dos transportes pode gerar impactos positivos de R$ 7 trilhões no PIB e geração de 1,5 milhão de empregos."Os dados do estudo apresentam um cenário promissor e uma oportunidade estratégica para o país, tanto do ponto de vista econômico quanto social. O MBCB terá o meu apoio e de toda a equipe do Ministério do Trabalho e Emprego para iniciativas que promovam emprego e renda, especialmente na indústria de mobilidade de baixo carbono", afirmou o Ministro Luiz Marinho.

Aroaldo Silva, presidente da IndustriALL Brasil e representante do MBCB, destacou a importância da participação do Ministério do Trabalho e Emprego nesse tema. "O ministro participou das discussões embrionárias da criação do MBCB, antes da formalização do acordo, pois compreende a dimensão do impacto da descarbonização dos transportes nas relações de trabalho. Estamos satisfeitos porque ele reforçou esse compromisso de apoiar as políticas públicas que preservem o emprego na indústria brasileira", destacou Silva.

Durante a reunião, o grupo apresentou as vantagens competitivas do Brasil para a descarbonização dos transportes, graças a suas matrizes energética e elétrica limpas, compostas por energia renovável combinada ao conhecimento em biocombustíveis, principalmente o etanol. "Com avanços em outras rotas tecnológicas, e o apoio dos mais diversos setores da sociedade, o país pode se destacar como centro global no desenvolvimento de soluções de baixo carbono", explicou Fernando Camargo, sócio-diretor da LCA Consultoria.

Além dos impactos na preservação ambiental, as estratégias sugeridas pelo estudo promovem a neoindustrialização com recursos sustentáveis e renováveis, ganhos em produtividade, geração de empregos qualificados e consequente aumento da renda e da qualidade de vida da população brasileira.

MBCB

O Acordo de Cooperação MBCB reúne atualmente mais de 25 instituições e empresas: ABiogás - Associação Brasileira do Biogás, Abipeças, AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Alcopar, Bioind ᴹᵀ, Biosul, Bosch,Bruning Tecnometal, BYD, Conarem - Conselho Nacional de Retificas de Motores, Copersucar S.A., Cummins Inc., IndustriALL Brasil, John Deere, MAHLE, MWM Motores e Geradores, SAE BRASIL, Scania, SIAMIG, SIFAEG, Sindaçúcar-PE, Sindaçúcar-AL, Sindaçúcar, Sindalcool, Stellantis, Toyota do Brasil, Tupy, Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, e Volkswagen do Brasil.

> Para acessar o sumário executivo, clique aqui. 

> Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.

MBCB
Máquina CW

ACISBEC PREVÊ ALTA DE 12% NAS VENDAS DO COMÉRCIO EM FUNÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS

A proximidade com o Dia dos Namorados (12), aliada às baixas temperaturas, animam o comércio de São Bernardo do Campo. 

A previsão da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) é de um aumento de 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Historicamente, a data é importante no calendário do varejo e impacta positivamente em atividades como vestuário, calçados, perfumarias, bares e restaurantes.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, reforça que o setor na cidade é amplo, possui variedade e preços competitivos entre os diversos polos comerciais de rua, bairros, além de shoppings e outlets. "Prestigiem os estabelecimentos locais, pois assim fomentamos o desenvolvimento econômico e promovemos emprego e renda", explicou.

A sócia-proprietária da Vikell Catálogos, Vivian Santana, está otimista com a perspectiva. A loja é especializada em cosméticos, no Centro de São Bernardo. "Já estamos com procura antecipada para os nossos produtos, desde itens específicos aos kits que são montados com linhas de mercadorias diversas", comentou.

De acordo com a empresária, a previsão é de crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo ela, a loja está preparando cerca de 40 tipos de cestas de produtos de diversos preços. As promoções vão a partir de R$ 30,00 para os individuais a kits por R$ 150,00. A linha de artigos inclui maquiagem, perfumes, batom, máscara de cílios, creme hidratante, entre outros, de diversas marcas. Vivian estima que o tíquete médio para a data ficará em torno de R$ 150,00.

Se preparar para a ocasião em função do movimento é estratégia essencial para os bons resultados do negócio. "Quanto mais cedo, melhor! Aqui, ficamos de olho na promoção dos fornecedores para ter bons preços e montar os kits. Assim conseguimos elaborar uma cesta atrativa que contemple bom preço e variedade. Conforme a oferta, podemos combinar um tipo de sabonete com determinado perfume", revelou.

A ACISBEC recomenda que os lojistas façam campanhas personalizadas para atrair e fidelizar os clientes. O mês romântico impulsiona setores como vestuário, calçados, perfumes, chocolates, além de jantares e viagens curtas.

ACISBECInstituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ACISBEC
Atual Imagem Comunicação

quinta-feira, 6 de junho de 2024

MAUÁ RACING FÓRMULA É A 1ª EQUIPE BRASILEIRA A OCUPAR PÓDIO NOS EUA NO FÓRMULA SAE INTERNATIONAL NA CATEGORIA ENGINEERING DESIGN

A equipe Mauá Racing Fórmula, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi destaque no Fórmula SAE International, em Michigan, nos Estados Unidos. Com bons resultados e desempenho na competição, a equipe obteve o 1° lugar na prova de engineering design e o 7º na classificação geral – marco inédito entre as equipes brasileiras.

O Formula SAE International é uma competição de Engenharia que desafia estudantes universitários a projetar, construir e colocar em prática os próprios carros de corrida. Na etapa de Michigan, a principal da categoria no mundo, estavam presentes 118 equipes de diferentes países.

Entre os desafios, a Mauá Racing passou por provas de segurança, apresentação do projeto, aceleração, entre outras, e, com o alto desempenho, conquistou a 1ª colocação da prova mais importante e de maior prestígio da competição: o Design de Engenharia.

Em duas etapas distintas, com mais de cinco horas de avaliação por juízes com vasta experiência na indústria, a equipe provou que o protótipo do IMT possui a melhor concepção e práticas de Engenharia da competição. No processo, houve a participação de 21 alunos e dois orientadores da Mauá.

"Ficamos muito honrados por ter conquistado esses resultados na maior competição de Fórmula SAE do mundo e, principalmente, por ganhar a parte de Design, que é algo que todos buscam, pois é a prova de que seu projeto de Engenharia é o melhor. Nenhum brasileiro tinha alcançado isso e a comunidade toda de Fórmula SAE está muito feliz com essa conquista para o Brasil", celebra o coordenador das equipes de competições Baja, H2 e Fórmula SAE do Instituto Mauá de Tecnologia, Willian Kurilov.

"Foi um resultado fantástico. Nós alcançamos o que queríamos, estar entre o Top 10, e fomos além, conquistando a 1ª colocação na prova mais importante da competição. Isso tudo só foi possível com muito esforço e trabalho em equipe", finaliza o coordenador.

Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma entidade privada com forte espírito público, sem fins lucrativos, que há mais de 60 anos dedica-se ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. 

O IMT conta com um campus localizado em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Paulo (SP), oferecendo 16 cursos de graduação em 3 grandes áreas do conhecimento, fundamentais para fomentar a inovação e o empreendedorismo, apoiadas por uma estrutura de 130 laboratórios equipados com alta tecnologia. 

Na pós-graduação, atua fortemente na capacitação de profissionais nas áreas de engenharia e tecnologia, fazendo uso da mesma infraestrutura tecnológica. A forte interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisa e desenvolvimento conjuntos, além de prestação de serviços, desenvolve profissionalmente seus cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação e mantém na fronteira seu corpo docente formado por dois terços de doutores e um terço de mestres. 

O IMT é uma das principais instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina, com acreditação e relacionamentos internacionais, tanto de mobilidade como de pesquisa e desenvolvimento. Ao todo, são mais de 22 mil profissionais formados no IMT, empreendendo e ocupando posições de destaque no mercado.

Instituto Mauá de Tecnologia
Trama Comunicação

MERCEDES-AMG LANÇA NOVO GLC 43 4MATIC COUPÉ NO BRASIL COM DESIGN MARCANTE E CONFORTO EXCLUSIVO

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma a chegada do Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé ao mercado brasileiro. O veículo compõe a gama de automóveis de alta performance da marca, atualizando um dos maiores portfólios de modelos superesportivos do país para 12 versões entre hatchbacks, sedans, SUV’s e elétricos. Anunciado na versão SUV no ano passado, o modelo traz agora a carroceria Coupé para oferecer uma opção ainda mais exclusiva para os fãs de conforto e desempenho.

O Mercedes-AMG GLC 43 Coupé é equipado com motor a gasolina de 421 cv assinado individualmente, além de ser eletrificado com uma rede de 48V e sistema de gerador de partida integrado (ISG), que garante uma potência adicional de 14 cv em situações de reaceleração e maior conforto em partidas e outras operações. O automóvel conta com o sistema de tração integral 4MATIC, suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento adaptativo ajustável, uma transmissão de troca rápida de nove velocidades e eixo traseiro direcional em até 4,5°, contribuindo para a experiência de alta performance típica da Mercedes-AMG.

Com inúmeras características esportivas, tanto em seu exterior quanto em seu interior, o veículo apresenta um visual dinâmico e de alta qualidade. O design externo é caracterizado pela grade do radiador específica da AMG com lâmina verticais, um spoiler dianteiro exclusivo com acabamento cromado, painéis laterais integrados de forma harmoniosa, além de duas ponteiras de escapamento redondas, acabamento em trama metálica e um spoiler na tampa do porta-malas, com design ainda mais marcante e luxuoso. O interior do modelo também é marcado pelos bancos esportivos AMG em couro, apresentando gráficos e revestimentos exclusivos.

Principais equipamentos de série

- Ar-condicionado THERMATIC de 2 zonas
- Iluminação ambiente de 64 cores
- Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC
- Alarme Antifurto
- Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
- MBUX e ativação por voz “Hey Mercedes”
- Duas telas LCD - de 12,3” e 11,9”
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
- Sistema de navegação
- Burmester® 3D Surround Sound System (15 alto-falantes e 710W de potência)
- Sistemas de direção semiautônoma
- Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
- Assistente Ativo de Frenagem
- Assistente Ativo de Manutenção de faixa
- Assistente Ativo de Ponto Cego
- Proteção de Pedestres
- Suporte para manobras evasivas
- Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
- Teto solar panorâmico
- Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos

Dados técnicos Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé

Cilindros

4 em linha

Cilindrada (cm3)

1.991

Potência máxima (cv/rpm)

421/6.750

Torque (Nm/rpm)

500/5.000

Câmbio

AMG Speedshift MCT 9G

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

4,8

Velocidade máxima (km/h)

250

Peso (kg)

1.995

Pneus (Dianteiro/Traseiro)

265/45 R20 (F) – 295/40 R20 (T)

Capacidade do porta-malas (L)

545-1.490

Tanque de combustível /reserva (L)

62 / 7

Comprimento / Largura / Altura

4.792 / 2.076 / 1.603

O novo Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC Coupé já pode ser encomendado em concessionários da marca no país com o preço público sugerido de R$ 694.900,00.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

ALTAIR APRESENTA O SEU PORTFÓLIO DE SOFTWARES PARA E-MOBILITY NO 13º SIMPÓSIO SAE BRASIL VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

A Altair, líder global em inteligência computacional, reforça a sua parceria com a SAE BRASIL e participa do 13º Simpósio SAE BRASIL Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no próximo dia 11 de junho, no AMCHAM Business Center São Paulo, na Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio. A companhia apresenta o seu portfólio de softwares para e-mobility, além de cases de sucesso de clientes ao redor do mundo que utilizaram as soluções Altair para desenvolvimento de veículos elétricos, como a EKA by Pinnacle Mobility Soluções, fabricante de ônibus elétricos da Índia.

Segundo Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, a indústria automobilística mundial desempenha um papel importante no desafio da descarbonização. O rápido desenvolvimento dos veículos elétricos pode reduzir as emissões globais de gases de efeito de estufa, tornando-os mais seguros, eficientes e acessíveis. "A Altair está ajudando os clientes, desde fabricantes de baterias, pequenos fornecedores, até mega fornecedores e OEMs, a participar da descarbonização da indústria, com as nossas soluções e ferramentas", enfatiza o executivo.

"Para se alcançar mais rapidamente essas metas, é preciso uma engenharia multidisciplinar mais próxima para evitar silos no desenvolvimento dos produtos. Uma abordagem holística dos sistemas é vital em todo o processo de desenvolvimento, assim como de questões como autonomia, eficiência da transmissão e tempos de carregamento, entre outros desafios", destaca Valdir Cardoso.

De acordo com ele, a Altair dispõe de softwares e soluções para a maioria dos desafios da eletrificação veicular, que foram desenvolvidas para otimizar o desempenho do veículo, desenvolver um modelo completo do sistema e reduzir o tempo de teste físico. Um único modelo conectado que compreende um motor elétrico, eletrônica de potência, dinâmica de veículo, modelos de bateria permite que as equipes simulem o desempenho de todo o produto, fornecendo assim melhores informações sobre seu desempenho e comportamento e as interações entre seus componentes e subsistemas, levando a resultados eficientes.

O 13º Simpósio SAE BRASIL – "O avanço da eletrificação: superando Desafios e descarbonizando a mobilidade" vai discutir as mudanças tecnológicas que ocorrem em um ritmo cada vez mais intenso, e permitir a atualização de conhecimento, através de debates e apresentações, além de networking com profissionais de destaque da área.

A Altair é uma empresa líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram com mais eficiência e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado - tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável. Para saber mais, acesse o site clicando aqui.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

JCB INICIA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA DE US$ 500 MILHÕES NA AMÉRICA DO NORTE.

Começaram na terça-feira, 4 de junho, as obras de uma nova fábrica de US$ 500 milhões da JCB na América do Norte - o maior investimento da história da empresa. O início da construção foi sinalizado em uma cerimônia oficial no local em San Antonio, Texas, onde Alice Bamford, filha do Presidente da empresa, Anthony Bamford, cortou o primeiro pedaço de terra.

Alice Bamford e Lord Bamford

As obras da fábrica de 67.000 m² estão em andamento em um terreno de 400 acres e criarão 1.500 novos empregos ao longo de cinco anos. Será a segunda maior fábrica da empresa, atrás apenas da sede mundial da fabricante em Rocester, Staffordshire, Reino Unido. A fábrica produzirá manipuladores telescópicos Loadall e plataformas elevatórias, com produção programada para começar em 2026. A instalação também terá a capacidade de se expandir para a fabricação de outros produtos no futuro.

O presidente Lord Bamford disse: "As fabricantes de equipamentos de construção vendem mais de 300.000 máquinas todos os anos na América do Norte, tornando-a o maior mercado do mundo. A JCB tem aumentado sua participação nesse importante mercado de forma constante nos últimos anos e agora é o momento certo para investir em nossa capacidade de fabricação na América do Norte, onde já temos uma fábrica. A JCB realmente percorreu um caminho considerável desde que vendemos nossa primeira máquina aqui, há 60 anos, e é com imenso prazer que vejo como nossos negócios cresceram na América do Norte. Hoje é realmente um dia marcante na história de nossa empresa familiar".

O governador do Texas, Greg Abbott, disse: "O Texas foi nomeado este ano como 'O Melhor Estado para Negócios por um recorde de 20 anos', e estou orgulhoso de dar as boas-vindas à JCB como a mais nova empresa a chamar nosso grande estado de lar. A cerimônia de inauguração de hoje é um marco importante na jornada da JCB, que criará 1.500 empregos bem remunerados para texanos trabalhadores no condado de Bexar e trará centenas de milhões de novos investimentos para San Antonio e além. 'Made in Texas' é realmente uma marca global poderosa, e estou ansioso para comemorar o sucesso contínuo da JCB enquanto trabalhamos juntos para construir um Texas maior e melhor nas próximas décadas".

O CEO da JCB, Graeme Macdonald, disse: "Os negócios da JCB na América do Norte fizeram um tremendo progresso nos últimos anos e a oportunidade de crescimento aqui é vasta. Esse investimento recorde nos dá uma oportunidade fantástica de aproveitar nosso sucesso e estamos ansiosos para a conclusão dessa nova e excelente instalação".

Richard Fox-Marrs, Presidente e CEO da JCB North America, disse: "O manipulador telescópico Loadall é o produto mais vendido da JCB na América do Norte e é também o maior mercado de plataformas elevatórias do mundo e, portanto, faz muito sentido construir essas duas linhas aqui. O Texas é uma escolha óbvia para nossa nova fábrica na América do Norte, principalmente porque o estado é o maior consumidor de equipamentos de construção nos EUA. San Antonio também é a escolha lógica para nossa nova fábrica, devido à sua localização central, à proximidade da cadeia de suprimentos e à grande força de trabalho local. Estamos realmente entusiasmados com a nova fábrica da JCB em San Antonio e com o futuro de nossos negócios na América do Norte".

A JCB vendeu sua primeira máquina na América do Norte em 1964 e abriu sua primeira fábrica em Savannah, Geórgia, em 2001, que emprega 1.000 pessoas. A nova unidade fabricará máquinas para clientes especificamente na América do Norte. A JCB emprega 19.000 pessoas e tem 22 fábricas em todo o mundo, incluindo 11 no Reino Unido, sete na Índia e outras no Brasil e na China. A empresa marcará seu 80º aniversário em 2025.

JCBLíder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall, a JCB é uma das três maiores fabricantes de equipamentos para construção. Empresa de origem britânica com 78 anos de atuação, dos quais há mais de 20 no País, possui 22 fábricas que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são comercializadas as retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, miniretroescavadeira 1CX, miniescavadeira elétrica 19C-1E, escavadeiras hidráulicas de esteira JS130, 210NXT, 220NXT e 235NXT, pás carregadeiras 422ZX 426ZX, 427ZX, 437ZX e 455ZX, miniescavadeiras 8026CTS, 55Z-1, 35Z, minicarregadeiras 155, 190 e 270, Loadalls 530-70, 540-70, 530-110, 535-125, 540-170, 531-70 e 541-70 e rolos compactadores JCB 116D, CT160 e CT260. A empresa também conta com uma linha de plataformas elevatórias totalmente elétricas e zero emissão de carbono, no formato tesoura. São oito modelos: S1530E, $1930E, S2030E, S2632E, S2646E, S3246E, S4046E e $4550E.

JCB
G&A Comunicação Corporativa 

SINTO-ME REFÉM NO CARRO ELÉTRICO. Por chicolelis*

Marcador hipnotizante

Não, não pensem que tem alguma coisa a ver com segurança veicular, incêndio ou qualquer outro risco relacionado a este tipo de veículo. Mas, ouvindo pelo menos sete colegas jornalistas, ouvi deles a mesma resposta para minha pergunta: você se sente refém do marcador da capacidade da bateria do carro 100% elétrico?

Sim! Foi a resposta de seis eles. Apenas um disse que, de tanto andar em carro elétrico, inclusive em viagem à China, já não se “liga” tanto no marcador.

Eu já andei em cinco carros elétricos, sempre me incomodando com a minha exagerada atenção para com o marcador da capacidade da bateria. Olhava mais para ele do que para o trânsito.

Mas foi, no início desta semana, ao andar no Mustang elétrico que esta coisa mais me impressionou. Ocorre que sai de Campinas com o 310 km de autonomia. Ainda dentro da cidade, parando nos “PARE” e nos semáforos, estava tranquilo, cheguei na estada com 290.

Daí em diante, a agonia. Precisei dar uma “pisada” forte (que maravilha de arrancada) e a queda foi impressionante. Aterrorizante, melhor dizendo! Em menos de hum quilômetro, baixou para 240. Aconselhado pelo meu amigo Fraga, por celular, baixei a velocidade para menos de 90 km/h e não mais tirei os olhos do marcador, que baixava muito rápido. E os caminhões “apertando” na traseira.

O único colega, que disse não ter mais problemas como o que enfrentei, disse tratar-se de “fobia de autonomia”, igual àquelas que todos nós enfrentamos quando, no carro à combustão, o marcador bate no “vermelho” e não há perspectiva de um posto de abastecimento à frente.

Outro conta que tinha planos para passar o fim de semana na praia, mas que a ideia foi abandonada nos primeiros quilômetros da estrada, porque a queda da reserva da bateria caiu vertiginosamente. Voltou para casa e passou o fim de semana em São Paulo e no trânsito da cidade o elétrico não “negou fogo” e na segunda-feira ainda tinha 40 km de autonomia.

Outro colega não arriscou viajar 130 km, com a família para o litoral santista, apesar do marcador garantir autonomia de 400 km. “E se acaba a carga, tenho que chamar um guincho? Optou por também ficar na capital e chegar na segunda com autonomia de 170 km, rodando por toda São Paulo, inclusive ir ao Morumbi (ele mora na Zona Norte e o estádio é na Zona Sul)) ver o seu São Paulo jogar.

Agora falando da minha tristeza em sentar em um Mustang e não poder acelerar. Triste, não? E, pior, quando tirava os olhos do marcador e olhava para os motoristas que me ultrapassavam com um sorriso de ironia.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

ROGÉLIO GOLFARB E O EMPOBRECIMENTO DA CONSTELAÇÃO DE EXECUTIVOS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Rogélio Golfarb

Concordo com a opinião manifestada pelo experiente jornalista Vicente Alessi, Filho, sobre o empobrecimento da constelação de executivos da indústria automobilística brasileira, com a aposentadoria de Rogélio Golfarb, que respondeu pela vice-presidência da Ford na América do Sul.

Rogério Golfarb é um personagem raro, que conheci no tempo em que trabalhei na Ford brasileira, na fase em que chefiou o departamento de Marketing. Inteligente, elegante, de raciocínio rápido e de multiconhecimentos e talentos.

Nosso relacionamento mais importante foi em sua passagem pelo departamento de desenvolvimento de produtos e foi responsável pela coordenação da inauguração da modernização da fábrica de São Bernardo do Campo para a produção do novo Fiesta, que passaria a ser equipado com o motor Zetec-Rocam, produzido na fábrica de Taubaté, desenvolvido com as mais modernas tecnologias disponíveis. Confesso que foi um período gratificante porque conheci um executivo singular e respeitável.

Lembro do trabalho de comunicação para o anúncio dessa modernização e do novo Fiesta, que era de minha responsabilidade, como gerente de comunicação da Ford, que realizamos ao longo de seis meses. Desenvolvemos um plano, dividido em três fases, e o apresentamos inicialmente ao Rogélio que, com sua visão, presença de espírito e conhecimento de mercado, aperfeiçoou o material.

Numa reunião com toda a diretoria brasileira e a participação do vice-presidente da Ford mundial, Gurminder Bedi, o programa foi apresentado e o ouvimos dizer: "É o melhor plano que conheci em minha vida. E nomeio o presidente Ivan Fonseca e Silva, como responsável pelo cumprimento do programa".

Conheci, nesse dia, outras virtudes de Rogélio: a calma, a segurança e a confiança, como um jogador, de posse das melhores cartas nas mãos. O plano proposto foi executado com sucesso e atingimos os objetivos traçados.

Desde essa reunião internacional até hoje, em outra demonstração da elegância de Rogélio, ele, ao nos encontrarmos, se refere a mim acrescentando ao cumprimento a palavra mestre.

Como funcionário de uma empresa da indústria automobilística, Rogélio desejou se aprofundar nas mais diferentes etapas da produção de um veículo. Dos desenhos iniciais às etapas finais do projeto, que envolvem, inclusive, a importância do atendimento ao cliente e, também, a primeira revisão e o nível de qualidade do serviço.

Com isso, ao longo se sua carreira buscou ser designado para diferentes posições com o objetivo, também singular, de não se fixar num único cargo. Em todos sempre alcançou êxito e respeito pelo elevado nível desempenhado.

Golfarb também foi presidente da Anfavea, entre 2004 e 2007, sucedendo a Ricardo Carvalho, da Volkswagen. Na Anfavea, repetiu o excelente trabalho prestado à Ford.

Em uma declaração, Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul, disse que nos últimos cinco anos, Rogéio Goldfarg desempenhou papel fundamental na condução do crescimento da empresa, apoiando iniciativas de sucesso como lançamentos de produtos, reposicionamento da marca e a reestruturação do modelo de negócio na América do Sul. Segundo ele, sua experiência e conhecimento do setor foram cruciais para nossos processos de tomada de decisão.

Depois de 43 anos de serviços prestados à Ford e indústria automobilística brasileira, Rogélio Golfarb vai deixar saudade. Tenho certeza de que a Ford irá aproveitar muito bem os seus talentos como consultor na área de Assuntos Governamentais.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

EVENTO DE LANÇAMENTO DA MEGUIAR´S ATRAI MAIS DE 150 LOJAS DE DETAILING DE TODO O PAÍS

A apresentação da marca reuniu mais de 150 lojistas de 26 Estados do país, além de representantes de 20 países.

Em um evento na sede da APG, no Tamboré (Barueri, SP), que é o novo importador e distribuidor da marca Meguiar´s no Brasil, mais de 400 convidados puderam conhecer os planos dessa reestreia e a nova linha de produtos da marca para o país. Marca que pertence à gigante global 3M desde 2008, a Meguiar´s é afamada mundialmente por produzir os melhores e mais reconhecidos produtos em estética automotiva. Depois de um intervalo, ela retorna ao Brasil por intermédio da APG, que atua no segmento automotivo desde 2022 com a New X Protection, marca de renome em proteção de pintura veicular (PPF).

Liderada pelo empresário Anderson Goetten, a APG atraiu cerca de 150 lojistas de 26 Estados do país. "Os especialistas em estética automotiva conhecem a qualidade dos produtos Meguiar´s. E estavam ansiosos pelo retorno da marca, visto que a eficiência desses produtos impacta diretamente no negócio de detailing", disse.

Linha de produtos Profissional e Entusiasta

Nesse relançamento, os produtos Meguiar´s estarão disponíveis no mercado nacional com duas linhas nesse primeiro momento: a Linha Profissional e a Linha Entusiasta, sendo o primeiro deles, naturalmente, direcionado às empresas de detailing. Conheça os principais destaques:

- ProSpeed Compound, é um polidor que otimiza o processo, realizando o corte da pintura e deixando a peça pronta para o acabamento.

- Final Inspection, remove excesso dos materiais utilizados durante o processo de polimento para fazer a conferência da eficácia do processo.

- Quick Detailer, é um lubrificante utilizado anteriormente à aplicação da Clay Bar, para descontaminação segura do veículo.

- Diamond Cut, um polidor com alto poder de corte utilizado em superfícies extremamente duras.

"Com a disseminação das empresas de estética automotiva, que vem ocorrendo no país nesta década, temos grande expectativa na comercialização da linha Profissional, visto que os especialistas do ramo conhecem e reconhecem a qualidade da Meguiar´s", destaca Goetten.

Já a Linha Entusiasta desperta igualmente uma enorme expectativa, uma vez que, desde a pandemia, o brasileiro redescobriu o prazer de cuidar do seu próprio carro nos finais de semana. "Vimos esse fenômeno acontecer nos últimos anos: as pessoas passaram a consumir mais produtos de estética automotiva. Em um primeiro momento, isso ocorreu em razão da ociosidade que havia nos finais de semana, onde tudo estava fechado. Mas depois virou uma grande terapia", explica o empresário. Veja os destaques:

- NXT All Metal Polisher, um poderoso polidor de metais que remove sujidades e deixa um acabamento brilhante

- Supreme Shine Protectant, protetor de interiores que deixa um acabamento hiper brilhante

- Natural Shine Protectant, que possui a mesma qualidade protetora do anterior, mas com um acabamento natural

- Ultimate Compound, um polidor com bom poder de corte, que remove fácil marcas de lavagens e riscos superficiais

- Ultimate Polish, que dá bom acabamento e ótimo brilho

- Quick Detailer, lubrificante para descontaminação segura dos veículos, que é destinado aos entusiastas.

APG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com