sábado, 8 de junho de 2024

MERCEDES-AMG LANÇA NO BRASIL NOVOS AUTOMÓVEIS PLUG-IN HÍBRIDOS INSPIRADOS NA FÓRMULA 1

A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil lança no país novos produtos de sua marca de alta performance Mercedes-AMG ainda mais inovadores e exclusivos. Equipados com a novíssima tecnologia híbrida de alta performance, os Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE e o Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE levam o DNA do desempenho superior característico da marca para a eletrificação.

AMG GT 63 S E PERFORMANCE

O conceito “AMG E PERFORMANCE” é o primeiro híbrido de alto desempenho da Mercedes-AMG, combinando motores a combustão, construídos artesanalmente há várias décadas, com um motor elétrico e uma bateria de alto desempenho, desenvolvida pela própria AMG, instalados no eixo traseiro. A bateria de alto desempenho é baseada nas células de bateria com resfriamento direto (igual aos carros de F1). Assim como na Fórmula 1, a bateria é especificamente projetada para entrega e recarga rápida de energia.

Trem de força híbrido AMG E PERFORMANCE: motor a combustão frontal e motor elétrico traseiro

O conhecido motor V8 biturbo de 4.0 litros é combinado com motor síncrono de imã permanente (PSM), uma bateria de alto desempenho desenvolvida em Affalterbach e o sistema de tração integral variável totalmente variável AMG Performance 4MATIC+. A potência e o torque máximo do sistema proporcionam a aceleração de zero a 100 km/h em três segundos. A entrega de energia só termina em uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

O motor elétrico está posicionado no eixo traseiro, onde é integrado a uma transmissão de duas velocidades acionada eletricamente e o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente para formar uma unidade de acionamento elétrico (Electric Drive Unit - EDU). Especialistas se referem a este layout como um híbrido P3. 

A bateria de alto desempenho está localizada acima do eixo traseiro. A vantagem decisiva desta posição tem relação direta com a transmissão de nove velocidades, que é conectada ao motor V8. Como o EDU está posicionado atrás da transmissão, o torque de ambas pode ser totalmente utilizado, com resultado de mais de 1400 Nm de torque.

Além disso, há outros argumentos a favor do setup P3 como um híbrido de alto desempenho:

O conceito P3 torna possível o impulso elétrico com torque total em toda a faixa de rotação.

O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e, portanto, pode converter sua potência diretamente em propulsão.

O design do motor elétrico significa que sua potência pode entrar imediatamente a pleno torque, tornando a partida particularmente ágil possível.

Além disso, o condutor experimenta imediatamente um aumento de desempenho perceptível graças ao diferencial traseiro de deslizamento limitado integrado e controlado eletronicamente.

Em situações de perda de tração traseira, a potência de acionamento do motor de combustão e do motor elétrico é transferida para as rodas dianteiras conforme necessário. Isso é possível pela conexão mecânica da tração integral totalmente variável por meio do eixo de transmissão e dos eixos de acionamento das rodas dianteiras. Também torna possível dirigir puramente em modo elétrico com tração nas quatro rodas.

O posicionamento no eixo traseiro melhora o peso e a distribuição da carga do eixo no veículo. Isso forma a base para a condução envolvente.

O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação muito alta, pois o sistema permite apenas perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da transmissão. No modo de direção "Confort", o motor à combustão pode ser desconectado. Isso reduz o torque de arrasto quando a situação de condução permite.

A transmissão de duas velocidades no eixo traseiro faz a troca de maneira automática, sem intervenção do condutor. Com sua relação de marcha especialmente ajustada, garante uma combinação de alto torque nas rodas para uma partida ágil e desempenho suave e contínuo em velocidades mais altas. Um atuador elétrico engata a segunda marcha a uma velocidade máxima de cerca de 140 km/h, o que corresponde à velocidade máxima do motor elétrico de cerca de 13.500 rpm.

Com o aumento de desempenho devido ao motor elétrico adicional, a equipe de desenvolvimento melhorou a eficiência de todo o veículo em paralelo e alcançou menores emissões, bem como menor consumo.

Motor síncrono de imã permanente (PSM)

O PSM é equipado com um motor feito de ímãs permanentes e pode ser instalado em torno do eixo de saída para a roda traseira esquerda. O motor elétrico é controlado por eletrônica de potência, que também está localizada no EDU e converte comandos do pedal do acelerador diretamente para atuar no PSM. Além disso, o controle do motor elétrico ajusta a velocidade durante as trocas de marcha pela transmissão de duas velocidades. Isso significa que a transmissão no EDU não requer nenhuma sincronização mecânica. O torque de impulso do motor elétrico pode também ser usado em velocidades mais altas. O torque máximo de um motor elétrico está disponível desde a primeira rotação, mas diminui novamente em rotações mais altas. Portanto, a segunda marcha, que é engatada em velocidades mais altas, leva o motor elétrico a uma faixa com rotações mais baixas, para que possa auxiliar o motor de combustão em toda faixa de velocidades.

Inspirado na Fórmula 1 e desenvolvido em Affalterbach: bateria de alto desempenho

Quando a estratégia de eletrificação estava sendo definida, ficou claro desde o início que todos os componentes essenciais seriam desenvolvidos em Affalterbach, cidade na Alemanha que é a matriz da Mercedes-AMG. Entre eles está a bateria de alto desempenho da AMG. O desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia de íons de lítio é inspirado em tecnologias que se provaram nos modelos de corrida híbridos da Fórmula 1 da equipe Mercedes-AMG Petronas. A equipe de especialistas do fabricante de motores da Fórmula 1, Mercedes High Performance Powertrains (HPP) em Brixworth (Inglaterra), colaborou estreitamente com a Mercedes-AMG em Affalterbach. A bateria de alto desempenho da AMG combina alta potência combinada com baixo peso para melhorar o desempenho geral do veículo. A isso se somam a rápida retirada de energia e a alta densidade de potência.

A bateria de alto desempenho no AMG S 63 E PERFORMANCE tem uma capacidade de 13,1 kWh, com 80 kW de potência mecânica contínua e 140 kW de potência mecânica máxima (por dez segundos) ao motor elétrico. Enquanto no AMG GT 63 S E PERFORMANCE a bateria tem uma capacidade de 6,1 kWh, com 70 kW de potência mecânica contínua e 150 kW de potência mecânica máxima (também por dez segundos). Para comparação, baterias convencionais sem refrigeração direta das células alcançam cerca da metade desses valores.

Em ambos os automóveis, o carregamento externo é feito por meio do carregador de corrente alternada (AC) a bordo de até 3,7 kW, seja em uma estação de carregamento, wallbox ou tomada doméstica.

A bateria é projetada para rápida entrega e uso da energia, não para a maior autonomia. No entanto, a autonomia elétrica ainda permite a utilização em uma condução totalmente elétrica e silenciosa em áreas residenciais em distancias de até 33 km (AMG S 63).

O constante impulso à inovação: resfriamento direto das células da bateria

A base para o alto desempenho da bateria de 400 volts da AMG é o resfriamento direto: um processo refrigerante de alta tecnologia baseado em um líquido eletricamente não condutor flui ao redor de todas as 1.200 células e as resfria individualmente.

Toda bateria precisa de uma temperatura definida para a entrega de energia ideal. Se a unidade de armazenamento de energia ficar muito fria ou muito quente, perderá temporariamente potência ou terá que ser reduzida para não ser danificada se o nível de temperatura estiver muito alto. A temperatura consistente da bateria, portanto, tem uma influência decisiva em seu desempenho, vida útil e segurança. Os sistemas de resfriamento convencionais, que usam apenas ar ou resfriam toda a bateria indiretamente com água, rapidamente alcançam seus limites. Se o gerenciamento térmico não cumprir sua função de forma ideal, a bateria corre o risco de envelhecer prematuramente.

Para o resfriamento direto, a equipe da AMG teve que desenvolver novos módulos de resfriamento com espessura milimétrica. Cerca de 14 litros de líquido de arrefecimento circulam de cima para baixo por toda a bateria, passando por cada célula, com a ajuda de uma bomba elétrica de alta performance especialmente desenvolvida. No processo, o líquido de arrefecimento também passa por um trocador de calor óleo/água conectado diretamente à bateria. Isso conduz o calor para um dos dois circuitos de baixa temperatura (LT) do veículo. A partir daí, ele segue para o refrigerador LT na frente do carro, que libera o calor para o ar externo. O sistema é projetado para garantir uma distribuição uniforme de calor na bateria.

O resultado é que a bateria está sempre dentro de uma janela de temperatura operacional consistente e ótima, com uma média de 45° Celsius, não importa com que frequência seja carregada ou descarregada. Pode ser que a temperatura média seja excedida ao dirigir em altas velocidades. Os mecanismos de proteção são, portanto, ajustados de forma que a potência máxima possa ser retirada da bateria para posteriormente diminuir novamente o nível de temperatura por meio do resfriamento direto. Sistemas de resfriamento convencionais não conseguem lidar com essas situações e a bateria não pode mais utilizar totalmente sua capacidade. Mesmo sob carga pesada, onde a aceleração (bateria é descarregada) e desaceleração (bateria é carregada) são frequentes, a Bateria de Alto Desempenho AMG mantém sua capacidade de alto desempenho.

Somente o resfriamento direto eficaz torna possível o uso de células com uma densidade de energia muito alta. Graças a esta solução individual, o sistema de bateria é particularmente leve e compacto. O conceito de trilho condutor economizador de material também contribui para o baixo peso. A estrutura de colisão leve, mas ao mesmo tempo robusta, do invólucro de alumínio garante segurança máxima.

Regeneração selecionável em quatro estágios

Como a bateria de alto desempenho está sempre na janela de temperatura ideal de cerca de 45°, a recuperação também pode ser otimizada: Normalmente, uma bateria aquece muito com alta capacidade de regeneração, então a recuperação de energia deve ser limitada.

A recuperação começa quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador, ou seja, no modo de desaceleração sem tocar no pedal do freio. Isso carrega a bateria e cria torque de frenagem. Isso, por sua vez, poupa o sistema de freios: dependendo do nível de regeneração e da situação do tráfego, eles nem precisam ser acionados. Outra vantagem da regeneração: em descidas íngremes, o sistema funciona como um freio motor e alimenta energia na bateria. 

O condutor pode selecionar quatro níveis diferentes de regeneração, usando o botão do volante AMG à direita. Com exceção de "Slippery ", isso se aplica em todos os modos de condução, bem como em "ESP Sport" ou "ESP Off”, e a recuperação de energia é configurada de forma diferente dependendo do modo de condução.

Nível 0: O nível de recuperação é muito baixo e serve para manter o suprimento de energia do veículo. 

Nível 1: Configuração padrão. A regeneração é perceptível para o motorista. Corresponde aproximadamente à desaceleração de um motor de combustão interna convencional com a embreagem engatada.

Nível 2: Regeneração mais forte. No tráfego normal o pedal do freio dificilmente precisa ser acionado.

Nível 3: Maior recuperação de energia. Aqui, quase se pode ter uma condução “one-pedal” como em um modelo 100% elétrico.

Oito modos de condução AMG

Os oito modos de condução AMG DYNAMIC SELECT "Electric", "Comfort", "Sport", "Sport+", "RACE", "Slippery", "Individual" e “Battery Hold” são precisamente adaptados à nova tecnologia de condução. Eles oferecem, assim, uma experiência de condução variada - de eficiente a dinâmica. Os modos de condução ajustam parâmetros importantes: a resposta da unidade de propulsão e transmissão, a característica de direção, o amortecimento do chassi ou o som. O impulso do motor elétrico também depende do modo de condução respectivo. Ele pode ser selecionado através do visor no console central ou dos botões do volante AMG. No entanto, uma coisa é a mesma em todos os modos: a potência máxima do motor elétrico pode ser facilmente solicitada por meio da função kick-down. O pedal do acelerador tátil fornece um ponto de pressão tangível que o pé do motorista deve superar.

Controle dinâmico combina agilidade com estabilidade

O sistema integrado de controle dinâmico AMG DYNAMICS também está presente em ambos os modelos. Ele influencia as estratégias de controle do ESP® (Programa Eletrônico de Estabilidade), da tração nas quatro rodas e do diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Isso aumenta a agilidade sem comprometer a estabilidade do veículo.

Vale ressaltar que o AMG DYNAMICS determina como o automóvel deve reagir. O sistema utiliza os sensores disponíveis, entre outras coisas, para verificar a velocidade, a aceleração lateral, o ângulo de direção e a taxa de guinada. Por meio de pré-controle inteligente, o comportamento do veículo pode ser previsto a partir das ações do condutor e dos dados dos sensores. A regulagem é adaptada à habilidade de condução dinâmica do condutor - sem intervenções perceptíveis ou disruptivas pelo sistema. O resultado é uma experiência de condução autêntica com alta dinâmica em curvas com alta estabilidade e dirigibilidade segura.

Experiência sonora interior durante a condução elétrica

Ao dirigir apenas com energia elétrica, o Sistema de Alerta Acústico do Veículo, exigido por lei em diversos países, avisa os arredores de que o automóvel híbrido está se aproximando. Um som AMG especialmente desenvolvido, de baixa frequência e modulado em velocidade, é emitido. Isso é irradiado para o exterior por meio de alto-falantes. O som também pode ser ouvido em um nível suave no interior, como feedback acústico para os passageiros. Na União Europeia, o sistema está ativo até 20 km/h, nos EUA até o equivalente a aproximadamente 30 km/h. Depois disso, o sinal de condução elétrica se desvanece harmoniosamente. Quem desejar também pode experimentar o som da condução elétrica em faixas de velocidade mais altas. Tudo o que precisam fazer é selecionar o som através do botão correspondente no volante (identificável pelo símbolo de onda de frequência).

Propulsão de confiança: motor V8 biturbo AMG de 4.0 litros

Um componente central do trem de força híbrido P3 é o motor V8 biturbo AMG de 4.0 litros, neste caso produzindo 612 cv (S 63) e 639 cv (GT 63). Ele fornece um torque máximo de 900 Nm, que está disponível em uma ampla faixa de velocidade.

As características de design mais importantes do motor incluem os dois turbocompressores twin-scroll, que estão localizados no interior quente em forma de V. A posição entre as duas bancadas de cilindros encurta os caminhos dos gases de escape até o turbocompressor e o ar fresco comprimido até a câmara de combustão. O resultado é uma resposta muito imediata. Outro recurso importante é o alternador/motor de partida integrado, presente em diversos outros produtos da marca.

Tempo de troca curto, alta eficiência: a transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Na transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (Multi-Clutch Transmission – MCT), uma embreagem de partida úmida substitui o conversor de torque. Isso reduz o peso e, graças à sua menor inércia, otimiza a resposta ao pedal do acelerador, especialmente durante arrancadas e mudanças de carga.

O software garante tempos de troca de marcha curtos, bem como múltiplas reduções de marcha rápidas, se necessário. Oferece uma experiência de troca de marcha especialmente emotiva graças à função de dupla debreagem nos modos de condução "Sport" e "Sport+". Intervenções de ignição definidas permitem que a marcha seja trocada ainda mais rapidamente do que nos outros modos.

Em todos os programas de condução, a partida ocorre na primeira marcha para garantir sempre uma experiência de condução dinâmica. Há também a função RACE START, que garante uma aceleração ótima a partir do repouso. No modo manual "M", a transmissão responde imediatamente e precisamente aos comandos de troca de marcha manuais do motorista e implementa os comandos com velocidade impressionante.

Tração nas quatro rodas totalmente variável AMG Performance 4MATIC+

A tração nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC+ combina as vantagens de diferentes conceitos de tração. A distribuição de torque totalmente variável para os eixos dianteiro e traseiro garante tração ótima no limite físico. Os condutores podem contar com alta estabilidade de condução e segurança em todas as condições: no seco, no molhado ou na neve. A transição de tração traseira para tração nas quatro rodas e vice-versa ocorre continuamente com base em uma matriz que integra o controle inteligente na arquitetura de sistemas do automóvel inteiro.

Uma embreagem eletromecanicamente controlada conecta o eixo traseiro permanentemente acionado variavelmente ao eixo dianteiro. A divisão de torque mais adequada é continuamente calculada de acordo com as condições de condução e o modo que o condutor dirige. Ao lado da tração e da dinâmica lateral, a tração nas quatro rodas também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais potente.

Suspensão AMG RIDE CONTROL+ com amortecimento adaptativo de série

A suspensão AMG RIDE CONTROL+ é baseada em suspensão pneumática com controle automático de nível, combinada com amortecimento ajustável adaptativo. Os amortecedores de suspensão pneumática são preenchidos com ar de acordo com a situação e, portanto, permitem uma configuração mais suave ou mais dura.

Com a ajuda de duas válvulas de controle continuamente variáveis, a força de amortecimento pode ser ajustada com muita precisão para diferentes condições de direção e modos de condução: uma válvula controla o amortecimento de compressão quando a roda comprime e a outra controla o amortecimento de retorno, ou seja, a força que ocorre quando a roda retorna. As fases de retorno e compressão são controladas independentemente uma da outra. A equipe de desenvolvimento da AMG aumentou significativamente a diferença entre esportividade e conforto, entre outras coisas, ampliando o intervalo entre as características mínima e máxima de força de amortecimento e proporcionando uma flexibilidade ainda maior na representação das características. Graças ao design especial das válvulas, o amortecedor reage rapidamente e de forma sensível às mudanças nas superfícies das estradas e condições de direção.

O condutor pode pré-selecionar a configuração básica via os modos de direção AMG DYNAMIC SELECT: com apenas uma tecla, as características mudam, de condução mais dinâmica no modo "Sport+" para uma viagem suave no modo "Comfort". Além disso, o ajuste pode ser feito independentemente dos modos de direção em três estágios ("Comfort", "Sport" e "Sport+") através de uma tecla dedicada. O software de controle do sistema monitora continuamente os dados de operação, como ângulo da direção, velocidade, aceleração e movimentos da carroceria. Dessa forma, os amortecedores são controlados em milissegundos conforme a situação requer. O resultado é que, mesmo durante manobras de direção extremas ou em estradas ruins, as rodas estão sempre firmemente no chão, com escolha de três características de amortecimento diferentes.

Estabilização ativa de rolagem da carroceria

Outro recurso contribui de forma decisiva para a configuração específica da AMG para uma dinâmica de condução mais esportiva: a estabilização ativa AMG ACTIVE RIDE CONTROL. Em vez de usar barras anti-rolagem convencionais e rígidas, o sistema compensa os movimentos da carroceria eletromecanicamente. Para isso, as barras anti-rolagem nos eixos dianteiro e traseiro são divididas em duas partes. No centro, há um atuador eletromecânico no qual uma engrenagem planetária de três estágios está integrada. Quando a superfície da estrada é irregular ou o estilo de condução é moderado, o atuador separa ativamente as metades do estabilizador, o que aumenta o conforto de condução. Durante um uso mais dinâmico, por exemplo, em uma estrada sinuosa, as metades se juntam e se torcem uma contra a outra.

Além disso, o sistema não apenas reduz os movimentos de rolagem ao curvar, mas também permite uma sintonização mais precisa do comportamento de direção e ciclo de carga. Além disso, aumenta o conforto de condução ao dirigir em linha reta porque os estímulos causados por solavancos na estrada de um lado são equilibrados, por exemplo. Os movimentos da carroceria podem ser ajustados de forma ativa e otimizada às condições de condução. Isso permite que o condutor experimente as características de direção típicas da AMG em termos de dinâmica, precisão e feedback ainda mais intensamente.

Para atender aos altos requisitos de potência, o sistema é baseado em uma rede elétrica a bordo adicional de 48 volts. Outra vantagem em comparação com os sistemas hidráulicos convencionais é a resposta significativamente mais rápida. O sistema de controle da AMG pode ajustar o status do veículo até 500 vezes por segundo. Além disso, há o menor peso dos componentes em comparação com as soluções hidráulicas.

O acionamento híbrido de desempenho pode controlar a tração de uma roda em vez do ESP

O controle da dinâmica do veículo também se beneficia do acionamento híbrido. Em vez da intervenção via motor pelo ESP®, o motor elétrico também pode controlar a tração assim que uma roda sinaliza baixa aderência. Para isso, o sistema de controle inteligente reduz o torque de acionamento do motor elétrico que é transferido para a roda através do diferencial traseiro de deslizamento limitado. O resultado é que o ESP® não precisa controlar o motor a combustão, ou somente posteriormente. Outra vantagem é que assim o motor a combustão pode ser utilizado com um torque mais alto. Isso melhora a agilidade. Além disso, a potência reduzida pode ser usada para carregar a bateria.

Portfólio AMG E PERFORMANCE em expansão no Brasil

Outros dois automóveis da marca de Affalterbach equipados com a tecnologia AMG E Performance farão suas estreias nas ruas brasileiras ainda em 2024: o exclusivo conversível AMG SL 63, GLC 63 S E Performance e o sedan de alta performance AMG C 63 S serão os próximos automóveis a serem apresentados ainda neste ano.

AMG S 63: o luxo e a alta performance em cada detalhe

O impressionante desempenho do Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE também está presente pelo design exterior expressivo. Pela primeira vez, um sedan da Classe S ostenta a grade do radiador específica da AMG com palhetas verticais e uma grande estrela central. A estrela do capô foi substituída pelo emblema da AMG em cromo prateado/preto. Além disso, o para-choque dianteiro em design de “asa de jato” com grandes entradas de ar laterais e cortinas de ar funcionais caracteriza a área frontal.

Na lateral, as rodas AMG de 21 polegadas e os painéis laterais específicos da AMG se destacam especialmente. Na traseira, existem características de design característicos de outros modelos da marca  como as ponteiras de escape duplas trapezoidais e estriadas ou o difusor largo com aletas longitudinais e placa difusora.

O interior combina os acabamentos de alta qualidade da Classe S com recursos específicos da AMG. Os bancos com um desenho de estofamento especial da AMG e costuras exclusivas destacam sua aparência refinada. Cores exclusivas e vários revestimentos de couro nappa com um emblema da AMG em alto relevo nos apoios de cabeça dianteiros enfatizam o lado esportivo ou luxuoso do S 63 E PERFORMANCE. 

As aspirações de liderança no segmento também são evidenciadas pelo espaço traseiro de primeira classe e pelos bancos multicontornos para quatro ocupantes. Além disso, há elementos de acabamento específicos da AMG e o volante AMG Performance padrão com as teclas AMG no volante multifuncional.

O novo AMG S 63 é mais um automóvel da marca com o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.

Principais equipamentos

Acabamento interno em carbono

AMG TRACK PACE - seu assistente pessoal de corridas que conta com análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos

Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória

Sistemas de direção semiautônoma

o Assistentes Ativos de Distância DISTRONIC, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego

o Pre-Safe Impulse Side; Proteção de Pedestres

o Suporte para manobras evasivas

Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°

Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

Iluminação ambiente de 64 cores

MBUX 

o Mercedes me Connect

o 3 telas OLED (condutor e passageiro de 12,3’ e central de 17,7’)

o Burmester® Surround Sound System 3D e Dolby Atmos® 

o Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto) & Wireless Charging

o Navegação com realidade aumentada e Head-up display

Pacote AIR Balance (Massagem, odorizador) - Energizing Plus e Filtro HEPA

Faróis DIGITAL LIGHT

KEYLESS-GO (Abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves) 

Quadro de instrumentos do condutor 3D

Palhetas MAGIC VISION CONTROL

Sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 4,5°)

Teto solar panorâmico

AMG GT 63 S: O mais potente AMG produzido em série de todos os tempos

O design expressivo na dianteira, carroceria marcante, cabine rebaixada e traseira dinâmica destaca os genes esportivos do cupê de quatro portas. Outro destaque é o para-choque dianteiro característico: parece ser moldado a partir de uma única peça e completa de forma homogênea o design dinâmico do modelo como um todo.

Seu design interior oferece imediatamente a sensação de estar em um automóvel esportivo muito exclusivo, impressionando com um ambiente esportivo e uma sensação generosa de espaço, trazendo o assistente perfeito: o inteligente conceito de operação e exibição Mercedes-Benz User Experience (MBUX) ainda mais inteligente e interativo. 

Agora, ele apresenta displays redesenhados e específicos da AMG, além de funções configuráveis individualmente. Em combinação com o sistema de som Surround Burmester® a função Dolby Atmos® proporciona uma nova experiência sonora a bordo.

Principais equipamentos

Acabamento interno em black piano

AMG TRACK PACE - seu assistente pessoal de corridas que conta com análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos

Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória

Sistemas de direção semiautônoma

o Assistentes Ativos de Distância DISTRONIC, de Frenagem, de Manutenção de Faixa e de Ponto Cego

o Pre-Safe Impulse Side

o Proteção de Pedestres

o Suporte para manobras evasivas

Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°

Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

Iluminação ambiente de 64 cores

Sistema de entretenimento MBUX

o Burmester® Surround Sound System 3D e Dolby Atmos®

o Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)

o Navegação com realidade aumentada e Head-up display

o Wireless Charging

Pacote AIR Balance (Massagem, odorizador) 

o Energizing Plus e Filtro HEPA

Faróis MULTIBEAM LED

KEYLESS-GO (Abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves) 

Sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 4,5°)

Teto solar panorâmico

Dados técnicos

Sistema Híbrido

 

AMG S 63

E PERFORMANCE

AMG GT 63 S

E PERFORMANCE

Layout

 

P3: motor à combustão na dianteira, motor elétrico no eixo traseiro

Potência

cv

802

843

Torque

Nm

1.430

1.470

Capacidade energética

kWh

13,1

6,1

Autonomia elétrica

Km

33

12

Motor à combustão

 

 

 

Tipo

 

Motor V8 de 4.0 litros biturbo com injeção direta

Cilindrada

cc

3.982

Potência

cv/rpm

612/5.500-6.500

639/5.500-6.500

Torque

Nm/rpm

900/2.500-4.500

Motor Elétrico

 

 

 

Tipo

 

Motor Permanentemente Síncrono (PSM)

Potência

cv

190

204

Torque

Nm

320

320

 

 

 

 

Tração

 

AMG Performance 4MATIC+ (totalmente variável)

Transmissão

 

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G

Sistema de freios

 

Sistema de freios de cerâmica AMG de alta Performance

Sistema de freios de cerâmica AMG de alta Performance

Rodas/Pneus

 

255/40 R21 (f)

285/35 R21 (t)

275/35 ZR21 (f)

315/30 ZR21 (t)

Comprimento / largura / altura

mm

5.336/ 2.109 / 1.515

5.054 / 2.069 / 1.447

Entre-eixos

mm

3.216

2.951

Porta-malas

l

305

335

Peso

kg

2.595

2.380

Tanque combustível / reserva

l

76/12

73 / 12

0-100 km/h

s

3.3

2,9

Velocidade Máxima

km/h

250

316

Os novos Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE e Mercedes-AMG S 63 E PERFORMANCE já podem ser encomendados em todos os concessionários da marca no país, com as primeiras unidades sendo entregues a partir de julho ao preço público sugerido de R$ 1.635.000,00 e R$ 1.650.000,00, respectivamente.

Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil

MONTADORAS LOCAIS DÃO ROTAS PARA ELETRIFICAÇÃO NO SIMPÓSIO SAE DE VEH

Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV da GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto da Stellantis América do Sul; e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia de Produtos e Inovação da GWM, serão os debatedores do Painel Eletrificação no Brasil: Estratégia das montadoras locais, do 13º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, no próximo dia 11 de junho, em São Paulo.

A programação destaca ainda debates com especialistas sobre caminhos para a descarbonização na eletrificação veicular brasileira, avanços da tecnologia em baterias, desafios do gerenciamento do sistema de armazenamento de energia, eletrificação no setor aeronáutico, além de estratégias e rotas tecnológicas das montadoras de veículos para redução de CO2 pela eletrificação dos portfólios, entre outros temas.

13º Simpósio SAE de Veículos Elétricos e Híbridos
11 de junho
AMCHAM Business Center
Rua da Paz 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo-SP

Programação (sujeita a alterações)

11 de Junho

07:45 – Welcome coffee e credenciamento

8:30 - Abertura

09:00 - Keynote speaker - Ieda Maria Oliveira, diretora executiva Eletrabus: Reflexões sobre o protagonismo da eletromobilidade dos veículos comerciais no Brasil

09:30 - Mesa redonda - A jornada dos veículos comerciais elétricos nas rodovias brasileiras. Moderador: Marco Garcia, Scania. Debatedores: Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo; Thomas Paris Caldellas, coordenador-geral de Regulamentos Técnicos e Mobilidade Sustentável do MDIC (online); Alexandre Parolin, National Transportation manager da PepsiCo e representante da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

 10:15 - Coffee Break

10:45 - Painel 1: Descarbonização e economia circular na mobilidade elétrica (do berço ao túmulo). Moderador: Janayna Bhering, executiva Fundep. Palestras - Emissões de GGE na Avaliação do Ciclo de Vida de veículos leves no Brasil, por Carmem Araujo, líder de projetos – ICCT BRASIL; e Descarbonização e Economia Circular na Mobilidade Elétrica, por Márcia Loureiro, head of eMobility - Vibra Energia.

11:45 - Formulas Estudantis – Pitches e Estudo de Caso das competições estudantis por equipes da Fórmula SAE Elétrico. Moderador: Renato Kazuo Murakami, gerente industrial – Kion South America. Equipes: B'Energy Racing Facens, representada por Anna Flávia Soares de Melo, e Vanessa Silva Ribeiro de Lima; e FEI, representada por João Pedro Bruni e Rafaela Rios Ribeiro.

12:15 - Almoço

13:45 - Painel 2: Inovação nas Baterias para Eletromobilidade. Moderador: Raul Beck, RT de Sistemas de Energia – CPQD. Palestras - Hibridização Veicular no Brasil: Cenários, Perspectivas e Oportunidades, por Gustavo Tineli, especialista em Engenharia Automotiva - Grupo Moura; Estudo e previsibilidade do envelhecimento das baterias em Ciclos Reais de utilização, por Fabio Orefice, consultor técnico – Siemens; A evolução tecnológica das baterias de lítio para mobilidade elétrica, por Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora especialista II – CPQD.

15:05 - Palestra técnica - Eletrificação Aeronáutica, por Carlos Roberto Ilário da Silva, chief technology officer – Nidec Aerospace. Moderador: Luciano Sousa, coordenador – EMBRAPII.

15:40 – Coffee break

16:10 - Painel 3: Eletrificação no Brasil: Estratégia das montadoras locais. Moderador: Ricardo Bacellar, membro do Conselho Consultivo – Automotivo e Mobilidade da SAE BRASIL. Debatedores: Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV – GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto - Stellantis América do Sul e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia de Produtos e Inovação – GWM.

17:10 - Keynote speaker - Thiago Sugahara, gerente de ESG na ABVE: Tendências de Mercado

17:35 - Encerramento

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser "A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira". Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

SAE Brasil
Link Comunicação Empresarial & Editora

LIBRELATO CHEGA AOS 55 ANOS DE BRASIL

A Librelato completa 55 anos de história no Brasil com uma série de avanços nos mercados brasileiro e internacional, ao construir um ecossistema completo e inteligente, que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. A marca vem concentrando seu foco integralmente à inovação corporativa, por meio de fusões e aquisições, parcerias, desenvolvimentos e criação de novos modelos de negócios em produtos e serviços que visam a excelência no atendimento ao cliente.

Os últimos dois anos foram marcados por uma série de transformações que desenharam uma nova empresa. A partir de investimentos de 150 milhões de reais realizados entre o período de 2020 e 2023 e a recompra do Fundo CRP – Companhia de participações, a Librelato desenvolveu uma vertical de serviços financeiros com a criação do Librelato Financial. Foi criada a Holding Librepar, onde a Librelato figura como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Na área de autopeças, a Libreparts, Ibero Group e Sthall Master, além da Sigaway na área de tecnologia embarcada.

A Ibero, com unidade em Itaquaquecetuba (SP), é líder em seu segmento. A Sthall Master, fabricante de peças e componentes em aço para reboques e semirreboques, localizada em Orleans, SC.  A Libreparts completa essa área de negócios fornecendo peças de reposição em todo o Brasil.

A Sigaway atua no gerenciamento de dados de telemetria e conectividade de frota. Com sua tecnologia, é possível controlar em tempo real o desempenho da frota de caminhões em operação, desde o embarque da carga até a entrega.

A Holding Librepar possui um parque industrial conjunto de 120 mil metros quadrados localizados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Juntas, as empresas da Librepar empregam mais de 3.100 profissionais diretamente e 1.300 profissionais dedicados às redes de concessionárias. Seu faturamento anual conjunto é de 3,1 bilhões de reais, , e tem destaque importante no Transportes Rodoviário do Brasil.

“A criação da Holding Librepar reflete a jornada de crescimento e inovação que têm marcado a história da Librelato. Com foco e eficiência, iremos conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, oferecendo um ecossistema completo que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. Assim, continuaremos honrando a confiança de nossos clientes, profissionais e parceiros, rumo ao centenário”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

José Carlos Sprícigo

Investimentos previstos até 2028

Para dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento contínuo no setor de transportes rodoviários, a Librelato prevê investimentos de 405 milhões de reais entre 2024 e 2028 em aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia, incluindo processos de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, continuará investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e ações voltadas a ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança). A empresa aderiu ao selo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de 2020.

Presença da Librelato no Brasil e exterior

Hoje, a Librelato é uma das maiores indústrias da Região Sul do País e está entre as top 3 líderes de seu segmento no Brasil. Está presente na maioria dos países das Américas do Sul, além de atuar na América Central. A empresa chegou à marca de seis mil equipamentos rodoviários exportados ao longo dos últimos anos, tornando-se a segunda maior exportadora de implementos rodoviários do Brasil. As linhas graneleira, basculante e tanque são as mais procuradas pelo mercado externo.

Com um parque industrial de 86 mil m² distribuídos entre quatro unidades produtivas nas cidades de Içara e Criciúma, no estado de Santa Catarina, a fabricante produz anualmente 13 mil unidades de implementos, suportados pelo trabalho de cerca de dois mil profissionais.

O histórico de investimentos nas plantas industriais, de 169 milhões de reais ao longo dos últimos cinco anos, aumentou a capacidade de produção de 27 unidades de implementos/dia em 2018 para 70 implementos/dia em 2023. Entre os investimentos estão novos processos de digitalização e automação, como a célula robotizada de chassi, novos gabaritos de produção, um armazém vertical e uma nova unidade industrial totalmente sustentável para finalização e acabamento dos implementos, entre outras inovações.

Pós-venda com alcance nacional e internacional e em crescimento

A Libreparts, sua marca no mercado de peças de reposição, vem crescendo a cada dia. Hoje, já possui 33 pontos de venda no Brasil e a previsão é de chegar a 39 pontos até o final deste ano. A rede de concessionárias possui 43 pontos de venda e 35 concessionárias/representações nos 26 estados brasileiros + Distrito Federal. Além disso, conta com cinco distribuidores internacionais, com presença no Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. O time de especialistas em vendas ultrapassa 200 pessoas.

O conceito da rede Libreparts, no formato “One Stop Shop”, se traduz em lojas que oferecem tudo o que motoristas e frotistas precisam em um único local. Com uma abordagem de vendas inspirada em lojas de conveniência, a Libreparts proporciona total liberdade aos clientes, permitindo que eles se sirvam dos produtos expostos em gôndolas, ao contrário do modelo tradicional, de balcão. Com isso, a Librelato revolucionou a forma de comercializar peças no mercado de implementos.

A empresa avançou também investindo em qualificação, com a criação de programas de treinamento que visam o desenvolvimento de suas equipes. Um exemplo recente é a inauguração, em março deste ano, do Centro Técnico Librelato, em formato de minifábrica, para treinar e aperfeiçoar as habilidades de seus profissionais, enquanto são remunerados. Com turmas já capacitadas, a expectativa é finalizar o ano com um total de 500 profissionais atualizados sobre produção de implementos rodoviários.

Produtos de ponta a ponta

Seu portfólio atual cresceu, se diversificou e concentra produtos como reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, além de outros de linhas especiais.

A Librelato investe em inovações tecnológicas para entregar produtos e serviços que proporcionem maior produtividade, segurança e disponibilidade nas operações de transporte aos seus clientes. Seu compromisso é fornecer equipamentos duráveis e robustos, desenvolvidos por meio de soluções avançadas e sustentáveis, utilizando matérias-primas e componentes de última geração. Essas soluções visam aprimorar a rentabilidade do transporte rodoviário de carga, tanto no Brasil como no mundo.

História

A história da Librelato, que começou em Orleans, Santa Catarina, em 1969, se transformou completamente. Seu fundador, Berto Librelato, encabeçou o processo que transformou a Librelato, no início uma simples produtora de carroceria de madeira, em uma das maiores empresas do País em implementos rodoviários, com grandes conquistas nos mercados nacional e internacional e mudanças que influenciaram a vida de famílias, cidades e do próprio País.

O ano de 1980 teve um marco importante nessa trajetória. Nesse ano, foi iniciada a comercialização de peças e acessórios para caminhões e a assistência técnica para marcas nacionais passou a ser oferecida. O conhecimento nesse setor levou a empresa a dar um grande salto em 1992, quando passou a focar suas atividades na produção de implementos agrícolas e rodoviários sobre chassi. Em 1998, a Librelato produziu seu primeiro semirreboque basculante e, em 2001, iniciou a produção de semirreboques graneleiros.

A aprovação de seus produtos pelo mercado determinou um crescimento constante e a expansão dos negócios, resultando na inauguração de sua primeira filial, em 2007, e nos primeiros negócios internacionais, por meio de exportações para países da América Latina.

A velocidade de crescimento estava instaurada e 2011 foi um ano decisivo para marcar para sempre a trajetória de sucesso e contínua transformação da empresa no mercado. Foi quando a Librelato iniciou a implementação de Governança Corporativa com o aporte do Fundo de Investimentos CRP VII. Daí em diante, a empresa iniciou um novo capítulo em sua história, que foi permeado por inovações, fusões e aquisições e cada vez maior aceitação por parte do mercado. Nos anos seguintes deu continuidade ao processo de expansão de suas operações com a segunda unidade industrial em Içara e a terceira na cidade de Criciúma, ambas em SC.

O objetivo é levar a Librelato a outros 45 anos e transformá-la em uma marca centenária no Brasil, apresentando crescimento contínuo, com produtos feitos para durar, clientes no centro da operação e a inovação como uma das maiores prioridades.

Librelato
MM Editorial

sexta-feira, 7 de junho de 2024

RESERVA ECOLÓGICA MICHELIN CELEBRA 20 ANOS

Área de Mata Atlântica preservada já recebeu o plantio de 275 espécies de árvores de floresta tropical em quase 4 mil hectares na Bahia

A Reserva Ecológica Michelin (REM), área de 3.950 hectares no sul da Bahia, está completando 20 anos de atuação na restauração e proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Para marcar a data, a Michelin lançou na quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma campanha digital com selo comemorativo e conteúdo audiovisual nas redes sociais.

Kevin Flesher, diretor da Reserva Ecológica Michelin, lembra o início da iniciativa: "Nosso principal desafio era descobrir como evitar que as pessoas praticassem atividades ilegais na floresta. Nosso segundo desafio foi construir uma equipe de conservação numa região onde não havia essa tradição", relembra.

Desde a sua criação, foram plantadas 110 mil árvores de 275 espécies de floresta tropical, expandindo as populações de árvores raras de madeira de lei e enriquecendo a flora para que essas terras sustentem populações de animais da floresta nos próximos séculos.

"Os resultados que tivemos nos últimos 20 anos mostram que é possível conciliar necessidades econômicas, sociais e ambientais. Começamos com uma floresta morrendo e depois de 20 anos temos uma floresta cheia de vida, afirma Kevin.

Muitas ações de conservação são necessárias para salvar florestas e a Reserva Ecológica Michelin faz parte desse esforço global. A iniciativa atua em seis pilares: proteção, restauração, pesquisa, educação ambiental, lideranças femininas e ecoturismo. A Reserva também desenvolve um programa de educação ambiental com jovens e crianças em 5 comunidades, tanto rurais, quanto em urbanas e escolas. Outra frente é o desenvolvimento de mulheres líderes locais como multiplicadoras de informação sobre a importância da conservação e sobre o empoderamento delas.

"Acreditamos que desenvolver comunidades locais é importante porque compartilhamos esse espaço. Nosso trabalho é mostrar o valor do meio ambiente para que as pessoas possam tomar decisões conscientes sobre como levar uma vida mais sustentável. Uma das funções da reserva é preservar os processos dos ecossistemas para a saúde não só das espécies, mas também das pessoas que vivem na região", ressalta Flesher.

"Identificamos que eram as mulheres que ocupavam a posição de líderes na configuração familiar das comunidades rurais e em seus espaços de trabalho. O projeto já impactou 600 beneficiários indiretos, que foram alcançados pela difusão da informação que elas propagam", explica Glauce Ferman, Diretora de Comunicação e Marcas da Michelin América do Sul.

Localizada entre os municípios de Igrapiúna e Ituberá, a 140km de Salvador, a REM abrange ainda o Parque da Cachoeira Pancada Grande, com uma das maiores quedas d'água da região, com aproximadamente 40 metros de altura e que recebe 82 mil visitantes por ano.

"A resiliência da natureza nos dá esperança para reverter a tendência de destruição. Precisamos de pessoas envolvidas em todos os níveis da sociedade", espera o diretor.

Clique na tela e assista o vídeo

20 anos REM em números

- 3950 hectares de Mata Atlântica no Nordeste
- 110 mil árvores de 275 espécies plantadas
- 82 mil visitantes por ano na Cachoeira da Pancada Grande
- 2 mil espécies registradas na Reserva
- 40 novas espécies descobertas para a ciência
- 5 novas espécies carregam uma variante do nome Michelin, em homenagem ao compromisso com a conservação e a pesquisa ecológica

Michelin

Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável.

Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde.

O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.

Michelin
Textual Comunicação

666-000. ALÔ. LIGAÇÃO PARA VOCÊ. Por Marli Gonçalves*

666-000: sempre brinquei que esse seria o número de telefone para chamar a ambulância e chegar ao hospício, ou algo parecido. Um lugar que ajude a explicar o que pensamos, passamos e, principalmente, vemos ocorrer ao nosso redor, pasmos. Penso em discar agora, aos 66 que completo, impressionada com a doideira geral.

Os dias anteriores ao dia de aniversário são sempre reflexivos, não sei se para você aí também. A memória de tudo o que já passou - e sobreviveu - fica muito mais nítida, talvez porque a gente se esforce mais em rever detalhes, pensar se hoje agiria igual ou até como poderia ter reagido à época, mesmo que não se arrependa de nada. Acabamos encontrando trechinhos mais especiais do que outros, sorrindo ao registrar vitórias, e batendo palminhas para aqueles em que conseguiu forças para superar. E foi assim, batendo muitas palminhas para mim mesma, que recordei do 666-000, o telefone doido da antiga brincadeira, de quando os telefones tinham só seis números e, claro, não existia o celular. 66 anos é coisa de quem vem lá do século passado, que parece tão longe, e às vezes tão perto. O tempo voa, mesmo.

Estamos aí. Sempre começando ou recomeçando, o que a esta altura da vida já dá boa canseira. Lembro da querida, geminiana também, Marília Gabriela que, do alto de seus agora 76 anos, conquistas, sucesso, resume em alto e bom som para quem quiser ouvir: "Envelhecer é uma merda!"

Mal ou bem, a verdade total. A frase é repetida com humor no seu imperdível espetáculo teatral "A Última Entrevista de Marília Gabriela" em cartaz até o fim de julho em São Paulo, ao lado do filho Theodoro Cochrane, genial, e onde se assiste a uma moderna e interessante revisão de vida e relacionamento, inclusive familiar. Gabi, uma mulher completa, vitoriosa, que canta, dança, representa, faz de um tudo, jornalista inesquecível e respeitada, que viveu grandes amores, sempre da forma que bem entendeu. Tenho por ela uma admiração e carinho que pouca gente no mundo me suscitou até hoje. E se ela diz que envelhecer é uma merda, quem sou eu para contestar?

É mesmo, principalmente para nós, mulheres. Vamos ficando invisíveis, e toda hora – vejam só – ainda temos de recomeçar, aprender a lidar com a solidão, com as perdas, mostrar nossas qualidades e o tanto que sabemos, e muitas vezes para quem não tem a menor ideia, gerações que chegam esquecendo, ou não sabendo, como as estradas foram rasgadas, cavadas, para chegarmos todos aqui. E o quanto ainda precisamos cavar, gritar, lutar para que haja respeito e que nos respeitem.

Daí sempre pensar no 666-000, a cada uma que presencio ou fico sabendo. Inclusive algumas que, digamos, me envolvem, sempre diferente dos meus pares. Nomeada, dependendo de por quem, como exótica, original, "estilosa!" ( tem essa), "maluquinha" – pensam que palavras simpatiquinhas me passam despercebidas em seu significado de ataque. Sorrio e sigo, do alto de meu palanque, derrubando preconceitos faz muito tempo.

Me digam se sou eu que sou a "maluquinha" nesse mundo cheio de ódio, de violência brutal contra as mulheres, de descaso com a vida que acreditam na forma que se passa nas redes sociais. Guerras sanguinárias, descaso com a Ciência, Educação, com a vida e natureza, seguindo idiotas que se autodenominam influenciadores. Pior, "influencers". Criam paraísos artificiais, e sem qualquer inteligência.

Deu linha. Só discando 6-6-6-0-0-0. Quem sabe qualquer hora alguém atende? Endereço Rota 66, entendeu? Vou continuar brincando disso.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


DAF CAMINHÕES LEVA MODELOS XF E CF À BAHIA FARM SHOW 2024

Com diversas aplicações às culturas do agronegócio local, caminhões da companhia se destacam pela tecnologia e robustez, qualidades que os colocaram entre os mais vendidos do país

A DAF Caminhões estará presente na 18ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do país, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A fabricante mostrará seus principais modelos voltados para o agronegócio: o DAF XF 6x4, disponível nas configurações de 480 e 530cv, e o DAF CF 8x2, com 310cv.

"A Bahia Farm Show é um importante evento para apresentarmos nossos produtos que atendem ao escoamento das safras de soja, algodão, milho e outros grãos, típicos da região. O crescimento de 15,1% do agronegócio em 2023, totalizando R$ 677,6 bilhões em faturamento, é um forte indício da importância desse segmento. Estamos ampliando nossa presença no Brasil e o Norte e Nordeste são locais estratégicos para o crescimento da DAF no país", comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

Reconhecido pelo seu forte desempenho no transporte de cargas agrícolas e pelo ótimo rendimento em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias, o DAF XF é o modelo mais vendido da companhia e estará presente na Bahia Farm Show. O DAF XF Off-Road, modelo fora de estrada da linha XF, é reconhecido pela robustez, confiabilidade e baixo custo operacional. A linha DAF CF, que também estará exposta no evento, é conhecida pela sua versatilidade e conta com caminhões semipesados e pesados atuando com volumes a partir de 15 toneladas, como produtos agrícolas e químicos, distribuição regional de alimentos, materiais de construção e câmaras frigoríficas.

A DAF desenvolve e planeja seus caminhões com sistemas operacionais e mecânicos cada vez mais eficientes que aumentam a disponibilidade e produtividade do frotista; tecnologias de motorização que reduzem em até 8% o consumo de combustível com um dos índices mais baixos de consumo de Arla32 do mercado (até 5%) – em relação aos caminhões DAF Euro 5. O design e a aerodinâmica contribuem para viagens mais seguras; novas plataformas e chassis reforçados para terrenos não pavimentados, além do conjunto de trem de força de alta performance, aliado ao freio motor de três estágios que maximiza a segurança do transportador.

No espaço da DAF na Bahia Farm Show, os visitantes também poderão conhecer mais sobre os produtos da PACCAR Parts e da DAF Collection, que acabou de expandir seu portfólio para os concessionários da marca em todo o país.

Avanço econômico das regiões

A Bahia está entre os dez principais estados do agronegócio do país, na oitava posição do ranking. Com faturamento de R$ 50,6 bi, a soja se destaca na produção baiana, seguida por algodão e pecuária de bovinos. O estado também foi responsável por mais de U$$ 521 milhões do total de exportações brasileiras, de acordo com o sistema Agrostat, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A região norte está em crescimento notável no agronegócio. Em 2023, os estados somaram aproximadamente R$ 34 bilhões em faturamento, com destaque para Acre, Roraima e Amazonas. As principais atividades da região são a pecuária e o plantio de mandioca, milho, arroz e soja.

Expansão e crescimento

Com o avanço do setor agrícola brasileiro, a procura por caminhões robustos e versáteis tem sido cada vez maior. Atualmente, a companhia possui cobertura de 100% do território nacional e continua investindo na expansão da Rede DAF com a abertura de novas concessionárias e a ampliação dos pontos de atendimento para oferecer um melhor serviço à demanda crescente.

A DAF Du Gregório, que conta com unidades nas cidades de Luís Eduardo Magalhães (BA), Paraíso do Tocantins (TO), Colinas (TO), Estreito (MA) e São Luís (MA), estará com a DAF na Bahia Farm Show para atender os clientes no evento. O XF 530 é o modelo mais vendido pela concessionária, que já tem plano de abertura de novas concessionárias em Luziânia (GO) e São Luís (MA), além de uma unidade da TRP em Balsas (MA).

"O transporte de soja, milho e fertilizantes está cada vez mais forte nas regiões e os modelos DAF atendem todas essas necessidades. Participar da Bahia Farm Show fortalece a presença da empresa no norte e nordeste, além de reforçar o tamanho da rede para atender proprietários em todo o Brasil", afirma Arquimedes Picolotto, Diretor DAF Du Gregório.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR.

DAF Caminhões
CDI Comunicação