quinta-feira, 10 de julho de 2025

ABIMAQ CELEBRA A ELEVAÇÃO GRADUAL DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA AEROGERADORES

Medida governamental fortalece a Indústria de Máquinas e Equipamentos e impulsiona a energia sustentável no Brasil

Foto: solareolicarenovavel.com

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) também deliberou sobre a tarifa de importação de aerogeradores, equipamentos fundamentais para a geração de energia eólica. A medida aprovada estabelece a elevação gradual do Imposto de Importação sobre esses equipamentos até 2026.

A primeira fase da decisão prevê um aumento imediato da alíquota de 11,2% para 20%, com vigência até 31 de dezembro de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, a tarifa será elevada para 25%. A iniciativa visa proteger e fomentar a produção da cadeia eólica, promovendo a competitividade da indústria nacional frente a equipamentos importados e incentivando o crescimento do setor no Brasil.

Além de seu impacto ambiental positivo, o setor eólico é crucial para a neoindustrialização do Brasil, ao estimular a criação de uma cadeia produtiva local mais forte e competitiva. A produção nacional dos bens da cadeia eólica contribuirá para o desenvolvimento de tecnologia, geração de empregos e o fortalecimento da indústria nacional, além de posicionar o Brasil de forma estratégica no mercado global de energia renovável.

A aprovação da elevação gradual do Imposto de Importação é resultado de um trabalho de articulação e defesa realizado pela ABIMAQ, que atuou de maneira decisiva junto ao governo federal, pleiteando uma medida que nivelasse as condições de competitividade entre os fabricantes locais e os estrangeiros, garantindo condições mais justas para a indústria nacional.

ABIMAQ
Vervi Assessoria

AUDI E LITRO DE LUZ ILUMINAM COMUNIDADES DA AMAZÔNIA SEM ACESSO PERMANENTE À LUZ ELÉTRICA

Quarta edição do projeto apoiado pela Audi Environmental Foundation e Audi do Brasil impactou quase 600 moradores locais

A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation - braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente – concluíram mais uma edição da parceria que leva iluminação sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade. Neste ano, a ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho, nas comunidades de Santa Izabel, São Francisco de Aruaú e Nova Esperança do Apuaú, situadas às margens do Rio Negro e afluentes, na Amazônia. No total, foram fornecidas 199 soluções de energia limpa, entre lampiões e postes movidos a energia solar, para 177 famílias da região. Ao todo, 575 moradores locais foram positivamente impactados.

“Atuar como voluntária nesse projeto junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia, ao lado de colaboradores e parceiros que se engajaram nessa missão, foi uma experiência transformadora. Dessa ação eu saio ainda mais conectada com o propósito de trabalhar por um futuro mais sustentável, inovador e, acima de tudo, humano ”, descreve Paula Barreiros, Head de Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil.

“Estamos tão acostumados a desfrutar de recursos básicos como a energia elétrica, que é difícil imaginar a rotina sem eles. Durante a expedição à Amazonia, pudemos enxergar nos comunitário a esperança por um futuro melhor, e a luz será uma aliada importante nessa jornada. Sinto orgulho em fazer parte de uma organização que apoia ações socioambientais que trazem um verdadeiro impacto na vida dessas pessoas”, relata Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação na Audi do Brasil.

“Retornar ao território amazônico, onde nasceu a nossa parceria com a Audi, foi profundamente especial. Mais uma vez, pudemos relevar não apenas a imensidão e beleza natural da região, mas também a força transformadora das comunidades locais – verdadeiras protagonistas de um futuro sustentável” , afirma Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados de nossa parceria com a Litro de Luz, que nos últimos anos já beneficiou milhares de pessoas com acesso limitado a recursos básicos. Além disso, o projeto se conecta aos nossos pilares de responsabilidade ambiental, engajamento da sociedade e desenvolvimento por meio de tecnologias limpas”, destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.

As 177 famílias beneficiadas na edição deste ano foram distribuídas nas comunidades de Santa Izabel (61 famílias), São Francisco de Aruaú (82 famílias) e Nova Esperança do Apuaú (34 famílias). No total, foram distribuídas 199 soluções de energia compactas, entre lampiões (177, um por família) e postes solares (22). Um total de 575 pessoas foram impactadas.

Em Nova Esperança de Apuaú, foram fornecidas 42 soluções (34 lampiões e 8 postes). Em Santa Izabel, foram fornecidas 69 soluções (61 lampiões e 8 postes). Por fim, em São Francisco de Aruaú foram fornecidas 88 soluções (82 lampiões e 6 postes).

As áreas determinadas para a ação de 2025 foram selecionadas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, a região da Amazônia foi selecionada.

Antes do evento na Amazônia, foram realizadas oficinas prévias nas comunidades para capacitação de embaixadores responsáveis pela manutenção e conservação dos postes e lampiões  instalados, além da interação com a equipe da Litro de Luz. Além disso, foi realizada no início de junho uma oficina de montagem das soluções compactas de energia na concessionária Audi Alphaville, situada na região metropolitana de São Paulo.

Na ocasião, esteve presente o surfista Pedro Scooby, embaixador da marca das quatro argolas no Brasil, que participou do treinamento de montagem e está apoiando essa ação social que integra o pilar de ESG da Audi do Brasil.  O objetivo da oficina foi preparar os voluntários e a equipe da Audi do Brasil que atuaram na região e transferiram o conhecimento sobre as soluções para a comunidade local.

A iniciativa deste ano busca reforçar a visibilidade dada à região Amazônica em um período tão importante para a pauta ESG no Brasil – a ação acontece em Belém do Pará, região que está localizada dentro da Amazônia e sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.

Audi e Litro de Luz: parceria de sucesso

Nos últimos anos, a parceria entre Audi do Brasil, Audi Environmental Foundation e Litro de Luz trouxe impactos significativos nas comunidades visitadas. O projeto já atuou nas regiões da Amazônia (2022 e 2025), Cananéia e Ilha do Cardoso (2023) e Baixo Xingu (2024).

Em 2022, cerca de 200 comunidades ribeirinhas da Amazônia receberam 30 postes solares e mais de 150 lampiões, beneficiando os moradores de Nova Canaã, Nova Jerusalém e Lindo Amanhecer. No total, a ação beneficiou 650 moradores locais.

Em 2023, a ação ocorreu em comunidades indígenas e caiçaras no litoral sul de São Paulo. Cerca de 40 voluntários da Audi do Brasil e da ONG Litro de Luz forneceram 140 soluções de energia (lampiões e postes de energia solar) nas cidades de Cananeia e Ilha do Cardoso. Estima-se que 147 famílias de 12 comunidades e 450 pessoas foram impactadas.

Já em 2024, o projeto Litro de Luz esteve presente na região do Xingu (MT) e beneficiou cerca de 700 moradores das comunidades locais. Na ocasião, 170 soluções foram entregues durante os sete dias de ação.

No total das quatro edições incluindo 2025, o projeto já beneficiou cerca de 2.400 pessoas. Além disso, no período participaram das ações 31 voluntários da Audi do Brasil e 75 voluntários da ONG Litro de Luz, que tiveram a possibilidade de experimentar um intercâmbio cultural com as comunidades locais.

Nos quatro anos do projeto (2022 a 2025), já foram investidos pela Audi Environmental Foundation e Audi do Brasil mais de R$ 1 milhão nas ações, incluindo os custos de logística, organização, equipamentos e instalação das soluções compactas de energia sustentável nas comunidades.

Tecnologias sustentáveis de iluminação do Litro de Luz

A Litro de Luz desenvolve três tecnologias próprias de soluções sustentáveis de iluminação: lampiões solar, postes solar e iluminação interna.

O lampião solar possui uma estrutura de PVC, com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários e um painel solar para carregamento da bateria.

O poste solar é montado com bateria de lítio, de alta performance e baixa manutenção, e posicionado em locais públicos estratégicos com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesas por toda a noite, com o carregamento automático diurno.

Já a solução de iluminação interna é composta por uma lâmpada de LED, painel solar, bateria e controle. A metodologia usada pela ONG Litro de Luz faz com que o processo de montagem seja realizado através do engajamento com as comunidades, pelos próprios moradores, desta forma, eles criam um laço e cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível.

Embaixadores locais são formados nas comunidades para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária no uso. Além da manutenção, as baterias, ao perderem capacidade e possibilidade de uso, são devolvidas para reciclagem e o Litro de Luz atua com a imediata substituição.

Audi do Brasil e ações de ESG

A Audi do Brasil possui sólidos pilares em ESG que crescem ano após ano com mais de 10 iniciativas que promovem a diversidade, inclusão social e respeito ao meio ambiente com eletrificação e redução de carbono, com a participação ativa de seus colaboradores.

Nos últimos anos, a marca das quatro argolas se tornou patrocinadora oficial das seleções brasileira masculina e feminina de voleibol para deficientes (2021), parceria que ocorre até o final dos Jogos Paraolímpicos de Paris, em 2024. Além disso, espalhou 100 milhões de sementes de 27 espécies de árvores nativas em uma área desmatada na Amazônia (2022).

No Brasil, a Audi tem projetos como o uso de energia 100% limpa a partir de painéis solares no Centro Técnico (SP) e na rede de revendedores no país. A Audi do Brasil já investiu mais de R$ 87 milhões na instalação de carregadores elétricos em todo o país, incluindo mercados, shoppings, hotéis, restaurantes e as mais de 40 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.

Outro exemplo, o projeto Mulheres Audi atua neste 2001 visando ampliar a participação feminina e incentivar o protagonismo das mulheres no setor automotivo, historicamente ocupado pelos homens. Dessa forma, o fortalecimento da equidade de gênero é uma realidade na companhia e vem sendo aplicado por meio de ações práticas.

Audi Environmental Foundation

Fundada pela AUDI AG em 2009, a Audi Environmental Foundation GmbH é uma organização sem fins lucrativos, subsidiária 100 % da companhia, que atua nas frentes de sustentabilidade, questões sociais e econômicas. Entre os seus projetos, está a coleta de resíduos derivados do descarte inadequado de lixo  a partir de redes de proteção que impedem os dejetos de alcançarem o mar aberto, beneficiando a vida aquática. Esse projeto foi implementado em locais como o Porto de Roterdã (Holanda),  Rio Danúbio, em Budapeste (Hungria) e no Canal de Bruxelas-Charleroi (Bélgica).

A Fundação se concentra na promoção e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente compatíveis, medidas de educação ambiental e proteção das necessidades naturais de vida dos seres humanos, animais e plantas. O seu objetivo é contribuir para a proteção ambiental e criar e promover formas de comportamento sustentável. Para isso, a Audi Environmental Foundation apoia ativamente a pesquisa de novas tecnologias e métodos científicos para um futuro mais sustentável e saudável.

O comportamento empreendedor sustentável, que assume responsabilidade pela sociedade e pelo meio ambiente, bem como pela economia como um todo, é um dos princípios fundamentais da atividade empresarial da AUDI AG, que estabeleceu a Audi Environmental Foundation como uma empresa sem fins lucrativos. O engajamento voluntário nas áreas de ecologia, assuntos sociais e economia, que vai além dos limites e obrigações legais, é requisito central nas ações da Audi Environmental Foundation GmbH.

Audi do Brasil

A Audi celebrou 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.

Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).

A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.

Litro de Luz

Com atuação em mais de 15 países, a organização internacional possui cerca de 200 voluntários distribuídos nas cinco regiões do Brasil com o objetivo de fornecer iluminação às pessoas sem acesso à eletricidade por meio de soluções sustentáveis de energia solar.

A Litro de Luz trabalha com uma metodologia própria de desenvolvimento social que permite mobilizar voluntários, mapear comunidades, entender as necessidades e treinar residentes para instalar, replicar e manter as suas tecnologias. Neste processo, os líderes são identificados em suas comunidades, treinados como embaixadores e passam a representar localmente a ONG.

Esse processo garante o engajamento dos residentes para que as ações tenham um impacto duradouro na vida das comunidades. Em sua trajetória, a organização já impactou diretamente cerca de 30 mil pessoas em áreas rurais, urbanas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas em todo o país.

Audi do Brasil

ALEXANDRE CAVALCANTI É O NOVO DIRETOR COMERCIAL DA AMERICAN AIRLINES PARA MIAMI, AMÉRICA LATINA E CARIBE

Em sua nova função, o executivo administrará as operações comerciais da American em Miami e em mais de 90 destinos na América Latina e no Caribe

Alexandre Cavalcanti

Alexandre Cavalcanti foi nomeado o novo diretor comercial da American para Miami, América Latina e Caribe. Em sua nova função, Cavalcanti vai liderar a estratégia comercial da companhia aérea para as regiões.

“Estou realmente honrado em assumir essa nova função e liderar a equipe comercial da American em Miami, na América Latina e no Caribe”, disse Cavalcanti. "Continuamos focados em reforçar nossa posição como a principal companhia aérea dos EUA nessas regiões. Com oito novos destinos lançados desde 2024 e o fortalecimento contínuo de nossas alianças estratégicas, estamos comprometidos em oferecer uma experiência de viagem ainda mais integrada, confiável e enriquecedora para nossos clientes."

Alexandre ingressou na American Airlines há 25 anos e, desde então, ocupou cargos de liderança em várias áreas estratégicas da empresa, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Em 2019, ele foi nomeado gerente regional de vendas para o Brasil e alianças estratégicas para a América do Sul. Antes disso, ele trabalhou na sede da American no Texas, onde liderou os esforços de vendas nos principais mercados dos EUA.

American Airlines Group
LLYC

DANIEL PITA SERÁ O NOVO DIRETOR PRESIDENTE DA ALLIANZ PARTNERS BRASIL

O executivo vai suceder Jaime Liniers, que assume nova posição global dentro do Grupo Allianz Partners

Daniel Pita

A Allianz Partners, empresa líder em assistência 24h, anuncia mudança em sua liderança executiva. A partir de 1º de outubro de 2025, Jaime Liniers deixará o cargo de Diretor Presidente para Brasil e América Latina para assumir uma nova posição global dentro do Grupo Allianz Partners. Liniers será o novo Global Head de Easy Living, MDDR e Specialty Lines, além de continuar como membro do Conselho de Administração na unidade brasileira.

À frente da Allianz Partners Brasil, o executivo conquistou avanços significativos junto de sua equipe local, como o crescimento significativo da receita, além de conquistar importantes prêmios de assistência e de seguro viagem, incluindo a certificação Great Place to Work por dois anos consecutivos.

Para sucedê-lo no cargo, a Allianz Partners anuncia a chegada de Daniel Pita, que anteriormente atuava como Head do Escritório do CEO Global do Grupo Allianz Partners. Nessa função, liderou e implementou iniciativas globais e teve um papel central no desenvolvimento e lançamento do programa estratégico de crescimento do Grupo, além de se tornar um conselheiro próximo e de confiança do CEO Tomas Kunzmann e do Conselho Administrativo global.

Com dupla cidadania - brasileira e alemã - Daniel traz uma sólida bagagem internacional, tendo vivido e trabalhado em países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, entre outros. Possui também ampla experiência na área de investimentos, com destaque para sua atuação na Allianz X, onde foi Superintendente de Investimentos, liderando aportes estratégicos e financeiros, além de conduzir processos de integração pós-aquisição e desinvestimentos. Atuou ainda em conselhos de administração de empresas adquiridas e que integravam a carteira do fundo, como GT Motive e Clark Insurance, contribuindo ativamente para sua governança e desenvolvimento estratégico.

"Assumir a liderança deste time é uma honra e uma grande responsabilidade. Após anos em desafios internacionais, retorno ao meu país com o propósito de manter e seguir conduzindo a Allianz Partners Brasil em sua trajetória de crescimento sustentável, afirma Daniel Pita. 

“Estou entusiasmado para trabalhar com os 1,7 mil colaboradores altamente capacitados e comprometidos. Juntos, vamos continuar levando tranquilidade e entregando o melhor serviço aos nossos parceiros e clientes”, complementa.

Daniel Pita assumirá efetivamente o cargo de Diretor Presidente para Brasil e América Latina, sendo responsável pelas unidades do Brasil, Colômbia e México, de a partir de 1º de outubro. Até lá, os executivos da Allianz Partners farão uma transição tranquila e ordenada para garantir a continuidade do trabalho.

A mudança reforça o compromisso da Allianz Partners com o desenvolvimento de talentos internos e com a consolidação de sua presença estratégica nos mercados latino-americanos.

A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo soluções globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis por meio de várias marcas comerciais como Allianz Assistance, Allianz Travel e Allianz Care. Presente em mais de 70 países, nossos 22.600 colaboradores falam 70 idiomas, lidam com mais de 72,9 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. Para mais informações, clique aqui

Allianz Partners Brasil
Agência Race

quarta-feira, 9 de julho de 2025

TIM E ELETROBRAS PROMOVEM INICIATIVA INOVADORA PARA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Empresas clientes da operadora que atuam em média e alta tensão poderão economizar até 30% na conta de luz ao ingressarem no mercado livre de energia

Ilustração Internet

Clientes corporativos da TIM no segmento PME (pequenas e médias empresas) poderão comprar energia da Eletrobras no mercado livre. O projeto proporciona uma economia de até 30% na conta de luz para empreendedores com gasto médio mensal a partir de R$ 10 mil, garantindo ainda o consumo de energia limpa e renovável - o que vai ao encontro do compromisso das companhias com as premissas ESG.

A iniciativa faz parte do acordo anunciado entre TIM e Eletrobras no fim do ano passado e oferece praticidade e preços pré-estabelecidos no momento da contratação. Essa previsibilidade de custos é um dos principais benefícios, permitindo que as empresas clientes tenham maior controle sobre seus gastos e evitem oscilações de tarifas, além de incentivar práticas sustentáveis.

“Lançamos, recentemente, a campanha ‘Você pode tudo’ e iniciativas como esta tangibilizam a estratégia de entregar benefícios relevantes para potencializar a vida dos nossos clientes. Ao permitir que pequenas e médias empresas tenham acesso à energia limpa e mais barata, contribuímos para evolução dos seus negócios e maior empoderamento de uma classe tão importante para a economia brasileira”, explica Fabio Avellar, VP de Receitas da operadora. O executivo destaca ainda o incentivo ao uso de fontes renováveis de energia: “operamos com 100% de energia renovável desde 2021 e queremos ampliar essa oportunidade no mercado. A ideia é estimular uma economia ainda mais sustentável, em linha com a agenda ESG da TIM, que lidera a atual carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3”.

A comercialização vai ocorrer por meio de vendedores da TIM que atuam no segmento de pequenas e médias empresas. Eles farão contato através dos canais próprios da companhia para explicar o serviço e, em caso de interesse, direcionar o cliente para a Eletrobras, que seguirá com a negociação. Em breve, haverá a opção de adesão digital, pelo hotsite da parceria, onde o cliente TIM realiza o cadastro dos seus dados e anexa a conta de luz. Após o envio das informações, a Eletrobras vai efetuar a análise do perfil de consumo e apresentar uma proposta.

“Somente em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estavam aptas a migrarem para o mercado livre. Assim, essa iniciativa reforça ainda mais a importância da abertura do mercado livre de energia e coincide com as discussões da MP 1.300, proposta recentemente pelo governo, que trata da reforma do setor elétrico e planeja a abertura do mercado livre para todos os consumidores até 2027. E essa forma de vender energia que estamos construindo nessa parceria com a TIM, oferecendo praticidade, previsibilidade e um preço atrativo, é a tendencia do futuro”, avalia o vice-presidente executivo de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

A parceria TIM e Eletrobras envolve também outros projetos com foco na agenda ESG. Na última Convenção de Vendas da operadora, por exemplo, houve a descarbonização das emissões geradas no evento, incluindo o deslocamento aéreo dos participantes, a energia consumida no espaço e a compensação dessas emissões com créditos de carbono de energia renovável, conferindo ao evento Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-REC).

Os I-RECs são um sistema internacional que fornece comprovação e rastreamento de que a energia produzida e utilizada é de fontes limpas e renováveis. Cada certificado corresponde a um megawatt-hora (MWh) comprovando o engajamento de empresas com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Somente em 2024, a Eletrobras emitiu aproximadamente 15 milhões de certificados internacionais.

TIM“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, clique aqui e visite o site

A Eletrobras é a companhia de energia elétrica líder em geração e transmissão no Brasil, atuando também na comercialização de energia. Atualmente, conta com 100 usinas em operação, com 44,6 gigawatts (GW) de capacidade instalada, sendo responsáveis por 22% da capacidade nacional. A empresa também opera 73 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). Do total de energia gerada pela companhia, 97% são provenientes de fontes com baixo teor de emissão de gases do efeito estufa (hídrica, eólica e solar), contribuindo para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas do mundo. Mais informações neste Link

FSB Comunicação

GRUPO SADA FORTALECE COMPROMISSO AMBIENTAL COM PRODUÇÃO DE CONTROLE BIOLÓGICO EM MINAS GERAIS

Biofábrica de Carbonita atingiu 1.000 hectares mensais de florestas protegidas contra pragas em 2024

Em 2024, a biofábrica de Carbonita promoveu a proteção contra pragas de 1.000 hectares mensais de floresta. Foto: Grupo SADA/Divulgação

O município de Carbonita, na região nordeste de Minas, está sendo palco de uma experiência bem-sucedida no controle de pragas em florestas de eucalipto. A SADA Reflorestamento, empresa do Grupo SADA, instalou uma biofábrica em sua unidade no município com o objetivo de promover a saúde e a produtividade das áreas reflorestadas. Apenas no ano passado, a biofábrica foi capaz de promover a proteção contra pragas de 1.000 hectares mensais de florestas plantadas, por meio do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que visa equilibrar a convivência destes organismos combinando diferentes métodos de controle.

Dentro desse sistema, o controle biológico ocupa um papel importante, ao utilizar inimigos naturais como predadores, parasitoides ou microorganismos para reduzir a população de pragas. Esses agentes biológicos podem ser aplicados em grandes quantidades a fim de produzir resultados imediatos ou permitir a multiplicação no ambiente de forma a oferecer um controle mais prolongado.

“O controle da população de pragas por meio do Manejo Integrado é uma maneira eficaz, seletiva e ambientalmente responsável de conservar o ecossistema da região e está alinhado aos princípios de sustentabilidade e preservação da natureza do Grupo SADA”, afirma Luisa Medioli, diretora de Sustentabilidade do Grupo SADA.

A região de Carbonita apresenta alta incidência de lagartas desfolhadoras, que podem provocar desfolhações severas, comprometendo o crescimento das árvores e, em casos extremos, colocar em risco a sobrevivência dos maciços florestais. Nesse cenário, o uso estratégico do controle biológico tem se mostrado essencial para mitigar esses danos.

Controle natural

A biofábrica iniciou suas atividades há pouco menos de seis anos com a meta de realizar liberações de agentes biológicos em uma área de 150 hectares por mês. Com o tempo, a capacidade produtiva evoluiu de forma significativa, até atingir a cobertura de 1.000 hectares mensais no último ano. Em 2025, o objetivo do Grupo SADA é produzir inimigos naturais para cobrir 1.200 hectares mensalmente. Desde a primeira liberação, realizada em abril de 2020, até maio de 2025, quase 100 milhões de inimigos naturais foram introduzidos no ambiente.

Os benefícios do mecanismo de controle natural das populações de pragas incluem a redução do impacto ambiental, o menor risco de resistência por parte das lagartas, a ausência de resíduos tóxicos e a ação seletiva, que preserva insetos benéficos, como os polinizadores. Esse modelo de manejo biológico contribui para a preservação da biodiversidade e o fortalecimento das culturas florestais, garantindo um desenvolvimento mais eficiente e ambientalmente responsável.

O Grupo SADA, por meio da Biofábrica de Carbonita, reafirma seu compromisso com práticas sustentáveis e com a busca contínua por soluções que minimizem os impactos ambientais em suas operações, promovendo inovação, equilíbrio ecológico e responsabilidade socioambiental.

Grupo SADA

O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado, sendo o principal o de logística e transporte de veículos zero quilômetro, e forma o maior conglomerado desse negócio na América Latina. Sua solidez está alicerçada em uma história de 48 anos e na visão de um futuro inovador, que transforma e colabora com o desenvolvimento do país.

Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina. O conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.

O Grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do investimento em inovação e em ações de ESG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade. 

Grupo SADA
InPress Porter Novelli

TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE VOLTA SER CENÁRIO DE REALITY SHOW INTERNACIONAL

O passeio de trem da Serra do Mar Paranaense é considerado um dos mais bonitos do mundo. Foto: Divulgação Serra Verde Express.

* Linoel Dias

Pelo segundo ano consecutivo, o icônico passeio de trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, ganha repercussão internacional como cenário de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense acaba de aparecer também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.

Em 2024, a repercussão foi tão positiva que a produção alemã fez questão de repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes. Todo o processo — desde as negociações iniciais até a captação das imagens — foi mantido em sigilo absoluto, para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.

Jill e Jamie, mãe e filho, encantados com a Mata Atlântica. Foto: Divulgação ZDF e Tower

De acordo com Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma.

Uma vitrine de milhões

Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o Race Across the World desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados — apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea — e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte. Na temporada Celebridades da BBC, mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição.

Equipes da versão Alemã do Race Across the World. Foto: Divulgação ZDF e Tower

A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas. “É um trabalho que vai muito além do tradicional, unindo logística, estratégia e sigilo, sempre com o compromisso de mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, reforça Adonai.

> Clique aqui e assista o episódio completo

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

terça-feira, 8 de julho de 2025

SAAB NA F-AIR COLÔMBIA 2025

Gripen E

A Saab vai apresentar suas tecnologias mais avançadas nos segmentos aeroespacial e de defesa na F-AIR Colômbia 2025, uma das principais exposições internacionais do setor, de 09 a 13 de julho em Rionegro, Medellín, Colômbia. O evento destacará as mais recentes inovações em tecnologias de defesa e segurança. No estande 234A, os visitantes poderão vivenciar uma experiência imersiva com o Gripen E (réplica em tamanho real da aeronave), o radar Giraffe 1X e as soluções de torres digitais.

Entre as tecnologias destacadas pela Saab, o Gripen tem conquistado espaço importante na América Latina, por meio do programa Gripen brasileiro. E, pela primeira vez, o público poderá ver duas aeronaves Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) nos céus da Colômbia.

Desde que o contrato para a aquisição de 36 aeronaves entrou em vigor com o Governo Brasileiro, em 2015, um amplo programa de transferência de tecnologia e de cooperação industrial foi executado e entregue ao país.

Mais de 350 brasileiros foram treinados na Suécia, entre engenheiros, técnicos e pilotos, e puderam transmitir o conhecimento para mais profissionais da indústria de defesa nacional, gerando ganhos exponenciais para a cadeia da base industrial de defesa. Atualmente, o Brasil já conta com 10 aeronaves, sendo que 9 estão em operação na Base Aérea de Anápolis (GO) e uma permanece em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen em Gavião Peixoto (SP).

A Saab conta com produtos confiáveis e reconhecidos com uma combinação única de alta tecnologia, eficácia comprovada e soluções com excelente custo-benefício. Presente em mais de 100 países, a Saab projeta, fabrica, integra e mantém sistemas e soluções avançadas nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores, sistemas terrestres e navais.

Destaques do estande 234A, da Saab

- Réplica em tamanho real do Gripen E: Veja de perto os detalhes do Gripen E e conheça as capacidades avançadas desse caça multifunção.

- Simulador do Gripen E: Experimente a emoção de pilotar o Gripen E por meio de um simulador interativo.

- Radar Giraffe 1X: Conheça o Giraffe 1X, radar móvel 3D de curto alcance com altíssima capacidade de detecção.

- r-TWR – Torres Digitais: Descubra o futuro do controle de tráfego aéreo com as torres remotas da Saab, que permitem uma gestão centralizada, segura e eficiente do espaço aéreo de aeroportos.

Agenda acadêmica

Durante o evento, a Saab também participará da programação acadêmica com nomes de destaque:

  • Micael Johansson, presidente e CEO da Saab, falará sobre as tendências globais em defesa e segurança, com foco especial na Europa, no dia 10 de julho, às 10h, na Sala Condor.
  • Marcus Wandt, astronauta sueco e primeiro piloto do Gripen E, fará uma apresentação exclusiva no dia 10 de julho, às 11h20, na Sala Condor.
  • Jussi Halmetoja, piloto do Gripen, abordará os desafios do poder aéreo moderno no dia 11 de julho, às 14h45, na Sala Colibri.

Saab
Owly

POLYGON ANUNCIA THAMILLA TALARICO COMO DIRETORA DE ON-CHAIN FINANCE GROWTH NO BRASIL

Especialista em blockchain e criptoativos, a executiva assume a liderança da expansão de soluções financeiras descentralizadas do protocolo no país

Thamilla Talarico

A Polygon, solução escalável para a construção de aplicações inovadoras e uma das principais plataformas de escalabilidade de segunda camada (L2) para Ethereum, anuncia a chegada de Thamilla Talarico como Diretora de Crescimento de Finanças On-chain no Brasil. A executiva irá liderar estratégias voltadas à ampliação do uso da infraestrutura do protocolo no mercado brasileiro, com foco na tokenização de ativos do mundo real e em pagamentos on-chain, visando à adoção em larga escala de soluções descentralizadas.

‘’Assumir essa posição na Polygon representa a oportunidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento da web3, aproximando pessoas e empresas de soluções financeiras descentralizadas, acessíveis e mais eficientes na América Latina”, afirma Thamilla.

Ela é graduada em Direito, mestre em Filosofia da Linguagem e possui especialização em Programação de Contratos Inteligentes em Blockchain para o Direito, todos pela PUC-Rio. É também Especialista em Inovações e Aplicações Empresariais de Blockchain pelo MIT e tem formação em Direito Digital pelo INSPER. Antes de ingressar na Polygon, foi líder de Blockchain e Ativos Digitais para a América Latina em uma das Big Four de consultoria.

A Polygon Labs é uma empresa de desenvolvimento de software que constrói e desenvolve uma rede de blockchains agregados por meio do Agglayer, protegida pelo Ethereum. Como infraestrutura pública, o Agglayer reunirá bases de usuários e liquidez para qualquer cadeia conectada, utilizando o Ethereum como camada de liquidação. A Polygon Labs também contribuiu para o desenvolvimento central de vários protocolos de escalabilidade amplamente adotados e ferramentas para o lançamento de blockchains, incluindo o Polygon PoS, Polygon zkEVM, Polygon Miden (em desenvolvimento) e Polygon CDK

Polygon Labs
Esenca

LLYC ADQUIRE A LAMBERT GLOBAL E CONSOLIDA PRESENÇA NOS EUA

Após a aquisição de 70% da empresa em fevereiro de 2024, a LLYC anuncia a compra dos 30% restantes e consolida sua presença no principal mercado do setor de comunicação

A LLYC (BME: LLYC), empresa global de Marketing e Corporate Affairs, comprou os 30% restantes da Lambert Global, empresa de comunicação estratégica especializada em relações públicas, relações com investidores e marketing integrado, sediada em Grand Rapids, no estado de Michigan, Estados Unidos. Em fevereiro de 2024, a LLYC anunciou a aquisição de 70% da companhia e, com o novo anúncio, concluiu a integração, consolidando sua posição no país.

A aquisição está alinhada à estratégia da LLYC de continuar crescendo nos Estados Unidos, um mercado-chave para a empresa. Desde a aquisição da Lambert Global, o país se estabeleceu como o segundo maior mercado da LLYC. Em 2024, já contribuiu com 22% das receitas operacionais.

O preço de obtenção dos 30% mencionados, que será pago em ações da LLYC, irá depender da receita líquida média alcançada pela Lambert Global em 2025 e 2026.

A integração completa da Lambert Global permite a consolidação de 100% das operações da LLYC nos Estados Unidos, o que reforça a capacidade de oferecer um serviço mais eficiente para os clientes da região. Nesta nova etapa, a equipe de direção da empresa nos Estados Unidos vai continuar sendo liderada por Mike Houston, como CEO, e Jeff Lambert, como Presidente.

“O passo que demos agora, com a aquisição dos 30% restantes da Lambert, confirma, em primeiro lugar, que a integração foi muito positiva. Além disso, reafirma a nossa aposta estratégica nos Estados Unidos, um mercado no qual já somos referência e que é fundamental para sustentar as perspectivas de crescimento previstas para os próximos anos”, afirma Alejandro Romero, Sócio e CEO Global da LLYC.

A LLYC opera atualmente em 27 escritórios ao redor do mundo e é considerada uma das principais empresas de comunicação em nível global, segundo os rankings da PR Week e da PRovoke. Desde 2020, a empresa duplicou o seu tamanho e EBITDA recorrente. No ano passado, as receitas operacionais cresceram 19% e chegaram a 93,1 milhões de euros. 

LLYC

A LLYC (BME: LLYC) é a empresa global de Marketing e Assuntos Públicos, que, como parceira em criatividade, influência e inovação, aumenta e protege o valor dos negócios dos seus clientes, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer as suas marcas.

Fundada em 1995, a LLYC está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri, Barcelona e Valência), Estados Unidos (Miami, Nova York, Washington, DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana.

Em 2024, a receita operacional da LLYC alcançou os 93,1 milhões de euros. A LLYC está entre as 40 maiores empresas do mundo em seu setor, de acordo com os rankings da PRWeek e da PRovoke. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2025 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.

LLYC

BOEING AUMENTA EM 60% SUAS ENTREGAS NO 1º SEMESTRE DE 2025 EM COMPARAÇÃO COM O ANO PASSADO

Para atender à alta demanda por suas aeronaves, a Boeing segue firme em seu compromisso com a qualidade e a estabilidade na produção, buscando solidificar suas entregas. No primeiro semestre de 2025, a fabricante entregou 280 aeronaves a companhias aéreas, empresas de leasing e ao governo dos Estados Unidos, o que representa um crescimento de 60% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registradas 175 entregas.

Apenas em junho, a Boeing alcançou 60 entregas para aviação comercial, sendo 42 delas de aeronaves da família 737 MAX, reforçando a popularidade deste modelo. Três destas foram entregues para companhias aéreas da América Latina: duas para a GOL Linhas Aéreas e uma para a Copa Airlines.

Entre janeiro e junho, a empresa registrou 668 pedidos de novas aeronaves, sendo 116 realizados apenas no último mês. Dentre os pedidos registrados em junho, 54 foram para aeronaves da família 737 MAX e 62 para o modelo 787, a maior aeronave da Boeing atualmente.

> Clique aqui e saiba mais na página de Pedidos e Entregas da Boeing.

BoeingUma das principais empresas aeroespaciais do mundo e a maior exportadora dos EUA, a Boeing desenvolve, fábrica e presta serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Nossa força de trabalho e base de fornecedores nos EUA e no mundo impulsionam a inovação, a oportunidade econômica, a sustentabilidade e o impacto na comunidade. A Boeing tem o compromisso de promover uma cultura baseada em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade. Saiba mais no site

Boeing
LLYC

VERÔNICA COELHO É A NOVA CHIEF PEOPLE OFFICER DA BRQ DIGITAL SOLUTIONS

Nova CPO tem como meta tornar o RH mais estratégico, alinhado à cultura de inovação e ao plano de expansão da empresa

Verônica Peixoto Coelho

A BRQ Digital Solutions, parceira integral na jornada de transformação dos negócios e líder em inteligência artificial generativa no Brasil, anuncia a contratação de Verônica Peixoto Coelho como sua nova Chief People Officer (CPO). Com mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, a executiva assume a missão de fortalecer a cultura organizacional, promover a evolução da liderança e garantir que ela acompanhe o crescimento da empresa. Além disso, Verônica terá como missão posicionar o RH como um pilar estratégico e protagonista para o sucesso da companhia.

Formada em Arquivologia pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Verônica acumula passagens por empresas de diferentes setores e relevância no mercado. No Banco Pactual, permaneceu por 9 anos, chegando à diretoria associativa de RH. Na JBS, exerceu o cargo de Diretora Corporativa de Recursos Humanos onde liderou iniciativas de fortalecimento e transformação da companhia por mais de 11 anos. Mais recentemente, esteve à frente do Grupo Cimed, onde por 4 anos conduziu projetos voltados ao fortalecimento das práticas e da cultura da empresa.

Segundo a executiva, sua chegada à BRQ Digital Solutions representa a oportunidade de consolidar processos e apoiar o crescimento da empresa de forma estruturada. "Mesmo estando aqui há pouco tempo, quando olho para o que foi feito, vejo muita coisa boa e que contribuiu para a BRQ chegar onde está hoje. Mas quando olho para a frente, enxergo uma avenida de oportunidades. É justamente isso que quero ajudar a pavimentar. As pessoas precisam ter na empresa um horizonte e uma visão clara de onde queremos chegar", afirma.

Entre seus primeiros desafios no cargo, a CPO será responsável pela análise de dados e estatísticas de pesquisas internas, com o objetivo de organizar e fortalecer a gestão da cultura organizacional da companhia. "Vejo cultura como um diferencial competitivo, desde que seja vivida, respirada e transpirada no dia a dia de todos. Se ela for apenas um conceito exposto nas paredes ou da porta para fora, não há resultado que sustente. Cultura, aliás, é a base de sustentação e a alavanca mais importante para o crescimento do negócio", completa.

Para o CEO da BRQ Digital Solutions, Rodrigo Frizzi, a chegada da nova executiva reforça o compromisso da corporação em colocar as pessoas no centro da estratégia de negócios. "Acreditamos que o crescimento sustentável da BRQ passa por um RH que atue protagonista na evolução da companhia. A experiência da Verônica será fundamental para evoluirmos nessa direção e ampliarmos ainda mais nossa relevância no mercado", destaca.

BRQ Digital SolutionsLíder em GenAI e Transformação Digital, a BRQ é a parceira one-stop shop na jornada de evolução dos negócios. Com um ecossistema completo que integra estratégia, dados e tecnologia — de Modernização e Aplicações Digitais a GenAI e Analytics — entrega agilidade, eficiência e inovação sustentável. Sua abordagem é hiperpersonalizada e focada em impacto imediato, conectando estratégia e tecnologia para atender às necessidades reais dos negócios e posicionar seus clientes na liderança da nova economia digital

BRQ Digital Solutions
MOTIM

FESTURIS VAI AO PERU PARA FORTALECER RELAÇÕES COM O TURISMO INTERNACIONAL

* Linoel Dias

Entre os dias 25 e 28 de junho, os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram em Lima, no Peru, para apresentar detalhes do Festuris e divulgar Gramado como destino turístico internacional. Da mesma forma, prospectar o Peru como mercado estratégico do turismo latino.

O evento de apresentação foi realizado na Embaixada do Brasil, com apoio do Comitê Descubra Brasil, que é presidido por José Luis da Cunha. O encontro reuniu mais de 150 profissionais do trade turístico como guias de turismo e agentes de viagens, e da imprensa peruana.

Eduardo Zorzanello, Patrícia Sánchez da MMC, Marta Rossi e José Luis da Cunha, presidente do Comitê Descubra Brasil. Foto: Marthina Sorgetz | Divulgação Festuris.

“É nosso propósito conectar mercados, gerar oportunidades e reimaginar o amanhã, como diz o tema da edição deste ano do Festuris. O Peru é um país com quem temos ótimas relações comerciais, é um país rico em cultura, gastronomia e com cenários históricos de tirar o fôlego. Fechamos a passagem pelo Peru com excelentes resultados”, elogia Marta Rossi.

“Encerramos a semana com participação no Peru Travel Mart, onde tivemos encontros produtivos com nomes importantes do setor, operadores locais e representantes da hotelaria peruana. Conseguimos ampliar e fortalecer as relações entre os mercados peruano e brasileiro”, destaca Eduardo Zorzanello.

“Os peruanos têm grande interesse pelo nosso estado e Gramado é um destino que os encanta e desperta curiosidade. É um mercado incrível a ser trabalhado”, finaliza Eduardo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

segunda-feira, 7 de julho de 2025

HEINEKEN® ENTREGA SUA PRIMEIRA MICROFLORESTA NO NORDESTE, EM RECIFE

Com a meta de plantar 19 microflorestas até 2030, esse é o quarto plantio realizado pela marca no Brasil. Iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar espaços urbanos de forma sustentável

A Heineken® acaba de anunciar a entrega de sua quarta microfloresta no Brasil, a primeira localizada na região Nordeste, no Recife, Pernambuco, em cumprimento à sua estratégia de plantar 19 pelo País até 2030. O projeto foi feito em parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House, empresa do Grupo desenvolvedora de destinos planejados. A iniciativa faz parte da assinatura da marca ao programa Plantar Juntos, em que a Heineken® possui a meta de doar 8 mil mudas, sendo mil delas de espécies da Mata Atlântica no Recife.

A microfloresta tem 1.250 metros quadrados e fica dentro de uma área de propriedade da Iron House, no bairro da Várzea, na altura da Rua Mário Campelo, 698. A Várzea foi escolhida por ser o segundo maior bairro do Recife em extensão territorial e por abrigar uma das populações mais numerosas da capital. A escolha reforça o compromisso do grupo pernambucano com o desenvolvimento urbano sustentável do território, que há mais de um século vem sendo cuidadosamente preservado pelo Grupo Cornélio Brennand — compromisso que hoje se estende à atuação da Iron House. A implantação da microfloresta vem como um passo adicional nesse legado, fortalecendo a conservação ambiental e a valorização do ecossistema local.

Com 1000 mudas de aproximadamente 60 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, a floresta apresentará alta densidade vegetal e oferecerá importantes serviços ambientais para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses benefícios incluem a redução da temperatura, o aumento da umidade do ar, a retenção da água das chuvas, a diminuição da poluição sonora, a filtragem de gases tóxicos e a mitigação da poluição, entre outros. O projeto também deve contribuir para a biodiversidade local, em sintonia com a vocação natural da região que abriga a Mata da Várzea, uma área de preservação superior a 600 hectares.

Desenvolvido pela Iron House e com a colaboração do paisagista Ricardo Cardim, idealizador e responsável pela metodologia Floresta de Bolso, a iniciativa busca criar focos de biodiversidade nos centros urbanos. A Iron House é especializada em incorporar boas práticas ambientais, com cuidado com o local, com a qualidade de vida das pessoas moradoras ou visitantes, centralidade e perenidade de bem-estar.

“O projeto de microflorestas urbanas da Heineken® tem total sinergia com nossa atuação como desenvolvedora de destinos. Queremos fomentar espaços qualificados, conectados às demandas sociais e ambientais e contribuir para o senso de pertencimento de cuidado e preservação da Mata Atlântica”, celebra Carol Boxwell, CEO da Iron House.

Transformando a ação em algo ainda mais simbólico, o plantio foi realizado por um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 70 pessoas como parceiros do Grupo HEINEKEN, moradores das Várzea e funcionários do Grupo Cornélio Brennand e da Iron House.

Essa iniciativa faz parte das metas de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura criada em 2021 pela marca Heineken®, que visa gerar a reflexão sobre o papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de ações que repensam os espaços urbanos.

A mata da várzea

A parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável. O Grupo foi responsável por tornar possível a existência da Mata da Várzea como ela é hoje, ao abrir mão de áreas antes destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar para permitir a regeneração natural da mata. Localizado nesse contexto, o bairro abriga uma das principais áreas regionais de preservação ambiental, que protege a biodiversidade local e oferece um espaço verde essencial para a qualidade de vida dos moradores. Além disso, destaca-se pela forte conexão com o rio Capibaribe, que há séculos influencia a dinâmica econômica e social da região.

A riqueza cultural do bairro é outro aspecto importante: tradições como o maracatu, a ciranda e outros movimentos culturais têm raízes profundas nesse território, consolidando-o como um polo de resistência e celebração da cultura popular. Além disso, o bairro abriga instituições culturais de grande destaque, como a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, ambos de renome nacional e internacional.

Dezenove microflorestas até 2030

As microflorestas são espaços de alta densidade vegetal que prestam diversos benefícios e serviços ambientais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população com a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a filtragem de gases tóxicos e poluição.

A primeira microfloresta implementada pela Heineken® foi no Rio de Janeiro, em 2022, como residual da ativação de Heineken no Rock in Rio, onde a maioria da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o evento, as plantas foram todas plantadas em uma área de 1.500 metros quadrados. A segunda foi plantada em 2023 na Marginal Tietê, em São Paulo. A área que recebeu a floresta é local de encontro entre o rio Tietê e Tamanduateí, tendo uma importância ambiental grande para a cidade, além de carregar um marco histórico por ser onde a cidade começou a 470 anos. Foram plantadas mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Por fim, Belo Horizonte recebeu a terceira microfloresta, com 1.105 mudas de 90 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica plantadas em um espaço de mil metros quadrados, próximo ao estádio do Mineirão e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Um de nossos objetivos, como marca, é deixar um legado positivo por onde passamos e atuamos. Recife é um ponto extremamente acolhedor e estratégico para a Heineken®. Com a plataforma Green Your City, impulsionamos entregas de impacto positivo com sustentabilidade e fortalecemos este pilar relevante de posicionamento da nossa marca. Queremos mostrar ao mundo que é possível abordar o tema de maneira leve, aberta e envolvente", afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.

Além das microflorestas, o Grupo HEINEKEN vem desenvolvendo outros projetos de restauração florestal pelo Brasil. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2007, a companhia apoiou a produção de 7 milhões de mudas nativas do bioma no Centro de Experimentos Florestais localizado em Itu-SP. 2024, a partir do recém-lançado projeto de Heineken Spin e seu pilar de agricultura regenerativa em parceria com a Rizoma, iniciou-se a implementação de uma floresta de 767 hectares, combinando áreas de restauração e a implantação de um sistema agroflorestal produtivo em 100 hectares, direcionado ao cultivo de limão orgânico.

Green Your City

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

  • Energia Verde*: 50% dos pontos de venda de Heineken® em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken® serão retornáveis até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
  • Microflorestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken® vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken® investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impactada a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

*Energia verde = energia renovável.

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram

Iron HouseCom operação em Pernambuco, Bahia e São Paulo, a Iron House foi criada em 2011 e integra o portfólio de negócios do Grupo Cornélio Brennand. Sua atuação de planejamento e desenvolvimento de destinos é pautada em práticas de inovação e sustentabilidade, sempre em afinidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na busca pela criação de ambientes urbanos harmônicos, inteligentes e integradores. Em Pernambuco, é uma das protagonistas da criação do primeiro bairro planejado do Grande Recife, o Paiva, onde desenvolveu três empreendimentos premiados e conectados com esses princípios da empresa. Para saber mais clique aquiSiga também no Instagram @somosironhouse e LinkedIn

Grupo Cornélio BrennandCom mais de 100 anos de história, o Grupo Cornélio Brennand (GCB) possui a sustentabilidade em seu DNA desde a sua fundação, trazendo como diretriz a expansão contínua das suas atividades, orientado pelos seus valores: dinamismo, excelência, integridade e inovação. Hoje atua nos setores de geração de energia através de fontes renováveis, vidros planos e desenvolvimento imobiliário, com um olhar atento às oportunidades, um forte espírito empreendedor e um compromisso constante com o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e ambiental. Para saber mais informações sobre o GCB clique aqui e acesse o site. Siga também no Instagram @somosgcb e no LinkedIn

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