segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ESTUDANTES APRESENTAM SISTEMA DE RAMPA PARA CARROS ADAPTADOS.

Alunos do Centro Universitário FEI aprimoram um sistema de adaptação de carros para deficientes físicos, que facilita a entrada do cadeirante no veículo e permite a utilização da própria cadeira de rodas para dirigir.


Um grupo de formandos de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário FEI, desenvolveu um projeto para melhorar um sistema de adaptação de carros para deficientes e facilitar a utilização: uma rampa que permite que o cadeirante entre pelo porta-malas, diferente dos sistemas existentes em que o usuário tem que entrar pela porta do motorista. Dentro do carro a locomoção é feita por meio de um sistema de trilhos, em que o motorista é guiado até o lugar e permite o uso da própria cadeira de rodas para dirigir. 

Esse é um dos cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, que serão apresentados na 56ª Expo MecAut, no dia 8 de dezembro, a partir das 18h, no campus São Bernardo do Campo da instituição.

Outros Projetos

Outro TCC que estará exposto é o Revocer, um projeto para adaptação de um sistema que utiliza os conceitos de termodinâmica e máquinas térmicas para recuperar parte da energia dissipada junto aos gases de escape, e visa seu reaproveitamento para reduzir o consumo de combustível e a quantidade de poluentes liberados pelo veículo. 

Outros três trabalhos que também estarão expostos no evento:

> DCE – Projeto de um motor a combustão que utiliza, de forma alternada, os ciclos Atkinson e Otto em veículos comerciais de carga, possibilitando a redução de consumo de combustível sem a perda de torque e potência.
> Magna – Motor com uma nova proposta de ciclo de funcionamento, com o objetivo de melhorar o rendimento energético em 11%, comparado a motores de mesma dimensão. 
> Cura – Veiculo adaptado para o atendimento de emergência de vítimas de acidentes, visando prestar os primeiros socorros em locais distantes ou de acesso demorado para ambulâncias.

Serviço
56ª Expo MecAut
Data
08 de dezembro de 2016 – a partir as 18h
Local
Ginásio de esportes
Campus São Bernardo do Campo do
Centro Universitário FEI
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972

Foto: Nashorn Design

Core Group
Fernanda Ferreira
fernanda@coregroup.com.br
11 989-523-815 
Alexandre Pereira
alexandre@coregroup.com.br
11 992-000-147
11 4353-2901 / 2832-5500

Nenhum comentário:

Postar um comentário