quarta-feira, 14 de junho de 2017

METRA CONSCIENTIZA ESTUDANTES SOBRE A PRESERVAÇÃO E O USO RACIONAL DA ÁGUA.

Como parte de seu programa da Semana Mundial do Meio Ambiente, a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, realizou mais uma ação em prol da preservação ambiental e dos recursos naturais do planeta. A empresa recebeu 40 alunos da Escola Estadual Jean Piaget, de São Bernardo do Campo, e apresentou a sua política de reuso de água.

Segundo Sueldes Pimentel, gerente de Meio Ambiente da Metra, o objetivo da operadora é promover a consciência ambiental nos jovens e debater sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais para a sustentabilidade da sociedade. “Os jovens têm e terão papel fundamental na preservação do meio ambiente. É importante despertá-los para essa realidade e para a sua responsabilidade como cidadãos”, destaca Sueldes.

Na visita à Metra, os estudantes conheceram o sistema de reuso de água da empresa, criado em 2008 e que permite a economia anual de 10 milhões de litros, o equivalente a aproximadamente quatro piscinas olímpicas, com 50 metros de comprimento e 25 de largura, ou 10 mil caixas de água residenciais com mil litros cada.

Para Sueldes, o foco na sustentabilidade, no meio ambiente e em razão da limitação e escassez hídrica, levou a operadora a perceber a necessidade de criar ações visando à conservação desse recurso natural, que resultou no projeto de reciclagem da água por intermédio do sistema de reuso.

De acordo com a sua política de preservação ambiental e de responsabilidade empresarial, a Metra passou a utilizar água potável proveniente da SABESP somente para consumo humano e aplicação nos vestiários e banheiros (chuveiros, torneiras das pias e descargas sanitárias).

Para as atividades de lavagem dos seus 270 ônibus e trólebus, de peças, áreas dos corredores e calçadas da empresa e também dos pontos e terminais, a Metra utiliza água de reuso por intermédio do sistema de reciclagem. Para essas operações, a empresa usa detergentes e materiais biodegradáveis que não agridem o meio ambiente.

Toda a água utilizada nessas operações é segregada e direcionada para a estação de tratamento de efluentes da empresa ETE, onde são realizados os processos físico e químico com avançados equipamentos. Esse tratamento permite que a água seja sempre utilizada nas diferentes aplicações, como lavagem dos ônibus, calçadas da sede da empresa, dos pontos e terminais e da estrutura dos corredores, por intermédio do sistema de reuso ou reciclagem.

Para ainda maior eficiência e redução do consumo de água nas operações da Metra, também toda a água da chuva captada nas calhas de estruturas da empresa é encaminhada para esta estação de efluentes para tratamento.

Sueldes explica que, por ser um importante usuário de água, é fundamental que o setor industrial tenha o seu desenvolvimento de forma sustentável, adotando práticas como o uso racional e eficiente. Acrescenta que o sistema de reuso traz diversas vantagens não somente para a Metra, mas para toda a sociedade.

Para a Metra, é de suma importância que a água possa ser reutilizada, no próprio processo e em outras atividades. Com a implantação de algumas dessas práticas é possível reduzir os custos financeiros e manter o comprometimento com as questões ambientais e sociais

Além do sistema de reuso da água, a Metra desenvolve outras boas práticas ambientais, como coleta seletiva, canecas retornáveis, gerenciamento de resíduos sólidos, onde são destinados todos de forma ambientalmente correta, projeto dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), compostagem das podas de árvores dos jardins do corredor (transformação do resíduo verde em adubo orgânico) e plantio de árvores, entre outras.


Foto: Daniela Reis.
Secco Consultoria de Comunicação.

> Conheça: O Brasil Sobre Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário