quinta-feira, 1 de junho de 2017

NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, METRA MOBILIZA A COMUNIDADE NA COLETA E RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA USADO.

Para impedir que uma tonelada de óleo contamine o meio ambiente, passageiros poderão trocar óleo de cozinha usado por barra de sabão ecológico. 

A Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, realizará mais uma vez ação em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental, envolvendo os passageiros e a comunidade em geral. Entre os dias 5 e 9 de junho, a empresa, em parceria com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - e o Instituto Triângulo, promoverá a coleta e troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico e biodegradável em seus terminais. A meta é recolher mais de uma tonelada do material, aumentar a consciência ambiental da população e colaborar para a não contaminação do meio ambiente.

Segundo Sueldes Pimentel, responsável pela área de Meio Ambiente da Metra, a cada dois litros de óleo de cozinha, levados preferencialmente em garrafas plásticas, a pessoa receberá em troca duas barras de sabão biodegradável, feitas a partir da reciclagem do próprio óleo de cozinha (vegetal).

“O aproveitamento do óleo vegetal de cozinha usado evita a contaminação da água e do solo. Um litro de óleo pode contaminar diretamente 20 mil litros de água. O sabão ecológico feito a partir do óleo usado é 90% biodegradável.  O óleo que não é aproveitado para fabricação das barras de sabão pode ser usado para outros fins, como a transformação em biodiesel. Em motores de ônibus, caminhões e tratores, o biodiesel pode reduzir até 50% as emissões de poluição no ar em comparação ao diesel comum”, finaliza.

O impacto ambiental

Todos os meses 90 milhões de litros de óleo usado são jogados de forma errada nas pias e ralos. O óleo de cozinha, depois de usado, se torna um dos principais causadores da morte dos rios e da proliferação de ratos e baratas nas cidades. Isso acontece porque o descarte pela pia permite que o óleo chegue ao meio ambiente, contaminando e degradando todos os locais por onde passa.

A campanha 

Troque de dois litros de óleo usado de cozinha por duas barras de sabão.
De 5 a 9 de junho, das 8h às 17h.
Pontos de coleta: Terminais Jabaquara, Diadema, São Bernardo do Campo, Ferrazópolis e São Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário