quinta-feira, 8 de junho de 2017

VOLKSWAGEN DO BRASIL INVESTE NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL AO RENOVAR PATROCÍNIO AO INSTITUTO BACCARELLI.

Parceria teve início no ano 2000 e é mediada pela Fundação Volkswagen

Promover o desenvolvimento social por meio da arte e cultura! Essa nobre missão conta com apoio da Volkswagen do Brasil, que acaba de renovar o patrocínio ao Instituto Baccarelli, uma organização social sem fins lucrativos que atende anualmente mais de 3.260 participações de crianças e jovens, oferecendo educação musical e artística, com possibilidade de profissionalização na música. Entre os principais projetos do Instituto Baccarelli estão a Orquestra Sinfônica Heliópolis, reconhecida internacionalmente, e a Orquestra Juvenil Heliópolis.

Mediada pela Fundação Volkswagen, a parceria entre a Volkswagen do Brasil e o Instituto Baccarelli teve início no ano 2000. “A Fundação Volkswagen acredita que o desenvolvimento social e a educação estão entre as principais ferramentas para promover um futuro melhor a crianças e jovens brasileiros. Por isso, fazemos questão de apoiar o Instituto Baccarelli, uma instituição que desenvolve um trabalho baseado na ética, integridade e que é referência em educação artística, inclusive oferecendo aos alunos a possibilidade de construírem uma carreira na música erudita”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli oferece educação musical e artística de excelência por meio dos seus programas socioculturais, os quais proporcionam desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. Localizado na comunidade paulistana de Heliópolis, o Instituto conta com uma estrutura de ponta, professores altamente qualificados, aulas em grupo e individuais, de teoria e técnica, além de prática orquestral, coral e de grupos de câmara, da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.
Os alunos de instrumento também têm oportunidade de participar de uma das cinco orquestras da instituição: Orquestra Infantil Heliópolis, Orquestra Preparatória Heliópolis, Orquestra Infantojuvenil Heliópolis, Orquestra Juvenil Heliópolis e Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH). Dessas formações, a principal é a Sinfônica Heliópolis, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tendo como patrono o maestro indiano Zubin Mehta e como diretor artístico, Isaac Karabtchevsky. O grupo já tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.

Além da formação artística, a entidade colabora para gerar oportunidades reais de continuidade nos estudos e ingresso em orquestras profissionais. Tanto que, de 2007 até hoje, mais de 30 alunos conquistaram bolsas de estudo para festivais internacionais ou vagas em instituições de prestígio como: Academia Filarmônica de Israel, Academia Filarmônica de Berlim, Academia da OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, entre outras.

Instituto Baccarelli em números

•         5 Orquestras
•         14 Coros
•         20 grupos de Câmara
•         20 grupos de musicalização infantil
•         675 instrumentos para uso dos alunos
•         68 profissionais de música qualificados
•         5.000 m² de área construída
•         20 salas individuais acusticamente preparadas para ensaio
•         7 salas para aulas em grupos
•         2 salas para ensaio de orquestra

Temporada 2017
O Instituto Baccarelli promove anualmente uma temporada de concertos de seus grupos artísticos com apresentações em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo, entre os quais o Theatro Municipal e o MASP, permitindo ao jovem músico o contato com o público. Confira a programação completa e detalhes sobre o Instituto Baccarelli no site: www.institutobaccarelli.org.br

Fundação Volkswagen

Com 37 anos de atuação, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil e oferece dez projetos nas áreas de Educação e Desenvolvimento Social. Por meio de seus programas educacionais, já beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes e mais de 19,5 mil educadores em 442 cidades de 18 estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já atenderam mais de 490 mil pessoas e mais de 3,2 mil instituições no Brasil.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa.

Visite> O Brasil Sobre Rodas.