segunda-feira, 17 de julho de 2017

PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL APOIADOS PELO FORD FUND PARTICIPAM DE COMPETIÇÃO NACIONAL.


Quatro equipes apoiadas pelo Ford Motor Company Fund estão entre os finalistas da Competição Nacional entre os times Enactus, que contará com 68 universidades de todo o Brasil e será realizada durante a 17ª edição do Evento Nacional Enactus Brasil. O maior encontro técnico-científico gratuito do país, que tem como tema “Empreendedorismo Social”, será realizado nos dias 20 e 21 de julho, no Rio de Janeiro. A equipe vencedora representará o país no Campeonato Mundial em setembro em Londres, na Inglaterra.

O Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford que apoia várias ações sociais no Brasil e no mundo, concedeu em março deste ano, US$ 5 mil para cada um dos times de universitários selecionados dentro do “Ford College Community Challenge” (Ford C3), que tem como tema “Construindo Comunidades Sustentáveis”. A ação é resultado de uma parceria com a Enactus Brasil.

Os universitários foram desafiados a utilizar a ação empreendedora para encontrar formas inovadoras de solucionar uma necessidade específica e urgente em uma comunidade local, empoderando-a para se tornar um lugar mais sustentável para trabalhar e viver.

Nossa estratégia de Responsabilidade Social está baseada em dois pilares: educação e sustentabilidade. A parceria com a Enactus nos permite unir essas duas premissas em um único projeto, com impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente”, explica Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas da Ford Brasil.

Entre os trabalhos selecionados está o Projeto Mudas, do time do IFCE Iguatu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu), que propõe palestras e cursos para a comunidade voltados à produção de frutas e hortaliças, fabricação de polpas, doces e bolos que evitem o desperdício de alimentos, além de um curso de informática para jovens, a promoção de feiras de comercialização de produtos e assistência técnica especializada em diversas áreas: saúde, agricultura e estética.

O projeto Solaris, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos (SP), é focado em economia de energia em comunidades subdesenvolvidas. O time está implementando painéis solares caseiros eficientes e de baixo custo para suprir a demanda da comunidade. Durante a fabricação dos painéis, os moradores são qualificados para construir o equipamento, bem como fazer a sua manutenção.

O projeto AlfaTech, da UFABC (Universidade Federal do ABC), consiste em desenvolver um software orientado para a aprendizagem individualizada, que melhora o processo de alfabetização de crianças na escola primária.

O projeto desenvolvido pela ESAG UDESC (Escola Superior de Administração e Gerência) de Florianópolis (SC), chamado de Arapuã, foi implementado na comunidade Tapera da Base, na capital catarinense, que atravessa grave situação de vulnerabilidade social. O time buscou soluções para os problemas por meio de uma atividade inovadora, altamente lucrativa e sustentável: a apicultura de mangue. A prática produz mel com valor agregado de 100% quando comparado com o regular, além de um tipo diferente de própolis que tem alto valor agregado, por causa de suas propriedades medicinais.


A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. No mundo, está presente em 36 países e em mais de 1.700 instituições de ensino. Presente no Brasil há 18 anos, tem times espalhados em mais de 100 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados. No país, as obras transformaram a vida de mais de 10 mil pessoas diretamente em 2016. Pelo menos 2.500 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio de ações sociais.

Burson-Marsteller.

Conheça> O Brasil Sobre Rodas.