segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PROJETO ABRE OPORTUNIDADE PARA CIDADÃOS APRESENTAREM PROPOSTAS PARA PROBLEMAS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO.

Lançamento de primeiro Gabinete da Periferia terá consulta popular sobre problemas da região e visa a formação de bancadas coletivas.

A distância das periferias não é apenas geográfica, afastadas dos grandes centros e os serviços básicos na maioria das vezes são negligenciados nesses locais e junto com eles a chance e oportunidade de uma representação real no meio político, seja para cobrar direitos ou para levar pessoas comuns ao poder. 

Com base nessas necessidades surge o projeto Gabinetes das Periferias, formando gabinetes compostos por moradores locais, estudantes de direito e advogados, que trabalham como voluntários e ajudam instruindo os cidadãos a protocolarem ações coletivas a fim de pressionar o poder público para o cumprimento de demandas de suas responsabilidades, como saúde, educação, pavimentação.

Além da pressão para solução de problemas públicos o projeto também estimula e apoia a candidatura de moradores das periferias e que façam parte dos gabinetes. A ideia é ocupar a política com cidadãos comuns, que não sejam políticos de carreira e que de fato conheçam as necessidades do povo, para assim formar bancadas coletivas com vozes e ideias diversas.

Lançamento da primeira unidade dos Gabinetes das Periferias

O lançamento da primeira unidade acontece no dia 25 de agosto em Cubatão - Santos. No dia haverá urnas em que os participantes poderão depositar propostas abertas e votar em propostas pré-formuladas. Os resultados são contabilizados na hora e divulgados no local. O evento é aberto ao público geral e visa atender toda a comunidade local.

A principal ideia de ter gabinetes nas periferias é a oportunidade de viabilizar consultas populares para coletar propostas dos cidadãos a nível estadual e regional. O projeto é inspirado no movimento da Frente Ampla do Chile, que tem mudado os rumos da política no país com consultas populares, oferecendo a real oportunidade de escolha à população.

Serviço
Gabinetes das Periferias
25 de agosto
Das 14h às 18h
Rua Amaro Manoel dos Santos, n° 322 (Antiga Rua 7)
Jardim Nova República (Bolsão 8)
Cubatão - SP
Aberto ao público - Classificação  livre
* Para votar ou sugerir propostas é preciso estar com um documento com foto.