sexta-feira, 31 de maio de 2019

SESC SÃO CAETANO PARTICIPA DA SEGUNDA EDIÇÃO DO "TECNOLOGIA E ARTES EM REDE"

Entre os dias 1 e 30 de junho, a ação traz oficinas, cursos, palestras e bate-papos sobre hardware livre, software livre, direitos autorais, design aberto, inteligência coletiva, mídias livres e ciência de dados. O evento chama atenção do público para a diversidade das tecnologias chamadas "livres", suas aplicações e importância para a transformação social. Na unidade São Caetano as atividades são: Movelaria em Papelão, Segurança Digital, Video Colagem e Experimentando controles com Makey Makey

Controle Digital Makey Makey

Durante todo o mês de junho, as diversas tecnologias livres, do analógico ao digital, ganham destaque em mais de 130 atividades, em 36 unidades do Sesc na capital, no interior e no litoral do estado de São Paulo, na ação "Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Livres". Em sua segunda edição partilha a compreensão de que é preciso ampliar o uso de tecnologias livres como uma forma de promover transformações individuais e coletivas que ampliem a autonomia de ação das pessoas sobre o mundo. Reunindo artistas, técnicos e pesquisadores, os Espaços de Tecnologias e Artes(ETA) do Sesc São Paulo apresentam cursos, oficinas, vivências e palestras sobre questões como hardware livre, software livre, direitos autorais, design aberto, inteligência coletiva, mídias livres e ciências de dados. 

As tecnologias livres permitem que seus usuários intervenham livremente em seu funcionamento adaptando-as para suas necessidades, estimulando o compartilhamento de resultados, de modo que toda a comunidade se beneficie. Para isso oferecem acesso ao código fonte, com a possibilidade de compartilhamento de cópias.

Assim compreendida, passível de erros e evolução constante, o convite à construção de aparatos tecnológicos é aberto a todo àquele que está disposto a migrar de uma postura de usuário passivo das tecnologias para uma postura criadora e transformadora. Cercados que estamos por estes dispositivos, sendo moldados por eles, é preciso, mais ainda, prestar atenção às tecnologias livres.

Princípios como os das tecnologias livres são fundamentais para promover o protagonismo e a autonomia das pessoas. Nos ETAs, os públicos do Sesc são regularmente estimulados a subverter os usos e consertar objetos, criar dispositivos, gambiarras e softwares, apropriando-se das tecnologias para colocá-las a seu favor, buscando soluções que possam ser compartilhadas.

Na unidade São Caetano a parte artística da programação fica por conta do grupo Los Papelones com a Movelaria de Papelão onde os participantes aprendem a trabalhar o papelão como matéria prima para a construção de móveis artesanais. Já na parte de tecnologia Carla Jancz, fará os inscritos refletirem sobre a tecnologia e conhecer técnicas e táticas de segurança digital. E o midiólogo Gui Bueno proporcionará experiências como tocar um piano feito de bananas, jogar Tetris apertando pimentões ou até desenhar o próprio controle de videogame. Tudo isso, utilizando apenas um computador e um Makey Makey. Todas as atividades são abertas ao público geral com faixa etária de 14 anos, para participar basta se inscriver na central de atendimento.

Você conhece o ETA?


O Sesc São Paulo conta com 44 unidades no estado que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias. Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 37 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA. Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces. Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade. Para a realização de suas atividades, o ETA dispõe de equipes de educadores especializados, que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos. Programação completa:  https://www.sescsp.org.br/ETAemRede.

Programação no Sesc São Caetano


Cursos

Movelaria de Papelão
com Los Papelones
05 a 13/06. Quartas e quintas, das 19h às 21h30

No curso de Movelaria de Papelão, os participantes aprendem a trabalhar o papelão como matéria prima para a construção de móveis artesanais que sejam resistentes e atrativos, utilizando materiais de baixo custo e de baixo impacto ambiental, a partir de projetos abertos.
Por meio de projetos práticos de construção, são trabalhadas técnicas básicas de transformação e de utilização do papelão, como: avaliação do material, medição, corte, dobra, colagem, montagem, reforço, acabamento e decoração.
Bancos, nichos, mesas e até luminárias são alguns dos projetos já desenvolvidos por participantes deste curso. Todos têm a oportunidade de propor a construção de móveis, que poderão ser fabricados em grupos durante os encontros e serão documentados para terem seus projetos também compartilhados.

Segurança Digital
com Carla Jancz
17 a 19/06. Segunda e quarta, das 19h às 21h
Em contraponto a uma cultura do medo, essa oficina pretende trabalhar a criação de uma cultura de segurança. Iniciaremos com uma conversa sobre as estruturas físicas e lógicas da internet, bem como as estruturas tecnopolíticas por trás da tecnologia e de seus códigos. Misturando abordagens teóricas e práticas, o público participante terá a oportunidade de refletir sobre a tecnologia e conhecer técnicas e táticas de segurança digital.

Programa do curso:
- Como funciona a internet;
- Dados e metadados: quanto de mim está na rede?
- Códigos e caminhos: Quais os riscos dessa infraestrutura;
- Como se proteger;
- Criptografia funciona, mas ela basta?
- Táticas e segurança holística: segurança digital é um exercício coletivo.

Formada em Segurança da informação, Carla Jancz trabalha com segurança digital para o terceiro setor e com treinamento em tecnologia livres, cultura maker, redes autônomas, difusão de cultura hacker e criptografia na Actantes. Voluntária no MariaLab, uma coletiva hacker feminista que promove ações de tecnologia para mulheres e pessoas trans. Também participa do projeto Vedetas, pesquisando infraestruturas feministas. Desenvolvedora da Fuxico, sistema autônomo livre para colaboração e troca de conhecimento fora da internet.

Vídeo-colagem
com Gui Bueno
18 a 25/06. Terça, das 19h às 21h30
Este curso pretende ensinar técnicas básicas de edição de vídeos a partir do trabalho de remixagem com produtos da cultura mainstream.

Do lado teórico, serão propostas discussões sobre a cultura da imagem, "A Sociedade do Espetáculo" (obra de Guy Debord) e o funcionamento da grande mídia. Para isso, abordaremos referências tais como a revista Adbusters, a dupla The Yes Men e movimentos culturais como o Culture Jamming, o Graffiti e o Vaporwave. Assistiremos a muitos vídeos do YouTube para compor um repertório de possibilidades de criação.

Em relação à prática, utilizaremos o software livre de edição Kdenlive, para que cada participante possa propor e desenvolver as suas próprias vídeo-colagens. Sendo assim, ensinaremos as técnicas introdutórias de edição e montagem de vídeos, como o recorte, a sobreposição de imagens e a adição de trilhas e de efeitos.

Gui Bueno é formado em Midialogia pela Unicamp e Mestre em Design de Mídias Educativas Digitais pela New York University (NYU). Durante o mestrado, conviveu com game designers, pesquisou sobre como se dá o processo de aprendizado e focou sua pesquisa em aplicativos móveis de ensino de idiomas. Hoje, produz narrativas em diversos formatos (vídeo, texto, ilustrações) para a Biscos, empresa da qual é co-fundador, e é entusiasta da cultura aberta e tecnologias livres.

Vivência
Experimentando controles com Makey Makey
com Gui Bueno
08/06. Sábado, das 14h às 16h
22/06. Sábado, das 14h às 16h

Com Makey Makey, você pode controlar um computador com quase tudo! Uma fruta, um legume, um papel desenhado com grafite, uma régua de metal... Qualquer objeto com condutividade elétrica suficiente pode se tornar uma tecla de computador ou até mesmo o botão de um jogo. Neste espaço aberto, os participantes poderão ter experiências como tocar um piano feito de bananas, jogar Tetris apertando pimentões ou até desenhar o próprio controle de videogame. Tudo isso, utilizando apenas um computador e um Makey Makey. 

Issuu do caderno de programação

E-mail: cursoseoficinas@sescsp.org.br

Serviço
Sesc São Caetano 
Rua Piauí, 554
Santa Paula – São Caetano do Sul
Data: Segundas, Terças, Quartas e Sábados
Inscrições: Central de Atendimento Sesc São Caetano
Vagas limitadas
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para verificar a relação completa dos documentos aceitos, consulte a Central de Atendimento ou o Portal Sesc SP www.sescsp.org.br/turismo/reservas.
Horário de atendimento do Sesc São Caetano
De segunda a sexta, 11h às 20h, sábados e feriados, das 9:00 às 17:30

Sesc São Caetano 
Assessoria de Imprensa

Leia> O Brasil Sobre Rodas