quinta-feira, 28 de novembro de 2019

AVENIDA PAULISTA COMEMORA 128 ANOS

A Avenida Paulista, a avenida mais famosa do Brasil e cartão postal de São Paulo, comemora, no próximo dia 08 de dezembro, 128 anos. Para celebrar a data, a APV -Associação Paulista Viva - programou diversas atividades culturais gratuitas ao longo de sua extensão para o sábado e domingo (07 e 08 de dezembro). “Teremos exposição e rodas de conversa na Casa das Rosas, apresentação de corais, feiras e artes e antiguidades e ainda uma inédita projeção de vídeo na fachada no prédio da FIESP”, afirma Lívio Giosa, presidente da APV, que também celebra seus 23 anos de atividades no dia 10 de dezembro.

“Um dos objetivos da APV é incentivar ações de relevância socioambiental e promover a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. É importante estimular a economia criativa na Avenida Paulista, por onde circula mais de um milhão de pessoas por dia e que é um símbolo da cultura paulistana e brasileira”, disse Lívio Giosa, presidente da APV.

No sábado, 07, a programação se inicia às 10h com a apresentação do coral da AEB – Associação Evangélica Beneficente na escadaria da Fundação Cásper Líbero, na Av. Paulista, 900.

No domingo (08), dia do aniversário da Avenida, a programação tem início às 10h, com cerimônia na Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, com autoridades convidadas, a presidência e diretoria da APV e o público em geral – o evento é aberto - com direito a bolo e parabéns. Na sequência, será aberta exposição temática “Avenida Paulista” com cerâmicas de Má Ferreira (curadoria de Fernando Zelman), cartões de Kirigami de Jorge Nonaka e fotos sobre a via, com curadoria de Valkiria Iacocca. O Coral da Guarda Civil Metropolitana também se apresentará na varanda da Casa das Rosas entre 10h30 e 12h.

No vão Livre do Masp, Av. Paulista, 1578, acontecerá das 10h às 17h, a Feira de Antiguidades, que há 40 anos reúne colecionadores e expositores em geral; a primeira edição da Feira Paulista de Artes, com exposição de artes plásticas, artesanato urbano, moda, produtos gastronômicos e design.

Das 10h às 11h30, a banda da GCM – Guarda Civil Municipal apresenta seu projeto “Tocando” São Paulo através de sua Banda Musical, na altura do nº 302 da Avenida.

De volta à Casa das Rosas, das 10h às 16h estará aberta uma exposição temática sobre a Avenida Paulista.

Ressaltando iniciativas que buscam rememorar a história da Avenida Paulista, a Casa das Rosas sediará duas rodas de conversa de uma hora cada para abordar o tema no domingo. A partir das 11h30, o publicitário Marcus Vinicius Uchoa conversará com o público sobre o projeto ‘Janela da História’, que visa a reconstrução digital da Avenida Paulista e seus casarões do início do século XX, entre os anos de 1900 e 1935. O segundo bate-papo será pela tarde, às 15h, com Luciana Cotrim, escritora da série ‘Avenida Paulista’. A iniciativa desenvolvida pela pesquisadora do SENAC conta as histórias de mais de 80 casarões e das famílias que moravam na Avenida e também dos edifícios que foram construídos em seus lugares.

Como encerramento do final de semana de comemorações, a FIESP, na Av. Paulista, 1313, realizará às 19h em sua fachada a projeção de um vídeo de 10 minutos do ‘Janela na História’, de Marcus Vinicius Uchoa. E, simultaneamente no Shopping Cidade São Paulo, na Av. Paulista, 1230, será projetado em seu painel de LED externo a frase ‘Aniversário de 128 anos da Avenida Paulista’.

A Associação Paulista Viva – APV, responsável pelas ações, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista.

Visite: www.associacaopaulistaviva.org.br@associacaopaulistaviva@paulistaviva