terça-feira, 14 de janeiro de 2020

DIRETORA DE SAÚDE DE SÃO CAETANO ASSUME PRESIDÊNCIA DA FUABC


Diretora de Saúde de São Caetano do Sul, a médica Adriana Berringer Stephan assume a Presidência da Fundação do ABC (FUABC) quinta-feira (16). A solenidade de posse ocorrerá às 19h, no Anfiteatro David Uip, no campus do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC. Atual presidente indicado por São Bernardo, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes ficará à frente da vice-Presidência na nova gestão, que corresponde ao mandato 2020-2021. Não haverá mudança na Secretaria-Geral, que seguirá sob comando de José Antônio Acemel Romero, designado por Santo André.

Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Adriana Berringer Stephan foi indicada pelo prefeito José Auricchio Júnior e eleita por unanimidade em 12 de dezembro, durante reunião extraordinária do Conselho de Curadores – órgão máximo de deliberação da FUABC.

Cirurgiã geral e endoscopista, Dra. Adriana terá o desafio de comandar uma das maiores instituições do País, com orçamento de R$ 2,4 bilhões aprovado para 2020. Hoje a Fundação do ABC é gestora de 15 hospitais e 4 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além do Centro Universitário Saúde ABC (FMABC) e da Central de Convênios, que comanda uma série de contratos de gestão e convênios.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde, a FUABC encerrou 2019 com total de 21.995 funcionários diretos atuando em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

No ranking das maiores


Divulgada em 2019, a mais recente edição do ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico, listou as 1.000 maiores empresas do País e classificou a Fundação do ABC em 282° lugar. Ao filtrar o ranking por categorias, a instituição do ABC é a 8ª maior do País em sua área de atuação, a de ‘Serviços Médicos’.

Também no ano passado, a Revista Exame publicou a 46ª edição especial “MELHORES & MAIORES”, que reconhece o sucesso das empresas que movimentam os mais importantes setores da economia nacional. Entre as 1.000 empresas listadas, a Fundação do ABC ocupa a 331ª colocação.

Mais de 50 anos dedicados à saúde


Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967, instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal, estadual e na cidade-sede de Santo André. Com o passar dos anos, a FUABC se tornou parceira estratégica de prefeituras e do Governo do Estado na gestão e assistência em saúde.

Primeira unidade mantida da Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário Saúde ABC – foi fundada em 1969 e está entre as melhores instituições de ensino do País, contando com 10 cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

Serviço
Posse Presidência da Fundação do ABC 
16 de janeiro, às 19h,
Anfiteatro David Uip
Campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC
Av. Lauro Gomes, 2.000
Vila Sacadura Cabral - Santo André/SP