quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA FAZ DOAÇÃO DE MÓVEIS PARA ESCOLA INFANTIL

Recém-instalado na vila Cordeiro, em São Paulo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva - aproveitou a mudança de endereço para realizar ação social, com a doação de mesas, cadeiras e armários, que eram utilizados na antiga sede da entidade, para a escola infantil Cria'tive, localizada em Pirituba, na Capital.

Os móveis doados foram distribuídos em vários espaços da escola, como biblioteca, salas de aula, refeitório e secretaria. “Os móveis chegaram no momento certo”, diz Arielle Ramaldes, pedagoga e coordenadora da Cria'tive, ao contar que a escola foi inaugurada há menos de um ano – em maio de 2019 – em sociedade com a cunhada Marília Martins.


Da experiência de sala de aula, as duas assumiram o desafio da gestão escolar. Enquanto fazem melhorias no espaço físico, da pintura ao mobiliário, desenvolvem ações para matricular crianças na escola, que atende do berçário até a educação infantil. “Nós sempre tivemos o sonho de abrir uma escola juntas até que surgiu essa oportunidade”, afirma Arielle.


Em visita à unidade escolar nesta na sexta-feira (17), o IQA ainda celebrou uma parceria com foco na sensibilização das crianças para a qualidade. 

"O intuito é preparar estudantes desde a mais tenra idade com relação aos conceitos da qualidade porque amanhã serão eles os profissionais e cidadãos do futuro", declara Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Assim, a partir de fevereiro, atividades lúdicas sobre qualidade irão integrar a grade curricular da Cria'tive, que já oferece aulas de música, artes integradas e contação de histórias, entre outras atividades, para crianças de 0 a 5 anos. “É um diferencial a mais para a nossa escola a parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva”, avalia Arielle.


Segundo Xavier, o conhecimento de conceitos da qualidade possibilita a formação de cidadãos mais conscientes dos direitos em relação a produtos e serviços. No caso dos brinquedos, o selo Inmetro de segurança, com indicação de faixa etária, é obrigatório. “As crianças de hoje são jovens, adultos e idosos do futuro, portanto o resultado é uma sociedade mais sadia”, diz.

A iniciativa alia duas frentes de grande valor para o IQA: responsabilidade social e educação. “Temos o propósito de colaborar com a sociedade dentro do que for possível, para além dos serviços que já são oferecidos ao mercado, portanto nos colocamos à disposição de outras escolas e instituições que tenham interesse na sensibilização para qualidade”, declara Xavier.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

IQA – Instituto da Qualidade Automotiva