quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

HONDA ENERGY INICIA AS OBRAS DE EXPANSÃO EM SEU PARQUE EÓLICO


A Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil, avança em seu compromisso ambiental e inicia as obras para a expansão do parque eólico da marca, localizado na cidade de Xangri-Lá, Rio Grande do Sul.

Com a construção de mais uma torre, ampliando para dez o número de aerogeradores, a Honda Energy passa a suprir a demanda energética de sua segunda fábrica de automóveis, em Itirapina (SP), assegurando que a produção da marca no Brasil seja suprida, em sua totalidade, com energia limpa e renovável.

A previsão é que as obras de construção civil e a instalação do aerogerador, fabricado pela Vestas, sejam concluídas no segundo semestre de 2020. Com uma potência de geração cerca de 23% superior, o novo aerogerador (modelo V136 -- 3,8 MW) é mais alto e possui um maior diâmetro das pás, se comparado aos modelos atuais, com longitude de 68 metros. Em seu ponto mais alto, o conjunto alcançará 180 metros de altura.

Alinhado aos esforços para a concretização de uma sociedade livre de carbono, a Honda Energy alcançou, no último ano, o marco de 69 mil MWh de energia gerada. Em cinco anos desde sua inauguração, o projeto contabiliza mais de 366 mil MWh de energia limpa produzida, o que permitiu a produção sustentável de mais de 640 mil automóveis e evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO2.

Honda Energy

Localizado na cidade de Xangri-Lá (RS), o parque eólico Honda Energy conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MWh/ano.

Os equipamentos estão entre os maiores do Brasil. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem o comprimento de 55 metros e peso de 15 toneladas cada.

A energia proveniente da Honda Energy supre a demanda energética da unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde estão localizados a fábrica de automóveis, o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis e o escritório sede da marca. A estrutura atende ainda o escritório administrativo da empresa em São Paulo (SP).