terça-feira, 23 de junho de 2020

DHL E GLP OPERAM MAIOR USINA SOLAR EM UMA INSTALAÇÃO LOGÍSTICA NO BRASIL

A DHL Supply Chain, líder em armazenagem e distribuição, e a GLP, líder em gestão de investimentos em real estate, logística e tecnologias relacionadas, se uniram para transformar o Centro de Distribuição (CD) da Nike em uma das instalações de armazenagem mais sustentáveis do Brasil. 



Localizado em Louveira (interior de São Paulo) e com 26.700 m² de área construída, o CD agrega boas práticas sustentáveis e uma usina de energia solar na cobertura do armazém que produz 80% da demanda de energia da operação. A potência da usina é de 785 kWp, com uma geração média mensal de, aproximadamente, 100 mil kWh. Este potencial é o maior em um empreendimento logístico no País.

Além de ser responsável pela gestão de armazenagem e distribuição da Nike, a DHL construiu a proposta técnica em parceria com a GLP, proprietária do imóvel, assim formando o time de parceiros que transformou o projeto da Nike em realidade. A GLP fez a implantação, bem como realizou as obras de adaptação necessárias. Já a Nike e DHL deram as garantias necessárias para a viabilidade do projeto. O CD de Louveira é o hub logístico da Nike no País, tendo mais de 50 mil posições pallets e sendo responsável pelo abastecimento de varejistas e lojas próprias no Brasil. A operação utiliza ainda tecnologias inovadoras como o Ring Scanner, Optislot e RPA (Robotic Process Automation).

Para Maurício Barros, presidente da DHL Supply Chain, "essa iniciativa reforça nosso propósito de conectar pessoas e melhorar vidas. Oferecemos a nossos clientes soluções logísticas de ponta-a-ponta, que também trazem práticas sustentáveis que prezam pelo bem-estar da sociedade em que atuamos. Para o desenvolvimento deste projeto, houve uma divisão equilibrada de riscos, responsabilidades e investimentos, mostrando que um Centro de Distribuição Sustentável é economicamente viável".

O objetivo do projeto foi, além da excelência ambiental e logística, atender às metas sustentáveis de redução de emissões da DHL e da Nike. Ambas as organizações pretendem zerar suas pegadas de carbono nos próximos anos. A energia solar que será utilizada é 100% limpa e evitará a emissão de cerca de 630 toneladas de gases poluentes ao ano na armazenagem e movimentação de produtos.

Em linha com esta proposta, a operação possui o certificado LEED Gold E&B. Criado pelo U.S. Green Building Council, a certificação é o maior reconhecimento internacional na área de sustentabilidade e avalia critérios de localização, eficiência de uso de água, ventilação, iluminação, boas práticas de construção e com os colaboradores, inovação, dentre outros. No CD Sustentável, são adotadas iniciativas como coleta seletiva de resíduos, reuso de água e a utilização de carros elétricos para distribuição de produtos na Grande São Paulo - há, inclusive, um ponto de recarga dedicado neste CD.

O presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, explica que outro fator importante para a sustentabilidade nas operações logísticas é a otimização do consumo de energia e recursos naturais. Os galpões do condomínio possuem iluminação natural, que permite uma economia de até 100% no consumo de energia, operando com luzes desligadas e lâmpadas LED, que reduzem em até 70% o consumo de energia, além de dispositivos hidrossanitários que reduzem o consumo de água. "O padrão construtivo aplicado globalmente pela GLP privilegia o consumo eficiente de energia e de recursos naturais, prevenindo a emissão de poluentes e promovendo o design sustentável nas edificações".