segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

ESCOLA DE RESTAURAÇÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS PROPORCIONA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS DE BAIXA RENDA.

Criado há sete anos, o Clube do Carro Antigo do Brasil (CCA) é uma instituição sem fins lucrativos que elabora, implanta e apoia projetos sociais, culturais e ambientais, tendo como tema o carro antigo. Entre seus projetos está o Escola de Offício, da Associação Clube do Carro Antigo do Brasil Social & Cultural (ACCASC) que, junto com outras associações e parcerias privadas, proporciona capacitação profissional para jovens de baixa renda, com bolsas gratuitas, além de inserção no mercado de trabalho. Este processo é realizado pela Escola de Restauração de Veículos Antigos, através do Programa Jovem Restaurador. “Trata-se da primeira escola da América Latina que oferece cursos regulares de formação profissional em restauração de carros antigos”, informa Ricardo Luna, presidente do CCA.

Segundo ele, o mercado de restauração de veículos antigos tem crescido exponencialmente nos últimos 10 anos. Entretanto, a quantidade e qualidade de mão de obra não tem acompanhado este crescimento. A escassez de profissionais com capacitação técnica é evidente. Portanto, existe um mercado, cada vez maior, para os profissionais tecnicamente qualificados. “A falta de profissionais em restauração no Brasil é notória e tende a se tornar mais crítica a cada dia, mas é muito importante esclarecer que isso está mudando”, reforça Luna.

O presidente da instituição explica que os cursos pagos da Escola de Restauração subsidiam as bolsas gratuitas do Programa Jovem Restaurador, que tem como objetivo tentar colocar o aluno de baixa renda no mercado de trabalho, através da parceria com oficinas de restauração de veículos antigos. “Em quatro anos de atividade, o projeto já realizou mais de 70 atendimentos gratuitos, com recursos próprios, em nossas oficinas de mecânicas, elétrica e funilaria. Além disso, os mais de 550 alunos pagantes proporcionaram recursos para oferecermos as bolsas que mudaram o destino de muitos jovens”, reforça Ricardo Luna.

Parcerias

O projeto Escola de Offício, da ACCASC, tem parceira com oficinas de restauração de veículos antigos, com o objetivo de disponibilizar estágios, com possibilidade de efetivação, aos alunos atendidos pelo Programa Jovem Restaurador. Além disso, a associação busca apoio de empresas para ampliar o número de jovens atendidos. “Os recursos/patrocínios destinados a ela podem ser isentos de imposto”, informa Luna.

Cursos

Os cursos da Escola de Restauração de Veículos Antigos são realizados em duas unidades, localizadas na Zona Sul da cidade de São Paulo, e são distribuídos em módulos independentes, que podem ser cursados separadamente. Eles vão desde “Introdução à Restauração de Veículos Antigos” a módulos específicos em oficina, 100% práticos em: Mecânica, Funilaria, Pintura, Elétrica, Tapeçaria e Marcenaria. 

Além dos cursos de formação profissional a Escola oferece os chamados “Cursos Livres”, de curta duração, que não possuem pré-requisitos: Solda MIG/MAG/TIG, Introdução aos Carburadores, Desenhando Clássicos, Como Comprar um Veículo Antigo, Estética e Conservação de Veículos Antigos, Polimento, Plastimodelismo entre outros. 

Mais informações sobre os cursos e parcerias podem ser obtidas nos sites
www.escoladerestauracao.com.br,ww.accasc.com.br,www.clubedocarroantigo.org.br,pelos e-mails contato@accasc.org.br e contato@clubedocarroantigo.org.br
ou pelo telefone (11) 5011-9111. 

Clube do Carro Antigo
Assessoria de Imprensa
Vito Zanella
(11) 996-314-983 / (11) 5011-9111
imprensa@clubedocarroantigo.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário