Projeto Mulheres Ágape, vencedor do Concurso Volkswagen na Comunidade 2016, lança campanha de arrecadação de jeans usado no Vale do Paraíba.
Sabe aquele jeans surrado, esquecido no fundo do guarda-roupas há tempos? Essa peça que para muitos já não tem serventia é o foco da campanha de arrecadação promovida pela Associação Ágape, que atende pessoas com deficiência há 20 anos em São José dos Campos. A iniciativa faz parte do projeto Mulheres Ágape, vencedor do concurso Volkswagen na Comunidade 2016, que tem como objetivo promover a inclusão sociofamiliar de cerca de 20 mães de crianças assistidas na organização e mulheres da comunidade por meio de oficinas de costura.
“O projeto é um sonho que está se tornando realidade. Com a estrutura de um ateliê, nossas mães e mulheres participam de oficinas de transformação das peças originais em acessórios, como bolsas, aventais, chapéus, lixeiras para carro e almofadas, que podem gerar renda extra às famílias”, explica a coordenadora de projetos da Associação Ágape, Liliane Salviano.
A campanha teve início em fevereiro nas redes sociais e dentro da própria fábrica da Volkswagen em Taubaté, onde os empregados estão doando suas peças de forma voluntária. Diariamente, a técnica em enfermagem Rosilene Mafra, que é a madrinha do projeto na unidade, incentiva os colegas a contribuir com a campanha. “Uma atitude simples pode fazer a diferença na vida de muita gente, como as mulheres que participam do projeto. A doação de uma única peça de roupa pode, não só servir de matéria prima para a confecção dos acessórios, como para materializar os sonhos delas”, disse.
A iniciativa é aberta a participação do público e as doações podem ser feitas até o final do mês de março, diretamente na sede da Associação Ágape, que fica localizada na rua Helsinque, 124, Vila Letônia, em São José dos Campos.
História
A Associação Ágape para Educação Especial é uma entidade civil beneficente e sem fins lucrativos. Além de ser mantenedora da Escola Ágape para Educação Especial (de Ensino Fundamental ciclo I), atendendo cerca de 120 pessoas, a organização trabalha com a realização de diversos projetos sociais com a comunidade por meio de parcerias com órgãos públicos e a iniciativa privada como a Fundação Volkswagen.