É no maior encontro de saneamento ambiental das Américas que a KSB Brasil exibe soluções de eficiência energética para o setor.
Com foco na redução do consumo de energia elétrica e de impacto ambiental, a KSB Brasil apresenta durante o evento as soluções de eficiência energética KSB PumpDrive e KSB PumpMeter. Projetado para garantir o perfeito funcionamento da bomba de forma orientada e padronizada para obtenção máxima de economia de energia, o PumpDrive controla continuamente a rotação da bomba de acordo com a demanda real do sistema, otimizando a operação de maneira confiável e eficiente.
De acordo com Udson Barreto, gerente da Divisão Água e Meio Ambiente da KSB Brasil, “o controle de rotação através do PumpDrive economiza energia e aumenta a eficiência e disponibilidade de bombas, além de reduzir os custos de manutenção. Ao controlar a vazão da bomba em funcionamento, esta tecnologia é capaz de compensar automaticamente as variações de pressão do sistema, elevando ou reduzindo a rotação do motor em função da demanda”, afirma o gerente. A novidade da KSB também permite a operação simultânea de até seis bombas ligadas entre si.
A outra novidade da fabricante, o KSB PumpMeter é uma unidade digital que monitora a bomba através de dois sensores de pressão conectados a um display configurado conforme tamanho e modelo da bomba. No display, as pressões de sucção e recalque, assim como a altura manométrica são exibidas alternadamente, garantindo um monitoramento e avaliação de funcionamento mais precisos.
O PumpMeter identifica o ponto de operação da bomba em tempo real e informa na tela do instrumento. O perfil de carga também é estabelecido usando os dados compilados durante a operação da bomba. O PumpMeter ainda permite ao cliente KSB armazenar o perfil de carga da bomba por um período de até 10 anos, visualizar o ponto de operação no local e em tempo real, identificar o potencial de economia de energia e elaborar um relatório para que se possa calcular o tempo de retorno sobre o investimento de uma otimização.
Na feira também será possível conhecer a RDLO, uma bomba de carcaça bipartida axialmente que pode ser utilizada para água limpa, água bruta, água industrial e água do mar em diversas aplicações e a UPAchrom, uma bomba submersa de 4” que atende diversas aplicações, como sistemas de captação de água, irrigação, rebaixamento de lençóis freáticos, pressurização de redes de abastecimento, abastecimento industrial e residencial, exploração mineral entre outras.
Vale destacar que a KSB Brasil, além de oferecer peças e soluções de eficiência energética com foco em redução de custo operacional para seus clientes, também conta com serviços com cobertura nacional estendidos por meio de suas 6 filais distribuídas em todo o País.
Saiba mais no www.ksb.com/ksb-br-pt/companhia/localizacao.
Grandes obras
O trabalho dedicado por todo o time da KSB Brasil, a qualidade e confiabilidade de seus produtos também são dignos de reconhecimento. Por isso, a líder na fabricação de bombas hidráulicas comemora durante o evento o fornecimento de bombas e soluções para três importante obras de saneamento do País: Sistema São Lourenço, Transposição Rio São Francisco e Estação Elevatória de Água França Pinto.
“A chegada da água do Rio São Francisco ao Estado da Paraíba, que ocorreu em março deste ano, foi um marco histórico para as atividades da KSB Brasil”, comenta Barreto. A KSB Brasil contribuiu com tecnologia e engenharia de ponta para fornecimento das bombas que já estão em operação em quatro das seis estações do Eixo Leste.
No total, foram oito conjuntos motobombas instaladas nas elevatórias EBV-3, em Floresta/PE, EBV-4, na cidade de Custódia/PE, EBV-5 e EBV-6, ambas em Sertânia/PE. “Para se ter uma ideia, cada bomba de 5.500 KW tem capacidade para bombear 25 mil metros cúbicos de água por hora, ou seja, 25 milhões de litros de água por hora”, explica Biagio Pugliese, diretor de Vendas e Marketing da KSB Brasil.
Para a Estação Elevatória de Baixa Carga da Captação de Água do Sistema Produtor São Lourenço, a KSB forneceu também oito conjuntos moto bombas modelo SEZ 6-50, capazes de captar a água bruta de Baixa Carga no reservatório da Cachoeira do França e encaminhar para a Estação de Alta Carga. Na estação de tratamento de água de Vargem Grande foram instalados 5 conjuntos de moto bombas modelo RDLO 700-800, que distribuirão a água tratada para a região metropolitana de São Paulo.
A KSB Brasil foi a empresa responsável pelo fornecimento das bombas instaladas para modernização e maximização da eficiência energética da Estação Elevatória de Água França Pinto, que fica ao lado do antigo prédio do Detran, no Parque do Ibirapuera. A escolha da KSB aconteceu, pois, o principal critério da Sabesp para esse projeto foi a performance dos equipamentos.
KSB Brasil – É uma das líderes mundiais em fabricação de bombas e válvulas com um sistema completo de serviços e soluções adequados e completos para todas as necessidades de transporte de fluidos. Presente no Brasil desde 1954 e sua matriz, na Alemanha, em 1871, a KSB Brasil oferece ao mercado ampla linha de produtos, com projetos, manufatura e fornecimento de bombas centrífugas, válvulas, sistemas e serviços sempre dentro dos melhores padrões de qualidade.
Visite: www.ksb.com.br. Textofinal de Comunicação Integrada.
Leia> O Brasil Sobre Rodas.
Assista> TV Coisas de Agora.