Programa de Responsabilidade Social “Mover” possibilita que funcionários da multinacional sejam voluntários.
A Otis Brasil lançou recentemente o Mover - seu programa de Responsabilidade Social, que tem como objetivo criar oportunidades que movam a sociedade para um novo patamar. Baseado nos pilares de voluntariado e desenvolvimento comunitário, o Mover conta com iniciativas sociais de impacto, como a que transforma a sucata gerada na produção de elevadores em instrumentos musicais. A Otis, líder mundial em fabricação e manutenção de equipamentos de transporte vertical, incluindo elevadores, escadas e esteiras rolantes, é uma unidade da United Technologies Corp. (NYSE: UTX)
Em parceria com o Instituto Mpumalanga, responsável pelo projeto social itinerante “Caravana das Artes”, a empresa identificou a oportunidade de destinar as sucatas geradas na fábrica de São Bernardo do Campo para o bem, usando os materiais na produção de instrumentos musicais a serem utilizados em oficinas de música e dança da Caravana, que atende mais de 30 mil crianças e educadores de escolas públicas de todo o Brasil por ano.
E quem fabricou estes materiais foram voluntários da empresa. Cerca de 140 funcionários transformaram estas sucatas em mais de 100 instrumentos musicais, tais como carrilhão, gondola, metalofone e matraca. Para isso, a Otis doou mais de uma tonelada de materiais, entre eles aço carbono, aço inox, madeira, plástico e corrimão de escada rolante. O reaproveitamento destas matérias-primas reforça o conceito de sustentabilidade aplicado à educação e ao desenvolvimento humano.
A partir do próximo ano, a empresa espera ampliar esta ação para um projeto centralizado na fábrica, no qual a transformação de sucatas continuará sendo realizada pelos próprios funcionários com a intenção de levar os instrumentos musicais produzidos não só para serem usados nas Caravanas, mas também para serem deixados nas escolas atendidas pelo projeto. Assim, as crianças poderão continuar tendo contato com a arte em seu dia a dia.
“Transformar nossa sucata em oportunidade de interação com a arte para crianças que nunca tiveram esta chance é inspirador e emocionante, não só para mim, mas para todos que fazem parte da nossa empresa ”, afirma Julio Bellinassi, Presidente da Otis América do Sul. A próxima Caravana de Artes será realizada no mês de novembro, em Goiânia, entre os dias 06 e 09.
A Caravana das Artes é um projeto itinerante desenvolvido pelo Instituto Mpumalanga em parceria com o UNICEF, Disney e os canais ESPN, que percorre todo o Brasil, passando por municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizando atividades com crianças e adolescentes voltadas à música, teatro, dança, cinema e artes plásticas. São atividades simples e educativas que aguçam a exploração e o interesse do aluno. O projeto atende uma média de duas mil crianças em cada cidade por onde passa. Dessa forma, em 2017, a Caravana que esteve em sete cidades do Brasil, já impactou em torno de 21 mil crianças.
Visite: www.otis.com.