O concurso de projetos sociais “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen, prorrogou até o dia 23 de abril o prazo de inscrições para sua 11ª edição por meio do site www.vwnacomunidade.com.br.
Há 10 anos promovendo o desenvolvimento social, o “Volkswagen na Comunidade” já transformou 927.089 vidas ao entregar R$ 3,52 milhões, em 96 prêmios, a entidades que conseguiram viabilizar seus projetos sociais.
Os projetos vencedores envolvem os mais diversos temas: nutrição adequada a bebês, capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, promoção de educação, cultura e esportes a crianças e adolescentes, acolhimento de dependentes químicos e muitas outras histórias bem sucedidas.
A 11ª edição do concurso “Volkswagen na Comunidade” entregará total de R$ 440 mil às 11 entidades vencedoras (R$ 40 mil cada), sendo que elas devem investir o valor no projeto social inscrito. Dez projetos sociais serão inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America, do Grupo Volkswagen). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2017” que melhor aplicou os recursos recebidos durante o ano.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ tem nobres missões: promover o desenvolvimento social Brasil afora e incentivar o engajamento dentro da empresa. Por um lado, o concurso oferece condições para que as entidades viabilizem seus projetos sociais. Por outro, envolve nossos colaboradores, que inscrevem os projetos sociais nos quais atuam voluntariamente ou com os quais estão engajados”, afirma o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.
O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ vem crescendo ano após ano, tanto que a edição 2017 teve recorde absoluto: 1.259 projetos inscritos, um aumento de 59,4% em relação a 2016.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ faz parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Fundação Volkswagen para colaborar com o desenvolvimento sustentável e a transformação de vidas. O concurso também é uma forma de manter a Fundação Volkswagen ainda mais atuante junto ao terceiro setor”, afirma a Superintendente da Fundação Volkswagen e Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Daniela de Avilez Demôro.
Mobilidade e curso de gestão
Esta edição do concurso “Volkswagen na Comunidade” conta com um novo critério de avaliação. Terão mais chances de vencer, os projetos que incluírem o tema “Mobilidade/Movimento”. Pode ser tanto a mobilidade física (como acessibilidade de espaços, por exemplo), como a mobilidade conceitual (considerando todo tipo de ‘movimento/transformação’ proporcionado aos beneficiários diretos, seja social, cultural, de acesso à saúde, educação, segurança, lazer, bem-estar etc).
Os representantes das entidades vencedoras e também das finalistas ainda ganham um Curso de Gestão de Projetos Sociais à distância com certificação internacional. O curso tem 20 horas de duração e apresenta ferramentas práticas para a gestão de projetos sociais, trabalhando temas como mensuração de impacto, desenvolvimento humano e qualidade de vida.
Histórico do “Volkswagen na Comunidade”
- 927.089 pessoas, de todo o Brasil, beneficiadas
- 96 prêmios entregues
- R$ 3,52 milhões em prêmios
- 5.609 projetos inscritos
- 2.119 padrinhos, que são colaboradores da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (Grupo Volkswagen)
- 11 anos transformando vidas!
Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas
Desde 1979, a Fundação Volkswagen desenvolve iniciativas de impacto social e educacional com recursos advindos de um fundo de investimento próprio no Brasil, além de apoiar tecnicamente algumas das ações de responsabilidade social da Volkswagen. A Fundação compartilha a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Junto com parceiros técnicos, aplica e dissemina conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática. O resultado disso são transformações efetivas em duas frentes de atuação: educação e desenvolvimento social.
Por meio de seus programas educacionais, já beneficiou 2.128.476 estudantes e 25.471 educadores em 1.188 cidades de todo o País, em um total de 8.066 escolas/instituições. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já somam 947.998 beneficiários diretos, de 4.739 instituições, em 219 cidades, de 24 Estados brasileiros. Para informações adicionais visite www.fundacaovolkswagen.org.br.
Volkswagen do Brasil