terça-feira, 12 de março de 2019

ITAJAÍ SAILING TEAM PRESENTE NO VELA SHOW 2019


O Itajaí Sailing Team (IST) definiu nesta semana sua participação no Vela Show, um evento totalmente voltado à vela náutica e aos amantes das competições de vela, que será realizado de 19 a 21 de abril. A feira acontece no Centreventos Itajaí e terá exposição de produtos e serviços, palestras, workshops e encontros entre esportistas, profissionais da navegação e empreendedores.

"O Brasil precisa de um evento assim, totalmente dedicado ao esporte, e é exatamente este o motivo pelo qual acreditamos no sucesso da primeira edição do Vela Show e o estamos apoiando", diz o manager do IST, Alexandre Antonio Santos. Está acertada a exposição do veleiro do IST no pavilhão do Centreventos e também a presença da equipe.

O IST navega com um veleiro Soto40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, para Torben Grael – um dos maiores nomes da vela brasileira e mundial. Foi adquirido pelo time itajaiense no início e 2016.

Este será o primeiro evento náutico após a sanção da lei estadual que reconhece Itajaí como Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico. "Acreditamos que o evento vai ajudar a consolidar Itajaí como a cidade nacional da vela. Dispomos das melhores condições para abrigar velejadores, turistas e interessados em negócios da vela", afirma Evandro Neiva, secretário de Turismo.

"Coincidentemente, o Vela Sul será realizado no mesmo local que sediou as três edições da Volvo Ocean Race que passaram por Itajaí e, nos dias 19, 20 e 21 de abril, há sete anos atrás, ocorria a primeira edição da regata internacional na cidade", acrescenta Santos. "A Volvo Ocean Race foi o embrião para que o município retomasse sua vocação para os esportes náuticos e o IST contribuiu para isso", acrescenta.

Protagonismo

O Itajaí Sailing Team teve papel determinante para que o município obtivesse o status de Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico. O time de vela surgiu logo após a realização da primeira parada da Volvo Ocean Race na cidade, em 2012. 

Na ocasião um grupo de amigos velejadores optaram por formar uma equipe para representar o potencial náutico e turístico do município e formar velejadores oceânicos em Itajaí e Santa Catarina. Inclusive, o Itajaí Sailing Team é um dos poucos, se não o único time de vela brasileiro que leva o nome do município onde está sediado. 

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

Foto: IST/Divulgação.