sexta-feira, 15 de março de 2019

PHILIPP SCHIEMER ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA BRASIL-ALEMANHA

Nesta quinta-feira (14), a Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) anunciou os membros que compõe sua nova presidência nos próximos dois anos. Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, assume o cargo de Presidente da entidade, sucedendo Dr. Wolfram Anders, Vice-Presidente Executivo da Bosch Brasil. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da entidade, que reuniu os membros da Diretoria e Presidência, assim como representantes de suas empresas associadas. 

A Assembleia marcou a despedida de Dr. Wolfram Anders, que estava à frente da AHK São Paulo desde o final de 2014, quando assumiu como Presidente Interino, após a volta de seu antecessor Thomas Schmall (Volkswagen) à Alemanha. Em março de 2015, Dr. Anders assumiu como Presidente Eleito, sendo reeleito em 2017.

Com o fim do segundo mandato, o cargo agora será ocupado por Philipp Schiemer.Schiemer, 54 anos, trabalha no Grupo Daimler desde 1987 e assumiu como Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina em junho de 2013.

e/d: Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha 2014-2019 e Vice-Presidente Executivo da Bosch Brasil; Philipp Schiemer, atual Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Thoma Timm, Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-Alemanha. Foto: AHK SP / Carlo Ferreri

Formado em Administração de Empresas pela University of Cooperative Education de Stuttgart, na Alemanha, o executivo atua há mais de 20 anos no setor automotivo. Ao seu lado na Presidência da Câmara, Schiemer contará com executivos de renome: São eles: André Clark, Presidente e CEO da Siemens no Brasil; Maite Leite, Chief Country Officer Deutsche Bank Brasil; Manfredo Rübens, Presidente da BASF para a América do Sul; Martin Duisberg, Chief Representantive do DZ BANK e Tom Maes, Diretor Sênior de Vendas para a América do Sul do Lufthansa Group.

“Assumir essa responsabilidade tem um significado muito importante para mim. Gostaria que juntos, como indústria alemã, construíssemos um Brasil mais competitivo e pronto para o futuro. Tenho certeza que, com a contribuição de todos e com a equipe profissional da Câmara Brasil-Alemanha, isso será possível!”, declarou Schiemer em seu primeiro discurso após a posse.

A Câmara Brasil-Alemanha destaca que um dos objetivos da nova presidência é intensificar o excelente trabalho que vem sendo realizado há mais de 100 anos no Brasil e continuar apoiando de maneira assertiva o intercâmbio bilateral econômico e tecnológico entre os dois países.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É uma instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. Além disso, disponibiliza uma vasta opção de publicações e revistas temáticas e especializadas, Livro de Associados, Brochuras Institucionais e Governamentais etc. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Inclusão, Mineração, Meio Ambiente, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que atua em 11 cidades brasileiras, congrega 1.200 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 130 câmaras espalhadas em 90 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha.