Empresa protocolou interesse na área junto ao governo da Bahia
Desde 2021, quando a Ford, uma das maiores montadoras do mundo, anunciou a saída do Brasil, sua fábrica, localizada no município de Camaçari, na Bahia, virou alvo de disputas.
O terreno de 4.687.117,00 m², com 315.834,07 m² de área construída, pista de testes completa com 200 mil m² e pátio de 50 mil m², tem capacidade produtiva de até 400 mil carros por ano.
O espaço foi vendido para o governo da Bahia, tendo a chinesa BYD manifestado interesse em desenvolver sua atividade na área através do Processo Administrativo n° 015.4020.2023.0003718-4. Entretanto, a Lecar, montadora brasileira de carros elétricos, também protocolou uma manifestação de interesse em adquirir tanto a área quanto os seus ativos.
A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo e está criando sua primeira fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para fabricação do LECAR Model 459, pretende estabelecer em Camaçari a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico popular com preço final de até R$ 100 mil e 300km de autonomia.
Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, esteve pessoalmente no local, onde avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, pontua.
Chamaram a atenção, ainda, equipamentos que atuam nos serviços de solda, montagem de bancos, painel, instalações e colagem de vidros, análises dimensionais e calibração com precisão absoluta. “Uma prensa de 12 mil toneladas e seis setores podem produzir as estruturas metálicas e nossas carrocerias”, afirma.
No pacote de ativos também está disponível a célula robotizada de montagem e instalação de teto solar. “A Ford é pioneira em tecnologia e trouxe para Camaçari o que existe de melhor no mundo para fabricar os seus carros. Queremos ter o privilégio de usar essas máquinas na fabricação de carros elétricos 100% brasileiros”, completa.
Após protocolar o interesse na compra da fábrica junto ao governo da Bahia, a Lecar aguarda a conclusão do processo, que está no prazo de manifestação pública. “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, finaliza.
Clique aqui e leia o aviso de chamamento público.
A Lecar é uma montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros para os brasileiros. O LECAR Model 459 deve ser comercializado a partir de dezembro de 2024.
InformaMídia



Nenhum comentário:
Postar um comentário