A marca de emissão zero da Cummins faz grandes avanços, acelerando a mudança para um futuro descarbonizado
A Accelera™ by Cummins foi lançada em março de 2023, alcançando resultados impressionantes durante seu primeiro ano de atuação. Os impactos da marca de zero emissão contribuem com a missão da Cummins para melhorar a vida das pessoas, fornecendo energia para um mundo mais próspero. Com um portfólio de tecnologia diversificado, a Accelera está capacitando as indústrias economicamente mais vitais do mundo a acelerar na transição com confiança para soluções mais sustentáveis.
Fornecedora e integradora de componentes, a marca concentra-se em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, sistemas de drivetrain e eletrolisadores. Do combustível fóssil à célula de combustível, do posto de gasolina ao posto de carregamento, não há dúvidas de que as ações da Accelera são amplamente difundidas e avançam no caminho da Cummins em direção à estratégia Destino ao Zero.
Realizações significativas
Embora a marca tenha acabado de completar um ano, a Accelera™ integra o legado de mais de 100 anos da Cummins em inovação e fabricação. Trens, aviões, ônibus e muito mais – aqui estão apenas alguns dos destaques da Accelera no ano passado e o que sua jornada significa para o nosso mundo:
- No Brasil, a Accelera está presente na planta de geração de hidrogênio verde da maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, a Itumbiara, inaugurada no final de 2021 e responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores da empresa produzem hidrogênio a partir do processo físico-químico com a água. Há ainda o processo para a produção de energia a partir do hidrogênio por meio da célula de combustível, solução da marca zero emissão que resulta na geração de eletricidade e vapor d´água.
- Outro passo importante para o avanço da economia de hidrogênio verde, a Accelera foi selecionada para fabricar e fornecer um eletrolisador de membrana de troca de prótons de 90 MW para a planta Varennes Carbon Recycling (VCR) em Quebec, Canadá. Pela primeira vez neste setor, a colaboração demostra a capacidade única da marca para inovar e atender às demandas dos clientes, ajudando a VCR a transformar resíduos não recicláveis em biocombustíveis e produtos químicos circulares.
- Em maio de 2023, ou seja, dois meses após o lançamento global, a Accelera iniciou a produção de eletrolisadores nos EUA. As operações estão localizadas na fábrica da Cummins Fridley e o investimento da marca na fabricação de eletrolisadores atraiu a visita do presidente Biden à planta durante sua turnê “Investindo na América”. Em área de 7,4 mil metros quadrados dedicados à produção de eletrolisadores, Fridley deu início a produção dos sistemas de membrana de troca de prótons Accelera HyLYZER®, usados para projetos de geração de hidrogênio de pequena e grande escala.
- As células de combustível Accelera™ impulsionam, em demonstração bem-sucedida, o caminhão de emergência H2Rescue. Desenvolvido com vários parceiros, incluindo o Departamento de Defesa e o Departamento de Energia dos EUA, o veículo conceito apresenta a tecnologia como uma solução de energia viável para transporte e resgate confiáveis. Quando totalmente implantado, espera-se que cada veículo dispense mais de 6,9 mil litros de combustível anualmente, com uma redução estimada de gases de efeito estufa de 2,5 toneladas métricas.
- A Accelera e a Blue Bird, líder em ônibus escolares elétricos e de baixa emissão, revelaram o ônibus escolar elétrico da próxima geração. Alimentada pelo Accelera PowerDrive 7000, a mais nova versão do sistema de trem de força elétrico da marca oferece desempenho superior e está equipada com uma bateria de última geração com capacidade de 195 kWh – um aumento de 25% em relação ao modelo anterior. Os ônibus agora podem viajar até 209 quilômetros com uma única carga. A arquitetura simplificada do PowerDrive 7000, com menos componentes no sistema e software otimizado, melhora a distribuição de energia, além de elevar a confiabilidade e a capacidade de assentos do veículo.
- A Accelera alimenta o primeiro trem de passageiros a hidrogênio da América do Norte - um marco importante e um avanço significativo na transição para um transporte urbano limpo e na abordagem dos desafios de mobilidade que as cidades congestionadas de hoje enfrentam. O Coradia iLint, fabricado pela Alstom, líder global em mobilidade verde e inteligente, é configurado com um inovador pacote ferroviário sustentável, montado no teto do trem, onde as células de combustível Accelera trabalham para converter hidrogênio em eletricidade, fornecendo sua energia. O hidrogênio verde utilizado para esta demonstração também foi produzido por um eletrolisador da Accelera.
- A Accelera, Daimler Truck e PACCAR formaram uma joint venture para promover a produção de células de bateria nos EUA e, assim, criar escala para o fornecimento de células de bateria diferenciadas e econômicas que apoiem a adoção de veículos elétricos usados no transporte comercial médio e pesado. A fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) – localizada no condado de Marshall, Mississippi – deverá começar a produzir células de bateria em 2027, criando mais de 2 mil empregos industriais nos EUA, com a opção de expansão adicional à medida que a demanda crescer.
- Em março de 2022, a Florida Power & Light Company (FLP) anunciou o fornecimento de um sistema eletrolisador de 25 megawatts da Cummins Inc. para a primeira planta de hidrogênio verde na Flórida (a Accelera foi lançada em março de 2023 como a nova marca para o segmento de negócios New Power da Cummins). Em fevereiro de 2024, a FLP concluiu o Centro de Hidrogênio limpo, equipado com a tecnologia de eletrolisadores da marca zero emissão da Cummins. Esta planta aproveita a energia solar para alimentar o processo de eletrólise que produz o hidrogênio verde a partir da água, criando energia mais limpa para ajudar a abastecer os clientes da FPL em toda a rede.
- A Accelera também anunciou que fornecerá à Gevo e à Zero6 Energy tecnologia de eletrolisador para uma instalação de produção de hidrogênio de 20 megawatts. O sistema fornecerá hidrogênio zero emissão para uma biorrefinaria, ajudando a Gevo em sua jornada de descarbonização de seu combustível líquido para transporte e na meta de longo prazo para o desenvolvimento de combustíveis e produtos químicos com emissão zero. Dado que o setor da aviação contribui substancialmente para as emissões de carbono, o crescimento da indústria da aviação sustentável é um passo fundamental para acelerar a mudança para um futuro descarbonizado.
A jornada ao zero continua
Com uma equipe global composta por mais de 2 mil profissionais inovadores espalhados por três continentes, há muito mais a ser feito sem perda de tempo. A Accelera já implantou mais de 3 mil módulos de células de combustível até o momento e já foram percorridos mais de 2,4 milhões de quilômetros por veículos elétricos com produtos Accelera eMobility. Atualmente, há potencial de produção de aproximadamente 500 MW de eletrolisadores na América do Norte e na Europa, traduzindo-se em cerca de 225 toneladas de hidrogênio produzidas por dia quando todos estiverem comissionados.
Com o objetivo de garantir um futuro sustentável para as indústrias que mantêm o mundo funcionando, a Accelera se dedica em fomentar a transição energética e a Cummins se mantém à frente do cenário energético em constante transformação. Ao aproveitar o profundo conhecimento da Cummins sobre as necessidades de seus clientes e as demandas de suas aplicações, a Accelera está trabalhando minuciosamente para fornecer tecnologias líderes necessárias para acelerar a mudança para zero emissão.
Clique aqui, visite Accelera™ by Cummins e fique atualizado (a) para saber mais sobre seus caminhos promissores.
Cummins Brasil - Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Meritor produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e visite o site.
Textofinal de Comunicação Integrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário