domingo, 17 de março de 2024

ACISBEC ESTIMA AUMENTO DE 3% NAS VENDAS DO COMÉRCIO COM OVOS DE PÁSCOA E CHOCOLATES

A expectativa da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) para o movimento de vendas na Páscoa deste ano (31) é de aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. A projeção é baixa, porém com crescimento. Parte do calendário do varejo para datas comemorativas, o período é considerado importante para alavancar as vendas de produtos sazonais.

A Chocolates Lugano São Bernardo é um dos termômetros do setor neste período. Aberta há um ano - a inauguração ocorreu no dia 8 de abril de 2023, um dia antes da Páscoa na época -, a expectativa é positiva, embora não haja parâmetro de comparação.

De acordo com a proprietária Daniela Benages, esta será praticamente a primeira Páscoa que ela considera de verdade para a loja. No entanto, ela está otimista com a previsão de aumento estimado pelo setor de 13% a 15% em relação ao ano passado.

"Não temos essa comparação, mas considero boa a previsão do segmento. Trata-se de um período muito importante que envolve família, emoção e criança. E, principalmente, depois da pandemia, as pessoas querem ficar juntas e comemorar. Além disso, os ovos de chocolate são tradição", explicou.

A loja já está preparada com ambiente temático e totalmente decorada para receber o consumidor. "O movimento maior ocorre na Semana Santa, na véspera ou no dia da Páscoa quando até estendemos o horário de funcionamento. Mas, já comecei a ter movimento de vendas e encomendas de ovos de chocolate", contou.

Segundo a empresária, além de ovos de Páscoa, a loja tem itens de linha de chocolate, e também é cafeteria com produtos que agregam ao faturamento.

Além disso, ela promove ações como oficinas temáticas para crianças que incrementam o movimento. Neste mês será realizado o Mini Chef Páscoa, de manuseio de chocolate, confeitos para decorar casinha de bolacha e cupcakes. As atividades serão nos dias 16, 23, 29 e 30 de março, em dois horários, às 10h30 e 14h. É limitada em cerca de 15 crianças por turma.

Produtos da época

Desde os tradicionais ovos de chocolate, passando pelos bolos, colombas, pescados, bacalhau, azeites, cestas, vinhos e bichinhos de pelúcia, o comércio de São Bernardo do Campo já traz nas gôndolas e prateleiras os produtos característicos, que chamam a atenção do consumidor.  Nas redes de varejo, corredores e ilhas de ovos de chocolate são estratégias de pontos de venda para atrair o consumidor com ovos coloridos, de tamanhos e sabores variados.

"A Páscoa é sempre uma boa data para o comércio, especialmente o especializado. No geral, a previsão é otimista, porém com cautela. Nesta época há sempre o apelo do presente, da lembrança e do afeto, o que leva o consumidor às compras", explica o presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior.

De acordo com o dirigente, o crescimento das vendas, entretanto, também é combinação de ações que incluem política de preços, variedade de produtos, investimento em marca própria, negociação com a indústria e forte exposição de mercadorias.

A previsão da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates Amendoim e Balas) para a Páscoa 2024 é de crescimento de 15% na fabricação de ovos e itens característicos do período. A justificativa é a inflação controlada e PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento.

ACISBECInstituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ACISBEC
Atual Imagem Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário