segunda-feira, 8 de abril de 2024

ABRIL VERDE: TRANSPORTADORAS SE MOVIMENTAM PARA INTENSIFICAR POLÍTICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NAS EMPRESAS

No último ano, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, somente no primeiro semestre, 46,9 mil acidentes de trabalho em todo o estado. Este número abrange diversos setores, incluindo o de hospitais, serviços, indústria, indústria de transformação, agropecuária, entre outros, que apresentaram os maiores índices de ocorrências.

Com resultados expressivos de acidentes a cada ano, o mês de abril busca a conscientização e importância sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho através da campanha Abril Verde, trazendo temas de discussão preponderantes para empresas de diversos setores, destacando os pilares essenciais para a preservação do bem-estar e da integridade dos trabalhadores.

Nesse contexto, a Anacirema Transportes reforça seu compromisso com a promoção de políticas internas voltadas à saúde e à segurança dos colaboradores no transporte rodoviário de cargas, conscientizando sobre a importância de medidas preventivas e a criação de uma cultura organizacional que valorize a vida e o cuidado mútuo.

Para José Alberto Panzan, diretor da empresa e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), o trabalho acerca dessas políticas precisa ser intensificado nas transportadoras: "Na Anacirema, entendemos que o capital humano é um dos nossos maiores alicerces. Portanto, é de nossa responsabilidade promover todos os recursos necessários para que os colaboradores exerçam suas funções com segurança", comenta o executivo.

A segurança continua sendo um tema altamente discutido no transporte rodoviário de cargas, visto que o setor historicamente sofre com a criminalidade nas estradas, além das más condições dos principais trajetos para as operações, que acabam colocando em risco a vida do profissional que está atrás dos volantes.

Para mitigar essas questões, José Alberto Panzan destaca a existência de políticas claras de segurança e saúde em sua empresa. "Implementamos diálogos diários de segurança (DDS) e diálogos semanais de segurança (DSS) para promover uma cultura de segurança sólida e responsável", afirma. Além disso, a empresa também adotou o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) como uma ferramenta de conscientização adicional. Essas políticas são regularmente comunicadas a todos os colaboradores, garantindo uma abordagem abrangente em todos os setores da organização, principalmente aos motoristas.

Apesar dos bons esforços, o executivo reconhece que existem desafios na implementação e manutenção de políticas eficazes de saúde e segurança, especialmente nas operações, e que é preciso continuar inovando para melhor aderência e eficácia desses projetos. "A melhoria contínua desse tema nas empresas do TRC requer uma abordagem proativa. É necessário aprender com os erros e criar um planejamento eficaz que fortaleça a cultura da segurança e promova a preservação da vida e do bem-estar acima de tudo, não só dentro dos portões da empresa, mas também em toda a cadeia do transporte", finaliza Panzan.

*Imagem de abertura: Mostra de Ideias - Banco de Imagens/Canva.

Anacirema Transportes
Mostra de Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário