sexta-feira, 5 de abril de 2024

NISSAN LANÇA CARTILHA RACIAL INFANTIL PARA ESTIMULAR CONVERSAS INCLUSIVAS EM CASA

Em mais um passo de sua jornada para se tornar uma empresa mais diversa, equitativa e inclusiva, a Nissan do Brasil lança um projeto inédito no Brasil. Uma Cartilha Racial Infantil que tem como objetivo contribuir para disseminar valores de representatividade e inclusão para os filhos de seus colaboradores.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), conta a história de Alice, uma menina negra de 9 anos que enfrenta situações de preconceito na escola.

"A motivação para a produção da cartilha surgiu de nossos próprios funcionários. Durante o letramento racial realizado em novembro de 2022, muitos deles expressaram o desafio e interesse em abordar o tema da equidade racial com seus filhos em casa. Isso acendeu uma luz de oportunidade e, com o apoio dos nossos funcionários voluntários do grupo de Equidade Racial e o ID_BR, instituição aliada na Nissan para acelerar a promoção da igualdade racial, decidimos produzir a cartilha infantil para ajudá-los a promover conversas inclusivas em casa", explica Eloise Brillo, gerente sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan América do Sul.

Com o propósito de abordar situações e cenários reais vividos pelos filhos de seus colaboradores, o conteúdo da cartilha foi construído com base em seus feedbacks. Durante o processo de criação do material, por exemplo, foi realizado o "Bate-Papo da Equidade Racial", que buscou entender as experiências de funcionários sobre o tema com seus filhos e até mesmo as vivências de quando eles próprios eram crianças.

Além de abordar a temática racial por meio das experiências de Alice, a cartilha também apresenta personagens de origem asiática, pessoas com deficiência, com diferentes tipos de corpos, refletindo a diversidade de forma ampla ao público infantil.

Quase 2 mil exemplares da cartilha já foram distribuídos para os filhos dos funcionários da Nissan na fábrica de Resende e nos escritórios da empresa no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Para que mais crianças possam ter acesso ao conteúdo, a cartilha da Nissan também estará disponível, em breve, na versão online.

A história

A protagonista, Alice, é uma menina de nove anos de idade com cabelo crespo estilo black e uma paixão por carros e mecânica. Amante dos animais, ela possui um peixinho chamado Ted e uma gata chamada Lua. Seu maior sonho é ser cientista e bailarina ao mesmo tempo. Alice nasceu de uma família humilde, com três gerações de mulheres negras letradas racialmente. Sua mãe, que trabalha na fábrica da Nissan, é uma figura importante em sua vida, e divide a criação da menina com sua avó, uma costureira aposentada.

A história de Alice aborda suas experiências na escola, onde enfrenta desafios e discriminação. No entanto, ao longo do enredo, ela encontra caminhos para enxergar representatividade e valorizar a importância da diversidade e do respeito.

Nissan Diversidade, Equidade e Inclusão

A Nissan entende que a diversidade constitui oportunidades de desenvolvimento e crescimento para a sociedade e para a própria empresa, por meio da inclusão de novas ideias, múltiplos de pontos de vista e experiências. A cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan se baseia no conceito que "Melhores conversas levam a melhores ações", além de cinco princípios norteadores que formam a base para construir uma cultura diversa e inclusiva:

- Transparência: Ouvir e falar com intenção;

- Coragem: Fazer questionamentos e inovar;

- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas;

- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa;

- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos.

De maneira prática, a Nissan tem implementado diversas iniciativas e ações para impulsionar a diversidade, equidade e inclusão (DEI).

- Em 2021, a Nissan aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, ratificando seu compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na Argentina, Brasil, Chile e Peru.

- A empresa conduziu uma análise de disparidades salariais de gênero para assegurar que não existem diferenças de remuneração entre seus colaboradores por questões relacionadas ao gênero. Além disso, foi feita uma análise do processo de desenvolvimento de talentos e do plano de sucessão de posições executivas, incluindo ferramentas de tutoria e mentoria.

A empresa tem outras parcerias de relevância, como:

- Com a Pride Connection para um escopo regional, marcando uma nova etapa na construção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, bem como intercâmbios de boas práticas com outras empresas associadas a esta rede na Argentina, Brasil, Chile e Peru.

- Com o Instituto Identidades de Brasil (ID_BR), para trabalhar em conjunto planos com diferentes abordagens para enriquecer a cultura corporativa e impactar a sociedade de forma positiva.

- Paralelamente, crescem os grupos de trabalho de colaboradores voluntários com foco no empoderamento das mulheres, a comunidade LGBTIQ+, pessoas de diversas etnias raciais e com deficiência. Estes 4 grupos impulsionam as propostas em cada um dos pilares.

- Recentemente, a Nissan implementou mudanças significativas no conjunto de políticas e benefícios oferecidos aos seus funcionários com benefícios para parceiros LGBTQIA+, pais solteiros, ampliação de licença parental, empréstimo especial em situações de força maior e outros.

Nissan do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário