quinta-feira, 9 de maio de 2024

EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E CHEGA À ALEMANHA PARA RODADA DUPLA DO E-PRIX DE BERLIM COM NOVO FORMATO

A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para enfrentar o novo traçado do Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof no próximo final de semana, para as Rodadas 9 e 10 da Temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Berlim será a primeira de quatro rodadas duplas consecutivas que vão fechar esta Temporada 10.

Na última prova, realizada em Mônaco, a equipe garantiu uma boa pontuação com um excelente ritmo de corrida demonstrado pelos dois pilotos, permitindo que eles avançassem pelo pelotão de forma eficiente e levassem 12 pontos para a conta da escuderia nesta temporada.

Oliver Rowland conquistou seu primeiro troféu na Fórmula E em Berlim com a Nissan em 2020, quando dominou a prova e liderou cada volta desde a pole position, garantindo a vitória. O piloto britânico está atualmente em quarto no ranking do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, às vésperas da corrida na Alemanha.

Já Sacha Fenestraz está apresentando um rendimento consistente, tendo pontuado em suas três últimas provas. O piloto franco-argentino busca mais uma vez terminar no top 10, agora que a categoria dá início à segunda metade do calendário neste fim de semana.

O circuito mais visitado da história da Fórmula E, e o único que está presente no calendário da categoria desde o início, recebeu uma nova configuração para a Temporada 10 para otimizar a corrida dos carros de Geração 3 (Gen3), que são ainda mais potentes. Entre as alterações estão a mudança da reta dos boxes e da reta de largada e de chegada, permitindo um trajeto mais longo até a primeira curva. A icônica vista da aeronave Douglas DC-6 aguarda os pilotos na Curva 2 neste traçado mais recente do circuito, enquanto que a área interna alterada deve proporcionar um desafio técnico ainda maior.

A ação já começa na Sessão de Treinos Livres 1, nesta sexta-feira. As duas rodadas de E-Prix começam às 10h da manhã no sábado e domingo (horário de Brasília).

Após a rodada dupla no fim de semana em Berlim será realizado o 'Teste de Novatos' na segunda-feira, dia 13. A Equipe Nissan de Fórmula E será representada pelo brasileiro Caio Collet, de 22 anos, o atual piloto de simulador e reserva da escuderia que já venceu várias corridas na Fórmula 3. Seu companheiro de equipe será o italiano Gabriele Minì, de 19 anos, que é membro da Alpine Academy e também já venceu provas na Fórmula 3 em 2023, ocupando atualmente o terceiro lugar no Campeonato.

Em meio aos preparativos para a rodada dupla que acontece neste fim de semana, a Equipe Nissan de Fórmula E lançou mais uma edição de sua playlist 'Sounds of Season 10'. A trilha sonora foi criada especialmente para a corrida em Berlim pelo compositor alemão Matthias Rehfeldt, para ajudar a sentir a extraordinária energia e velocidade do icônico Circuito de Tempelhof.

A playlist 'Electric Legacy' reflete o espírito cultural único e diverso e a paixão pelas competições das principais cidades que sediam as provas da Fórmula E. A vibrante edição inspirada em Berlim já está disponível, junto com as versões anteriores dedicadas aos circuitos de Tóquio, Misano e Monte Carlo. Clique aqui e acesse a playlist completa.

"Estamos nos mostrando competitivos e consistentes até agora e vamos continuar trabalhando duro agora que passamos para a segunda metade da temporada. O ritmo de corrida dos dois pilotos foi excelente em Mônaco, eles lutaram para atravessar o pelotão depois de uma qualificação difícil e terminamos com nossos dois carros nos pontos. Então estamos com uma boa vibe às vésperas da prova na Alemanha, mas continuamos focados e cautelosos. Com as mudanças no circuito, o fim de semana ficou um pouco imprevisível, mas não tanto quanto um circuito totalmente novo. As modificações no traçado farão com que a gestão da energia tenha um papel crucial desta vez e a superfície extremamente abrasiva do concreto de Tempelhof continua sendo um dos maiores desafios para todas as equipes. A rodada dupla em Berlim foi difícil para nós na última temporada, provavelmente mais do que qualquer outra prova. Entretanto, a equipe ficou mais forte e experiente nos últimos doze meses, por isso estamos confiantes que este ano será diferente e poderemos ter um desempenho melhor desta vez", destacou Tommaso Volpe.

"O fim de semana em Mônaco não foi o mais fácil, mas a corrida foi bem positiva, apesar de termos algumas áreas de melhoria como equipe e individualmente. Minhas metas para a segunda parte da temporada são encarar cada corrida individualmente e maximizar nossa performance. Não estou pensando muito no Campeonato, mas sim focando em crescer com base nas conquistas deste ano. Tive sucesso aqui em anos anteriores, apesar de não ser um dos meus circuitos favoritos, mas o novo traçado vai com certeza ser interessante. É um desafio para todos, mas esperamos atingir rapidamente uma boa velocidade e ter um bom fim de semana", disse Oliver Rowland

"É incrível conseguir atingir as metas que defini para mim e terminar as últimas provas nos pontos de forma consistente, o que demonstra que estamos progredindo. Começamos com um bom resultado no sábado depois da qualificação e precisamos continuar focados agora, pois cada fim de semana até o final da temporada terá uma rodada dupla. Apesar de termos batalhado muito no ano passado em Berlim, a equipe está muito mais estruturada e competitiva para esta corrida, graças aos resultados que conquistamos até agora durante o ano. O circuito vai ser diferente do que já conhecemos anteriormente aqui, e tanto o Oli como eu vamos dar o máximo para acumular mais pontos novamente", afirmou Sacha Fenestraz.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário