quinta-feira, 8 de agosto de 2024

NISSAN É ELEITA MAIS UMA VEZ UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO RIO DE JANEIRO PELA GREAT PLACE TO WORK

Pelo segundo ano consecutivo, a Nissan do Brasil foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, onde a marca japonesa abriga sua sede administrativa e sua fábrica no Brasil - o Complexo Industrial de Resende, no Sul Fluminense, que emprega mais de 2.000 pessoas. Entre 225 inscritas e 80 premiadas, a Nissan figura como a 11ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro no ranking da Great Place To Work (GPTW), duas posições acima do ano passado.

A GPTW é uma consultoria global especializada no diagnóstico e transformação da cultura organizacional, e esta é a 17ª edição do ranking no estado. A consultoria analisa as avaliações voluntárias dos próprios funcionários das empresas inscritas. Nesta edição, 163.709 trabalhadores fluminenses responderam ao questionário. Na Nissan, a taxa de participação foi de 90%.

No mês passado, a Nissan do Brasil já tinha obtido, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação do Great Place to Work no país. O processo de avaliação da consultoria primeiro concede este selo às empresas que obtêm os índices exigidos de participação e de pontuação e, na sequência, formula os rankings em diferentes recortes – por setor econômico, por estado, por região, etc. O ranking nacional será divulgado em dezembro.

Em junho, a fabricante de automóveis foi premiada pela pesquisa HRC Equidade BR, realizada pelo Instituto +Diversidade e pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem no país.

"Todos esses resultados consolidam a Nissan como uma grande marca empregadora no Brasil. São marcos importantes na trajetória da Nissan para promover um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo, trilhada por meio de compromissos e ações", explica Wagner Correa, gerente sênior de Recursos Humanos da Nissan do Brasil.

Liderança consciente

Como parte dos esforços para se tornar um excelente lugar para se trabalhar, a Nissan criou o programa Nissan Leadership Way, que tem como pilar o conceito de que o cérebro e o coração são elementos indivisíveis para quem desempenha uma função de liderança. Essa postura consciente busca um equilíbrio entre os resultados e as necessidades humanas com base em quatro valores (dois guiados pela cabeça e dois pelo coração). Cada um desses, por sua vez, se desdobra em dois comportamentos.

Cérebro:
- Criar o futuro: conectar a equipe com objetivos de longo prazo; promover novas ideias.
- Demostrar agilidade: adaptar-se rapidamente às mudanças; tomar decisões.

Coração:
- Demonstrar compaixão: agir com humildade; entender as necessidades individuais.
- Construir a confiança: promover um ambiente inclusivo; empoderar os demais e romper silos.

Muitos estudos têm concluído que liderar com compaixão pode estar associado a um menor esgotamento emocional dos colaboradores, assim como um menor absenteísmo no trabalho. Aqueles líderes que têm como foco o bem-estar da equipe conseguem promover o fortalecimento da fidelização e confiança na organização por parte dos colaboradores, entregando melhor desempenho individual e aumentando a motivação dos times. A liderança consciente com uma visão integradora é cada vez mais adotada nas empresas.

Nissan Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

A Nissan tem como propósito oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, a mesma representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial, assegurando que os colaboradores, clientes e parceiros se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.

Por isso, a cultura de Diversidade e Inclusão da empresa está ancorada no conceito de que "Conversas melhores levam a ações melhores", além de cinco princípios norteadores que são a base para construir uma cultura diversa e inclusiva.

- Transparência: Ouvir e falar com intenção.
- Coragem: Incomodar-se e inovar.
- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas.
- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa.
- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos

A Nissan também adotou a iniciativa "Inclusive Conversations", que estimula e guia os líderes a terem conversas sobre diversidade e outros temas sensíveis relacionados ao bem-estar e inclusão.

A empresa está comprometida em desenvolver estratégias para:
- Recrutamento: propósito de ter uma força de trabalho diversa
- Retenção: a Nissan tem como objetivo oferecer carreiras enriquecedoras aos seus colaboradores, para que eles possam maximizar seu potencial e ter acesso a grandes oportunidades.
- Capacitação e experiências: para respaldar nossa estratégia de DEI ao cultivar a aprendizagem, a compreensão e a conexão, impulsionando a jornada de cada colaborador. São oferecidas capacitações presenciais e virtuais aos colaboradores, com foco em temas de DEI que incluem a equidade racial, o pertencimento aos grupos LGBTQIA+ e a inclusão de deficiência, bem como experiências relacionadas ao bem-estar físico, emocional e mental.

Nissan Brasil

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