domingo, 11 de agosto de 2024

PEQUENAS EMPRESAS PRECISAM SER INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS

A inovação e sustentabilidade foram destacadas como práticas estratégicas para o comércio e prestação de serviços entre pequenas atividades e empresas de médio e grande portes. O conceito foi discutido na última semana durante o Fórum Regional de Inovação e Sustentabilidade, no auditório da ACISBEC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo.

e/d: Livio Giosa, presidente do CNDA; Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC; Vander Morales, presidente do Sindeprestem,; e Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; participaram do evento Foto: Raphael Federighi.

O evento ocorreu em parceria com o Sindeprestem - Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo -, que comemora, neste ano, 33 anos de sua fundação.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, abriu a apresentação e disse que é importante levar temas modernos e alinhados com o que está acontecendo no País e no mundo ao conhecimento dos associados e empreendedores em geral. “Esse é também o papel da entidade e ficamos satisfeitos com parceria que agregue informação”, disse.

Competitividade

Lívio Giosa, presidente do CNDA - Conselho Nacional de Defesa Ambiental - e Coordenador Geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES) explicou que inovação e sustentabilidade são fundamentais para gerar maior competitividade. “São conceitos essenciais para que as empresas tenham um desenvolvimento mais acelerado”, afirmou.

A sustentabilidade é um tema que está na agenda mundial no momento crítico das mudanças climáticas, segundo o executivo. “É mais do que necessário discutir o papel das organizações, dos colaboradores para que cada um faça a sua parte. As empresas do ABC têm um papel importante nessa questão porque representam um valor econômico grande para o Estado e para o país. Além do que precisam se diferenciar da concorrência”, concluiu.

Prática estratégica

Outro palestrante, Valter Pieracciani, sócio fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, concorda que a Região do ABC é um polo influenciador de mudanças da indústria e do comércio. “Estamos mostrando que a inovação está ao alcance de todos e deve ser praticada”, ressaltou.

De acordo com ele, os pequenos negócios correm o risco de perder os seus serviços para as grandes empresas. “No caso das grandes indústrias está ocorrendo a ‘serviceirização’. A solução é correr e inovar mais rápido que elas porque é possível. Aqui no Brasil nós somos inovadores, mas as pessoas chamam de marketing e de TI (tecnologia da informação). Inovação não é só para produtos novos, mas pelo processo e forma no negócio. Nós somos bons só que olhamos para a Alemanha”, destacou.

O presidente do Sindeprestem, Vander Morales, disse que a adoção de práticas sustentáveis ESG - Environmental Social Governance - coloca as empresas em destaque e agrega valor ao ecossistema do negócio. “Implementar boas práticas sustentáveis é um caminho sem volta”, finalizou.

ACISBECInstituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

ACISBEC
Atual Imagem Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário