Atendendo à crescente demanda das cidades por redução de emissões de CO2, a Volvo apresenta na LatBus 2024 seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Batizado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível como articulado ou biarticulado e vai ser produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que será base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, avançada tecnologia e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.
“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
André Marques |
Características consagradas
O lançamento do BZRT marca um novo capítulo da bem-sucedida história da Volvo em ônibus de alta capacidade e avançada tecnologia. A novidade preserva as características consagradas dos veículos articulados e biarticulados da marca, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos.
O motor elétrico fica na parte central, o que assegura melhor distribuição de carga e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. O projeto avançado e inteligente garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos ficassem abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com larga experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.
Alexandre Selski |
Alto desempenho
O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.
O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do já consagrado chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.
Mais segurança
O BZRT utiliza alto grau de tecnologia e conectividade embarcada em contribuição à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com os veículos da marca. Pode ser habilitado com “Zonas de Segurança”, sistema que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.
O veículo é dotado ainda de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. Mais um destaque é o Alerta de Ponto Cego Lateral, sistema que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.
Outro grande salto tecnológico é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com acuracidade, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção.
Histórico de sucesso
Há anos a Volvo é referência em ônibus de grande capacidade. O biarticulado da marca nasceu há mais de três décadas no BRT de Curitiba, numa evolução dos articulados. O modelo sempre entregou alta eficiência, transportando mais passageiros com menos emissões. Dezenas de cidades na América Latina empregam este tipo de veículo para levar grandes quantidades de pessoas com rapidez e segurança, com expressivo ganho em qualidade de vida nos deslocamentos diários. Agora, a estas características se somam a ausência total de emissões e baixíssimo nível de ruído, deixando o conceito ainda melhor.
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