quarta-feira, 7 de agosto de 2024

VOLVO LEVA À LATBUS APRIMORAMENTOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA ATIVA DE SEUS ÔNIBUS

Em reforço à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus veículos, a Volvo está introduzindo no Brasil as mais recentes novidades no Sistema de Segurança Ativa (SSA) de seus ônibus, em lançamento consecutivo à Europa. São refinamentos que fazem as consagradas tecnologias da marca avançarem ainda mais no apoio aos motoristas na prevenção de acidentes. A grande maioria dos recursos é de série nos veículos rodoviários 6x2 e 8x2.

Atuando de forma integrada, o SSA é um pacote de tecnologias que fornece e gerencia informações vitais sobre o trânsito e o entorno do ônibus para evitar colisões. 

“Mantivemos todos os recursos de segurança já consolidados há anos e incorporamos novos dispositivos, a maior parte deles de série”, declara Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

Paulo Arabian

As novidades

Alerta de ponto cego frontal – Rastreia a área imediatamente à frente do ônibus, buscando a presença de pedestres e outros objetos. Em caso de detecção, o motorista é notificado no painel, reduzindo o risco de acidentes em terminais, pontos de parada e cruzamentos. O sistema é também um auxílio extra em ambientes de trânsito movimentados.

Alerta de ponto cego frontal

Assistente de sinalização de trânsito – Reconhece e exibe uma série de sinais de trânsito no painel do veículo. A tecnologia utiliza câmera de vídeo e processamento de imagens em tempo real. Quando um limite de velocidade é alterado, um alerto sonoro é emitido. O recurso ajuda a evitar riscos relacionados ao excesso de velocidade e reduz possibilidade de multas.

Detector de fadiga – Monitora a posição do veículo dentro da faixa e emite alerta quando detecta perda de foco. São dois níveis: um sinal sonoro discreto e a mensagem no painel “Foco na condução”; e um emergencial, que adiciona um alerta sonoro aumentado. A tecnologia usa uma câmera e o processamento de imagens para estabelecer o padrão de condução dentro da faixa, prevenindo situações perigosas causadas por distração, sonolência e fadiga do motorista.

Alerta de ponto cego lateral – Detecta usuários vulneráveis da estrada nas laterais do ônibus. Funciona como um sistema de informação de ponto cego, alertando o motorista para, por exemplo, ciclistas e motociclistas em ambos os lados. O dispositivo identifica objetos quando o veículo está em movimento e quando está parado. Um LED acende-se na coluna do ônibus e, quando a colisão é iminente, a luz pisca e um sinal sonoro é emitido. Além de prevenir colisões laterais, diminui o risco de frenagens de emergência repentinas.

Alerta de ponto cego lateral

Monitoramento de pressão de pneus – Dispositivo que alerta o motorista se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros. O sistema emite um aviso visual no painel de instrumentos e o condutor recebe uma apresentação gráfica, com as leituras mais recentes. Esta tecnologia evita comportamento inesperado e incorreto na estrada, além de melhorar a dirigibilidade e a eficiência energética do ônibus.

Monitoramento de pressão dos pneus

“Além das novidades, o Sistema de Segurança Ativa segue mantendo tecnologias já consagradas para evitar acidentes”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Demais itens do sistema SSA 

Alerta de colisão com frenagem de emergência – Emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem automática em risco iminente de colisão frontal.

Alerta de colisão

Alerta de mudança involuntária de faixa – Alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.

Piloto Automático Adaptativo – Mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.

Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.

Freios eletrônicos EBS5 – Permite o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. O sistema impede também o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.

Heads-up display – Faixa vermelha de luzes de Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.

Assento Vibratório – Aciona uma vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).

Outros destaques

Além do aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, os chassis Volvo 6x2 e 8x2 trazem agora outros destaques

Transmissão Overdrive – A caixa I-Shift de 7ª geração tem uma nova opção Overdrive. Em determinadas aplicações essa marcha mais longa pode reduzir o consumo de combustível em até 5%.

Novo Retarder – Opcional que eleva a capacidade de frenagem total para até 900 cv, garantindo ainda mais segurança.

VEB – freio motor Volvo de 510cv de potência total, o mais potente do mercado. Para determinadas aplicações substitui totalmente a necessidade do Retarder.

Nova Alavanca I-Shift – Melhora a ergonomia de acionamento e o conforto para o motorista.

Sensor crepuscular – Comanda o acendimento dos faróis automaticamente em condições de baixa luminosidade.

Sensor de chuva – Aciona os limpadores de para-brisa de forma automática.

Grupo Volvo América Latina

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