A HORSE, líder global em sistemas de propulsão inovadores e de baixas emissões, investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano.
Desenvolvidos para atender às necessidades únicas do mercado sul-americano, esses motores oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol. Além disso, são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já estão no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.
O motor de quatro cilindros de 1.3 litro - HR13 - oferece potência máxima de 167cv e torque máximo de 270Nm a apenas 1.600rpm. Já o motor de três cilindros de 1.0 litro, chamado HR10, oferece potência máxima de 123cv e torque máximo de 220Nm, 90% do qual está disponível a apenas 1.750rpm, proporcionando uma excelente resposta de aceleração em todas as condições de condução.
Motor HR 10 |
Mais de 170 mil horas de desenvolvimento foram dedicadas, apenas, ao motor Turbo Flex de 1.0 litro, para atender à demanda dos consumidores sul-americanos. A planta de Curitiba terá capacidade para produzir 500.000 motores anualmente.
”Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo. Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado. Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro”, afirma Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão & Engenharia Avançada da HORSE Powertrain Solutions.
Eficiência
Tanto o HR10 quanto o HR13 possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, para as partes móveis da cabeça do cilindro, bem como anéis e pinos dos pistões. Essa tecnologia avançada reduz o atrito, melhorando a eficiência de combustível.
As paredes dos cilindros do bloco de alumínio recebem tratamento chamado BoreSpray Coating (BSC), que permite um aquecimento mais rápido a partir do frio e resulta na redução das emissões e consumo em 1%.
Outras características de economia de combustível incluem tratamento de superfície polimérica para os componentes do virabrequim e um sistema Start & Stop equipado com Reflex, que pode desligar o motor antes de o veículo parar, para uma eficiência ainda maior.
Tecnologia de Ponta
Com cabeça de cilindro em formato de Delta, os motores 1.0 e 1.3 são mais compactos, leves e têm um centro de gravidade mais baixo do que os concorrentes. Além disso, o coletor de escape é fundido na cabeça para uma resposta turbo mais rápida e entrega excepcional de torque em baixa velocidade. O turbocompressor de ambos é controlado com precisão por uma válvula eletrônica, fornecendo uma pressão máxima de boost de 1,5bar para o HR10 e 1,4bar para o HR13.
A potência e a eficiência são aprimoradas pela variação contínua do tempo da válvula de escape por um eixo de controle de válvula dupla, acionado eletronicamente, na cabeça do cilindro. Isso não só permite a combustão mais eficiente e maior desempenho, como o controlador usa rolamentos para reduzir ainda mais o atrito.
Tanto o HR10 quanto o HR13 se beneficiam de um sistema de injeção direta sob medida, desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é acompanhado por injetores de seis furos montados centralmente operando a 200bar de pressão, projetados para uma atomização de combustível excepcional, proporcionando potência e torque sem impactar a eficiência do combustível.
A HORSE é uma fornecedora global de soluções energéticas inovadoras. A companhia acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, investe em tecnologias voltadas à indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável. A empresa emprega 9.000 funcionários em sete países, está sediada em Madrid, na Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D em todo o mundo: Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia), em parceria com a Oyak. A HORSE é uma divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções de powertrain híbrido e a combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, em 17 fábricas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A HORSE Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um com participação de 50% na empresa.
Grupo Printer Comunicação
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