sexta-feira, 22 de novembro de 2024

TRAMONTINA ENTREGA PROJETO INOVADOR PARA A PRIO E CRESCE NA INDÚSTRIA OFFSHORE BRASILEIRA

Painel da Tramontina faz parte de uma nova infraestrutura que apoiará a PRIO na exploração do Campo de Wahoo

Com uma trajetória marcada pela excelência em projetos desafiadores, a Tramontina, por meio da divisão IPEx (dedicada a fornecer soluções elétricas destinadas aos setores industriais e de construção civil), alcançou um marco significativo com a conclusão do projeto desenvolvido para a plataforma FPSO Valente, Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência de Petróleo e Gás Natural do Campo de Frade, operada pela PRIO (antiga PetroRio).

O painel da Tramontina faz parte de uma nova infraestrutura que apoiará a PRIO na exploração do Campo de Wahoo, situado a 35 km da FPSO Valente, interligando as unidades por uma “estrada submersa.” Com alta complexidade técnica, o objetivo é aprimorar a integração entre operações onshore e offshore, promovendo maior segurança e sustentabilidade no novo campo.

Este projeto pioneiro, centrado em um painel de comando para bombas de linhas e circulação de petróleo, representa uma conquista técnica importante e reflete o compromisso da Tramontina com a segurança, inovação e excelência.

O painel, composto por 42 caixas interligadas eletricamente com componentes de potência, comando e sinalização certificados conforme as normas vigentes para áreas potencialmente explosivas, apresenta dimensões impressionantes de 4,7 metros de largura, 0,6 metros de profundidade e 2,5 metros de altura. Para superar desafios logísticos complexos, a equipe da Tramontina desenvolveu um método engenhoso de desmontagem e remontagem no local, assegurando uma instalação perfeita na torre do navio de extração de petróleo da PRIO.

Além da complexidade técnica, a Tramontina priorizou a segurança do painel, utilizando mais de 90% de caixas de segurança aumentada (Ex e) fabricadas em poliéster, o que reduziu significativamente o peso e também aumentou a durabilidade em comparação com os métodos tradicionais. O projeto incluiu testes rigorosos de aceitação de fábrica (TAF) e acompanhamento técnico da equipe de engenharia da divisão IPEx durante o comissionamento.

Compromisso com inovação e segurança

A divisão IPEx da Tramontina possui experiência de mais de uma década na venda de produtos e soluções para ambientes com atmosferas explosivas, além de estrutura sólida para absorver projetos inovadores e desafiadores. A empresa mantém uma equipe técnica e comercial altamente capacitada, alinhada com as necessidades do cliente, bem como produtos certificados conforme as normas e regulamentos técnicos, para oferecer soluções engenheiradas seguras e ajustadas às demandas de um mercado dinâmico e em constante evolução. Entre os segmentos que podem ser atendidos pela empresa estão indústrias de biocombustíveis, refinarias, plataformas de petróleo, silos agrícolas, alimentos, bebidas, celulose, usinas, químicas, farmacêuticas, entre outros.

“O sucesso deste projeto comprova a excelência da Tramontina em fornecer soluções para atmosferas explosivas em diversas indústrias, reforçando nosso compromisso contínuo com inovação e segurança", destaca André de Lima, diretor comercial da Tramontina. Segundo o executivo, a divisão IPEx está pronta para conduzir novos projetos e retrofit de equipamentos elétricos em empresas com áreas classificadas, onde existe a possibilidade da formação de atmosferas explosivas devido à presença de substâncias inflamáveis, como as companhias offshore, frequentemente sujeitas a desgastes devido às condições marítimas. "Estamos preparados para enfrentar desafios ainda mais complexos, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando nosso papel como especialistas em soluções seguras para atmosferas explosivas. Nossa prioridade continua sendo proteger vidas e bens patrimoniais”, conclui.

Tramontina
Via Pública Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário