A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, por meio da Fundação Schneider Electric e em parceria com o STEM Brasil, instituição privada sem fins lucrativos com foco em educação, anuncia a capacitação de mais 60 mil jovens de 35 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), no estado de São Paulo.
A iniciativa, que está em seu segundo ano, tem previsão de alcançar, ao longo de cinco anos, 160 mil estudantes com formação em STEM e técnica profissionalizante. Além disso, visa promover o desenvolvimento contínuo de professores com foco em temas como eletricidade, automação e energias renováveis, tendo a metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) como base.
Patrícia Cavalcanti, vice-presidente de Digital Energy e Power Products da Schneider Electric para a América do Sul e C-Level responsável pela área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na companhia, explica: “A parceria com o STEM Brasil é um exemplo claro do compromisso da Schneider Electric e sua Fundação de transformar a educação e fomentar a sustentabilidade por meio da inovação”.
O treinamento STEM, desenvolvido pelo STEM Brasil em parceria com a Schneider Electric e sua Fundação, adota uma abordagem multidisciplinar, priorizando o desenvolvimento de habilidades práticas e competências essenciais para o futuro profissional dos estudantes. Para Leonardo Michelon, diretor do STEM Brasil, a parceria com a Schneider Electric é fundamental para preparar os jovens para o mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Energia e Automação, que demandam profissionais cada vez mais capacitados.
“Os treinamentos e atividades práticas realizados nas Etecs integram disciplinas como Física, Química, Biologia e Matemática, conectando o aprendizado teórico com soluções aplicadas do setor. Isso amplia as oportunidades para os estudantes e contribui para o desenvolvimento de profissionais inovadores, prontos para liderar transformações em um mercado competitivo", afirma.
Kits STEM e bancadas técnicas
Como parte dessa colaboração, a Fundação Schneider Electric forneceu apoio a kits com materiais para experimentos e aulas práticas, incluindo componentes eletrônicos e de robótica. Esses recursos serão utilizados nas escolas que oferecem cursos em diferentes eixos tecnológicos, enriquecendo o aprendizado e a capacitação dos alunos. A partir de 2025, será iniciada a segunda etapa dessa parceria: a aplicação nos laboratórios do Centro Paula Souza das bancadas técnicas nos cursos técnicos profissionalizantes.
A formação dos professores para uso dos equipamentos nos cursos técnicos profissionalizantes envolve toda a equipe pedagógica, abrangendo docentes, coordenadores e diretores. Durante o treinamento, os educadores participam de atividades práticas e experimentais, aprendendo novas estratégias pedagógicas que poderão ser aplicadas diretamente nas salas de aula.
Parceria e atualização pedagógica
"Parcerias com empresas oferecem uma conexão indispensável para a formação profissional, uma vez que atualizam o contexto de mercado para os estudantes. No caso da união entre Fundação Schneider, STEM Brasil e Centro Paula Souza, além do apoio aos kits educacionais, a capacitação dos professores nos vários temas e práticas proporcionou um excelente nível de atualização para estarem alinhados com o mundo do trabalho e oferecerem uma rica experiência aos alunos”, avalia o coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades de Araújo.
Lucília Guerra, diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, complementa: “Essa colaboração ampliou as possibilidades pedagógicas do trabalho dos professores e de aprendizagem significativa dos alunos das 35 escolas envolvidas nessa etapa. A metodologia STEM faz com que os estudantes possam aprender, de forma prática, os conceitos teóricos. Os kits recebidos foram rapidamente incorporados às aulas, pois se mostraram um excelente caminho para que os estudantes desenvolvessem competências científicas.”
Prof. Luiz Saito, coordenador de projetos da Cetec, conclui: "Os kits entregues às unidades escolares, de alta qualidade e em quantidade excelente para que as aulas práticas aconteçam, propiciaram uma experiência de ponta porque trabalham com materiais iguais aos utilizados pelas empresas.”
RPMA Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário