Engajada com a redução do impacto ambiental provocado por suas atividades, a Nestlé Brasil evoca seu DNA de Inovação e desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a Companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$ 2,6 milhões.
Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® vão para uma seção esporádica de Outlet na loja virtual www.nescafe-dolcegusto.com.br, com descontos que chegam a até 30% do valor original. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.
A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar: “Percebemos que um grande número de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, Gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.
A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela Equipe de Qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”, finaliza Mariana.
Nova PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário