A Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain e líder em abrasivos de performance, celebra o marco de Aterro Zero em todas as suas seis fábricas no Brasil. Essa conquista faz parte de uma série de compromissos de sustentabilidade da empresa, que busca constantemente reduzir sua pegada ambiental e promover a economia circular dos seus produtos.
Os esforços para alcançar o marco de aterro zero começaram em 2010. Desde então, a Norton implementou iniciativas abrangentes para reduzir a geração de resíduos, além de investir na reutilização e reciclagem de materiais. As unidades da empresa passaram a destinar resíduos orgânicos para compostagem e ampliaram significativamente a reciclagem de materiais que possam ser reciclados, promovendo uma gestão de resíduos mais sustentável e alinhada com o compromisso de tornar o mundo um lar melhor. “Além dessas iniciativas, enviamos resíduos que não conseguimos reciclar ou fazer compostagem para o processo de coprocessamento, no qual os resíduos servem para geração de energia”, explica Paula Ferrador, Gerente de Sustentabilidade da Norton Abrasivos. A iniciativa também inclui programas de conscientização ambiental para colaboradores e parcerias com empresas que partilham do mesmo propósito.
“Desde o início desse projeto, desenvolvemos uma abordagem criteriosa para gerenciar cada tipo de resíduo, assegurando que nenhum material seja enviado para descarte em aterros. Nossas práticas são auditadas regularmente e seguem rigorosos padrões de controle e eficiência. Nosso objetivo é construir uma cadeia de valor cada vez mais sustentável e com processos otimizados”, complementa a Gerente de Sustentabilidade.
Para consolidar suas iniciativas na gestão de resíduos, a marca também implementou o programa “Giro Sustentável”, uma ação voltada especificamente para promover a economia circular dos resíduos gerados por produtos abrasivos. Este programa permite que recicladores parceiros recebam e façam a destinação adequada de materiais como discos de corte, desbaste, rebolos resinados e vitrificados. Assim, os resíduos de produtos abrasivos retornam ao ciclo produtivo de forma responsável e rastreável, beneficiando o meio ambiente e reduzindo a demanda por matérias-primas novas.
Norton - A Norton Abrasivos, marca do grupo Saint-Gobain, é líder em abrasivos de performance, reconhecida mundialmente e fornece, há 140 anos no mundo e 67 anos no Brasil, soluções em abrasivos para cortar, modelar e finalizar vários tipos de materiais para diversas indústrias, principalmente, construção civil, mecânica, móveis, manutenção e reparos e automotiva. Nos últimos anos, a empresa investiu consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, na implementação de novas tecnologias de grãos abrasivos, na otimização das ligas, em manufatura digital e, principalmente, em capacitação, oferecendo diversos workshops, treinamentos de segurança, aplicação e de gestão em modelos itinerantes com o projeto Norton na Estrada, um centro de treinamento automotivo móvel; físicos, através dos promotores e centros de excelência; e digitais na plataforma Norton Academy. Além disso, a sustentabilidade está no centro de todos os investimentos em pesquisa e em novas tecnologias. Isso inclui a adoção de práticas focadas em reduzir a própria pegada ambiental, mas também a promoção do uso responsável dos recursos do mercado de abrasivos, contribuindo para que clientes e parceiros também alcancem objetivos de sua jornada sustentável.
Alma Comunicação & Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário