sábado, 7 de dezembro de 2024

RANDS APOIA PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES

Neste sábado, 7 de dezembro, ocorre, com apoio da Rands, o lançamento da coleção infantojuvenil ‘Pé-de-meia: economia que se aprende criando’, da escritora Vivi Costa, juntamente com os ilustradores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. Composta por três volumes, a obra promove educação financeira para pré-adolescentes, de 11 a 14 anos, e tem patrocínio da Rands, plataforma de serviços e soluções financeiras que faz parte da Randoncorp, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

A narrativa de ‘Pé-de-meia’ combina descobertas e aventuras dos personagens, orienta sobre o que é necessidade e o que é vontade no trato com o dinheiro e ajuda a refletir sobre valores além das cifras financeiras. Fundamenta-se, essencialmente, no entendimento de como funciona o mundo que os adultos criaram para organizar as finanças, ter orçamento e viver em sociedade, deixando claro que nem só de matemática se faz a educação financeira. As ilustrações interagem com o leitor e complementam as histórias de maneira divertida.

“Educação financeira é uma necessidade, precisa fazer parte da rotina das pessoas desde cedo. Apoiar ideias como o projeto Pé-de-meia é uma forma de contribuirmos positivamente nas comunidades em que estamos inseridos, um dos valores da Randoncorp e da Rands”, destaca Daniel M. Ely, COO da Rands.

O lançamento da coleção será no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312 – Panazzolo), às 16h, com sessão de autógrafos e atividades musicais com Gio&Doug, que também assinam as ilustrações, acústico com Cibele Tedesco e bate-papo com mediação da jornalista Adriana Antunes.

Projeto Pé-de-meia

O projeto “Pé-de-meia: economia que se aprende criando” combina produção artística com educação financeira através do lançamento de livros e oficinas de criatividade dirigidas a professores, educadores e alunos. No início do ano letivo de 2025 serão distribuídas 600 coleções, que totalizam cerca de 1,8 mil livros, entre alunos, professoras e bibliotecas das escolas e entidades de Caxias do Sul (RS) beneficiadas pelo projeto. Após trabalharem os conceitos sobre a educação financeira, os estudantes participam de oficinas de música e ilustração.

As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual que ficará disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto: @pedemeia.projeto | clique aqui e visite o site (www.livroaovivo.com.br/pedemeia).

Acessibilidade: os livros possuem QRcode que direciona para as versões com audiodescrição. Também terá versões em Braile, destinadas para instituições como o Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (INAV) e à Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV). O projeto contará com intérprete de libras em todas as oficinas em que este recurso seja necessário para a acessibilidade comunicacional e os vídeos das apresentações terão uma introdução audiodescrita e legendas.

Sobre a autora: Vivi Costa é especialista em Educação (UCS/RS), Políticas Públicas (UnB) e Literatura Infantil e Juvenil (UCAM/RJ). Atuou como professora alfabetizadora da rede pública de educação e como docente em cursos de pós-graduação no município de Caxias do Sul/RS por 30 anos. Possui 9 livros infantis publicados.

Coleção Pé-de-meia – sinopse: Léo e Lana são irmãos gêmeos que, com a chegada à adolescência, percebem que precisam de dinheiro para quase tudo. Determinados a desvendar como funciona o mundo que os adultos inventaram, principalmente no que diz respeito ao dinheiro, passam a investigar como as pessoas conseguem ter dinheiro e como definem onde usar o dinheiro.

Através de uma linguagem lúdica, os leitores são conduzidos por histórias que provocam descobertas, estimulam a criatividade e a imaginação. Com os personagens Léo e Lana vão aprender divertidamente sobre a história do dinheiro, conceitos do mundo financeiro e estratégias saudáveis para usar o dinheiro, planejar e realizar vontades e sonhos.

O projeto gráfico também foi pensado para atrair o interesse dos leitores para a obra. Tem como inspiração estética obras já consagradas com o público infanto-juvenil, como a Revista Recreio, a coleção “Diário de um Banana” e a produção portuguesa “O Estranhão”. As ilustrações e a identidade visual dos livros e do projeto são assinadas por Gio&Doug, formados em Educação Artística, desenhistas, fotógrafos, escultores e pesquisadores.

Rands
ANK Reputation

Nenhum comentário:

Postar um comentário