O ano náutico no Brasil promete trazer uma série de novidades tanto para quem quer comprar o primeiro barco quanto para os que desejam trocar por um modelo novo. Com a confirmação do calendário dos principais eventos náuticos da América Latina, que começa com o Rio Boat Show na Marina da Glória, de 26 de abril a 4 de maio, e inclui Boat Shows em Itajaí (SC) em julho, Brasília (DF) em agosto, São Paulo (SP) em setembro, Salvador (BA) em outubro e Foz do Iguaçu (PR) em novembro, a Revista Náutica, pioneira e líder no setor, aponta quais serão os tipos de barcos e características que serão destaque em 2025.
"A crescente busca por qualidade de vida tem refletido no turismo náutico além do alto potencial do Brasil para navegação, com suas grandiosas vias na costa e nos interiores e belezas naturais. Dessa forma, a indústria vem se desenvolvendo e traz soluções que proporcionam cada vez mais conforto, tecnologia e espaços para diversão e descanso sobre as águas. Nos boat shows, haverá uma série de novidades para os diversos perfis, desde quem busca aventura e esportes, quem quer comprar seu primeiro barco ou quem deseja trocar por um modelo novo”, destaca Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
Entre as tendências estão barcos de entrada com projetos cada vez mais modernos, pontoons personalizáveis e de acabamento premium, além de lanchas a partir de 30 pés com soluções inteligentes e foco em espaços abertos.
"As tendências náuticas para 2025 mostram um mercado em evolução, com embarcações mais tecnológicas, versáteis e com projetos modernos, refletindo uma crescente demanda por experiências sofisticadas sobre as águas", define Otto Aquino, diretor de conteúdo da Revista Náutica.
Tipos de barcos e características de destaque para 2025
Em 2025, os barcos de entrada, com tamanhos entre 18 e 26 pés, continuam a se destacar pela inovação e modernização dos projetos. Focados em maximizar o uso diário, esses modelos oferecem soluções inteligentes para aproveitar ao máximo o espaço a bordo, com design que privilegia a integração de áreas. As tendências para esses barcos compactos incluem maior funcionalidade, versatilidade e conforto, garantindo uma experiência de navegação que remete à praticidade dos modelos maiores, mas sem perder o estilo e a sofisticação.
Jets: tecnologia e versatilidade em alta
Os jets estão se tornando cada vez mais equipados, robustos e tecnológicos, proporcionando uma experiência de pilotagem mais segura e sofisticada. A integração digital e a personalização serão destaques nos Boat Shows. Modelos que podem ser usados tanto em pé quanto sentado, e modelos tanto para recreação quanto para manobras cada vez mais sofisticadas devem conquistar o público.
Pontoons: mais personalização e potência
Seguindo uma tendência forte nos Estados Unidos, onde os pontoons são amplamente utilizados tanto para lazer em represas, lagos e rios, quanto para navegação e esportes em águas abrigadas no mar, o interesse por pontoons no Brasil segue em ascensão. Em 2025, haverá uma tendência de modelos com layouts cada vez mais personalizáveis, com motores mais potentes e acabamentos premium, atendendo às crescentes expectativas dos consumidores por versatilidade e conforto.
Lanchas de até 30 pés: otimização de espaço e conforto
As lanchas de até 30 pés também têm ganhado destaque no mercado, pois são barcos que já oferecem uma cabine para até quatro pessoas para pernoite. Os modelos desta categoria chamam atenção pelo design inovador e otimização de espaços, além de oferecer conforto e funcionalidade comparáveis aos modelos maiores. A tendência é de aproveitar ao máximo o espaço interno, com layouts inteligentes que permitem o uso de motores de popa, trazendo maior conforto e eficiência.
Lanchas com conceito “open space”
As lanchas acima de 50 pés deverão se destacar pelo conceito 'open space', com menos divisórias, amplas janelas, ambientes versáteis para diferentes usos e varandas laterais retráteis, proporcionando maior integração entre interior e exterior e ampliando as áreas de lazer e socialização a bordo.
Grupo Náutica - Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país
Rotas Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário