O tempo passa e muitas histórias são esquecidas lá no fundo do nosso baú da memória. Mas outro dia recebi uma mensagem do meu amigo Ricardo Caruso de um acontecimento que foi muito triste para a imagem do pessoal da GM que acompanhava um teste da D20 com tração 4x4, em 1990.
Para colocar em funcionamento a tração 4x4 era necessário girar uma peça colocada nas rodas dianteiras, pois não havia controle interno do sistema. Lembro que a D20 foi a primeira picape nacional a sair de fábrica com motor diesel, em 1985.
Pois bem, lá estávamos nós, enfrentando galhardamente os obstáculos da pista, especialmente escolhida para um teste de 4x4, quando nos deparamos com uma descida muito forte, em direção a um charco na baixada.
E lá se vai o querido amigo José Roberto Nasser, que já não está mais entre nós, descendo com o sistema acionado. Mas ao alcançar o charco, ouviu-se um forte estalo e a D20 não andou mais. Veio o segundo jornalista, não lembro quem era e, de novo, o mesmo estalo forte e....
Foi quando um integrante da equipe da GM, cujo nome não consigo me lembrar (era um nome estrangeiro) e que não aparece nas fotos, gritou: “esses jornalistas não sabem dirigir, vou provar isso, passando por esse obstáculo sem nenhum problema”.
Com toda pompa e circunstância apoderou-se de uma das D20, fez o procedimento de acionar o sistema 4x4 e desceu em direção ao charco, enquanto eu, outros companheiros da GM e todos os jornalistas convidados assistíamos, atônitos, aquela demonstração equivocada de “poder e sabedoria”.
Desceu a rampa e, ao chegar lá embaixo: aquele som repetiu-se pela terceira vez e a D20 do “expert” também parou. Foi um momento que posso dizer de “vingança “dos jornalistas que não paravam de rir e “aplaudir” o autor da façanha.
Ele estava tão errado que a D20 4x4, com problemas de quebra das juntas da tração dianteira deixou de ser produzida logo em seguida. A tração 4x4 só voltou na S10.
Uma baixa
Naquela viagem o time do Campo de Provas da GM deu uma demonstração de capacidade de atendimento para qualquer tipo de problema. Um dos companheiros de viagem era o Josias Silveira (grande e querido amigo de todos, que também já se foi, e que alguns chamavam de “tio”) começou a passar mal e, como entre nós só haviam engenheiros, mecânicos e jornalistas, o pessoal do Campo de Provas não titubeou. Colocaram o Josias em uma picape, fizeram contato com a sede e encontraram-se na estrada regular, asfaltada, com uma ambulância do Campo de Provas que o levou até São Paulo, onde ficou internado por vários dias em um hospital, com hemorragia no estômago.
Depois do episódio, Josias escreveu um delicioso livro “Sorvete de Graxa”, onde conta inúmeras histórias tendo como personagens jornalistas do setor.
Obs: a seguir, Cada história!!!!! (2)
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.
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