No ano passado, 770 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em situação de risco em elevadores. Houve um aumento de cerca de 11,5% em relação a 2023 (685). E mais de 40 pessoas morreram em acidentes com elevadores no Brasil em 2024, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores.
A baixa renovação dos elevadores em funcionamento, a necessidade de economizar por parte dos condomínios, que acabam não trocando peças e componentes novos e a baixa qualidade dos serviços, estão entre as principais causas dos acidentes, segundo os especialistas.
Esse será um dos temas nos painéis da Expo Elevador, o mais importante evento do setor na América Latina, que acontece de 06 a 08 de maio no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A feira reúne mais de 100 expositores, a maioria da China, Europa e Estados Unidos, além do Brasil.
O segmento de elevadores movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano e se beneficiará, em 2025, do desempenho do mercado imobiliário em 2024, considerado um dos melhores anos da história para a comercialização de apartamentos e casas novas. No total, foram vendidos quase 190 mil imóveis no período.
Boas perspectivas
A Wittur Brasil e outras marcas globais estarão presentes à feira, como a Weg (multinacional brasileira em eletroeletrônicos com operações em 17 país), Prysmian (líder em soluções de cabeamento, transição energética e digital presente em mais de 50 países), Schmersal (líder em fabricação de segurança industrial em 20 países), além de dezenas de empresas nacionais de destaque.
Otimista com o crescimento do mercado de elevadores no Brasil, Edilberto Cardoso de Almeida, diretor da Expo Elevador, acredita que o envelhecimento populacional, o crescimento das cidades e a expansão das zonas urbanas são fatores determinantes para o crescimento do mercado de elevadores e escadas rolantes.
Painéis de debates
Além da feira, diversos painéis de debates estão previstos para analisar as principais tendências do mercado de elevadores. Um dos principais debates aborda o risco de acidentes causado por erros no projeto e no memorial de cálculo, fora as falhas de manutenção.
O Painel de Palestras contará com uma série de eventos em que temas relacionados a elevadores serão explorados.
- Vida Útil de Elevadores": os fatores que influenciam a durabilidade dos equipamentos, boas práticas de manutenção preventiva e corretiva
- Novas tecnologias como a Inteligência Artificial que impactam diretamente a longevidade dos elevadores.
- Técnico de elevador virtual – a tecnologia substituindo os humanos.
- Oportunidades de negócios: o Brasil ainda enfrenta grande desfasagem nesses equipamentos. Novos elevadores que precisam ser instalados e os antigos necessitam de modernização, o que favorece a expansão do setor.
- Como evitar acidentes em elevadores
- A participação feminina no mercado de elevadores, historicamente dominada pelos homens, vem ganhando espaço com a quebra de estereótipos e a valorização da diversidade. Mulheres estão participando em áreas como engenharia mecânica, manutenção preditiva, gestão de projetos e liderança corporativa, trazendo novas perspectivas e impulsionando a inovação no setor.
> Clique aqui e acompanhe a programação completa
Expo Elevador 2025
De 06 a 08 de maio
Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Grátis
Costa e Silva Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário