![]() |
Jean-Michel Lang assume por dois anos com o propósito de fomentar de novos negócios, inovação e manifestações culturais entre os dois países |
No ano em que comemora 125 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) elegeu seu novo presidente pelos próximos dois anos. Jean-Michel Lang, CEO da VINCI Energies do Brasil, além de ser presidente da regional do Rio de Janeiro, também será o presidente nacional da entidade.
O novo presidente assume em um ano simbólico que comemora, também, os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. “A França e o Brasil compartilham laços históricos, culturais e econômicos que se fortalecem a cada década. Como novo presidente nacional, tenho o compromisso de ampliar ainda mais essa parceria estratégica, promovendo o diálogo, o investimento e a inovação entre nossos setores empresariais”, destaca Lang, engenheiro formado pela Arts et Métiers, com 40 anos de trabalho na indústria de energia, tendo atuado em dezenas países, dentre os quais o Brasil, onde está há cinco anos.
Por conta do aniversário e da nova presidência, a CCIFB foi homenageada com uma moção pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.
Fomento aos negócios bilaterais
A França é o terceiro país com mais investimentos no Brasil, com mais de mil empresas atuando e gerando mais 600 mil empregos diretos. “Nestes próximos dois anos, trabalharemos para consolidar novas oportunidades de negócios, aproximar empresas francesas e brasileiras e reforçar o papel da Câmara como um pilar essencial no desenvolvimento econômico sustentável de ambas as nações”, reforça.
A escolha do novo presidente aconteceu em evento comemorativo dos 125 anos da CCIFB, realizado na BiblioMaison, localizada no prédio oficial do Consulado da França. O evento celebra não apenas a trajetória da instituição, a mais antiga do gênero na Cidade Maravilhosa e a mais antiga Câmara de Comércio bilateral em atuação no Brasil.
Para compor a sua diretoria, Lang convidou Aurelien Maudonnet e Milena Palumpo, para vice-presidência. Compõe ainda a diretoria, Antonio Alberto Gouvêa Vieira, Hervé Le Gavrien, Patrick Sabatier, Gilberto Ururahy, Carlos Roberto Siqueira de Castro, Rodrigo Santiago e Gil Maranhão. Pela primeira vez na história, a CCIFB terá cinco mulheres no Conselho de Administração. Das cinco, duas são negras: Rafaela Bastos e Marcelle Medeiros.
O início das celebrações começou com a iluminação em azul, branco e vermelho de um dos maiores símbolos nacionais e uma das setes maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor.
Ano comemorativo
O ano de 2025 marca diversas outras datas importantes para a instituição. Uma delas é os 25 anos do Prêmio Personalidade França-Brasil que, no ano passado, homenageou a Izabella Teixeira, bióloga e ex-ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.
Ainda dentro das comemorações do ano, a Temporada do Brasil na França e da França no Brasil 2025, que já teve início na Europa, vai promover uma série de projetos voltados para a juventude, com o objetivo de levar adiante essa dinâmica além da temporada.
Com foco em promover a troca de experiências e as melhores oportunidades de negócios para os empresários, a CCIFB celebra também os 10 anos do Conexão Carioca, networking de negócios para parcerias, trocas de ideias e novas oportunidades de negócios.
Lacomunica
Nenhum comentário:
Postar um comentário