segunda-feira, 5 de maio de 2025

STARTUPS DO CUBO ITAÚ FATURAM R$ 10 BILHÕES EM 2024 E IMPULSIONAM A INOVAÇÃO E BEM-ESTAR FINANCEIRO NO BRASIL

As startups integrantes do Cubo Itaú, um dos principais hubs de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, alcançaram um faturamento estimado de R$ 10 bilhões em 2024, segundo aponta o Selo Cubo. O valor representa um crescimento de mais de 40% em relação a 2023, evidenciando o impacto dessas empresas na economia brasileira e o amadurecimento do ecossistema de inovação impulsionado pelo Itaú Unibanco.  Entre os destaques, duas vencedoras na categoria Performance do Selo Dourado do Cubo: Morada.AI e Karhub.

A Morada.AI é uma startup que desenvolveu uma série de soluções baseadas em inteligência artificial para o setor imobiliário. Por meio da Mia, assistente virtual generativa, é feito um atendimento para os usuários que têm a pretensão de negociar imóveis. A Morada.ai conta ainda com o Sales, um co-piloto do corretor, e o Iago, ferramenta de atendimento no pós-venda para incorporadoras. Já foram mais de 1 milhão de pessoas atendidas e mais de 20 milhões de mensagens trocadas, além da startup registrar um crescimento de mais de 600% em 2024.

Já a KarHub, plataforma de eCommerce que está revolucionando o mercado de autopeças no Brasil, entrou no Cubo com planos ambiciosos de expansão. Desde então, conquistou marcos importantes, incluindo a crescimento de 6x do faturamento em 2024 e a consolidação de uma estratégia de go-to-market escalável, com forte presença entre lojistas e oficinas de todo o país.

O levantamento também aponta um aumento de 19,55% no número de profissionais empregados pelas startups do Cubo, totalizando mais de 27 mil colaboradores no último ano. Os números reforçam o papel do hub como plataforma de crescimento sustentável para negócios de base tecnológica que estão, na prática, oferecendo soluções para desafios reais da sociedade – da inclusão financeira à eficiência energética, da saúde digital à gestão pública.

“Esse crescimento mostra como nosso ecossistema evolui ao unir startups, grandes empresas e investidores em torno da inovação. Ver essas conexões se transformando em resultados concretos demonstra que continuamos no caminho certo para transformar a sociedade por meio do empreendedorismo tecnológico", destaca Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Selo Cubo Itaú

O Selo Cubo é um estudo anual realizado pelo hub com startups residentes, e tem como objetivo medir o desempenho do ecossistema de inovação e dar visibilidade à sua evolução. A metodologia contempla indicadores de faturamento, captação de investimentos, geração de empregos e maturidade dos negócios, e envolve uma coleta quantitativa e qualitativa com os fundadores das startups. O selo também reconhece empresas que demonstram alto potencial de crescimento, solidez e relevância para a sociedade. O resultado oferece uma visão clara do impacto econômico e social gerado pelas startups do Cubo, contribuindo para a agenda de inovação do país.

Inovação com propósito

O Cubo Itaú é parte da estratégia mais ampla do Itaú Unibanco para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto positivo. Ao promover um ambiente que favorece a colaboração entre startups e grandes empresas, o Cubo fortalece iniciativas alinhadas à visão do banco de gerar bem-estar financeiro para pessoas e negócios. Iniciativas ligadas à educação financeira, acesso a crédito, inclusão produtiva e digitalização de pequenas e médias empresas têm ganhado protagonismo entre os membros do hub.

O Itaú tem ampliado nos últimos anos seu foco em produtos e serviços que ajudam os brasileiros a fazerem escolhas financeiras mais conscientes e sustentáveis. O apoio contínuo ao Cubo e às startups que crescem dentro de seu ecossistema reforça o papel do banco como um agente de transformação econômica e social.

“A inovação precisa estar conectada às reais necessidades das pessoas. O Cubo é o lugar onde essa conexão acontece todos os dias — com ideias, negócios e tecnologias que, de fato, transformam vidas”, afirma Paulo Costa.

Cubo ItaúInaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é um hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú tem uma sede na Vila Olímpia, em São Paulo, e em Montevidéu, no Uruguai, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 500 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, Cargill, Dexco, MPD, Saint-Gobain, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, International School, TIM, NTT Data Brasil, Fundo Vale, IGA, Visa, Wayra Brasil, RD Saúde, Johnson & Johnson, Vero, Copa Energia, Ambipar, iFood, Jaguar Land Rover, AWS, Microsoft, Oracle e Zallpy. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a Investidores com Antler, BID Lab, HiPartners, Latitud, Norte, SaaSholic, Bewater, Crivo Ventures, Gridx, Indicator, Kamay Ventures, NXTP, Partners for Growth, SP Ventures e Upload com apoio da LAVCA, abvcap e Emerging Venture Capital Fellows, além de parceiros estratégicos, como Instituto Caldeira, FM/Derraik, Abstartups, Innoscience, entre outros. Clique aqui para mais informações

Itaú Unibanco
Weber Shandwick

Nenhum comentário: