A Oficina Consultoria adquiriu a totalidade das cotas da In Press na sociedade que mantinham em conjunto e passa a operar de forma independente, em um movimento estratégico que inaugura uma nova fase para a agência. Entram como sócias da empresa, Liliane Pinheiro, atual CEO da Oficina, e Natália Lima, diretora-executiva.
![]() |
e/d: Liliane Pinheiro, CEO; Patrícia Marins, fundadora; e Natália Lima, novas sócias da Oficina Consultoria. |
Na largada da nova fase, a empresa, que tem sede na capital federal e atuação nacional, aposta em inteligência artificial e na expansão no setor privado, com investimento de R$ 10 milhões. Trata-se da Rede de Reputação e Influência, que conta, até agora, com a participação de 40 agências parceiras espalhadas pelo país, em uma nova lógica para o mercado da comunicação corporativa, baseada na economia da colaboração.
A Rede fortalecerá a inteligência regional e hiperlocal, essencial na construção de reputações sólidas em ambientes descentralizados e de alta complexidade. A expectativa é de crescimento de 20% nas oportunidades de negócios para as empresas da comunidade, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.
A Rede é resultado de uma modelagem conduzida com a Linea Consulting e adota o formato comunidade as a service, com governança horizontal, uso de dados, tecnologia e inteligência coletiva para enfrentar desafios complexos de reputação, influência, estratégia e comunicação.
Entre os integrantes estão agências de PR regionais e organizações como Inteligov, Hexa Brasil, XRBR, Forebrain, Ideia Pesquisa, VTracker, Uau Hub e a Fundação Dom Cabral. O grupo oferece serviços integrados em áreas como gestão de crise, comunicação institucional, pesquisa, eventos, soluções locais e inteligência artificial, com atuação capilarizada.
“Estamos vivendo uma transição histórica. Esse movimento inaugura um novo momento para o setor de comunicação corporativa, mais alinhado com os princípios da nova economia: colaboração, inteligência em rede, flexibilidade e geração de valor mútuo. É uma resposta concreta aos desafios de um mercado em transformação”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.
Alternativa em um mercado em retração
Eleita a melhor agência de comunicação corporativa do Brasil pelo Top Mega Brasil, a Oficina vai trazer para o mercado um ecossistema que integra portfólios, conexões e talentos para oferecer soluções mais robustas aos clientes e impulsionar negócios.
A iniciativa surge em meio à retração do setor. Segundo o anuário da Aberje com o Valor Econômico, os investimentos em comunicação corporativa encolheram 14,8% em 2023. Neste cenário, enquanto fusões e aquisições se consolidaram como principal estratégia de crescimento, a Oficina aposta em outro caminho: uma comunidade de negócios baseada em governança compartilhada, complementaridade de expertises e capital relacional coletivo.
“Esse modelo já é consolidado em setores como tecnologia e startups. A inovação está em adaptá-lo à comunicação. É um formato testado, que gera eficiência e amplia resultados”, reforça Patrícia Marins.
![]() |
Representantes de parte das 40 empresas que fazem parte da Rede de Reputação e Influência, liderada pela Oficina Consultoria |
Sem exclusividade, sem custos e com autonomia total, os participantes mantêm suas identidades jurídicas e operacionais. Além de atuarem juntos em projetos com divisão de receitas, têm acesso a mentorias, treinamentos, ferramentas de inteligência e canais de mercado.
Ações concretas e presença estratégica
Entre os primeiros projetos da Rede estão as agendas integradas para eventos como o Festival Curicaca — que acontece em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital — e iniciativas voltadas para a COP30. Os membros também terão acesso ao Órbita, plataforma de gestão de stakeholders desenvolvida pela Oficina.
A estrutura da comunidade conta com um Steering Committee e subcomitês temáticos como Admissão e Parcerias, Ética e Compliance e Desenvolvimento e Crescimento, que garantem agilidade nas decisões e consistência institucional. O uso do selo da Rede está condicionado à participação ativa e ao alinhamento com seus princípios.
“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Foi com esse olhar que estruturamos a Rede: uma plataforma viva de colaboração e inovação aplicada”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina Consultoria.
Comunicado conjunto das empresas
Oficina Consultoria e In Press anunciam que a partir de 23 de junho de 2025 passaram a operar de forma independente. A Oficina comprou integralmente as cotas detidas pela In Press Assessoria de Comunicação na Oficina Consultoria.
A operação inaugura uma nova fase para as empresas e reflete o amadurecimento dos negócios e os interesses estratégicos das duas partes. Ambas seguem atuando com respeito mútuo, certos de que valeram o aprendizado e os resultados gerados ao longo dos 14 anos da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário