terça-feira, 12 de agosto de 2025

"MOVIMENTO BSTORY - A EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA"

O Grupo Empresarial de Comunicação – Gecom, integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil, uniu-se aos irmãos comunicadores Paulo José Marinho (ex-Itaú) e Daniel Marinho (ex-Grupo CCR) para lançarem um movimento integralmente focado na geração 50+ e em longevidade, o Movimento bstory.

"O Movimento bstory nasce com a proposta de catalisar, repercutir e dar ampla visibilidade às múltiplas iniciativas em curso no País, cujas contribuições já são uma realidade social, e de também incentivar e fomentar novas ações que possam amplificar e disseminar de forma ainda mais intensa a luta antietarista na sociedade brasileira", afirma Eduardo Ribeiro, sócio do Gecom e do bstory.

O envelhecimento da população é fato. Segundo o IBGE, as pessoas acima dos 50 anos representam, atualmente, mais de 25% da população e 22% da força de trabalho no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 2 bilhões de pessoas terão 60 anos até 2050, no mundo. E o Brasil estará em quinto colocado no ranking da população mais idosa do mundo, até 2030.

"Queremos unir todas e todos em prol do bom combate ao preconceito do etarismo. Essa rede será ancorada em premiações, produção e disseminação de conteúdos, ofertas de mentorias, além de eventos estratégicos, como congressos, seminários, fóruns, workshops etc. E o nosso objetivo é também o de conectar o Brasil com outros mercados, fortalecendo internacionalmente a reputação do País nas discussões e trocas sobre o tema", complementa Paulo José Marinho, jornalista e um dos sócios no bstory.

Paulo José Marinho

Um prêmio inédito como ponto de partida

O ponto de partida do Movimento bstory é a criação do Prêmio bstory - A experiência que transforma, que mobilizará os múltiplos segmentos profissionais do País na jornada antietarismo. A premiação irá valorizar, dar visibilidade e reconhecer trajetórias bem-sucedidas que homens e mulheres aportam à causa, nas múltiplas atividades a que têm se dedicado ao longo de suas carreiras. E, paralelamente, o fará também em relação às iniciativas corporativas e sociais que façam a diferença nesse campo. Contará com 15 categorias, 12 delas contemplando perto de 40 setores da atividade econômica e inteiramente focadas nos Profissionais; e três dedicadas às iniciativas organizacionais, abrangendo os macros setores Indústria, Comércio e Serviço.

A premiação tem o Conselho Maestro, um seleto grupo de líderes, experts e profissionais, para "reger" o Prêmio bstory. Clique aqui e confira a lista de de integrantes do Conselho Maestro (https://www.bstory.com.br/os-conselheiros?page=4). Esse Conselho, estratégico para a premiação e os propósitos do Movimento bstory, será integrado por executivos que lideram as áreas de reputação e comunicação corporativas de empresas e instituições dos mais diversos setores econômicos, por uma razão simples e pragmática: a transversalidade de atuação deles nas organizações a que estão vinculados.

O Conselho Maestro, que poderá ser integrado por até 150 executivos, terá uma segunda atribuição no Prêmio bstory – A experiência que transforma. Seus membros também vão integrar, nas respetivas especialidades, os Conselhos Orquestrais, aos quais caberão julgar as 15 categoriais da premiação. Serão, portanto, 15 Conselhos Orquestrais, cada um com média de dez integrantes, aos quais caberão escolher, após duas rodadas de votação, os premiados com as medalhas de ouro (1º colocado), prata (2º colocado) e bronze (3º colocado).

Todos os demais finalistas, que não ficarem nas três primeiras colocações, receberão certificados de participação e reconhecimento. A solenidade de premiação está marcada para 2 de fevereiro de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Clique aqui para mais informações sobre o movimento e a premiação (www.bstory.com.br).

O simbolismo e a sonoridade da palavra bstory

Em um mundo onde palavras e imagens moldam destinos, a marca bstory surge com uma visão singular: dar vida aos legados de pessoas e mostrar o poder de transformação dessas experiências. A concepção da ideia e desenvolvimento da marca coube a Vitor Patoh, sócio executivo da Yemni – Branding, Design & Comm. A escolha da palavra "story" remete às histórias de vida, experiências, da própria existência. Enquanto o "b", representação fonética do verbo inglês "to be", dá movimento, ação e capacidade de realização às narrativas.

> Clique aqui e confira a live de lançamento no Youtube

Contatos
Paulo José Marinho
paulo.marinho@bstory.com.br
Edu Ribeiro
eduardo.ribeiro@bstory.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

MAIOR SALSICHA DO BRASIL ESTREIA NA SÃO PAULO OKTOBERFEST

Com 30 centímetros de comprimento e receita inspirada nas tradições culinárias germânicas, a SPOF Wurst será apresentada oficialmente durante a 8ª edição da São Paulo Oktoberfest, que acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos. O novo produto é fruto da parceria entre a promotora do festival, WGroup, e a tradicional indústria paulista Berna, referência nacional na produção de embutidos premium.

João R. Häfeli, diretor e representante da terceira geração da Berna, e a SPOF Wurst -  a maior salsicha do Brasil

A novidade inaugura uma nova fase do evento, que passa a investir em produtos próprios licenciados, com identidade original, foco na experiência do consumidor e potencial de distribuição nacional. A salsicha será vendida com exclusividade dentro do festival neste primeiro momento e, a partir de 2026, deverá chegar a empórios, mercados selecionados e franquias sob a marca SPOF.

“A SPOF Wurst é a materialização de um conceito que une cultura, sabor e experiência autêntica”, afirma Walter Cavalheiro Filho, presidente da WGroup e idealizador da São Paulo Oktoberfest. “Assim como fizemos com a SPOF Bier, queremos que cada item assinado pela marca desperte emoções, crie memórias e reflita a essência da nossa Oktoberfest: celebrar a vida com excelência e identidade brasileira.”

A SPOF Wurst se junta à SPOF Bier, cerveja oficial do evento lançada em julho deste ano com a criação do estilo inédito São Paulo Festbier — uma releitura tropical da tradicional cerveja alemã, desenvolvida pela mestre-cervejeira Kátia Zanatta. Ambas integram a estratégia da WGroup de ampliar sua atuação para além da promoção de eventos, agregando produtos com forte apelo sensorial e alinhamento com o conceito cultural da Oktoberfest.

Produzida com exclusividade pela Berna, a SPOF Wurst tem formato proprietário e design protegido. É feita com ingredientes nobres, sem corantes artificiais ou aditivos de soja, e passa por processos de defumação natural com equipamentos importados. A receita foi desenvolvida especialmente para o festival, com inspiração nas tradições germânicas.

“Receber o convite da WGroup para desenvolver a maior salsicha do Brasil foi, para nós, uma oportunidade e também um desafio técnico que abraçamos com entusiasmo”, afirma João R. Häfeli, diretor e representante da terceira geração da Berna. “A SPOF Wurst carrega o DNA da nossa marca: rigor suíço, ingredientes nobres e respeito às tradições. Mais do que um embutido, entregamos um produto icônico, criado especialmente para um dos maiores festivais do país.”

Com sede em Louveira (SP), a Berna foi fundada em 1964 por descendentes suíços e tornou-se reconhecida nacionalmente pela produção de salsichas, linguiças e defumados com padrão europeu. A empresa alia processos industriais modernos a rigorosos padrões de qualidade, mantendo o foco em autenticidade e tradição.

Com o lançamento da SPOF Wurst, a WGroup fortalece sua proposta de criar ativos estratégicos de marca que combinam cultura, consumo e identidade. Além da presença no festival, os produtos SPOF deverão integrar o plano de expansão da empresa, com licenciamento para franquias e canais de distribuição no varejo.

“A ideia é ir além da cenografia e da programação cultural. Queremos oferecer ao público produtos que tenham valor real, conexão afetiva e potencial comercial, construindo uma São Paulo Oktoberfest com sabor, memória e pertencimento”, conclui Cavalheiro.

A São Paulo Oktoberfest 2025 também será palco do 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, promovido pela WGroup em parceria com a Abracerva. O evento vai proporcionar ao público a melhor experiência cervejeira já provada em todas as edições do festival, reunindo dezenas de rótulos artesanais de alta qualidade, espaços gastronômicos dedicados à culinária alemã e mais de 80 opções de alimentação.

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br)

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa

FERRING ANUNCIA LEONARDO JORGE COMO NOVO GENERAL MANAGER NO BRASIL

Executivo assume a operação no país com o objetivo de ampliar a presença da companhia em fertilidade e saúde da mulher, entre outras áreas terapêuticas

Leonardo Jorge

A Ferring Pharmaceuticals anuncia Leonardo Jorge como novo General Manager (GM) no Brasil, com início efetivo em 11 de agosto de 2025. O executivo passa a integrar o time global da companhia e se reportará diretamente a Jan Peutzfeldt, SVP Head da Região Intercontinental e General Manager IPC.

Leonardo é brasileiro e retorna ao país após uma sólida trajetória internacional. Nos últimos dois anos, esteve à frente da Johnson & Johnson como Diretor Comercial e Diretor Geral Interino para América Central e Caribe, liderando operações em 26 países.

Ingressou na J&J em 2022, como Diretor da Unidade de Negócios de Imunologia no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, o executivo acumula passagens de destaque por empresas como Cristália, Shire Biotechnology, Takeda, Reckitt Benckiser e Bayer Healthcare, atuando em áreas como marketing, vendas e operações.

“Estou muito entusiasmado por essa nova fase, que pretendo conduzir com escuta ativa, planejamento estratégico e foco em resultados sustentáveis. Admiro a Ferring por seus valores, resultados, compromisso com a inovação e com o paciente”, afirma Leonardo.

Formado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado em Marketing pelo Insper, Leonardo se destaca por sua capacidade de liderar equipes de alta performance, construir estratégias de transformação e entregar resultados consistentes.

Na Ferring, será responsável pela estrutura de Marketing & Sales e pelas operações no Brasil, incluindo Especialidades, RMMH, Comercial, Recursos Humanos e Finanças.

A contratação representa uma aposta estratégica da Ferring na liderança local e na valorização de talentos com visão global e profundo conhecimento do mercado nacional. Leonardo assume o cargo de Rafael Suarez, que decidiu retornar ao México, país natal, após 13 anos na Ferring, sendo os últimos 4 anos e meio como líder da equipe brasileira.

A Ferring é um grupo biofarmacêutico especializado, líder em medicina reprodutiva e saúde materna, gastroenterologia e urologia. Desde 1950, a companhia tem como compromisso ajudar pessoas a construir famílias e a terem uma vida melhor, por meio de soluções inovadoras e desenvolvimento de novas terapias. Com aproximadamente 6.500 funcionários em 56 países, além da distribuição em 110 países, a empresa global trabalha arduamente para fornecer soluções de saúde personalizadas, integrando produtos farmacêuticos com diagnósticos, dados, dispositivos, educação e serviços de suporte para otimizar os resultados de saúde, sempre orientada pela ciência e confiança no poder da pesquisa. Com seu comprometimento na causa humana, a Ferring conta com uma responsabilidade social ampla, que conduz os negócios de forma a maximizar os impactos positivos nas comunidades em que atua. Conduz iniciativas que podem fazer a diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas, hoje e amanhã, por meio de parcerias e compartilhamento de conhecimento, como a colaboração com organizações no combate à mortalidade materna. Clique aqui e visite o site

Ferring
ConteúdoInk

LEILANE CORREIA ASSUME NEGÓCIO DE SOLUÇÕES PARA COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES DA BASF

Leilane Correia

O negócio de Soluções para Combustíveis e Lubrificantes da BASF tem nova gerente sênior na América do Sul, Leilane Correia. A executiva assume também a liderança regional de Químicos de Performance, divisão que inclui as unidades de negócios de Mineração, Aditivos para Plásticos, Catalisadores Industriais e Soluções para Petróleo.

Leilane iniciou sua carreira na BASF como trainee de vendas para a área de tintas automotivas em 2017, progredindo a Coordenadora de Negócios. Em rápida e consistente ascensão, se tornou consultora de estratégia para a indústria automotiva em 2020, conectando os vários negócios da companhia que atuam no setor e trabalhando em estreita cooperação com os clientes.

Nos últimos três anos, Leilane atuou como gerente de negócios digitais na área de Go To Market para América do Sul, responsável pelas estratégias de marketing digital, e-commerce e distribuição para todas as áreas da BASF por meio do portal shop@BASF, consolidando a presença digital da empresa na região.

"É com muita satisfação que retorno para o universo da mobilidade, pronta para construir pontes entre a inovação e as demandas reais do mercado, especialmente em um setor tão dinâmico como o automotivo", diz Leilane. “Queremos viabilizar a transformação verde de nossos clientes e ser um parceiro confiável que acelera a jornada para um futuro mais sustentável”.

BASF
Máquina

NOVA LINHA M8V DE CNC DA MITSUBISHI ELECTRIC LEVA TECNOLOGIA INOVADORA PARA MÁQUINAS FERRAMENTA

Integração com Internet das Coisas, simulação 3D e drives regenerativos são alguns dos recursos oferecidos para máxima eficiência e sustentabilidade

A nova família M8V de comando numérico computadorizado (CNC) da Mitsubishi Electric Brasil, uma das líderes globais em tecnologia, automação industrial e soluções inovadoras para diversos segmentos, combina recursos avançados de software, conectividade nativa e compromisso com sustentabilidade, oferecendo soluções sob medida para empresas que buscam otimizar produtividade e reduzir custos operacionais, além de elevar os padrões de precisão, acabamento e eficiência.

Pensada para atender desde máquinas simples até centros de torneamento e usinagem de alta complexidade, a linha incorpora algoritmos de interpolação aprimorados e funções inteligentes que melhoram o desempenho da máquina ferramenta.

“Ao especificar um CNC, é essencial considerar a cinemática e a dinâmica da máquina, além da complexidade geométrica da peça”, explica Eduardo Miller, Especialista em Engenharia de Aplicação da Mitsubishi Electric Brasil. “Nossa plataforma alia versatilidade e robustez, garantindo resultados consistentes em qualquer cenário de usinagem.”

Entre os diferenciais da M8V, destacam-se quatro pilares tecnológicos:

  • Projetos em máquinas-ferramenta: incremento no número de eixos, criação simplificada de PLC e comunicação wireless integrada;
  • Manufatura inteligente: integração nativa com robôs Mitsubishi e dispositivos IoT (Internet das Coisas), além de interface multitoque e simulação gráfica 3D para programação intuitiva;
  • Usinagem de alta performance: ciclos de QR Code, usinagem de alta velocidade para moldes e matrizes, interpolação spline 2 e controle de carga de ferramenta em oito condições para acabamento superior;
  • Eficiência operacional: sobreposição de blocos, Thread Cutting Time Constant e Vibration Cutting Control, reduzindo tempos de ciclo sem comprometer a exatidão.

O compromisso com práticas ambientais também está presente na linha M8V: o sistema de gestão energética monitora e coleta dados de consumo, enquanto fontes ativas com tecnologias PWM em drives regenera energia, reduzindo até 17% no gasto elétrico.

“Adotamos soluções ESG que contribuem para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Miller. “Além de aprimorar a performance, promovemos economia e responsabilidade socioambiental.” Com estrutura de laboratório e assistência técnica local, a companhia assegura suporte ágil e peças de reposição genuínas. A combinação de expertise global e equipe treinada no Japão fortalece sua posição como parceira estratégica na transformação digital da indústria metalomecânica.

Mitsubishi Electric Brasil
Race Comunicação

sábado, 9 de agosto de 2025

RANDONCORP REGISTRA R$ 3,3 BILHÕES DE RECEITA LÍQUIDA CONSOLIDADA NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025

Avanço é fruto, especialmente, da expansão no mercado de reposição internacional, apesar da queda relevante de vendas de produtos para o setor do agronegócio no mercado brasileiro.

A Randoncorp fechou o segundo trimestre de 2025 com crescimento na receita líquida consolidada, alcançando R$ 3,3 bilhões. O valor representa um aumento de 10,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse avanço é fruto, especialmente, da expansão no mercado de reposição internacional, apesar da queda relevante de vendas de produtos para o setor do agronegócio no mercado doméstico.

As receitas internacionais, que somam os valores registrados nas operações em outros países com as exportações de produtos a partir do Brasil, cresceram cerca de 77,2% com relação ao mesmo trimestre de 2024, totalizando US$ 197,7 milhões. O avanço foi suportado, principalmente, pelas aquisições de empresas no exterior – como Dacomsa, no México; EBS, no Reino Unido; e AXN, nos Estados Unidos – e pela maior entrega de semirreboques nos Estados Unidos e na Argentina.

A elevada taxa de juros no Brasil, aliada a um contexto de incertezas nos âmbitos político e econômico, mantiveram o cenário complexo no trimestre, o que acarretou a necessidade de adequações importantes realizadas pela companhia, impactando a rentabilidade do período. O EBITDA da empresa foi de R$ 364,4 milhões no trimestre, com margem EBITDA de 11%.

“Momentos desafiadores como o atual exigem medidas que mantenham a estrutura dos negócios adequada aos níveis da demanda do mercado, com ações que fortaleçam a companhia para um contexto de retomada. Seguimos focados na resiliência dos nossos negócios para manter a trajetória de crescimento sustentável que buscamos”, salienta o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.

No primeiro semestre de 2025, a companhia já acumula uma receita líquida consolidada de R$ 6,5 bilhões, uma alta de 17,5% na comparação com o mesmo período de 2024.

Juntamente com os resultados divulgados nesta quinta-feira, a Randoncorp comunicou ao mercado um novo Guidance, que reflete o cenário de maior complexidade nos mercados de atuação no segundo semestre de 2025, projetando receita líquida consolidada entre R$ 12 bilhões e R$ 13,5 bilhões, receitas no mercado externo entre US$ 800 milhões e US$ 850 milhões, margem EBITDA entre 12% e 14% e investimentos na faixa entre R$ 400 milhões e R$ 460 milhões.

Principais números

> Os dados completos podem ser acessados no portal de Relações com Investidores da Randoncorp

Randoncorp
ANK Reputation

ALTAIR E VIRTUALCAE PROMOVEM EVENTO INÉDITO NO PARQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Workshop destaca o Futuro do desenvolvimento Aeroespacial com as novas fronteiras do CFD - Dinâmica dos Fluídos Computacional

A Altair, líder global em inteligência computacional, e a VirtualCAE, promoverão, no próximo dia 26 de agosto, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos (SP), o Workshop CFD do Futuro: Acelerando Desenvolvimentos com Simulação Avançada de Dinâmica dos Fluídos Computacional. O evento presencial apresentará as novas possibilidades em Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) com foco em aerodinâmica externa, e reunirá profissionais da indústria, especialistas da Altair, parceiros e universidades para compartilhar experiências e inovações sobre como acelerar o desenvolvimento de projetos através da simulação avançada.

"O setor aeroespacial está em constante transformação, e a Altair e a VirtualCAE têm desenvolvido soluções específicas e adequadas às companhias que atuam no Brasil, como o Altair FlightStream, tecnologia inovadora que simplifica e acelera análises aerodinâmicas", explica Felipe Mazzer, Chairperson do evento e gerente de Relacionamento Aeroespacial e Defesa da Altair. "Participar desse encontro será uma oportunidade única para profissionais da indústria aeroespacial, defesa, e de diversas outras áreas da engenharia que desejam se atualizar com as tecnologias mais avançadas em CFD e otimização de projetos com baixíssimo custo computacional", enfatiza.

Entre os principais palestrantes do workshop estão o Dr. Vivek Ahuja, diretor de Produtos FlightStream da Altair, Geovana Neves, engenheira de Aerodinâmica e Dinâmica de Voo, ITA / Embraer, Rodrigo Fazioli Gastaldo, coordenador de Engenharia CAE (Aplicações de CFD) da VirtualCAE, e Felipe Araújo Bortolete, engenheiro de CFD da AeroRiver. Serão apresentados casos reais e soluções, com a Altair FlightStream, que aceleram análises aerodinâmicas com precisão e eficiência.

Felipe Bortolete, diretor da AeroRiver, líder no Brasil em inovação com o desenvolvimento do primeiro veículo de efeito solo do País, apresentará as soluções de engenharia avançadas aplicadas nesse projeto pioneiro, especialmente em simulações aerodinâmicas para geometrias complexas, e como a utilização da tecnologia FlightStream garantiu resultados confiáveis em tempo recorde, impulsionando o seu avanço.

Para saber mais sobre o Workshop CFD do Futuro: Acelerando Desenvolvimentos com Simulação Avançada de Dinâmica dos Fluídos Computacional, clique no link: Workshop Futuro do CFD.

A Altair é uma líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair faz parte da Siemens Digital Industries Software. Para saber mais, acesse www.altair.com ou sw.siemens.com

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

UM PEQUENO TEXTO PARA UM GRANDE DESRESPEITO. Por chicolelis*

Andando de carro por São Paulo, os motoristas sofrem muito com as condições dos pisos das ruas, avenidas e rodovias. Buracos novos e antigos os desafiam diariamente, muitas vezes causando acidentes, às vezes fatais. Mesmo com todos os esforços das autoridades, que vivem prometendo dar melhores condições de trafegabilidade às vias, isso nunca acontece. Então, os pneus furam os amortecedores e molas têm uma vida útil menor. E de nada adianta reclamar, a não ser fazer os reparos necessários para voltar a circular com o veículo, vítima dos buracos da cidade. E não se trata só de São Paulo, mas, também, da maioria dos grandes, pequenos e médios municípios desta terra descoberta por Cabral.

Entretanto, não apenas as vias públicas causam problemas para quem necessita usá-las. Também as calçadas são um verdadeiro drama para pedestres e, principalmente, cadeirantes. Uma amiga querida, Sonia Lyon, moradora na Inglaterra desde 2002, tem medo de vir ao Brasil, visitar a família, não pela grande violência urbanas  mas, especialmente, pelas condições das nossas calçadas.

Vítima de um AVC, há oito anos, que a impede de movimentar seus membros esquerdos e prejudica a visão naquele lado, Sônia depende de uma cadeira de rodas, elétrica para se movimentar. E isso seria praticamente impossível de conseguir em São Paulo. Em compensação, na cidade onde mora, Surrey, muito próxima à capital, Londres, ela não precisa enfrentar obstáculos para andar pelas calçadas próximas ao condomínio onde reside. Às vezes, um desavisado deixa o carro sobre a calçada. Mas é algo muito raro. E não apenas as calçadas não apresentam dificuldades para os cadeirantes. As rampas de acesso são encontradas em vários pontos, sempre bem cuidadas.

Sonia Lyon

Sonia saiu do ABC, onde morava com a família, para aprimorar o idioma que já dominava, o Inglês, e também dar aulas por lá, da língua de Shakespeare.

Ensinou em uma escola de refugiados e exilados políticos em Brixton, com alunos de várias nacionalidades, desde africanos até iranianos e iraquianos. Lecionou também em uma escola só para mulheres, em sua maioria analfabetas. Com o tempo, acabou dando aulas no Croydon College, situado na Grande Londres, como no seu Grande ABC. Conta ela que "tinha que trabalhar muito, porque professor é mal pago em qualquer lugar”. Foi quando teve o AVC e parou de lecionar.

Agora, ela queria vir ao Brasil, visitar parentes e amigos. Mas, duas coisas a impedem: o desconforto de uma viagem de avião e, como foi salientado antes, medo das calçadas brasileiras. Sônia lembra que um dos perigos, quer seja na Inglaterra ou aqui, é a presença de carros elétricos nas ruas: - Eles não fazem barulho e muitas vezes somos surpreendidos com a presença deles.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

A CASA DA MÃE JOANA E OS TRÊS PORQUINHOS. Por Marli Gonçalves*

Parece até brincadeira, mas a famosa Casa da Mãe Joana já há algum tempo instalada no país está sofrendo inúmeras e seguidas tentativas de arrombamento. Lembra a história dos Três Porquinhos na luta contra o Lobo Mau, mas tem muito mais seres estranhos, estranhíssimos, participando dessa fábula da vida real.

É tanta taxação, lacração, negação, ocupação, confusão, paralisação, “problematização” (urghhh!) que até fica difícil não só acalmar os nervos, como manter um certo bom humor. Todo dia uma novidade, tipo uns seres com esparadrapo na boca e um coitado de um bebê mamando que acabaram mesmo chegando à primeira página dos jornais e ainda pensam que estão abafando, tumultuando. O que querem? A pauta mistura o alho e o bugalho, a justiça e a injustiça que acreditam está sendo cometida contra aqueles lobos maus que tentaram botar abaixo inclusive a Casa de onde protestam agora, e defender aquele a quem chamam líder. Tanto horror que a gente - olha só que terrível - sente até uma certa saudade dos antigos malufistas, janistas, etc. para vocês verem o quão brava está a situação. Ou melhor, a oposição atual, inclusive com uns incrustrados no governo.

O Lobo Mau daqui se junta ao Lobo Mau lá daquele país, o agente laranja, irascível, insano, que faz cara feia e sopra mais forte com taxas e ameaças quando não é atendido em seus desejos, e que vem semeando a discórdia até lá no terreno dele, além de em boa parte do planeta. Parece mesmo pretender subjugar o mundo inteiro às suas patas e ordens. Anda cantando de galo por aqui, na Casa da Mãe Joana, especialmente mandando um tarifaço absurdo em cima dos produtos que exportamos para lá, muitos dos quais os americanos logo logo sentirão falta ou ardor nos bolsos - e dinheiro, vocês sabem, move o mundo, faz mexer traseiros.

Claro que lembram da base da história dos Três Porquinhos, Prático, Heitor e Cícero (parece que lá em Minas Gerais chamam Palhaço, Palito e Pedrito, mas eu nunca tinha ouvido essa história, e que nenhum palmeirense ache que se trata de futebol essa fábula). Pois bem, a uma certa altura da vida eles resolvem sair de casa e vão construir as suas casinhas. O preguiçoso Cícero, mais novo, usa palha; o outro, Heitor, até usa madeira, mas não usa pregos. O mais velho, o Prático, esperto que só, constrói uma casa sólida, com tijolos.  O Lobo vem catá-los. Derruba as duas primeiras casas com sopro violento. Os desabrigados correm para a casa mais segura, o Lobo tenta invadir pela chaminé e acaba se queimando e fugindo, segundo uns; frito e comido, segundo outros. Moral da História: tem de ser previdente, se preparar para desafios; perseverante, não desistir; inteligente, para encontrar soluções; e especialmente, unidos: só assim podemos nos proteger uns aos outros.

Agora é só juntar tudo para pensar direito e ver como estamos vivendo ainda numa atrapalhada e desorientada Casa da Mãe Joana, onde ninguém sabe exatamente o que fazer para manter nossa soberania, atacada com tentativas de sopros e golpes, e como poderemos nos livrar e vez do Lobo Mau de lá e o daqui, e  da alcateia que acabou se criando ao redor, soprando ventos envenenados. E atrás, ainda, de trocar nossas florestas e riquezas, os nossos chapeuzinhos vermelhos, por horrorosos bonés amarelos.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

SANTOS BRASIL MOVIMENTA 135 MIL CONTÊINERES NO TECON SANTOS EM JULHO E BATE NOVO RECORDE HISTÓRICO

Número supera movimentação de 129 mil unidades conquistada em junho; resultados refletem investimentos contínuos da Companhia no Porto de Santos

A Santos Brasil registrou em julho mais um marco histórico: 135 mil contêineres movimentados no Tecon Santos, o maior volume já alcançado em um único mês por um terminal de contêineres em toda a América do Sul. O número supera o recorde anterior, de junho, quando o terminal localizado no Porto de Santos operou 129.282 mil unidades. Também no mês passado, o Tecon realizou a maior operação portuária da história no País em uma única escala de navio, com 7.996 movimentos.

As sucessivas quebras de recorde corroboram os investimentos contínuos da Companhia na modernização e expansão do Tecon Santos — maior terminal de contêineres da América do Sul e um dos mais eficientes da América Latina. Entre 2019 e 2031, a empresa destinará cerca de R$ 2,6 bilhões ao Tecon Santos, dos quais R$ 1,6 bilhão já investido até maio de 2025. Dentre os investimentos de destaque estão o aprofundamento do cais e sua ampliação em 220 metros, totalizando 1.510 metros e tornando o terminal o único da América do Sul capaz de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366 metros, além de um navio no TEV (Terminal de Veículos), que tem 310 metros de cais.

Atualmente, o foco dos investimentos está na ampliação do pátio, que já elevou a capacidade de 2,4 milhões para 2,7 milhões de TEUs/ano com a demolição de um prédio administrativo em 2024, entre outras medidas. Até o fim deste ano, a demolição de um segundo prédio permitirá ao terminal alcançar 3 milhões de TEUs/ano em 2026. TEU é a unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés.

Nos próximos seis anos, a Companhia seguirá investindo em equipamentos, otimização de fluxos operacionais, sistemas, descarbonização e tecnologia. No início de 2026, o terminal receberá oito novos RTGs (guindastes de pátio) elétricos e dois portêineres (guindastes de cais) de operação remota, ampliando a inovação iniciada, pioneiramente no País, com os oito RTGs elétricos já em operação. Até 2031, os 39 RTGs movidos a diesel serão substituídos por modelos elétricos, evitando a emissão de 713 toneladas de CO2 por mês e resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal.

Para Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, os resultados refletem os investimentos em infraestrutura, processos e pessoas. "Temos uma equipe diferenciada, comprometida e um terminal de ponta. Tudo para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço, que é marca da Santos Brasil", diz.

No primeiro semestre de 2025, o Tecon Santos movimentou 1.223.426 de TEUs, alta de 12,7% sobre o mesmo período de 2024 e desempenho acima do próprio Porto de Santos, que somou 2,8 milhões de TEUs no semestre (+7,8% comparado com os primeiros seis meses do ano anterior). Já o market share do terminal no porto santista neste semestre foi de 43%, contra 41% no mesmo período de 2024.

Santos Brasil
Rep Consulting

FRASLE MOBILITY REGISTRA RECEITA LÍQUIDA CONSOLIDADA INÉDITA DE R$ 1,4 BILHÃO NO SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO

Resultado é 38,8% acima do que o alcançado no mesmo período de 2024

Foto: Alex_Battistel / Divulgação Frasle Mobility

A Frasle Mobility fechou o segundo trimestre de 2025 com novo registro de recorde na receita líquida consolidada. A companhia alcançou R$ 1,4 bilhão, conforme dados divulgados ao mercado nesta quarta-feira, 06 de agosto. O resultado é 38,8% acima do que o acumulado no mesmo período do ano anterior. O EBITDA ajustado atingiu R$ 238,4 milhões, alta de 112,4% na comparação com segundo trimestre de 2024, enquanto a Margem EBITDA ajustada registrada ficou em 17,5%, cerca de 0,9 ponto percentual acima do mesmo período do ano passado.

Os números deste período são frutos das estratégias comerciais adotadas em diferentes geografias, que mantiveram as vendas em patamares importantes para enfrentar o cenário desafiador, especialmente nas Américas. A aquisição da Dacomsa, concluída em janeiro, também colabora amplamente para estes resultados.

“O ano está se apresentando com diferentes desafios de mercado, com dinâmica mais dura no Brasil em razão da alta taxa de juros, e instabilidade na produção de veículos nos Estados Unidos, com consequente desaceleração de volumes em algumas geografias. Temos compensado esses efeitos com uma estratégia comercial robusta nesses países e nas Américas como um todo, além de observar e avançar em outros mercados da Europa e da Ásia. Isso mostra a resiliência da nossa estratégia, que mesmo em um cenário adverso, é voltada para a geração de valor”, destaca o diretor executivo de Negócios, M&A e Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza.

No primeiro semestre de 2025, a Frasle Mobility soma uma receita líquida consolidada de R$ 2,7 bilhões, 47,8% maior que a registrada no ano passado. Mais de 54% desse total, cerca de R$ 1,5 bilhão, vem de receitas no mercado externo. “Seguimos, com firmeza, acreditando nas nossas ações para a construção de uma jornada de crescimento sustentável da empresa, com consistência e agilidade para ajustar a estratégia conforme os desafios se apresentam, sem perder de vista os objetivos que traçamos para os negócios”, complementa o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

Principais números

Frasle Mobility

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição automotivo e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 12 plantas industriais, nove centros de distribuição, sete escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e equipes capacitadas para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 43 mil referências em soluções em autopeças.

Desde 1996, a Frasle Mobility é controlada pela Randoncorp, mantendo de forma conjunta empresas de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon (CTR) e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon.

Frasle Mobility
ANK Reputation

GEBRÜDER WEISS APOIA TENTATIVA DE RECORDE MUNDIAL: ATRAVESSANDO O ATLÂNTICO EM UMA PRANCHA DE STAND-UP PADDLE.

O atleta e defensor do clima Michael Walther planeja remar da Europa até a América do Sul em uma prancha de SUP para conscientizar sobre a preservação dos oceanos. A empresa de logística Gebrüder Weiss apoia o desafio como sua parceira logística oficial

Num evento de imprensa em Hamburgo, Michael Walther remou pelo Außenalster na frente de vários representantes da mídia. Foto: Valentin Böckler/Gebrüder Weiss

No final de setembro, Michael Walther, entusiasta de esportes aquáticos e ativista ambiental de Kiel, embarcará em uma missão extraordinária: tornar-se o primeiro europeu a cruzar o Oceano Atlântico sozinho e sem apoio em uma prancha de stand-up paddle (SUP). Embora esteja sozinho na água, ele não estará sozinho em terra - a empresa de logística Gebrüder Weiss apoia a jornada como parceira logística oficial do projeto.

Os especialistas em logística da filial de Hamburgo da Gebrüder Weiss estão gerenciando as complexas necessidades de transporte desta prancha de SUP personalizada. A prancha viajará primeiro por terra de Kiel até Lagos, em Portugal, onde começará a travessia do Atlântico de Walther. De lá, ele passará pelas Ilhas Canárias e Cabo Verde antes de chegar ao seu destino final na Guiana Francesa. Assim que atracar no porto de Caiena, a Gebrüder Weiss enviará a prancha de volta a Kiel por frete marítimo , utilizando um processo certificado como neutro para o clima, possibilitado pela inserção verificada na cadeia logística.

“Michael Walther está chamando a atenção para a conservação marinha por meio de uma forma não convencional de mobilidade – e estamos orgulhosos de apoiar esta missão como seu parceiro logístico”, diz Robert Stahlschmidt, gerente nacional de aviação e transporte marítimo da Alemanha na Gebrüder Weiss.

A Gebrüder Weiss apoia a missão atlântica de Michael Walther como parceira logística oficial. Da esquerda para a direita: Vanessa Hafner, Líder da Equipe de Comunicações Digitais;  Martti Leitert, Diretor de Marketing da Air & Sea Germany;  Robert Stahlschmidt, Diretor da Air & Sea Germany; e Michael Walther. Foto: Valentin Böckler / Gebrüder Weiss

Coletando dados científicos para o Instituto Alfred Wegener

Walther prevê que a travessia leve cerca de três meses. Ele optou deliberadamente por não utilizar um navio de apoio nem receber qualquer assistência externa. Durante a viagem, ele utilizará um hidrofone para gravar os sons da vida marinha. Essas gravações de áudio serão compartilhadas com o Instituto Alfred Wegener, uma das principais instituições de pesquisa marinha da Alemanha, para apoiar os estudos em andamento sobre o impacto climático nos ecossistemas oceânicos.

Esta não é a primeira iniciativa ousada de Walther em prol da ação climática. Desde 2008, ele realiza expedições de alto nível para conscientizar sobre questões climáticas e ambientais. Projetos anteriores incluem remar pela Alemanha por um rio e viajar pela Islândia para documentar o degelo.

GWcycles: Um compromisso compartilhado com a limpeza dos oceanos

A Gebrüder Weiss também está ativamente engajada em outra iniciativa para proteger os oceanos do mundo. Por meio da campanha global de ciclismo GWcycles – Cycling for the Seas (Ciclismo pelos Mares) , a empresa convida participantes do mundo todo a registrarem suas milhas de bicicleta em apoio à saúde dos oceanos. Para cada 100.000 quilômetros pedalados, a Gebrüder Weiss financia a remoção de uma tonelada métrica de plástico dos oceanos. Desde o lançamento da campanha, em abril de 2025, seis toneladas de lixo marinho já foram coletadas. Walther é um apoiador dedicado da iniciativa, ajudando a ampliar a conscientização pública sobre a missão compartilhada de proteger nossos mares.

Mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da Gebrüder Weiss podem ser encontradas no site (https://www.gw-world.com/future-of-mobility) e nas redes sociais da empresa. Desde 2021, a Gebrüder Weiss apoia ativamente projetos de inovação em transporte sustentável, colaborando com universidades, instituições de pesquisa e startups. 

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

JORNALISTA ÊNIO CAMPOI RECEBE PRÊMIO DA ANDAV

Enio Campoi

* Linoel Dias

O jornalista, publicitário e relações públicas Enio Campoi, sócio-diretor da Mecânica de Comunicação Estratégica, recebeu o Prêmio Andav de Reconhecimento na categoria Educação e Comunicação, por sua fundamental contribuição para o agronegócio brasileiro, ao desenvolver iniciativas pioneiras, ações inovadoras e ideias criativas para a divulgação e comunicação do setor em nível nacional e internacional.

A homenagem foi entregue pela jornalista Bianca Barbis, gerente de Comunicação da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), durante o Congresso Andav 2025, que acontece até esta sexta-feira (7), no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

“Durante toda essa vida da comunicação empresarial e institucional, tive pleno apoio de centenas de jornalistas e publicações especializados, com os quais quero dividir esta homenagem que estou recebendo, em agradecimento pela confiança dispensada ao nosso trabalho, numa relação mútua conduzida de forma profissional, ética e produtiva visando o desenvolvimento de nossa Agricultura e da Pecuária”, destacou Campoi, que ingressou há 62 anos nas atividades do setor, quando foi convidado para participar do projeto Ultrafértil de fertilizantes.

Bianca ressaltou que a história de Campoi se confunde com a própria história da comunicação do agro no país. “Sempre com serenidade, sabedoria e habilidade única de traduzir o dia a dia do campo em mensagens claras, inspiradoras e cheias de significado, Enio tornou-se referência e inspiração para gerações, valorizando o trabalho de quem vive e produz no agro”, concluiu.

Linoel Dias 
linoel.dias.dias@gmail.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

GRUPO HEINEKEN TRIPLICA A CAPACIDADE PRODUTIVA DA CERVEJARIA EM IGARASSU (PE)

Consolidação do investimento de R$ 1.2 bilhão reforça presença no segmento mainstream puro malte, tornando a unidade pernambucana a maior produtora de Amstel da região

O Grupo HEINEKEN celebrou, nesta quarta-feira (6), a inauguração de novas linhas de produção em sua cervejaria localizada em Igarassu (PE). A ampliação consolida o investimento de R$ 1.2 bilhão realizado na unidade, com a entrega das obras de expansão da cervejaria, triplicando a capacidade produtiva da planta principalmente para produção das marcas Amstel e Devassa, além de potencializar o compromisso com a sustentabilidade no processo produtivo. A relevância do investimento foi celebrada em evento na cervejaria com a presença da governadora Raquel Lyra, a Prefeita de Igarassu Elcione e executivos da cervejaria nesta manhã.

A unidade de Igarassu é estratégica para abastecer mercados-chave do Nordeste, como o próprio estado de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe. O Grupo HEINEKEN está presente em mais de 90% dos pontos de venda mais relevantes em Pernambuco, que faz do estado o segundo maior mercado para companhia no Nordeste, com crescimento forte de marcas como Heineken, Amstel e do refrigerante FYS. Com a expansão, a cervejaria desponta como maior produtora de Amstel da região, acompanhando o crescimento de duplo dígito da marca no primeiro semestre deste ano.

Com relação à contribuição socioeconômica para o estado, a unidade de Igarassu tem desempenhado um papel relevante para a geração de empregos na região. Durante o pico de obras, a unidade gerou 700 postos de trabalho e, agora, com a conclusão, mais de 130 posições permanentes foram criadas. “O Nordeste é uma das regiões com maior potencial do país. Consolidar um investimento desse porte não só fortalece a presença do nosso portfólio mainstream na região como reforça o compromisso com a agenda de sustentabilidade e com desenvolvimento econômico local”, afirma Mauro Homem, Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN. A expansão de Igarassu integra o plano de crescimento do Grupo HEINEKEN no Brasil – nos últimos cinco anos, os investimentos da companhia em expansão e modernização no país ultrapassaram R$6 bilhões.

Investimentos em sustentabilidade

A expansão também marcou grandes investimentos na agenda de sustentabilidade da cervejaria. Foram implementados mecanismos que permitirão a redução de 30% no seu consumo de água – com uma tecnologia avançada de tratamento que utiliza menos produtos químicos e trata um volume maior de água, tornando o processo mais eficiente e sustentável. Ainda, houve a conclusão da instalação de caldeiras de biomassa na unidade, fonte de energia renovável, e o incremento de 45% na linha de garrafas retornáveis, alinhado ao compromisso da HEINEKEN de promover a circularidade das embalagens de vidro. A obra de expansão garantiu à planta de Igarassu a maior linha de garrafas retornáveis do Grupo HEINEKEN no Brasil.

O movimento se conecta a projetos estruturantes da companhia no Estado de Pernambuco, como a criação do primeiro HUB de Circularidade do Vidro, inaugurado em 2024 em Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Ambipar. O centro já integra 10 cooperativas, beneficia 300 catadores e gera 60 empregos diretos e indiretos ao reinserir vidro reciclado na cadeia produtiva, realizando a triagem, limpeza e trituração de embalagens de vidro já utilizadas, devolvendo esse material à cadeia e contribuindo para a produção de novas garrafas.

Ainda na ótica da sustentabilidade, em 2024, o Grupo HEINEKEN investiu em microflorestas urbanas em Recife, em parceria com a Iron House, plantando mais de 1.000 mudas da mata atlântica na cidade, e apoia iniciativas de preservação ambiental em Fernando de Noronha, incluindo programas de coleta seletiva, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade para além da produção.

Grupo HEINEKEN

PRODUÇÃO DO ETANOL DE TRIGO É APOSTA PARA AMPLIAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Enzimas e leveduras possibilitam a conversão eficiente de subprodutos do trigo em etanol; com o uso desses recursos, primeira usina de etanol de trigo do Brasil, localizada em Santiago (RS), iniciará suas operações em agosto

Com o crescente movimento global em busca de alternativas energéticas mais sustentáveis aos combustíveis fósseis, o etanol se consolida como um biocombustível promissor, principalmente no Brasil. No entanto, tradicionalmente derivado da cana-de-açúcar, o etanol tem seu potencial limitado em regiões onde as condições climáticas dificultam o cultivo desse insumo. É nesse contexto que o trigo emerge como uma solução viável e inovadora, especialmente na Região Sul do país.

Essa alternativa envolve o aproveitamento de resíduos e subprodutos do cereal, que, após o processamento para a produção de alimentos, muitas vezes são subutilizados ou descartados. Amplamente utilizado na Europa, o etanol de trigo tem o potencial de diversificar a matriz energética sustentável do Brasil, aumentar a produção de biocombustíveis e promover uma economia circular, reduzindo o desperdício produtivo.

Ainda em fase inicial no Brasil, a primeira usina de etanol de trigo do país será inaugurada neste ano. Localizada em Santiago, no Rio Grande do Sul, o projeto é da CB Bioenergia, que investiu cerca de R$ 100 milhões na construção, em fase final e com o início das operações previsto para este mês de agosto. “Além de trazer novas finalidades para subprodutos na produção de energia renovável, a iniciativa provoca um impacto econômico significativo na geração de renda local, com a estimativa de 120 novos postos diretos e indiretos”, afirma Cassio Bonotto, empresário que está à frente do projeto da CB Bioenergia.

Pesquisa e tecnologia

O processo de implementação para a produção de etanol de trigo é complexo e demanda um extenso período de preparação. No caso da usina de Santiago, a escolha da matéria-prima foi minuciosamente avaliada ao longo de três anos e meio. Durante esse período, mais de 150 variedades de trigo cultivadas no estado passaram por análises laboratoriais detalhadas, conduzidas em parceria com a IFF (NYSE: IFF), empresa pioneira no mercado de leveduras geneticamente adaptadas para biocombustíveis e que conta com extensa experiência em soluções biotecnológicas para produção de etanol de cereais ao redor do mundo.

De acordo com Bonotto, “a avaliação da matéria-prima e o investimento em tecnologia foram essenciais para assegurar a qualidade do processo de produção de etanol, garantindo que a usina, que contará com investimento contínuo de aproximadamente US$ 400 mil anuais em pesquisas e tecnologias, opere com eficiência e sustentabilidade”.

Dentre as tecnologias que farão parte do processo da planta, o uso de biotecnologia desempenha um papel fundamental. "As enzimas contribuem para a redução da viscosidade do trigo, que poderia comprometer a qualidade e a eficiência da matéria-prima na produção de etanol", explica Mario Cacho, diretor de vendas da IFF. “As leveduras, por sua vez, garantem a flexibilidade do processo, permitindo o uso eficiente de diferentes tipos de trigo provenientes de diversas produções. Essa adaptabilidade é o que permite um dos diferenciais mais notáveis da aplicação das leveduras, que é o aumento do rendimento industrial do trigo no etanol em até 4,5%”, completa ele.

Considerando a expectativa de produção anual da usina de Santiago, com potencial de 34 milhões de litros de etanol hidratado, essa tecnologia pode adicionar aproximadamente 1,5 milhão de litros ao total, resultando em um aumento de quase R$ 4 milhões na receita anual.

Apenas o começo

A usina de etanol de trigo em Santiago se destaca pela inovação tecnológica e pelo compromisso com a sustentabilidade. Operando em um circuito fechado, a planta assegura que nenhum subproduto seja desperdiçado. “O álcool neutro, um dos subprodutos do processo de produção, é utilizado na perfumaria e na fabricação de bebidas. O resíduo sólido pode ser empregado na produção de pratos biodegradáveis, enquanto o líquido resultante do processo serve como adubo para as fazendas da região. Além disso haverá a purificação do CO2 gerado para adequar aos padrões alimentícios e ser utilizado no mercado de bebidas”, explica Wilson de Oliveira Ribeiro Junior, gerente da planta na CB Bioenergia.

O projeto também visa contribuir com o objetivo maior de tornar o consumo de etanol mais acessível no Rio Grande do Sul, onde, atualmente, o combustível renovável é mais caro que a gasolina, em grande parte devido aos custos de distribuição e à necessidade de importação de outros estados, como São Paulo e Paraná. Assim, os investimentos da usina da CB Bioenergia também incluem um aporte adicional de R$ 20 milhões para a construção de um posto de combustível na cidade, tendo em vista a distribuição do etanol de trigo produzido localmente.

A usina está projetada para iniciar suas operações com uma capacidade de produção entre 10 e 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano. Contudo, os planos de expansão são ambiciosos: a meta é atingir entre 45 e 50 milhões de litros anuais de etanol anidro anuais até 2027, o que exigirá um investimento adicional de até R$ 500 milhões. "Nós já vislumbramos o futuro. Com o crescimento e a expansão da indústria de etanol, será possível produzir esse biocombustível a partir de outros cereais, ampliando cada vez mais nossa capacidade e diversificando as alternativas de geração de energia renovável e sustentável," conclui Cassio Bonotto. 

CB Bioenergia
2PRÓ Comunicação