Foco em adolescentes e jovens de 14 a 29 anos, parceria promove educação STEAM e projetos de vida no desenvolvimento dos jovens
Comprometido com o desenvolvimento social e o futuro das novas gerações, o BMW Group firmou, em 2023, uma parceria global com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chamada “BRIDGE. Educating young people for tomorrow, today” (BRIDGE. Educando jovens para o amanhã, hoje). Hoje, o BMW Group e o UNICEF anunciam a expansão dessa parceria no Brasil. O programa ocorre nos Estados do Amazonas, Maranhão e São Paulo, com a meta de beneficiar 3.000 estudantes por meio de workshops presenciais e mais de 30.000 jovens por meio da plataforma digital 1MiO (Um Milhão de Oportunidades).
O objetivo é formar adolescentes e jovens vulneráveis entre 14 e 29 anos, por meio de workshops presenciais e treinamento online centrados na educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e no planejamento de projetos de vida. Desenvolver projetos de vida é uma técnica que ajuda os adolescentes a se prepararem para a vida adulta, permitindo que eles detalhem objetivos pessoais e profissionais, considerando seus pontos fortes, experiências e oportunidades do ambiente. Para isso, professores, gestores escolares e membros do sistema educacional estadual serão envolvidos e treinados no desenvolvimento de projetos de vida e na integração de competências STEAM.
Como resultado desse processo, alunos e professores serão convidados a desenvolver projetos utilizando habilidades essenciais de STEAM, como resolução de problemas, análise crítica, trabalho em equipe e comunicação.
Por meio do ecossistema 1MiO, os jovens poderão acessar oportunidades de trabalho e renda dentro da estrutura dos setores público e privado, com foco em oferecer aprendizados, estágios e empregos para os beneficiários da iniciativa BRIDGE.
“Estamos convencidos de que educação de qualidade é a base para um futuro mais justo, diverso e sustentável. Esta parceria com o UNICEF reflete nosso compromisso de ir além da mobilidade premium e reduzir a lacuna entre a escola e a vida profissional, proporcionando aos adolescentes e jovens vulneráveis mais oportunidades no futuro próximo”, afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
“O UNICEF atua no Brasil para fortalecer o direito de cada criança e adolescente a uma educação de qualidade, que se traduza em oportunidades. Reconhecemos que o pleno desenvolvimento de meninas e meninos compreende, necessariamente, a oferta de currículos ricos em experiências pedagógicas que envolvam Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). A parceria global entre UNICEF e BMW Group, que agora se estende ao Brasil, mostra a importância de diferentes setores da sociedade se unirem para apoiarem o presente e o futuro daqueles que representam o grande potencial de transformação em nosso país, sem deixar ninguém para trás", afirma Joaquin Gonzalez-Aleman, representante do UNICEF no Brasil.
Sobre a parceria “BRIDGE. Educando jovens para o amanhã, hoje”
A parceria global entre BMW Group e UNICEF é uma colaboração de longo prazo anunciada em 2023 para ajudar a preparar jovens com habilidades e conhecimentos para ter sucesso no futuro mercado de trabalho. A parceria contribui para o objetivo global do UNICEF de alcançar crianças, adolescentes e jovens anualmente por meio da educação. O suporte de longo prazo do BMW Group, com um compromisso inicial de mais de sete anos, ajudará a oferecer educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) e desenvolvimento de habilidades para crianças, adolescentes e jovens no Brasil, África do Sul, Índia, México e Tailândia.
*UNICEF não endossa nenhuma empresa, marca, produto ou serviço.
Outras iniciativas do BMW Group: A Planta Araquari desempenha um papel importante no campo do compromisso social no Brasil
Além da parceria com o UNICEF nos Estados do Maranhão, Amazonas e São Paulo, o BMW Group também apoia o Estado de Santa Catarina, onde a Planta Araquari está localizada desde 2014. A empresa está comprometida com inovação e sustentabilidade, papéis-chave nessa jornada de promoção de iniciativas sociais em Santa Catarina, especialmente por meio do Centro Social do BMW Group Brasil, localizado na Planta Araquari, que nos últimos dez anos tem promovido educação e oportunidades para a comunidade local.
O programa em andamento em Araquari, denominado “Geração BMW”, oferece aos jovens de 15 a 18 anos o desenvolvimento de habilidades pessoais e comportamentais, competências profissionais gerais e conhecimentos relacionados ao setor automotivo.
“Temos um forte compromisso com o desenvolvimento social da região onde atuamos. O programa Geração BMW nos permite conectar ainda mais jovens de Araquari e de Santa Catarina a oportunidades educacionais e profissionais”, destaca Otávio Rodacoswiski, Diretor-Geral da fábrica do BMW Group em Araquari.
Em uma área de 1.300 m², o Centro Social do BMW Group Brasil possui salas de aula, auditório, biblioteca e espaço para atividades ao ar livre, entre outras áreas onde as aulas são conduzidas.
O programa atende 30 adolescentes por temporada, é gratuito e foca no desenvolvimento de habilidades, capacidades e atitudes exigidas no dia a dia do trabalho da montadora alemã. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados na formação. Os estudantes também têm acesso a conhecimentos de marketing pessoal, atitude profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. Além disso, incluem-se introdução à língua inglesa, ao mercado automotivo e imersão em várias áreas da empresa, com a possibilidade de propor melhorias em processos por meio de projetos. Os jovens também recebem kits escolares, uniformes, materiais didáticos, lanches e auxílio-transporte.
A BMW Group Plant Manaus abre suas instalações para receber estudantes
A planta do BMW Group em Manaus recebe visitas de cidadãos por meio do programa Zona Franca de Portas Abertas, uma parceria entre o BMW Group e SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Instituições públicas ou privadas, agências e outras partes interessadas podem se inscrever e solicitar uma visita à fábrica. Durante a visita, os participantes podem participar de uma visita pela planta e adquirir conhecimentos sobre o processo de produção das motocicletas. No futuro, o BMW Group Planta Manaus planeja expandir suas atividades para iniciativas sociais no Estado do Amazonas.
JeffreyGroup
Nenhum comentário:
Postar um comentário