sábado, 24 de janeiro de 2026

SÃO PAULO: 472 ANOS DE DINAMISMO E PUJUNÇA

Avenida Nações Unidas, mais conhecida como marginal Pinheiros, e a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira. Foto: Leo Ikeda | Domínio Público.

* Linoel Dias

São Paulo - a maior capital do estado e cidade do Brasil, um gigante urbano global, importante centro financeiro e cultural da América Latina - fundada em 25 de janeiro de 1554, está completando 472 anos. Suas dimensões mais do que extrapolaram por sua diversidade cultural, economia pujante (10% do PIB nacional), rica vida cultural (museus, teatros, shows) e por sua mistura de modernidade e tradição, sendo um importante polo de negócios e turismo.

Apesar de seus números estratosféricos de desenvolvimento, São Paulo está longe de ser uma boa cidade para se viver com tranquilidade. Infelizmente, como todas as grandes cidades e capitais, cresceu o número de feminicídio, estupros, sequestros, assaltos e todas as modalidades de golpes.

Destaques Principais

É a capital do estado de São Paulo e a cidade mais populosa do Brasil e da América do Sul, com mais de 12 milhões de habitantes.

É o principal centro financeiro do Brasil, sede da Bolsa de Valores (B3), com forte setor de serviços, finanças, comércio e tecnologia, respondendo por cerca de 10% do PIB nacional.

A capital paulista é um caldeirão cultural, resultado de imigração massiva, com culinária, eventos e tradições de todo o mundo, além de uma vasta cena artística (museus, teatros) e de eventos (shows, feiras).

É uma cidade global, devido ao seu dinamismo econômico, boa infraestrutura e redes de transporte e comunicação.

Fundada em 25 de janeiro de 1554 no Pateo do Collegio, a data celebra a conversão do apóstolo Paulo.

Pontos de Interesse

Cultura: Avenida Paulista, MASP, Pinacoteca, Teatro Municipal, Beco do Batman, Parques (Ibirapuera). Centenas de cinemas, teatros.

Negócios: Faria Lima, B3.Bolsa de Valores B3, 130 bancos, 93 corretoras de valores.

Gastronomia: É o terceiro polo gastronômico do mundo, só superado por Tóquio (Japão) e Seul (Coréia do Sul). Dos 100 melhores restaurantes da América Latina, 50 estão em São Paulo, que tem cerca de 23 mil restaurantes. São opções infinitas de restaurantes, shoppings e mercados, muitos deles abertos 24 horas.

Destaques

Verde: Possui áreas verdes significativas, como parques, praças e trechos de Mata Atlântica preservada, apesar de ser uma metrópole de concreto.

Eventos: Capital de shows e eventos na América Latina, atraindo milhões de turistas.

> Os números tiveram como fonte o site Visite São Paulo, do CVBSP

* Linoel Dias - jornalista e colunista de Turismo do “Coisas de Agora”


Nenhum comentário: